Mensagens de Otimismo

Certa vez, um homem caminhava pela praia, numa noite de lua cheia... E pensava assim: se eu tivesse um carro novo, seria feliz. se eu tivesse uma casa grande, seria feliz. se eu tivesse um excelente trabalho, seria feliz. se eu tivesse uma parceira perfeita, seria feliz... Até que tropeçou num pequeno saco cheio de pedras.
Pegou no saco e começou a atirar as pedras, uma a uma, ao mar, cada vez que dizia: Seria feliz se tivesse...
Assim fez até que ficou com uma só pedra no saco e decidiu guardá-la. Ao chegar a casa, percebeu que aquela pedra, se tratava de um diamante muito valioso.
Quantos diamantes ele atirou ao mar sem parar para pensar?
São assim as pessoas...
Se olhassem ao redor, parando para observar, perceberiam quão afortunadas são.
Muito perto de ti está a tua felicidade.
Cada pedra deve ser observada...
Ela pode ser um diamante valioso!
Cada um dos nossos dias pode ser um diamante precioso e insubstituível.
Depende de cada um aproveitá-lo ou lançá-lo ao mar do esquecimento para nunca mais o recuperar.
TU, como tens atirado as tuas pedras?
Amigos, Família, Trabalho e até mesmo os teus sonhos.
A morte não é a maior perda da vida.
A maior perda da vida é o que morre dentro de nós enquanto vivemos.

Quase acreditei que não era nada, ao me tratarem como nada.
Quase acreditei que não seria capaz, quando não me chamavam, por acharem que eu não era capaz.
Quase acreditei que não sabia, quando não me perguntavam por acharem que eu não sabia.
Quase acreditei ser diferente entre tantos iguais, entre tantos capazes e sabidos, entre tantos que eram chamados e escolhidos.
Quase acreditei estar de fora quando me deixavam de fora por que... Que falta fazia?
E de quase acreditar adoeci. busquei ajuda com doutores, mestres, magos e querubins. Procurei a cura em toda parte e ela estava tão perto de mim.
Me ensinaram a olhar para dentro de mim mesmo e perceber que sou exatamente, como os iguais que me faziam diferente. E acreditei profundamente em mim.
E tenho como dívida com a vida Fazer com que cada ser humano se perceba, se ame, se admire de si mesmo, como verdadeira fonte de riqueza.
Foi assim que cresci: acreditando sou exatamente do tamanho de cada ser humano.
E por acreditar perdi o medo de dizer, de falar, participar e até de cometer enganos. E se errar?
Paciência, continuo vivendo, e por isso aprendendo.
PORQUE ERRAR É HUMANO...

Vivemos procurando razões e respostas para tudo. Procuramos fé, procuramos a verdade, procuramos o conhecimento, procuramos evolução. Enfim, com toda a sapiência o homem procura decifrar muitos mistérios que o cercam.
Tudo à sua volta lhe interessa, desprezando muitas vezes o seu lado interior. Desde a criação dos tempos, Deus colocou no interior do homem uma luz de brilho incessante e de harmonização intensa, fazendo dele uma usina de poderosa energia.
Todos nós possuímos uma luz própria, que ilumina o nosso caminho e o dos outros. Fazer com que esta luz desperte os horizontes da felicidade é o maior desafio que encontramos todos os dias.
A partir de hoje, comece a olhar mais para o seu interior e viva intensamente a sabedoria de Deus, mostrando que você é uma pessoa iluminada e abençoada.
Aproveite este momento de reflexão e busque a iluminação.

Um rei submeteu sua corte à prova para preencher um cargo importante. Um grande número de homens poderosos e sábios reuniu-se ao redor do monarca. - Sábios, eu tenho um problema e quero ver qual de vós tem condições de resolvê-lo. Disse o rei
Ele conduziu os homens a uma porta enorme, maior do que qualquer outra por eles já vista. O rei esclareceu: - Aqui vedes a maior e mais pesada porta de meu reino. Quem dentre vós pode abri-la?
Alguns dos cortesãos simplesmente balançaram a cabeça. Outros, contados entre os sábios, olharam a porta mais de perto, mas reconheceram não ter capacidade de fazê-lo. Tendo escutado o parecer dos sábios, o restante da corte concordou que o problema era difícil demais para ser resolvido. Somente um único vizir aproximou-se da porta.
Ele examinou-a com os olhos e os dedos, tentou movê-la de muitas maneiras e, finalmente, puxou-a com força. E a porta abriu-se. Ela tinha estado apenas encostada, não completamente fechada, e as únicas coisas necessárias para abri-la eram a disposição de reconhecer tal fato e a coragem de agir com audácia.
O rei disse:
- Tu receberás a posição na corte, pois não confias apenas naquilo que vês ou ouves. tu colocas em ação tuas próprias faculdades e arriscas experimentar.
Será que a porta que esta à sua frente... não estará apenas encostada? Vai! coragem, tente, ouse! Um novo caminho se abrira diante de seus olhos... vai! aquiete seu coração e siga sua intuição maior...

Espero que você possa aceitar as coisas como elas são Sem pensar que tudo conspira contra você, Porque parte de nós é entendimento... Mas a outra parte é aprendizado...
Que você possa ter forças para vencer todos os seus medos E que, no final, possa alcançar todos os seus objetivos Porque parte de nós é cansaço... Mas a outra parte é vontade...
Que tudo aquilo que você vê e escuta possa lhe trazer conhecimento Que essa escola possa ser longa e feliz Porque parte de nós é o que vivemos... Mas a outra parte é o que esperamos...
Que você possa aprender a perder sem se sentir derrotada Que isso possa fazer você cada vez mais guerreira... Porque parte de nós é o que temos... Mas a outra parte é sonho...
Que durante a sua vida você possa construir sentimentos verdadeiros Que você possa aceitar que só quem soube da sombra, pode saber da luz... Porque parte de nós é angústia... Mas a outra parte é conforto...
Que você nunca deixe de acreditar Que nunca perca sua fé Porque parte de DEUS é amor... E a outra parte também!

A esperança é uma das pernas de um banco de três pernas, ao lado da fé e da caridade. Essas três pernas estabilizam nossa vida, qualquer que seja a aspereza ou a irregularidade das superfícies que encontrarmos na ocasião. As escrituras são claras e diretas sobre a importância da esperança. O Apóstolo Paulo ensinou que as escrituras foram escritas para que "tenhamos esperança".

A esperança tem o poder de preencher nossa vida com felicidade. Sua ausência — quando esse desejo de nosso coração é adiado — pode fazer "[desfalecer] o coração".

A esperança é um dom do Espírito: esperança de que, por meio da Expiação de Cristo e pelo poder de Sua Ressurreição, seremos elevados à vida eterna, devido a nossa fé no Salvador. Esse tipo de esperança é tanto um princípio com promessa quanto um mandamento e, como com todos os mandamentos, temos a responsabilidade de torná-la uma parte ativa em nossa vida e vencer a tentação de perder a esperança. A esperança no misericordioso plano de felicidade de nosso Pai Celestial leva à paz, à misericórdia, ao regozijo e à alegria. A esperança na salvação é como um capacete protetor; é o fundamento de nossa fé e uma âncora para nossa alma.

Morôni, em sua solidão — mesmo depois de testemunhar a completa destruição de seu povo — acreditava na esperança. No crepúsculo da nação nefita, Morôni escreveu que, sem esperança, não podemos receber uma herança no reino de Deus.

Dieter F. Uchtdorf

Ela sorriu descontraída para um triste desconhecido que passava. O sorriso dela fez com que ele se sentisse muito melhor.
Ele lembrou-se de uma bondade passada de um amigo e lhe escreveu uma carta de agradecimento. O amigo ficou tão satisfeito com o agradecimento que deu uma grande gorjeta após o almoço.
A garçonete, surpreendida pelo tamanho da gorjeta, apostou tudo confiando em um pressentimento. No dia seguinte descobriu que ganhara e deu boa parte a um mendigo na rua.
O mendigo ficou agradecido. por dois dias não tinha o que comer. Depois que terminou seu jantar, ele foi para seu sujo e pequeno quarto nos fundos de uma casa (Não sabia que iria enfrentar a morte).
No caminho recolheu um filhote de cachorro que tremia de frio e o levou, nos braços, para casa e o cãozinho começou a se aquecer
O filhote de cachorro ficou muito agradecido por estar protegido do frio. Naquela noite a casa pegou fogo. O filhote de cachorro latiu dando o alarme. Latiu até que acordou a casa inteira e salvou todos.
Um dos meninos que se salvou cresceu, estudou e tornou-se presidente. Tudo isto por causa de um simples sorriso. E isso não custou nem um centavo.

Naqueles dias em que a tristeza parece ter grudado na sua vida de um jeito como se nunca mais fosse sair, um antídoto infalível para desaparecer com o abatimento é ouvir uma boa música e liberar a mente de todos os maus sentimentos.

Não importa o ritmo, somente as boas sensações que te permitam um bom momento. Assim que a tristeza chegar, escolha aquela música que te deixa mais feliz e ponha imediatamente para tocar!

Seja baixinho no escritório ou bem alto dentro do quarto, certamente um sorriso no rosto aparecerá e será muito válido. Deixe os sons viajarem pela alma, recarregando seu corpo e mente de boas energias para expulsar qualquer coisa que cause infelicidade.

A música é um remédio milagroso, sem contraindicação nem posologia, pode ser usado a qualquer hora da noite ou do dia. Tire bastante proveito das maravilhas que suas músicas preferidas podem trazer para sua vida, eliminando toda angústia, e fazendo o uso todos os dias.

Um menino, parcialmente surdo, retornou um dia da escola trazendo uma nota dos diretores. A mensagem sugeria aos pais que o retirassem da escola porque ele era "muito estúpido para aprender alguma coisa." A mãe, ao ler a nota, disse:
– "Meu filho Tom não é estúpido e incapaz de aprender. Eu mesma o ensinarei."
E foi isso que fez. Quando Tom morreu, muitos anos mais tarde, todas as pessoas dos Estados Unidos lhe reverenciaram, desligando as luzes do país por um minuto. Este Tom inventou a lâmpada elétrica e não apenas isto, mas também o filme cinematográfico e o toca-discos.
Ao todo ele teve a seu crédito, mais de mil patentes. Assim como Thomas Edison, toda pessoa, criança ou adulta, é capaz de saber mais do que sabe hoje. Todos poderão encontrar um caminho para expressar sua criatividade.
Mostramo-nos, muitas vezes, abatidos e infelizes quando nos tratam de maneira depreciativa. Uma palavra de menosprezo, um comentário negativo, um olhar de indiferença e logo nos sentimos a menor das criaturas. Passamos a acreditar que somos incapazes, que nada do que fazemos dá certo, que nascemos para ser derrotados.
Não, isso não é verdade! Podemos, sim, conquistar nossos ideais e realizar os nossos sonhos. Basta tão somente crer que com dedicação e trabalho chegaremos lá. Temos um companheiro de jornada o nosso Deus. Ele estará sempre ao nosso lado, incentivando, ajudando, repetindo a cada obstáculo encontrado: "Tudo é possível ao que crê."
Se você já fez uma tentativa e não conseguiu, tente novamente. Se já tropeçou em uma pedra de desânimo, levante e siga em frente, a vitória é e sempre será sua.
Sua perseverança poderá mudar não apenas a sua vida, mas todo o mundo ao seu redor.

O ato de persistir é uma das condições da vitória. Muitas vezes, a vida mede a nossa fé opondo-nos a resistência. Os obstáculos fazem parte da nossa caminhada e render-se a eles demonstra fraqueza.
Não há na história da humanidade, um grande homem sequer que não tenha tido uma fé inquebrantável. Somente por meio da persistência e do bom ânimo conseguimos tornar realidade nossos mais ousados sonhos.
Quando se tem certeza interior de que estamos no caminho certo, nada, nem ninguém, pode ser mais forte que nós mesmos. Possuímos uma força poderosa, capaz de perseverar e conseguir tudo, bastando acreditar firmemente que, mesmo difícil, jamais será impossível. Alias, o impossível é o possível que nunca foi tentado.
Chega quem caminha. Então caminhe com determinação, jamais duvidando da sua capacidade de vencer. Você pode se acreditar que pode. Todos nós, quando bem intencionados, somos merecedores de uma vida nova.
E, para tanto, necessário se faz uma ação contínua e persistente no sentido de tornar nossa vida mais próspera e feliz. Sem esforço não existe vitória. Persista hoje e sempre. Persista mais e muito. E lembre-se.
Um mundo melhor começa em você.

Não há mal que dure para sempre, não há tristeza que não finde. Quando a vida lhe parecer complicada, pense que as coisas em breve podem melhorar. Basta você acreditar e não se entregar. Faça de seus insucessos desafios estimulantes, sinta-se motivado a superar os obstáculos que lhe aparecem à frente. Anime-se!

Faça dos contratempos alimento para a sua coragem. Não se entregue, ao sofrimento. Se for preciso chore, chorar às vezes é preciso para livrar-se da dor, da mesma forma como é preciso chover para que o céu fique novamente limpo. É somente depois de uma tempestade que o arco-íris surge no céu, depois das lágrimas os sorrisos podem transbordar em sua vida.

Aconteça o que acontecer em sua vida, nunca perca o ânimo de viver. Seja forte, pense positivo e siga em frente.

O tempo vai passando e se a gente deixar o cansaço tomar conta, a vida vai perdendo a graça. As dificuldades vêm e aos poucos a gente vai esquecendo de se emocionar. Incrível, mas a emoção vai ficando pra trás. Não vemos mais graça em nada e as coisas mais simples vão perdendo o significado.
Quando isso acontece, acho que tem uma saída. E a saída pra voltar a se emocionar é tomar como exemplo a criatura mais simples do mundo, a criança.
Imagine-se como uma criança fazendo a primeira viagem.
Uma criança quando viaja, vai na janela se emocionando com cada curva, com cada montanha, com as árvores da estrada, com os animaizinhos que pastam na beira da pista, encontrando nas nuvens formatos que só elas veem.
Uma criança quando viaja, dorme de repente, acorda chorando, logo para porque ali na estrada viu um coisa incrível ! O sol! Nossa, o sol, que nós vemos sempre e não nos emocionamos.
Há momentos da viagem em que chove e a criança fica feliz, porque essa chuva que faz o vidro embaçar virou uma lousa e ali se faz desenhos.
Nossa, uma criança se emociona e se surpreende com cada coisa... E por que a gente quando já adulto não se emociona também ? Porque já perdeu a graça, e quando perde a graça as coisas deixam de acontecer.
Então volte a se emocionar, porque se não há emoção não existe acontecimento, não existe resposta. A emoção te movimenta e leva você muito mais além...
Faça essa viajem ao seu interior e vá se emocionando com cada novidade... Volte a ser o que você sempre foi... Uma criança feliz...

Não brigue com quem está acima de você. A derrota é mais certa. Respeite então, a superioridade alheia, um dia ele pode lhe estender a mão. Não brigue com quem estiver muito abaixo de você.
Não acrescentará nada de novo e ainda perderás na imagem, pois covarde parecerá. Melhor é orientar e ajudar aquele que tenta crescer como seu inimigo, um dia ele pode ser seu aliado.
Não brigue com ninguém de seu nível, pois o duelo é de longo tempo e desgastante, melhor é ceder a vantagem e ficar com seu objetivo, porque na primeira briga que ele se deter, deixará espaço e tempo suficiente para que você siga seu caminho e tome a dianteira sem nenhum conflito.
Mas se quer brigar com alguém, brigue com você mesmo, porque toda vez que você se superar, estará se distanciando dos possíveis inimigos de níveis menores, estará ganhando daqueles que estiverem em seu nível e ficará mais perto dos que estiverem mais acima, demonstrando a todos que você não olha para eles como inimigos.

Se quer ser feliz, auxilie. Se deseja que te ouçam, ouça. Se quer ser amado, ame. Quando descobrir o caminho, e ao indicá-lo for desacreditado, acredite em você e siga, pois algum dia você irá ver bem distante despontar pequenas luzes na estrada.
Assim é a vida... Um longo caminho, um grande aprendizado onde o correto, o verdadeiro, por vezes começa só, mas um dia perceberá muitos a segui-lo.
Portanto, não se afaste de suas verdadeiras convicções ou não questione se for ouvido, seguido ou amado. Esta estrada a ser achada é individual, é longa, cheia de percalços e para muitos ainda está bloqueada.
Procure afastar as pedras do seu caminho e se conseguir, afaste também as do teu próximo. E sem que ele perceba, propicie um atalho para ele.
Deixe o caminho pronto e siga! Completa a tua Obra e crê naqueles que te enviam luzes. Viva de tal forma, que deixe pegadas luminosas no caminho percorrido, como estrelas apontando o rumo da felicidade.

Na ponte onde cruzam os meus sonhos e os meus desejos, parei para observar a vida e tentar encontrar respostas. Olhei para o meu passado e não vi contentamento, em tudo via uma vontade enorme de acertar, mas sempre consegui as coisas pela metade, amores mal resolvidos, amizades partidas, familiares que nunca liguei de verdade, empregos mal estabelecidos, escolas mal frequentadas, tudo ia se somando, transformando-me no que sou...
Hoje estou aqui, na ponte dos meus sonhos, com o olhar pedido no futuro, e vejo dois caminhos: largar tudo e recomeçar para ser feliz, ou continuar com os mesmos motivos, seguir sonhando que o mundo tem que mudar, enquanto não sou capaz de me transformar, levando as dores das decepções nas costas, procurando culpados pela minha dor.
Vou voltar... seguir meu novo caminho, ser mais tolerante comigo mesmo, ser meu amigo e cruzar a ponte que separa a minha indecisão, o meu medo, para arriscar-me um pouco mais, e logo depois da ponte, há uma placa que diz, que este é o verdadeiro e único caminho, para ser feliz!

As coisas que você valoriza são as coisas que se tornam importantes em sua vida. Você dá valor, você cria valor com sua atenção, seus esforços, seu comprometimento.
Dê valor ao seu trabalho e ele se tornará mais valioso. Dê valor à sua casa e ela se tornará mais valiosa.
Dê valor à sua vida, à sua família, à sua fé, ao seu corpo e à sua mente e todos eles se tornarão mais valiosos.
Dê valor às suas ideias e elas se tornarão mais valiosas. Dê valor ao seu tempo e ele se tornará mais valioso. Dê valor ao seu dinheiro e ele se tornará mais valioso.
O valor das coisas não é determinado por uma etiqueta de preço. O valor de qualquer coisa é o valor que você dá a ela. Para o que você dá valor?
O que você deseja que cresça e se torne abundante em sua vida? Entregue-se às coisas que você valoriza e elas certamente florescerão.

O verdadeiro otimista tem o dom de saber que algo vai dar certo não por presunção, mas simplesmente por acreditar que a força que define o que vai dar certo ou errado em sua vida está em seu interior, em suas competências, em sua fé.

Luis Alves

Como é bom ser importante na vida de alguém! Como é bom saber a resposta para essa dúvida, como é bom ter um pão para dividir, como é bom oferecer a nossa capa para vestir quem precisar, como é bom saber perdoar, seguir livre de rancores, como é bom ouvir e aprender, falar e ser compreendido, como é bom ser aquele com quem alguém vai poder conversar, como é poder desabafar, ter alguém para encostar no ombro...
Como é bom ter esperança no dia que acaba de nascer, como é bom deitar e simplesmente dormir, como é bom ter uma mão para segurar, ainda que em silêncio, como é bom ser referência do bem, ponto de equilíbrio, ser aquele que alguém pode contar...
Como é bom ter um abraço guardado e entregá-lo todos os dias! Como é bom ser educado e não ferir ninguém, como é bom saber agradecer e distribuir gentilezas.
Descobrir no simples, a perfeição divina, ser grande, sendo o menor de todos, ser o primeiro, sendo o último da fila, ser um bom pai, por ter sido um bom filho, ser exemplo de algo bom, motivo de orgulho de alguém, ser o reflexo da alegria, ponto de referência de Deus, onde Ele pode mostrar a sua obra sem palavras.
Descobrir na alegria de ser o que somos: como é bom ser importante na vida de alguém!

Compreendi que viver é ser livre Que ter amigos é necessário Que lutar é manter-se vivo Que pra ser feliz basta querer
Aprendi que o tempo cura Que magoa passa Que decepção não mata Que hoje é reflexo de ontem
Compreendi que podemos chorar sem derramar lagrimas Que os verdadeiros amigos permanecem Que dor fortalece Que vencer engrandece
Aprendi que sonhar não é fantasiar Que pra sorrir tem que fazer alguém sorrir Que a beleza não está no que vemos, e sim no que sentimos
Que o valor está na força da conquista
Compreendi que as palavras tem força Que fazer é melhor que falar Que o olhar não mente
Que viver é aprender com os erros Aprendi que tudo depende da vontade Que o melhor é ser nós mesmos
Que o SEGREDO da vida é VIVER!

Olhe para trás, veja os obstáculos que você superou. Veja o quanto você já aprendeu nesta vida e quanto você cresceu... Olhe para frente, não fique parado, levante-se quando tropeçar e cair. Estabeleça metas, tenha planos e prossiga com firmeza.
Olhe para dentro, conheça seu coração e analise seus projetos, mantenha puros seus sentimentos, não deixe que o orgulho, a vaidade e a inveja dominem seus pensamentos e seu coração.
Olhe para o lado, socorra quem precisa de você. Ame o próximo e seja sensível para perceber as necessidades daqueles que o cercam.
Olhe para baixo, não pise em ninguém, perceba as pequenas coisas e aprenda a valorizá-las.
Olhe para cima. Há um Deus maior do que você que te ama muito e cuida para que você tenha tudo aquilo que necessitar.
Olhe para Deus. Perceba a profundidade, a riqueza e o poder da bondade divina. Sinta esse Deus que olha por você em todos os dias de sua vida.

Lembra quando todos eram mais felizes, sorriam por qualquer motivo e as coisas mais importantes eram ver o riso de uma criança, o pôr-do-sol, um grande amor e a paz de um domingo? Que será que fizemos para apagar o riso, porque será que as cores ficaram mais pálidas?
O que fizemos contra nós mesmos para esquecermos de caminhar na chuva e espiar ninhos de passarinhos? Morreu a fantasia, morreu a criança que vivia dentro de nós?
Deixamos tudo isso acontecer e nem nos apercebemos. Gastamos nosso tempo na televisão, no telefone, na Internet e deixamos para trás a nossa alma, as horas de papo com os amigos, o passeio de mãos dadas e o cafezinho no boteco...
Queria te convidar a sonhar. Não, não é para mais um sonho do que se vai comprar, adquirir e se entupir. Sonhar infantilmente, por nos olhos a candura pueril, os lábios quase falando a ânsia da alegria, navegar na fantasia!
Vá correr sem medo e, em todo o desapego, igual correr na estrada com poeira sem pensar na sujeira, brincar com o sentimento, ser novamente num momento apenas garoto, maroto, arteiro e eterno.
Pois não há inverno para quem corre no sol, não há inferno para quem tem nos olhos o brilho de um farol. Nunca haverá paz em qualquer rincão do universo se dentro de nós, frutos da criação, ela não habitar antes.

A vida é muito curta para acordar com arrependimentos.
Ame as pessoas que te tratam bem.
Ame, também àqueles que não, só porque você pode.
Acredite que tudo acontece por uma razão.
Se tiver uma segunda chance, agarre com as duas mãos.
Se isso mudar sua vida, deixe acontecer.
Beije devagar.
Perdoe rápido.
Deus nunca disse que a vida seria fácil, ele simplesmente prometeu que valeria a pena.