Mensagens de Otimismo

Conta certa lenda, que estavam duas crianças patinando num lago congelado. Era uma tarde nublada e fria, e as crianças brincavam despreocupadas.
De repente, o gelo se quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou. A outra, vendo seu amiguinho preso, e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim, quebrá-lo e libertar o amigo.
Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino: - Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis!
Nesse instante, um ancião que passava pelo local, comentou: - Eu sei como ele conseguiu.
Todos perguntaram: - Pode nos dizer como?
- É simples: – respondeu o velho. Não havia ninguém ao seu redor para lhe dizer que não seria capaz.
Jamais desistam de algum sonho, alguma meta por existirem pessoas lhe dizendo que isso não é possível, que não é para você. Se o seu ser e seu coração acreditam que você pode chegar a esse objetivo vá em busca disso, lute com todas as forças e tenha certeza que alcançará tudo que desejar.
Lembre-se sempre que você é capaz!

Persistência, dedicação, foco nos objetivos, coragem para enfrentar as dificuldades que surgem ao longo do caminho. Pensar positivo. Descobrir que é necessário mudar a cabeça e parar de imaginar o que pode dar errado.
Reforçar o conceito de pensar positivamente. Tudo isso faz crescer.
Disciplina e perseverança são fundamentais.
Lembre-se dos objetivos e siga adiante.
Às vezes pensamos: hoje estou exausta.
Mas o importante é nunca desistir.
Dê um passo de cada vez...
A vitória é a soma das conquistas de todos os dias.
Concentre-se em você...
Considere imprescindível manter o foco em si mesmo, não nos outros.
Busque sempre conquistas pessoais.
Não se preocupe em ser melhor do que esta ou aquela pessoa.
Vencer não significa levar o título, mas superar algo em você.
Nunca desista e chegue ao final com um sorriso no rosto, feliz...
Supere os problemas e a si mesma.
Faça a diferença...
Cada pessoa deve encontrar o seu diferencial, algo que faça melhor.
Divirta-se...
Para ter sucesso, você precisa fazer algo de que goste. Independentemente de ganhar ou de perder.
Procure se divertir.
Acredite no sonho...
O primeiro passo para a vitória é acreditar nela, mesmo que pareça um sonho impossível.
Assim você arranja força para ir em frente.
Tenha fé em Deus e seja muito otimista.

Quando você acordar tão triste, e precisar falar com Deus, não tenha vergonha, pois Ele pode te ajudar a resolver os seus problemas.
Sabemos que nosso corpo físico, é nosso meio de locomoção para nos movimentar no plano físico.
Se você se entregar, angustiar-se ou ficar só nas lamentações, não irá resolver, pois sem harmonia, tudo ficará pior.
Mas se ao contrário, você se encher de ânimo e coragem, irá conseguir mudar esta situação.
Por pior que você esteja, acredite em você, como nosso Pai Celestial acredita em nós, e com forte apelo emocional e sincero ao Pai da Vida, tudo irá se transformar.
Você verá que os Anjos do Senhor virão em seu socorro, e conseguirão mudar os rumos das coisas, se você se interessar e se ajudar para isso.
Nada de esperar que tenham dó ou piedade de você.
Mas se encha de coragem, confiança e coragem, pois você como filho de Deus, tem condições de mudar qualquer situação, pois o Pai nos ajuda, se fizermos a nossa parte.
Nunca diga para Deus que você tem um problema, mas diga para seu problema que você tem Deus.
Desta hora em diante tudo se altera e se modificará, e para melhor.
Não se entregue e saiba que aqueles que venceram, foi porque lutaram, com força e determinação.
Ser vitorioso não é esperar que as coisas aconteçam, mas fazê-las acontecer.
Você pode, você é capaz, portanto Lute, e vença!

Nunca uma pequena palavra e com poucas letras, mexeu tanto com a cabeça dos habitantes deste lindo planeta azul... PAZ...
Se olharmos através da máquina do tempo, veremos que esta palavra é perseguida implacavelmente, e muitas vezes mal interpretada por vários povos e nações.
Para que ela funcione perfeitamente, é preciso que nós seres humanos, comecemos a abrir mão de poderes sem muito sentido.
A paz só acontecerá de verdade quando diminuirmos as nossas diferenças, quando falarmos a mesma língua, quando abrirmos mão do individualismo e pensarmos no todo.
Nesta linda viagem não estamos sozinhos... Aproveite estes novos tempos de reflexão e dedique alguns minutos desta semana para rezar pela paz.
Quando o consciente coletivo da humanidade se reúne para uma grande conquista, torna-se verdadeiro o lindo sonho de viver em harmonia e próspero em paz.

Não importa o tamanho dos grandes desafios que você já conquistou em sua vida, não importa a riqueza que já acumulou, não importa o poder e o respeito que já atingiu, haverá sempre um novo desafio em sua frente. Na verdade, quanto mais alto você sobe, maiores ficarão os desafios.
Junto aos desafios, você sempre irá encontrar as oportunidades. E para vencê-los sempre haverá necessidade de vigor, coragem, força e perseverança.
Quem pensa que encontrará a felicidade quando ficar livre dos desafios, ficará decepcionado por que este dia jamais chegará.
E para aqueles que esperam por melhores dias para começar a agir, estão perdendo valiosos anos de sua preciosa vida.
Feliz é a pessoa que tem capacidade para vencer os desafios que encontra. Então encontre os seus desafios e aja rapidamente e com competência para vencê-los.
Trabalhe seriamente sobre eles e se sentirá vivo e feliz. Sucesso não vem da ausência de desafios, mas da sempre ampliada capacidade para vencê-los e beneficiar-se deles.
Os desafios são crescentes, mas você é capaz. Enfrente-os e seja feliz...

Por pior que pareça o momento por que passas, espera e confia.
Deus não desampara seus filhos jamais.
Nós é que muitas vezes nos afastamos Dele.
Nos momentos de dificuldade, de dor, de perigo e turbulência, elevemos nosso pensamento ao Criador e entreguemo-nos a Ele com a certeza de que não estamos sós.
Deus, através de seus mensageiros, sempre nos mostrará uma saída para as dificuldades e problemas por que passamos, bastando para isso que confiemos na sua Divina Providência, que não falha nunca.
As dificuldades pelas quais todos nós passamos são as lições necessárias ao nosso aprendizado, crescimento e evolução.
Ainda somos espíritos imperfeitos, buscando o aprimoramento e a perfeição para a qual fomos criados.
Enchamos nossos corações de esperança e alegria, pois tudo neste mundo é transitório e somente o bem, a paz e a felicidade permanecerão por toda a eternidade!

Um consultor estava dando uma palestra sobre gerenciamento de tensão: Como controlar e administrar os problemas do dia-a-dia no trabalho e fora dele.
De repente, ele levantou um copo de água e perguntou para a plateia:
- Quanto vocês acham que pesa este copo de água?
As respostas variaram de vinte a quinhentos gramas. O especialista, então, fez o seguinte comentário:
- Não importa o peso absoluto. Tudo depende do tempo que fico segurando o copo de água. Se eu seguro por um minuto, tudo bem. Se fico segurando durante uma hora, meu braço vai doer. Se eu ficar com o copo na mão o dia inteiro, vocês vão ter que chamar uma ambulância... O peso é o mesmo, mas quanto mais tempo passo segurando o copo, mais pesado ele vai ficando...
Se a gente carrega as nossas cargas de preocupação o tempo todo, mais cedo ou mais tarde não vamos mais ser capazes de suportá-las porque o fardo vai ficar cada vez mais pesado.
O que a gente tem que fazer é deixar essa carga em algum lugar e descansar um pouco, antes de voltar e carregá-la novamente.
Experimente deixar o peso do trabalho em algum canto antes de voltar pra casa.
Aproveite ao máximo o tempo precioso que você tem com a sua família e com os seus amigos.
Cada momento desse, vivido com leveza e descontração, é único!
E deixa a vida muito mais leve!

Um rei foi ao seu jardim e encontrou as árvores, arbustos e flores definhando e morrendo.
O carvalho disse que estava morrendo porque não podia ser tão alto quanto o pinheiro. Já o pinheiro murchava porque era incapaz de dar uvas como a parreira. E a parreira morria porque não podia desabrochar como a roseira.
Então, ele encontrou uma planta florida e viçosa. Era o amor-perfeito, que lhe disse:
- Supus que quando me plantou você queria um amor-perfeito. Se quisesse carvalho, parreira ou roseira, os teria plantado. Então pensei que, como não posso ser ninguém além de mim mesmo, tentarei sê-lo da melhor maneira possível.

Todos tropeçam e caem, especialmente quando estão caminhando e buscando mudanças — seu caso. Todos se machucam e sangram, por fora ou por dentro, mesmo quando querem somente viver a vida plenamente — seu caso. Todos se sentem exaustos, um dia ou outro, e param a caminhada para descansar quando não conseguem dar nem mais um passo — seu caso.
Seu caso, meu caso e o caso de todos os que estão vivos. Ninguém disse que nossa aventura de viver seria fácil mas, apesar dos tropeços, quedas, dores, tristezas, ferimentos, solidão e exaustão, ainda assim você é mais forte. Mesmo quando derrubado, ou derrubada, você pode levantar e continuar.
Você é mais forte do que suas aparentes limitações e a prova disso é que sente quando algo está limitando sua vida. Se não fosse mais forte, nem notaria. Você é mais forte do que seus ferimentos, razão pela qual busca curar-se o mais rapidamente possível para voltar ao combate na vida, na família, na empresa, na escola ou onde quer que seja necessário o seu retorno. Você é mais forte do que a tristeza porque, no fundo, deseja que ela se vá para dar lugar à alegria e felicidade.
Você é bem mais forte.
Mais forte do que pensam os outros, por melhor que conheçam você. Mais forte do que pensa você, por mais que acredite conhecer-se. Mais forte do que qualquer um sobre a Terra possa achar que você é. Sua força não pode ser medida em aparelhos, não pode ser guardada nem vendida. Ela está ai dentro e só você pode usá-la, quando achar que deve, quando achar que pode, quando achar que vai.
Suas derrotas não são permanentes, como diz Marilyn vos Savant ao afirmar: Ser derrubado é frequentemente uma condição temporária. Desistir é o que a torna permanente. E você não vai desistir, porque você é mais forte, e sempre será mais forte.
Mostre isso ao mundo hoje e se, por qualquer razão, você tropeçar e cair, lembre-se: você é mais forte. Respire fundo, levante-se e não desista. Desistir é o que torna toda derrota permanente. Levantar-se é o que torna toda derrota somente mais uma lição em direção ao seu imbatível sucesso.

Nunca se julgue velho demais para comemorar aniversários nem para fazer coisas que você sempre fez. Nunca desista dos seus sonhos só porque imagina que eles nunca se tornarão realidade.
Nunca esqueça o som de uma boa gargalhada ou do amor visto nos olhos de alguém. Nunca troque prazeres por más lembranças de coisas que já se perderam no tempo.
Nunca jogue fora o seu entusiasmo pela Vida, crendo que está velho demais para isso, pois não é o que você sente, mas sim o que lhe disseram. Há um profundo vale dentro de nós onde a primavera é eterna, onde não há sons de tristeza e onde os pássaros sempre cantam.
Mesmo que os seus passos já não sejam tão largos quanto os passos de um adolescente, mesmo que lhe pareçam muito diferentes as coisas que antes você enxergava de outra forma, não deixe a soma das décadas transformá-lo num ser amargo e sem esperanças.
Com a idade cresce nossa sabedoria e ela é uma bênção para todos nós. Exiba os anos vividos como quem carrega um estandarte, girando-o brilhantemente em direção do sol. Se piadistas lhe disserem que sua Vida está acabando, diga-lhes sorrindo sabiamente:
Ela está apenas começando!

OLHA no teu jardim as rosas entreabertas, e nunca as pétalas caídas...
OBSERVA em teu caminho a distância vencida e nunca o que falta ainda...
GUARDA do teu olhar os brilhos de alegria e nunca as névoas de tristezas...
RETÉM da tua voz risadas e canções e nunca os teus gemidos...
CONSERVA em teus ouvidos as palavras de amor e nunca as de ódio...
GRAVA em tua pupila o nascer das auroras e nunca os teus poentes...
CONSERVA no teu rosto as linhas do sorriso e nunca os sulcos do teu pranto...
CONTA aos homens o azul das tuas primaveras e nunca as tempestades do verão...
GUARDA da tua face apenas as carícias, esquece as bofetadas...
CONSERVA de teus pés os passos retos e puros, esquece os transviados...
GUARDA de tuas mãos as flores que ofertaram, esquece os espinhos que ficaram...
De teus lábios CONSERVA as mensagens bondosas, esquece as maldições...
RELEMBRA com prazer as tuas escaladas, esquece o prazer fútil das descidas...
RELEMBRA os dias em que foste água limpa, esquece as horas em que foste brejo...
CONTA e mostra as medalhas das tuas vitórias, esquece as cicatrizes das derrotas...
OLHA de frente o Sol que existe em tua vida, esquece a sombra que fica atrás...
A flor que desabrocha é bem mais importante do que mil pétalas caídas.
E só um olhar de amor pode levar consigo calor para aquecer muitos invernos...
A BONDADE é mais forte em nós
E dura muito mais do que o mal que nós mesmos praticamos...
SÊ OTIMISTA, e não te esqueças de que...
É no fundo das noites sem luar que brilham muito mais as estrelas!
Que teu jardim seja o mais florido do mundo!

Os desafios da alma não são fáceis, mas o crescimento que advém da aceitação desses desafios é sempre compensador.
Não aceite viver uma vida medíocre só porque é mais fácil.
O mundo, felizmente, será sempre cheio de desconhecidos: de alturas que nunca foram alcançadas, lugares que nunca foram vistos, ideias que nunca foram pensadas, criações que nunca foram criadas.
Não é preciso que sejam imensas alturas, nem fantásticas ideias, nem estupendas criações... Basta que seja um pouco mais que seu limite de agora.
Não caia na tentação de aceitar limites confortáveis, onde procurará simplesmente viver do jeito que der e até quando puder.
Se você se esforçar em ampliar os seus limites, um pouco de cada vez, porém sempre mais, sempre expandindo, descobrirá a verdadeira finalidade da vida.
E o prazer de vencer o maior dos desafios: superar a si mesmo.
Descubra o seu caminho, pois ninguém mais pode descobri-lo por você... E siga-o, pois só você pode trilhá-lo.
Respeite seus sonhos e ideias e nunca desista deles, pois eles são a única coisa concreta num mundo de sombras em eterna mutação.

A vida é muito curta para nos preocuparmos com coisas pequenas e sem importância. Não se deixe influenciar pelos o que os outros pensam, não deixe que pessoas negativas lhe coloquem para baixo. Divirta-se, faça pequenas loucuras, seja você mesmo!

Ser feliz é uma escolha, não uma dádiva. Escolha ser feliz, escolha se amar, escolha ser otimista. Mantenha a sua mente positiva e ela irá atrair boas pessoas e boas coisas para você.

A vida é curta e há tantas coisas para fazer. Por que devemos perder tempo em busca da perfeição, do sucesso, e de coisas sem importância para você, porque os outros consideram importante. Pare de encontrar desculpas para não ser feliz. Foque nas coisas que você precisa fazer e nas coisas que podem trazer felicidade para a sua vida.

A vida é curta. Ser feliz e otimista são as melhores escolhas que você pode fazer!

Podemos passar inúmeras dificuldades, e ter de batalhar muito para alcançar certos objetivos e, ainda assim, morrermos na praia.
Podemos deixarmo-nos consumir pelo trabalho, e perder noites de sono ou deixar de passar finais de semana com a família apenas porque temos extrema necessidade de conseguir recursos para mantermos uma vida digna, ou amargarmos um período obscuro de desemprego.
Podemos assistir a injustiça bater à nossa porta e perceber, infelizmente, que em algumas ocasiões não há absolutamente nada a fazer.
Podemos chorar com o coração partido a perda da pessoa amada ou de um ente querido.
Podemos, por tanta coisa negativa que aconteça, julgar que tudo sempre dá errado conosco e maldizer nossa sorte.
Depois de tudo isto até podemos deixar passar pela cabeça a estúpida ideia de fazer uma grande besteira consigo mesmo, desde que seja exatamente assim: que tal ideia passe – e nunca mais volte, por que a Vida é Superação!
Nós não nascemos andando, não nascemos falando, nem pensando tanta bobagem - e o que não podemos em hipótese alguma é perder o ânimo, o espírito, e nossa capacidade de amar, de se superar e de viver!

Augusto Branco

Os anos vão passando e a mala de nossa vida vai aumentando porque existem muitas cargas que recolhemos pelo caminho e não queremos abandoná-las. Às vezes chega num determinado ponto que começa a ficar insuportável carregarmos tantas coisas, a mala está pesando demais.

Podemos sim aliviar o peso, esvaziar a mala. Mas, o que tirar? Vamos inicialmente abrir a mala e tentar então colocar tudo para fora e ver o que tem dentro. À primeira vista, encontramos a fé, o amor e o perdão. Que bom, tem bastante e não pesa nada. Mas, por que esta angústia, este mal estar em muitos momentos?

Mas, vejam, também tem algo pesado, os nossos pecados não confessados e não perdoados. E como é difícil tirar estes pecados até certo ponto escondidos, e como eles pesam. Aí começa a aparecer mais coisas, a raiva, a incompreensão, o medo, o pessimismo, a inveja, a soberba, a ganância, a vaidade...

Nesse momento, o desânimo nos puxa pra dentro da mala. Mas o enviamos para fora com toda a força, e no fundo da mala aparece então aquele sorriso escondido, que estava sufocado no fundo da sua bagagem. Aí colocamos as mãos dentro da mala de novo e mandamos embora a tristeza.

Tiremos a preocupação também. Entreguemos tudo nas mãos do Salvador Jesus.

Bem, a bagagem está pronta para ser arrumada de novo. Tenhamos paciência e pensemos bem o que vamos colocar dentro. Não deixemos de revisar a mala a cada dia e que não nos falte a fé, a esperança e o amor.

Tudo o que vive não vive sozinho, nem pra si mesmo. "Dizem que a vida é curta, mas não é verdade. A vida é longa para quem consegue viver pequenas felicidades.
E essa tal felicidade anda por aí, disfarçada, como uma criança traquina brincando de esconde-esconde.
Infelizmente às vezes não percebemos isso e passamos nossa existência colecionando nãos: a viagem que não fizemos, o presente que não demos, a festa que não fomos, o amor que não vivemos, o perfume que não sentimos.
A vida é mais emocionante quando se é ator e não espectador. quando se é piloto e não passageiro, pássaro e não paisagem, cavaleiro e não montaria.
E como ela é feita de instantes, não pode nem deve ser medida em anos ou meses, mas em minutos e segundos. Esta mensagem é um tributo ao tempo.
Tanto àquele tempo que você soube aproveitar no passado quanto àquele tempo que você não vai desperdiçar no futuro. Porque a vida é agora..."
"Não tenha medo do futuro, apenas lute e se esforce ao máximo para que ele seja do jeito que você sempre desejou"
"A morte não é a maior perda da vida. A maior perda da vida é o que morre dentro de nós enquanto vivemos."

O mundo dá voltas, a vida muda e as coisas podem sempre melhorar. Tudo depende da nossa disposição perante os acontecimentos da vida. Não se deixe intimidar diante das adversidades, não sofra mais do que cada problema lhe faz sofrer. Na vida, todos nós passamos por fases mais complicadas, mas é preciso levantar e sacudir a poeira para seguir em frente.

Não podemos nunca perder a esperança, não podemos nunca perder o entusiasmo e a alegria de viver. As coisas podem melhorar, precisamos abrir o nosso coração e a nossa mente para que coisas boas cheguem até nós. E lembre que pensamentos positivos atraem coisas positivas. Sintonize o bem que ele vem.

Do passado tiramos lições de vida, mas o nosso lugar é no presente, olhando para o futuro. Para frente é que se anda! Sejamos felizes, hoje e sempre. Amém!

A vida é tão maravilhosa, pena que só percebemos isso depois de muita luta e sacrifício. Não tem felicidade maior que enxergar que tudo que a vida nos dá está lá para construir o melhor do que está por vir.

As pessoas que atravessam o nosso caminho, todas elas, as boas e as más, também são peças importantíssimas nessa construção.

E tudo que nos acontece, cada momento, cada decepção, cada choro, lembre-se que estão somente de passagem, e que o destino final é aquilo tudo que sempre sonhou.

Muitas vezes, sentimos a nossa vida estagnada, sentimos a necessidade de mudanças, mas temos medo porque muitas vezes mudar implica pôr fim a algo que um dia acreditamos ser a melhor coisa da nossa vida. Mas é preciso pensar que se mudar é fechar um ciclo, também é começar outro.

A vida é muito curta e não podemos ficar presos àquilo que nos faz mal. Se sabemos o que nos causa dor e mal estar, e se sabemos que não há solução possível, precisamos nos desapegar, ser corajosos e colocar um ponto final para começar um novo capítulo na vida.

Não podemos desperdiçar os nossos dias com o que não nos traz paz e tranquilidade, e nos tira o entusiasmo de viver. Provoque mudanças na vida, livre-se de tudo que lhe faz mal, e abra-se para o novo.

Um carregador de água da índia levava dois potes grandes. Pendurados em cada ponta de uma vara... Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim do caminho entre o poço e a casa do chefe. Enquanto isso, o pote rachado chegava apenas pela metade. Foi assim por dois anos, diariamente, o carregador entregando um pote e meio de água na casa do chefe. É claro que o homem estava envergonhado por realizar apenas a metade da tarefa... Desanimado o carregador desabafou com um homem que estava à beira do poço: -Estou envergonhado porque nesses dois anos fui capaz de entregar apenas metade da minha carga, porque essa rachadura no pote faz com que a água vaze por todo o caminho da casa do meu patrão. O defeito desse pote me envergonha... O homem sentindo pena do carregador convidou para que ele o acompanhasse pela estrada... E, à medida que eles subiam a montanha, foram reparando nas lindas flores que brotavam no caminho. O carregador percebeu então que o velho pote rachado que vazava permitia aquela maravilha... porque só havia flores no lado em que a água ia pingando e regando o chão... E com isso a gente tira uma lição: Cada ser humano tem virtudes e defeitos e isso não desmerece ninguém... Todos nós temos um lado que é meio "pote rachado". Porém, com paciência e compreensão, dá para encontrar flores no caminho. Porque – eu arrisco afirmar – é das nossas fraquezas que tiramos as maiores forças.

Quando sentir vontade de sorrir, olhe para uma criança e veja que sorriso lindo que ela tem. Quando sentir vontade de chorar olhe para um deficiente e veja que sorriso belo que ele tem apesar de sua deficiência. Quando se sentir triste, olhe para trás, e veja quantas coisas boas você construiu. Muitas vezes, deixamos de olhar para as coisas mais simples da vida, que nos dão prazer, para nos apegar a coisas fúteis sem nenhum valor. Quando se sentir só, pense em Deus, e você não estará mais só. Quando alguém te magoar, não retribua, apenas deseja que ele seja feliz. Quando um mau pensamento surgir, ore, e você terá a bênção do céus. Colhe todos os sentimentos bons que você tem e coloquem em um só versículo e leia com atenção, e você vai sentir a força das palavras bem ditas. Quando você pensar em não mais existir, lembre-se, você não tem esse poder. Quando você pensar que tudo se acabou, é porque você não olhou a luz que veio lá de cima, para te cobrir. A existência faz parte da vida. Se há vida, então existimos. Se existimos, é porque há vida!

Um estudante universitário saiu um dia a dar um passeio com um professor, a quem os alunos consideravam seu amigo devido à sua bondade para os que seguiam as suas instruções.
Enquanto caminhavam, viram no seu caminho um par de sapatos velhos e calcularam que pertenciam a um homem que trabalhava no campo ao lado, e que estava prestes a terminar o seu dia de trabalho.
O aluno disse ao professor: vamos fazer-lhe uma brincadeira. Vamos esconder-lhe os sapatos e escondemo-nos atrás duma árvore para ver a sua cara quando não os encontrar.
Meu querido amigo, disse o professor, nunca devemos divertir-nos à custa dos pobres. Tu és rico e podes dar uma alegria a este homem. Põe uma moeda em cada sapato e depois escondemo-nos para ver a sua reação quando os encontrar.
Fez assim e esconderam-se.
O pobre homem terminou as suas tarefas daquele dia e foi buscar os sapatos, para voltar para casa.
Ao chegar junto dos sapatos deslizou o pé no sapato, mas sentiu algo dentro dele. Baixou-se para ver o que era e encontrou a moeda. Pasmado, perguntou-se o que havia acontecido. Viu a moeda e voltou-a e voltou a olhá-la.
Olhou à sua volta, para todos os lados, mas não viu nada nem ninguém. Guardou a moeda no bolso e foi calçar o outro sapato. A sua surpresa foi ainda maior quando encontrou outra moeda.
Os seus sentimentos esmagaram-no. Pôs-se de joelhos, levantou o olhos ao céu, e em voz alta fez um enorme agradecimento, falando da sua esposa doente e sem ajuda, e dos seus filhos que não tinham pão e devido a uma mão desconhecida já não morreriam de fome.
O estudante ficou profundamente emocionado e os seus olhos ficaram cheios de lágrimas.
Agora, disse o professor, não estás mais satisfeito com esta brincadeira?
O jovem respondeu: você hoje ensinou-me uma lição que nunca mais vou esquecer.
Agora entendo algo que antes não entendia: É melhor dar do que receber.