Compreendi que viver é ser livre Que ter amigos é necessário Que lutar é manter-se vivo Que pra ser feliz basta querer
Aprendi que o tempo cura Que magoa passa Que decepção não mata Que hoje é reflexo de ontem
Compreendi que podemos chorar sem derramar lagrimas Que os verdadeiros amigos permanecem Que dor fortalece Que vencer engrandece
Aprendi que sonhar não é fantasiar Que pra sorrir tem que fazer alguém sorrir Que a beleza não está no que vemos, e sim no que sentimos
Que o valor está na força da conquista
Compreendi que as palavras tem força Que fazer é melhor que falar Que o olhar não mente
Que viver é aprender com os erros Aprendi que tudo depende da vontade Que o melhor é ser nós mesmos
Que o SEGREDO da vida é VIVER!
De vez em quando somos surpreendidos com alguns problemas difíceis de resolver ou situações um pouco mais complicadas de superar. São nessas horas que muitas vezes encontramos forças de onde nunca imaginávamos que houvesse. Seja um amigo distante, uma música que relembra bons momentos, ou até uma boa leitura, o mais importante para conseguir seguir em frente é obter forças onde quer que elas estejam.
Evite guardar maus sentimentos por muito tempo, pois eles não irão sumir assim de repente, e deixar de libertá-los só fará com que fiquem cada vez mais vivos internamente. Para muitas pessoas, liberar aqueles sentimentos que causam sofrimento, não é uma tarefa muito fácil, mas pense na sensação de liberdade depois de tanto tempo aprisionado.
Muitas vezes precisamos de um tempo para processar tudo que está acontecendo a nossa volta, mas nunca permita que a dor e a infelicidade superem os bons sentimentos, expulse-as da sua vida encontrando forças para seguir em frente.
Quando algo não está bem em nossa vida, temos um impulso dentro de nós que nos impele a mudar. Algumas vezes, deixamo-nos levar pela vida, colocamo-nos a mercê da inércia. Mas há um momento em que sentimos que realmente precisamos tomar as rédeas e promover alguma mudança. Não se pode passar a vida inteira insatisfeito, por mais que mudar seja difícil.
Há mudanças que são provocadas por coisas boas, e há outras que são provocadas por coisas más. Em nenhum dos dois casos é fácil, o medo e a ansiedade sempre vêm junto da mudança, porque mudar significa fechar um ciclo e começar um novo, e nunca sabemos exatamente o que vem pela frente.
Mas se sentimos um impulso para ver a nossa vida diferente, se há vontade, só nos resta respirar fundo e dar o primeiro passo. E se o medo insistir em nos acompanhar, que não o deixemos nos paralisar. A nossa coragem tem sempre que ser maior do que o medo.
Hoje estou triste, pois, infelizmente, às vezes é impossível impedir a tristeza de invadir nosso coração. Muitas vezes os sentimentos fogem do nosso controle e ganham vida própria.
É como quando nos apaixonamos, não conseguimos deter o amor por muito que queiramos. Mas o amor é quase sempre algo bom, positivo, e a tristeza algo negativo. Mas nem sempre.
Como tudo na vida, também a tristeza tem o lado bom e o mau, e às vezes estar triste pode nos ajudar a criar, pois sentimos mais necessidade de expressarmos nossos sentimentos através de alguma forma de arte. Assim, a tristeza pode trabalhar em favor da arte.
Mas, ainda assim, estar triste não é bom, eu sei, você sabe, mas eu também sei que ela não vai durar para sempre e talvez amanhã a alegria esteja de volta. Pois tenho muita coisa boa pela que agradecer e com que me alegrar, e acima de tudo, eu quero muito ser feliz!
Os pequenos detalhes, estes, é que fazem a diferença.
Às vezes um pequeno gesto, uma meia palavra, um olhar fortuito, podem mudar toda uma situação, quiçá uma vida.
Há que ficar mui atentos, para não deixar escapar lampejos de felicidade, momentos de paz que se eternizam em nossa alma ou aquele sorriso que ficou cristalizado em nossa mente. Estes são lenitivos certos, para horas menos felizes em que parece, estarmos completamente sós.
Nesses momentos de solidão, encontramos no baú das recordações aquele sorriso, aquele olhar, aquele dar-se as mãos, ou aquela palavra que às vezes nem é inteira... Essas recordações, coisas aparentemente tão pequenas mas de uma grandeza imensurável, são capazes de apenas uma delas, fazer a vida valer a pena.
Muitas vezes achamos que a tristeza invadiu a nossa vida como se nunca mais tivesse a pretensão de sair, mas se não lutarmos contra isso, ela realmente tem o poder de permanecer por muito tempo. Nós temos a decisão de como enfrentaremos nossos medos, nossas angústias e por quanto tempo esses sentimentos estarão ativos.
Não há mal em ficar triste quando passamos por algum problema, é até muito importante liberarmos aqueles sentimentos que ficam escondidos lá dentro, mas para diminuir a estadia da tristeza, a primeira ação que deve ser feita é pelo menos tentar ser otimista com relação ao problema. Por mais que a solução esperada não aconteça tão rápido quanto imaginava, o tempo que ficou pensando positivamente no mínimo levará para longe aquela tristeza.
Não se martirize pelo que ficou no passado, já aconteceu e não há como voltar atrás, a única solução está em arranjar formas de ultrapassá-lo, e não permanecendo no sofrimento. Não acontecerá nada de positivo se continuar pensando através do pessimismo e da negatividade. Deixe a fraqueza de lado e seja otimista, pois o mínimo que pode acontecer são os bons sentimentos começarem a fazer parte da sua vida.
Te desejo uma fé enorme.
Em qualquer coisa, não importa o quê.
Desejo esperanças novinhas em folha, todos os dias.
Tomara que a gente não desista de ser quem é por nada nem ninguém deste mundo.
Que a gente reconheça o poder do outro sem esquecer do nosso.
Que as mentiras alheias não confundam as nossas verdades, mesmo que as mentiras e as verdades sejam impermanentes.
Que friagem nenhuma seja capaz de encabular o nosso calor mais bonito.
Que, mesmo quando estivermos doendo, não percamos de vista nem de sonho a ideia da alegria.
Tomara que apesar dos apesares todos, a gente continue tendo valentia suficiente para não abrir mão de se sentir feliz.
As coisas vão dar certo.
Vai ter amor, vai ter fé, vai ter paz se não tiver, a gente inventa. Te quero ver feliz, te quero ver sem melancolia nenhuma.
Certo, muitas ilusões dançaram. Mas eu me recuso a descrer absolutamente de tudo, eu faço força para manter algumas esperanças acesas, como velas.
Que a vida seja doce. Repito sete vezes para dar sorte: que seja doce que seja doce que seja doce e assim por diante.
Que seja bom o que vier, pra você. E pra mim também!
A tristeza faz parte da vida, e muitas vezes ela chega sem que consigamos saber de onde, simplesmente está lá e a sentimos. Mas como tudo na vida tem um fim, também essa tristeza que agora pesa em seu peito um dia irá embora.
O importante é não permitir que ela se acomode. Faça tudo que estiver ao seu alcance para se livrar dessa tristeza, mas acima de tudo, divida esse sentimento com alguém que você ama e que ama você.
Quando falamos das coisas conseguimos enxerga-las de uma maneira diferente, e talvez assim você descubra a melhor forma de lutar contra esse sentimento.
Força, o importante é nunca desistir e ter presente que a vida é feita de momentos bons, momentos mais ou menos bons e momentos maus, mas que todos acabam passando.
Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho, sem sacrificar feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes. Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá que se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo. Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo. O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem. Mas, para obter um resultado diferente da maioria, você tem que ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados. Não se compare à maioria, pois, infelizmente ela não é modelo de sucesso. Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chope com batatas fritas. Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão. Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol à beira da piscina. A realização de um sonho depende de dedicação, há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica, mas toda mágica é ilusão, e a ilusão não tira ninguém de onde está, em verdade a ilusão é combustível dos perdedores, pois... Quem quer fazer alguma coisa, encontra um MEIO. Quem não quer fazer nada, encontra uma DESCULPA.
Há tempos em nossa vida que contam de forma diferente.
Há semanas que duraram anos, como há anos que não contaram um dia.
Há paixões que foram eternas, como há amigos que passaram céleres, apesar do calendário mostrar que eles ficaram por anos em nossas agendas.
Há amores não realizados que deixaram olhares de meses e beijos não dados que até hoje esperam o desfecho.
Há trabalhos que nos tomaram décadas de nosso tempo na terra, mas que nossa memória insiste em contá-los como semanas.
Há casamentos que, ao olhar para trás, mal preenchem os feriados das folhinhas.
Há tristezas que nos paralisaram por meses, mas que hoje, passados os dias difíceis, mal guardamos lembranças de horas.
Há eventos que marcaram e que duram para sempre, o nascimento do filho, a morte do pai, a viagem inesquecível, um sonho realizado.
Estes têm a duração que nos ensina o significado da palavra "eternidade". Já viajei para a mesma cidade uma centena de vezes e na maioria das vezes o tempo transcorrido foi o mesmo.
Mas conforme meu espírito, houve viagem que não teve fim, como há percurso que nem me lembro de ter feito, tão feliz eu estava na ocasião.
O relógio do coração – hoje eu descubro – bate noutra frequência daquele que carrego no pulso.
Marca um tempo diferente, de emoções que perduram e que mostram o verdadeiro tempo da gente.
Por este relógio, velhice é coisa de quem não conseguiu esticar o tempo que temos no mundo.
É olhar as rugas e não perceber a maturidade.
É pensar antes naquilo que não foi feito, ao invés de se alegrar e sorrir com as lembranças da vida.
Pense nisso. E consulte sempre o relógio do coração: Ele te mostrará o verdadeiro tempo do mundo.
Entre tantos problemas e dificuldades que surgem no decorrer das nossas vidas, nos deparamos com duas situações, deixar que tudo isso seja absorvido de forma negativa arrasando sua vida ou ultrapassar, mesmo que seja com muito esforço e coragem.
Independente da situação a nossa forma de olhar para ela é que define como seremos atingidos, negativamente ou positivamente. Apesar de parece muito difícil, encarar uma dificuldade de maneira positiva pode ser menos complexo do que imagina, na verdade se trata muito mais de vontade e treinamento do que simplesmente já ter nascido com tal sentimento.
Logicamente a primeira vez será muito mais complicada, os pensamentos negativos virão com muita frequência, mas devem ser sempre rebatidos com muita positividade. Com o passar do tempo, verá os benefícios do entusiasmo e o problema seguinte com certeza será resolvido com muito mais facilidade.
Tenha amor pela sua vida, não gaste nenhuma porção do seu tempo com maus sentimentos, deixe todos eles fora da sua vida e verá as maravilhas dos pensamentos positivos. Se apaixone pela sua vida e deixe-se viver com muito entusiasmo!
Tua vida é como um livro.
O título corresponde ao teu nome.
O prefácio é uma introdução ao mundo.
As páginas são as crônicas diárias de teus esforços.
O assunto principal de teu livro pode ser tua profissão, teus negócios, o amor, a ciência, a literatura e a religião.
Dia a dia, teus pensamentos e atos são escritos nele, como prova de teu êxito ou fracasso.
Tudo que tu anotas em cada uma das páginas, é de vital importância, pois ficará registrado para sempre.
Um dia, terás de escrever a palavra fim.
Faça que, então, possas dizer que teu livro é um modelo de nobres propósitos e serviço generoso ao mundo.
Seja valente. Esforça-te. Dá o melhor de ti e aparecerá escrito o melhor de tua vida.
As pessoas só costumam dar valor as coisas quando (quase) perdem. Às vezes, as coisas estão diante dos nossos olhos o tempo todo, nas nossas mãos. E só quando estão fora do nosso alcance é que percebemos o quanto são importantes para nós. E muitas vezes não tem mais volta. Isso gera muito sofrimento. Não seria mais fácil se abríssemos os olhos enquanto ainda é tempo? Será que é preciso realmente perder pra dar valor a alguma coisa ou alguém? Tem coisas que parecem pequenas, mas se olharmos de perto são muito maiores do que podemos perceber. Vemos as pessoas matando. O mundo sendo destruído. Onde está o amor pelo próximo? Onde está o amor próprio? Eu poderia escrever linhas e linhas descrevendo coisas que só damos valor quando perdemos, mas optei por não fazer. Você, que está lendo esse texto, sabe das coisas que não deu ou dá valor. E, se não sabe, esse é um bom momento pra refletir no assunto. Quem sabe assim sua vida não se torna um pouco melhor? Ou com menos arrependimentos... Temos que dar valor enquanto há tempo, antes que seja tarde demais. Então abra seus olhos e o coração, e permita-se redimir-se, se for necessário. Porque uma simples atitude sua pode mudar todo o curso de uma vida.
Nath Souza
A mudança faz parte da vida, de evoluir, de crescer.
O mundo que nos rodeia está em permanente mudança, assim como nós.
Por muito que sinta a tentação de resistir à mudança, por muito que a veja apenas como algo negativo, deve encará-la de frente, com coragem, com determinação e verá que ela trará se não algo muito melhor, algo diferente e igualmente bom para a sua vida.
Não tema a mudança, pois viver é estar em constante mutação.
Se você der um passo à frente com fé, não olhe para trás nem se lamente pelo que deixou. Simplesmente espere pelo futuro mais maravilhoso e observe-o se realizar.
Deixe o que é velho para trás. está acabado.
Seja grato pelas lições aprendidas e pelas experiências por que passou. elas o ajudaram a crescer e aumentaram sua compreensão, mas não se apegue a elas.
O que o aguarda é muito melhor do que aquilo que você deixou para trás.
Nada pode acontecer de errado se você colocar sua vida sob a Minha direção.
Mas se você dá um passo à frente e se pergunta se agiu certo, você permite que dúvidas e temores o invadam e se curvará sob o peso de sua decisão.
Portanto, solte-se, liberte o passado e caminhe para a frente com o coração repleto de amor e gratidão.
O dono de um pequeno comércio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, abordou-o na rua:
- Sr. Bilac, estou precisando vender o meu sítio, que o Senhor tão bem conhece. Poderá redigir o anúncio para o jornal?
Olavo Bilac apanhou o papel e escreveu:
"Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeiro. A casa banhada pelo sol nascente oferece a sombra tranquila das tardes, na varanda".
Meses depois, topa o poeta com o homem e pergunta-lhe se havia vendido o sítio:
- Nem pense nisso, disse o homem. Quando li o anúncio é que percebi a maravilha que tinha!
Às vezes não descobrimos as coisas boas que temos conosco e vamos longe atrás da miragem de falsos tesouros.
Valorize o que tem, as pessoas, os momentos.
As coisas que amamos, as pessoas que amamos são eternas até certo ponto. Duram o infinito variável no limite de nosso poder. De respirar a eternidade. Pensá-las é pensar que não acabam nunca, dar-lhes moldura de granito. De outra matéria se tornam, absoluta, numa outra (maior) realidade. Começam a esmaecer quando nos cansamos, e todos nos cansamos, por um ou outro itinerário, de aspirar a resina do eterno. Já não pretendemos que sejam imperecíveis. Restituímos cada ser e coisa à condição precária, rebaixamos o amor ao estado de utilidade. Do sonho de eterno fica esse gosto acre na boca, na mente, sei lá, talvez no ar.
Tudo é importante neste momento.
Valerá a experiência adquirida ao longo do tempo, de tudo o que já fizemos, pré construímos e vamos construir.
Existem momentos mais calmos, entre os mais agitados. É assim no mar da vida também. O importante neste momento é estar em paz, ter paciência e usar a sabedoria.
E refletir nas decisões a serem tomadas... Não querer o ontem de volta, nem tão pouco o futuro. Será unicamente o presente, este que é teu, pois está vivo, tens energias.
Ao superarmos obstáculos maiores, melhor é ver o que isto nós traz de bom... de útil e de aprendizado, vamos ver que é neste momento em aprendemos mais a viver... e entender um pouco mais sobre esta mágica vida.
Faça-os eles são teus novos caminhos, deseje para você mesmo Boa Sorte, e siga este é teu novo caminhar.., Onde existir a escuridão, basta existir uma uma mínima luz... por menor que ela seja quebrará a escuridão.
Quanto mais fé em você no teu Deus! não importa o Deus dos outros, ame o teu, se ele te faz entender o que existe entre o bem e o mal, é bom contigo, siga com ele.. é o companheiro do caminhar. E na tua luta, no teu sonho, que a energia seja alegre e feliz e uma vida com mais luzes no horizonte, para andar em paz... A tua luz interior te guiará... será com esta claridade mental que você vai enfrentar o teu maior desafio. " Você "
Não havia nada que eu pudesse fazer, mas fiz.
Alcançar tal coisa era impossível, eu a busquei.
Não havia mais esperança, eu a mantive...
Não restava tempo para mais nada, mas eu lutei até a ultima hora.
Não queriam, mas eu insisti.
A ultima palavra havia sido dada, mas eu ainda falei...
Enfim, estou passando pela vida e tudo vai acontecendo,
Portas se fechando, e eu as abrindo...
E a felicidade esta em mim.
Pois, se nada tenho, por tudo lutei.
E, sem me arrepender de nada...
No futuro poderei dizer: Tentei!.. E, mesmo que a fortuna venha a mim,
Por tudo que Deus me deu,
direi a todos: V E N C I!...
Um vencedor é sempre parte da resposta
Um perdedor é sempre parte do problema
Um vencedor possui sempre um programa
Um perdedor possui sempre uma desculpa
Um vencedor diz "Deixe-me ajudá-lo"
Um perdedor diz "Não é minha Obrigação"
Um vencedor vislumbra uma resposta
para cada problema
Um perdedor vê todos os problemas,
sem Resposta
Um vencedor diz "Pode ser difícil, mas
não impossível"
Um perdedor diz "pode ser possível,
mas é difícil"
Um vencedor entende que sem Deus
não poderá encontrar-se com o melhor,
para a sua Vida.
Um perdedor crê que pode viver sempre
baseado em seus Recursos próprios e seu
orgulho pessoal.
Para ser ouvido, fale. Para ser compreendido, exponha claramente as suas ideias, sem jamais abrir mão daquelas que você julga fundamentais apenas para que os outros o aceitem.
Acima de tudo, busque o prazer antes do sucesso, a autorrealização antes do dinheiro, fazer bem feito antes de pensar em obter qualquer recompensa.
Nenhum reconhecimento externo vai substituir a alegria de poder ser você mesmo: status é comprar coisas que você não quer com o dinheiro que você não tem a fim de mostrar para gente que você não gosta uma pessoa que você não é.
Nada tem graça se não for bom para o seu corpo, leve para o seu espírito e agradável para o seu coração.
Para conseguir, tente, sem pensar que o êxito virá logo da primeira vez. Cuide de ter saúde, energia, paciência e determinação para continuar tentando quantas vezes forem necessárias.
Mas ao perceber que já fez tudo o que pôde – ou até mesmo um pouco além – mude de alvo para não se tornar, em vez de um vitorioso, apenas mais um teimoso.
Para poder recomeçar sempre, perdoe-se pelos fracassos e erros que cometer, aprenda com eles e, a partir deles, programe suas próximas ações.
Nunca se deixe iludir que será possível fazer tudo num dia só ou quando tiver todos os recursos: tal dia nunca virá. Para manter-se motivado, sonhe.
Para realizar, planeje, pensando grande e fazendo pequeno, um pouco a cada dia e todos os dias um pouco, porque são pequenas gotas d água que fazem o todo grande oceano
Certa vez um milionário promoveu uma festa em uma de suas mansões e, em determinado momento pede que a música pare e diz, olhando para a piscina onde cria crocodilos australianos.
Quem pular na piscina, conseguir atravessá-la e sair vivo do outro lado ganhará todos os meus carros. Alguém se habilita?
Espantado, os convidados permanecem em silêncio e o milionário insiste: – Quem pular na piscina, conseguir atravessá-la e sair vivo do outro lado ganhará meus carros e meus aviões.
O silêncio impera e, mais uma vez, ele oferece: – Quem pular na piscina, conseguir atravessá-la e sair vivo do outro lado ganhará meus carros, meus aviões e minhas mansões.
Neste momento, alguém salta na piscina. A cena é impressionante. Luta intensa, o destemido se defende como pode, segura as bocas dos crocodilos com pés e mãos, torce os rabos dos répteis.
Parecia um filme do Crocodilos Dundee! Após alguns minutos de terror e pânico, sai do outro lado da piscina o corajoso homem, cheio de arranhões, hematomas e quase nu. Um bagaço.
O milionário aproxima-se, dá-lhe os parabéns e pergunta: – Aonde quer que lhe entregue os carros e os aviões?
Obrigado, mas não quero seus carros e aviões respondeu o desafortunado.
Estranhando a reação do homem, o milionário pergunta: E as mansões?
– Eu tenho uma bela casa, não preciso das suas. Pode ficar com elas. Não quero nada de que é seu.
Impressionado, o milionário pergunta: – Mas se você não quer nada do que ofereci, o que quer então?
E o homem responde irritado: – Achar o safado que me empurrou na piscina!
Moral da história: Somos capazes de realizar muitas coisas que às vezes nós mesmos não acreditamos. Basta apenas um empurrãozinho...