Mensagens de Otimismo

Um sábio que encontrei à beira do caminho, um dia me contou a história e me deu a lição que passo a lhes narrar: "O Lobo matreiro, surgiu no caminho, pensou que sozinho podia viver... Terror da campina, coelho ou esquilo, a todos falava que era feroz... E aos lobos e feras a ele iguais espantava, pois a caça era só dele e de ninguém mais.
Após anos e anos de luta, o corpo cansado, a velhice chegou... Doente ficou, e tão fraco estava, tão amedrontado, que num rochedo bem alto ele se acomodou. Sozinho estava e nem o seu grupo de lobos o acompanhava. Mais uma vez pensou que sozinho poderia sobreviver.
Assim tão só, sem amparo ou guarida, um abutre o viu e avançou com sua fome natural... O lobo, então sentiu que, sozinho, não poderia viver. Porém já era tarde para sua salvação."
Assim, completou o sábio, não te julgues tão auto-suficiente. Trata de amparares a todos ao teu redor, cativa-os, alimenta-os principalmente de afeto, compartilha com eles as virtudes que já tens e aprende com todos para que possas crescer.
Ninguém, no caminho humano, é perfeito. Lembra que Jesus não se fez lobo, foi o cordeiro. E para trazer a felicidade ao mundo, não se isolou ou se julgou no mundo o melhor...
Buscou como companheiras as pessoas descomplicadas e simples, com os pensamentos puros, trabalhadores do mar. Coloca Jesus como sublime modelo. E não imponhas a todos o se-lo de seres teus competidores ou perseguidores.
Não lutes contra todos, aproveita todas as pessoas como teus companheiros queridos para viver e aperfeiçoar. Faças sempre o bem aos outros, o mesmo bem que gostarias que te fizessem.
Perdoa ou compreende o erro alheio, a falta cometida, o defeito do outro que te incomoda. Sorri sempre e tem paixão por viver. Sozinho, ninguém consegue viver. Se não tens um ser amado só para ti, cativa amigos, mantenha-os ao teu lado. Conta-lhes de tuas dores, de tuas dúvidas, transforma-os em cúmplices de teu caminho.
E assim, seguro e feliz, não estarás sozinho, nunca mais.

Não estaria você vivendo no Paraíso, sem perceber? Não estariam as frutas maduras e suculentas, prontas para serem colhidas, enquanto você continua a cavar o solo em busca de frutos amargos?
Não estaria você andando por ruas abarrotadas de diamantes sem sequer notá-los, quanto menos pegá-los?
Não estaria você ignorando diariamente oportunidades de ouro, nos poucos momentos que passa fora da confortável prisão que construiu para sua vida?
Os muros que o separam da plena satisfação não teriam sido construídos por você mesmo?
Existe ouro a ser garimpado em cada momento. Existe alegria a ser sentida em cada amizade. Existe um tesouro a ser descoberto em cada problema. Abra seus olhos.
Abra seu coração. Olhe em volta, de verdade, e veja o mundo maravilhoso em que poderia estar vivendo, se você quisesse.

Lógico que você merece ser feliz Um sonho é para ser realizado, e o seu esta cada vez mais maduro. Tenha atitudes positivas: a noite você sonha, de dia realize. Eleve seu pensamento a Deus diariamente e agradeça tudo que conquistar.
Por favor, não se compare com ninguém. Entenda de uma vez por todas que você é único. Lance seu desafio ao Universo e diga: Agora é a minha vez!
Sua determinação é do tamanho da sua necessidade. Uma estrada só se vence quando se dá o primeiro passo e sem olhar para a distância. As boas novas se conquistam com pequenos gestos.
Faça de cada dia, um novo dia de vitória. Esqueça o passado, perdoe! Liberte-se de qualquer amarra que possa te segurar no cais da tristeza. Insista mais um pouco, de mais um passo. Cuide de seus pensamentos e suas palavras. Use tudo com bom senso. Invista na sua paz, diga não quando precisar. Dedique alguns minutos para cuidar de você diariamente. Apaixone-se por tudo o que for fazer. Compre a sua ideia. Vista a camisa. Definitivamente, eu não conheço ninguém mais pronto para prosperar. E ser feliz é a escolha que te cabe nesse momento.
Você merece!
Eu acredito em você!

No mar revolto
Tempestade a aproximar está
Tento uma fuga alucinada
Mas à deriva estou
Imploro pela piedade divina
Para, da tempestade me salvar
Num pequenino barco indefeso estou
Uma forte correnteza
A minha salvação me conduz
Em direção a terra firme
És minha consolação
No derradeiro momento
A calmaria se faz
Uma correnteza mais forte
A tempestade de volta me conduz

O desânimo
O medo
O desespero
Tomam conta do meu ser

Mas a piedade divina se faz
Avisto no centro da tempestade
O sol forte a brilhar
Em minha volta a paz divina está
Num sobre-humano esforço
A remar com as próprias mãos
Ao centro remo em direção
Em completa exaustão
Um ar de renovação
Novas forças encontro

Com coragem e determinação
A remar para pisar o firme chão
Olho para o alto mar
A surpreendo-me ao avistar
Com coragem e determinação
Desfez-se o grande furacão

Leão de Deus

Era uma vez uma corrida de sapinhos.
Eles tinham que subir uma grande torre e, atrás havia uma multidão, muita gente que vibrava com eles.
Começou a competição.
A multidão dizia:
Não vão conseguir, não vão conseguir!
Os sapinhos iam desistindo um a um, menos um deles que
continuava subindo.
E a multidão continuava a aclamar:
Vocês não vão conseguir, vocês não vão conseguir
E os sapinhos iam desistindo, menos um, que subia tranquilo, sem esforços.
Ao final da competição, todos os sapinhos desistiram, menos aquele.
Todos queriam saber o que aconteceu, e quando foram perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar até o fim, descobriram que ele era SURDO.
Quando a gente quer fazer alguma coisa que precise de coragem não deve escutar as pessoas que falam que você não vai conseguir.
Seja surdo aos apelos negativos.

Quando tropeçamos em algum objeto no meio da sala e caímos no chão, a reação inicial é mudá-lo de lugar para não o atingirmos novamente, não é verdade? Muitas vezes até utilizamos o próprio objeto como apoio para levantarmos, e quanto maior ele for mais facilmente conseguimos usá-lo como suporte para nos reerguer.

Da mesma forma devemos tratar nossos problemas, se for pequeno, coloque-o bem longe para não atrapalhar nunca mais sua caminhada diária. Se ele for grande e pesado, utilize-o como apoio para levantar de novo e alcançar o sucesso que estava sendo mirado.

Até as dificuldades podem ser transformadas em algo positivo, o que fará a diferença é forma de pensar, seja ela negativa ou otimista. A cada vez que direcionamos nosso pensamento para o pessimismo a chance do fracasso prevalecer aumenta infinitamente. Utilize as ferramentas que estão a sua volta para alcançar o sucesso, muitas vezes ele pode estar te esperando logo a seguir a um tropeço.

Eu acredito que todos nós temos caminhos a serem percorridos.
Eu acredito que esses caminhos nos moldam e nos ajudam a crescer e amadurecer.
Eu acredito que nesses caminhos existem atalhos, mas quem pega o atalho, pode até chegar mais rápido, mas continua sendo a mesma pessoa pois não percorreu todo o caminho.
Cada etapa da vida é importante... Cada momento tem que ser vivido no seu tempo e tudo que passou, passou. O passado é aprendizado... Até quando vale a pena ficar contando história triste...
História triste eu tenho bastante e se eu contar aqui nós vamos chorar tudo junto...
Mas não... Eu prefiro falar das coisas boas... As energias positivas atraem o que há de positivo e melhor...
Não se faça de vítima, não se desgaste reclamando. Antes levante a cabeça e lute e enfrente com coragem o que a vida lhe impôs.
Mude a rota, mude a direção e siga firme por esse caminho. Não reclame, apenas agradeça e peça a Deus a força que vem do alto...

O advérbio "melhor" nos acompanha quase que diariamente nos nossos pensamentos. Sempre procuramos o melhor para as nossas vidas, seja um emprego, uma casa ou um caminho para o trabalho. Essa busca eterna por algo mais, pode nos impedir de enxergar quantas alegrias vivemos nesse meio tempo.

É obvio que não devemos passar a vida inteira se contentando com pouco, mas certamente nos deparamos todos os dias com pequenos gestos que nos causam muita alegria. Se acharmos que o "mais" e o "melhor" são determinantes para a nossa felicidade, perderemos inúmeras maravilhas que passam o tempo todo do nosso lado.

Seja o modo engraçado do seu filho acordar pela manhã, ou como sua mulher ri do seu jeito desastrado, tudo isso também deve ser incluído como felicidade. As peculiaridades diárias são as pequenas alegrias que não podemos dispensá-las, mesmo que busque algo "melhor", não deixe de valorizar os pequenos risos que também fazem parte da sua felicidade.

Respire novos ares. O dia-a-dia é tão corrido que deixamos de visualizar as milhares de coisas perfeitas que acontecem ao nosso redor. o sol que nos ilumina e que realça a beleza de cada coisa que toca, a chuva que cai sem avisar para limpar as impurezas de nosso corpo e alma, o vento que sopra de ouvido em ouvido e que em suaves formas sonoras deixa o seu Tenha Um Bom Dia a cada um que passa são tantas coisas que fica difícil não se sentir livre.
Livre para viver de verdade toda essa magia que outrora chamávamos de monótona e repetitiva.
Livre para poder sorrir a cada pessoa que avistarmos.
E se por acaso as mesmas perguntarem a ti o motivo de tanta alegria, experimente apenas dizer Respire Novos Ares. Inovar para realizar.
Tá ai o sentido de muitas coisas.

Semana passada levei meus filhos a um restaurante. Meu filho de seis anos perguntou se ele podia dar graças. Quando concordamos ele disse, – Deus é bom. Deus é maravilhoso. Obrigado pela comida. E eu ficarei ainda mais agradecido se mamãe nos der sorvete como sobremesa. E liberdade e justiça para todos! Amém!
Junto com as risadas dos outros clientes por perto, eu escutei uma mulher comentar, – É isso que está errado com esse país. As crianças de hoje não sabem nem como rezar. Pedir sorvete a Deus! Eu nunca vi isso!
Escutando isto, meu filho rebentou em lágrimas e me perguntou, – Eu fiz uma coisa errada?
Deus está zangado comigo?
Enquanto eu o abraçava e lhe assegurava que ele havia feito uma oração maravilhosa e que Deus com toda certeza não estava zangado com ele, um cavalheiro mais idoso se aproximou da mesa. Deu uma piscada para meu filho e disse: – Eu fiquei sabendo que Deus achou que foi uma grande oração.
– Mesmo? meu filho perguntou.
– Dou a minha palavra, o homem respondeu.
Então num sussurro teatral ele acrescentou (indicando a mulher cujo comentário havia desencadeado a coisa toda), – Que pena que ela nunca tenha pedido sorvete a Deus.
Às vezes, um pouco de sorvete faz bem para a alma.
Naturalmente, eu comprei sorvete para meus filhos no fim da refeição. Meu filho olhou fixamente para o seu por um momento e, então, fez algo de que me lembrarei o resto de minha vida.
Ele pegou o seu sundae e sem uma palavra, caminhou na direção da mulher e o colocou em frente a ela. Com um grande sorriso lhe disse, – Aqui, este é para você. Sorvete às vezes é bom para a alma. e a minha alma já está bastante boa.

Não destrua seus valores comparando-se com outras pessoas. É por sermos diferentes uns dos outros que cada um de nós é especial. Não estabeleça seus objetivos por aquilo que os outros consideram importante. Só você sabe o que é melhor para você. Não considere como garantidas as coisas que estão mais perto de seu coração.
Dê atenção a elas como à sua vida, pois sem elas a vida não tem sentido. Não deixe sua vida escorregar pelos dedos, vivendo no passado ou só voltado para o futuro. Não desista enquanto você tiver algo para dar. Uma coisa só termina realmente no momento em que você deixa de tentar. Não tenha medo de admitir que você é "menos que perfeito". É esse tênue fio que nos liga uns aos outros. Não tenha medo de correr riscos. É aproveitando as oportunidades que nós aprendemos a ser valentes.
Não exclua o amor de sua vida dizendo que ele é impossível de encontrar. A maneira mais rápida de perder o amor é agarrar-se demais a ele, e a melhor maneira de conservar o amor é dar-lhe asas. Não despreze seus sonhos. Viver sem sonhos é viver sem esperança. Viver sem esperança é viver sem objetivo. Não corra pela vida muito depressa. A pressa pode fazê-lo esquecer não só onde você esteve, mas também para onde você vai. A vida não é uma competição, mas uma jornada, e cada passo do caminho deve ser saboreado.

Muitas vezes na vida eu cheguei a pensar que não conseguiria seguir adiante. Por muitas vezes eu pensei que a vida era má comigo, e que o mundo não me queria aqui. Eu pensava que ninguém me amava e que apenas canções tristes podiam tocar para mim.

Mas um dia, eu resolvi acreditar que eu podia mudar tudo. Eu senti os meus braços fortes, eu senti que podia voar, e que podia tocar o céu. Agora, todas as noites quando me deito para dormir, eu penso que posso voar e que quero tocar o céu.

E quando me sinto fraco novamente, eu fecho os olhos, abro os braços e deixo o vento me atravessar. Eu imagino que estou voando e que estou perto do céu. Eu lembro de como eu era fraco, e penso que agora, se eu quiser, eu posso ir longe. Eu sinto o milagre da força e da fé no meu coração.

Eu tenho fé, eu acredito em mim, eu confio em mim. Eu quero, eu posso, eu chego lá. Se eu acreditar eu posso voar alto, eu posso tocar o céu.

Existe um dia na semana que traz a lembrança que o descanso e a diversão estão cada vez mais próximos. Hoje é esse dia! É quarta-feira!

Desfrute de todos os momentos, das horas mais alegres e também das mais difíceis. É que tudo é real se for vivido intensamente. Faça do dia de hoje o dia mais importante da sua vida! Não desista de nada. E esforce-se ainda mais por atingir o que ainda não foi alcançado.

Isso é viver! Viva agora, e pode ter certeza que o tão desejado final de semana vai ter um sabor ainda mais doce, ainda mais especial! Feliz quarta-feira!

Querida amiga,

Nossos dias são difíceis e a vida é uma constante luta. Sei que você se sente um pouco perdida em seu caminho e nem sempre sente forças para continuar. Mas sua tristeza é como as nuvens do céu: às vezes elas trazem chuva para o seu dia, mas, após isso, elas vão embora e deixam o sol iluminar você. Não pense que essa depressão também será eterna. Se você não desistir, ainda terá tempo para conquistar a sua felicidade.

Sorria. Sorria hoje e agora, por todos os motivos que conhece e até mesmo pelos que ainda vai descobrir. Sorria porque não vai pagar nada por fazê-lo, comprometa-se com a felicidade, mesmo que não saiba o que o futuro lhe reserva.

A tristeza é uma inimiga vencida a partir do momento em que você sorri. A solidão tem os dias contados quando decide não desistir. Por isso, não se deixe abater perante as preocupações. Está na sua mão a possibilidade de mudar o rumo de qualquer acontecimento.

Quando você conseguir superar graves problemas de relacionamentos, não se detenha na lembrança dos momentos difíceis, mas na alegria de haver atravessado mais essa prova em sua vida. Quando sair de um longo tratamento de saúde, não pense no sofrimento que foi necessário enfrentar, mas na benção de Deus que permitiu a cura. Leve na sua memória, para o resto da vida, as coisas boas que surgiram nas dificuldades. Elas serão uma prova de sua capacidade, e lhe darão confiança diante de qualquer obstáculo. Uns queriam um emprego melhor. outros, só um emprego. Uns queriam uma refeição mais farta. outros, só uma refeição. Uns queriam uma vida mais amena. outros, apenas viver. Uns queriam pais mais esclarecidos. outros, ter pais. Uns queriam ter olhos claros. outros, enxergar. Uns queriam ter voz bonita. outros, falar. Uns queriam silêncio. outros, ouvir. Uns queriam sapato novo. outros, ter pés. Uns queriam um carro. outros, andar. Uns queriam o supérfluo. outros, apenas o necessário. Há dois tipos de sabedoria: a inferior e a superior. A sabedoria inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe e a superior é dada pelo quanto ela tem consciência de que não sabe. Tenha a sabedoria superior. Seja um eterno aprendiz na escola da vida. A sabedoria superior tolera, a inferior julga. a superior alivia, a inferior culpa. a superior perdoa, a inferior condena. Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!

Sei que os últimos tempos não têm sido nada fáceis para você, meu querido. A vida é por vezes inconstante e as dificuldades estão deixando você atribulado. Há alturas que não encontramos saída para nossos problemas e tudo parece sair ao contrário. Mas você sempre me deu o exemplo de como triunfar na vida. Em meus momentos difíceis, você sempre me deu os melhores conselhos e posso prometer que também estarei do seu lado, para superar sua situação.

Depois de uma terrível tempestade, o sol sempre acaba por brilhar. Por isso, não esmoreça agora, meu amor, não abaixe seus braços. Você é forte, alguém determinado. Se mantiver seus olhos fixos em suas metas e aguentar estas adversidades, seus sonhos poderão continuar vivos e você será bem sucedido. Eu acredito que você vai conseguir vencer todos os momentos ruins que têm surgido. Tenha fé em você também e nunca desista, aconteça o que acontecer.

Ao longo da vida nos deparamos com momentos de escolhas, onde cada uma pode afetar significativamente todo o resto de nossas vidas... Mas como saber qual a escolha certa a se fazer? Não dá.
Não podemos prever o futuro, então, o que temos a fazer é arriscar... E fazer o máximo possível para ser feliz com o que se tem. Não adianta odiar o mundo porque algo deu errado, afinal, o mundo não para pra que você conserte seus erros.
A vida continua, o tempo passa rápido, e se você não fizer nada com sua vida ela terá sido em vão. Não deixe chegar ao ponto de olhar pra trás e ao se perguntar o que você fez com seu tempo a resposta seja: NADA.
Você vai envelhecer, e vai morrer. É inevitável, todos nós vamos. A diferença está nos momentos que viveu nas coisas que fez e nas pessoas que amou. Se foi feliz, se não foi...
Então, preste atenção nos dias de hoje e evolua! Nunca é tarde demais para tentar ser diferente, para fazer a diferença. Ame e seja amável. Viva bem, faça o bem... E seja feliz, sempre!
"Viva para ser feliz, e não viva em vão!"

Rótulos
Diz o velho ditado: A primeira impressão é a que fica. Cuidado! Na vida, nem tudo é sempre assim.
Muitas vezes mal conhecemos pessoas e já atribuímos de imediato rótulos pré-determinados, que não deixam de ser pré-conceitos.
Para se conhecer melhor uma pessoa é preciso tempo, muita conversa e muita interação com a vida da outra pessoa. Em determinadas ocasiões nos escondemos atrás de máscaras, como forma de protegermos a nossa intimidade dos transtornos do dia-a-dia.
Este tipo de proteção gera uma imagem que não corresponde à verdadeira essência das pessoas. A partir de hoje, olhe para as pessoas com olhar de esperança e muita fé.
Procedendo assim, deixaremos de cometer sérios enganos, que nunca trazem bons frutos no futuro.

É fácil estipular objetivos para si mesmo. Ainda assim, eles não têm sentido se você não acredita que é capaz de alcançá-los. Então, quando definir um objetivo, pense em todas as ações que podem levar ao seu objetivo.
Melhor ainda: tome nota deles. Quanto maior for o número de objetivos de que você conseguir se lembrar, melhor. Quando você começa a levar em consideração os detalhes envolvidos na conquista do seu objetivo, este se torna mais real e passa a estar ao seu alcance.
Desenvolver uma lista de ações específicas permitirá mentalizar sua realização. Quando você começa a agir dessa forma, seu objetivo começa a tornar-se cada vez mais real para você.
Se você acredita que pode, você pode. E essa crença vem de um conjunto de ações claras e específicas que você pode ver-se realizando.
Em sua mente, construa um caminho para esse objetivo. E então, comece a caminhar pela estrada do sucesso.

Hoje é segunda-feira e eu desejo a você um dia iluminado pelo entusiasmo! Que esse estado de espírito domine você e assim receba esta nova semana com alegria. Que seu coração se encha de paixão pela vida. Que a inspiração e a aventura comandem suas tarefas. Que aconteça o que acontecer você não permita que o ânimo desfaleça, e assim o entusiasmo se possa manter todos os dias dessa semana, e todas as semanas da sua vida!

Uma separação é sempre um momento difícil e eu imagino que esteja sendo complicado superar seu divórcio, querido amigo. Agora você tem uma nova realidade pela sua frente e novos desafios para superar, mas eu acredito que você vai conseguir.

Pode contar comigo para tudo o que você precisar. Pouco a pouco você conseguirá organizar a sua vida e acredite que você ainda vai a tempo de ser feliz.