A família de tartarugas decidiu sair para um piquenique, e por serem animais naturalmente lentos, levaram alguns dias para prepararem-se para seu passeio. Finalmente a família de tartarugas saiu de casa para procurar um lugar apropriado, e durante o segundo dia da viagem encontraram o lugar ideal!
Elas levaram algumas horas para limpar a área, desembalaram a cesta de piquenique e terminaram os arranjos. Quando elas estavam prontas pra comer, descobriram que tinham esquecido o sal. Poxa, todas concordaram que um piquenique sem sal seria um desastre, e após uma longa discussão, a tartaruga mais nova foi escolhida para voltar em casa e pegar o sal, pois era a mais rápida das tartarugas.
A pequena tartaruga lamentou, chorou, e esperneou, mas concordou em ir com uma condição: que ninguém comeria até que ela retornasse. A família concordou e a pequena tartaruga então saiu para buscar o sal.
Três dias se passaram e a pequena tartaruga ainda não havia retornado. Cinco dias... Seis dias... Então, no sétimo dia, a tartaruga mais velha, que já não aguentava de tanta fome, anunciou que ia comer, e começou a desembalar um sanduíche.
Quando ela deu a primeira "dentada" no sanduíche, a pequena tartaruga saiu detrás de uma árvore e gritou:
- Ahhãããããã! Eu tinha certeza que vocês não iam me esperar. Agora é que eu não vou mesmo buscar o sal!
Se um dia chegar a sentir minha falta, lembre-se que sempre estive aqui, mas a rotina me fez ficar oculto diante dos outros;
Neste dia não apareci, pois percebi que minha presença, hoje já não significa nada a você!
O maior mistério da vida? O amor!
A maior dádiva? Amar!
A maior simplicidade? A felicidade!
A maior riqueza? Ser feliz!
O maior egoísmo? A paixão!
O maior egoísta?O homem!
E como se mudar isso?
Somente com o maior mistério que é causado pelo maior egoísta!
O tempo da revolta e do desespero passou, e depois do dia em lhe disse o último adeus, uma serena saudade tomou conta de mim, e hoje recordo você sentindo paz e conforto no coração.
Sei que esta separação é apenas temporária, e que um dia nos havemos de reencontrar, mas acima de tudo, sinto gratidão e alegria por ter podido compartilhar da sua vida.
Todas as lembranças que guardo de você me enchem de orgulho, contentamento, me confortam, e dão algum alívio a estas eternas saudades que sinto de você.
Peço desculpa, querido pai, se não estou sendo mais a filha perfeita que você idealizou. Chega um momento na vida em que temos de tomar nossas decisões. Se eu pudesse, mudava algumas coisas que fiz, algumas coisas que fizeram com que você não se orgulhasse de mim.
Desculpa se nem sempre aceitei seus conselhos, se quis levar a vida apenas do meu jeito. Acredite que nunca esquecerei sua preocupação, suas palavras instrutivas e seu amor incondicional!