Mensagens de Mães

Tudo o que eu tenho para lhe dar são palavras de agradecimento. Porque eu não nasci do seu ventre, mas você me acolheu como uma filha de verdade. Porque você lutou com todas as suas forças para que eu tivesse tudo o que precisava. Na verdade, eu nunca senti em algum momento que tivesse sido adotada e isso é sem dúvida mérito seu.

Você merece que eu lhe chame de mãe porque me conquistou com amor genuíno. Em seus braços eu sempre encontrei proteção, um abrigo para todas as ocasiões e conselhos que fizeram de mim a pessoa que sou hoje. É um orgulho dizer que você é uma mulher de verdade, uma guerreira que merece todos os elogios do mundo.

Um dia eu quero ser como você. Ter no coração uma generosidade infinita e fazer com que aqueles que me rodeiam sintam uma grande admiração por mim. Sim, você é tudo isso, minha mãe!

Ando com saudades de café com pão. De namorados dando beijinhos no portão. De pedir bênção a pai e mãe. (Deus te abençoe!) De ver um varal cheio de roupa, com cheiro apenas de sabão. De ver alguém sorrindo enquanto, lava a louça com bucha vegetal.
De sentir respeito pela polícia. De cantar o Hino Nacional, com mão no peito e lágrimas nos olhos. De acreditar que o Brasil ganhou a Copa do Mundo porque jogou direito. De saber que o Zezinho, filho do porteiro, não vai morrer de dengue. E que Maria feirante poderá ter um filho médico.
Saudades de homens que usavam apenas o assobio como galanteio. Fiu-fiu! Morro de saudades do tempo em que o presidente de uma nação era o mais respeitado cidadão do país. Que cadeia era lugar só de ladrão. Acho que andaram invertendo a situação. Ando com saudades de galinha de galinheiro. De macarrão feito em casa, com tempero sem agrotóxico. De só poder tomar guaraná em dia de festa. De homens de gravatas. De novela com final feliz. De pipoca doce de pipoqueiro.
De dar bom-dia à vizinha.
De ouvir alguém dizer obrigado ao motorista e ele frear devagarzinho, preocupado com o passageiro. Saudades de gritar que a porta está aberta para os que chegam. Saudades do tempo em que educação não era confundida com autenticidade.
Hoje, se fala o que quer em nome de uma "tal" verdade e pedir perdão virou raridade. Ando com saudades de ver no céu pipas não atingidas pelo efeito estufa. Saudades das chuvas sem acidez, que não causavam aridez. Saudades de poder viajar sem medo de homem-bomba.
De ser recebida com pompa em outra nação. Atualmente, reina a desconfiança no coração. Sinto muitas saudades do rubor das faces de minha mãe, quando se falava de sexo. Totalmente sem nexo Hoje, ele é tão banal que até eu banalizei.
Acho que a maior saudade que tenho é a saudade de tudo que acreditei. Para meus filhos não poderei deixar sequer a esperança. Hoje, já não se nasce criança!

Eu era pequena ainda quando um novo bebê chegou à nossa casa. Certamente devia alegrar-me com o irmãozinho porém os cuidados e atenções com que nossos pais cercavam encheu-me de ciúmes e muitas vezes chorava ao pensar que tinha perdido o carinho antigo.
Vovô cultivava uma horta nos fundos de nossa casa. Em certo dia em que eu estava mais envenenado de ciúmes do que nunca, ele me chamou. Fui ver o que queria. Estava de cócoras junto a um canteiro onde semeara alface. As mudinhas, de um verde muito tenro, brilhavam à luz daquela manhã límpida e tranquila. Vovô, mergulhado no trabalho de separar, delicadamente, as mudinhas, não parecia ter percebido a minha emoção. Ele me disse:
– Preste atenção! Estou separando as mudinhas e, depois, irei plantá-las no lugar certo. Sabe, filho, o carinho é como a alface: precisa ser dividido para crescer melhor. Quando eu era da sua idade gostava muito de minha mãe. Fiquei rapaz e, um dia, conheci uma jovem, casei-me com ela e tivemos um filhinho.
Depois veio outro e outro. Mas, cada um que chegava não tirava nem um pouquinho do outro. O amor é uma coisa muito curiosa, quanto mais é dividido mais cresce e mais forte se torna. Seu pai e sua mãe estão ocupadíssimos com o bebê porque ele é pequenininho, frágil e desamparado. Mas pode crer que o amor que tinham por você ainda se tornou maior...
À medida em que eu via os pés de alface crescendo, belos e exuberantes, uma nova alegria nasceu em meu coraçãozinho ciumento. O carinho de papai e mamãe, dividido, crescia também, a cada dia, como aquela planta que tivera de ser dividida para que uma muda não sufocasse a outra.
Muitas vezes, depois disso, quando me perturbava o desejo de posse exclusiva, o canteiro de vovô parecia se retratar em minha mente, dando-me uma nova perspectiva de paz e serenidade.
Quanto mais dividido, mais forte e mais profundo se torna o amor. Nunca pude me esquecer disso...

Como uma sentença, todos vivemos nossas vidas na sombra do inevitável e terrível desfecho que é a morte. Uma certeza que mesmo assim, sempre nos consegue pegar de surpresa quando nos atinge através dos que mais amamos.

Foi assim que me senti quando você se foi, minha querida mãe. Quando abro os olhos a cada nova manhã, ainda penso estar vivendo um pesadelo, pois ainda passou pouco tempo e custa a acreditar que tudo isto é real.

Desde então minha alma vive em um luto carregado, em uma melancolia incurável, em uma saudade insustentável. Talvez a sabedoria popular prove ter razão e o tempo tudo melhore, talvez. Mas por enquanto saber que está para sempre longe, para sempre inalcançável, é a mais insuportável das ideias.

Minha querida mãe, não importa onde esteja agora, não importa quanto tempo tenho de esperar para a poder reencontrar além da vida. Esta saudade vai ser eterna, pois para sempre eu vou amar você!

Amiga querida, parabéns pela gravidez, parabéns pelo baby que vem aí! Já consigo sentir o cheirinho de bebê no ar e vislumbrar todas as fofices que vêm por aí. Imagino como você está feliz, sei muito bem como você sonhava com este momento e como ele é importante para você.

Desejo toda a felicidade do mundo, que a sua gravidez seja muito calma e feliz, que o seu bebê venha ao mundo com muita saúde e que seja uma criaturinha iluminada. Prepare-se porque agora a sua vida vai mudar, você vai entender o que é o amor incondicional, mas tenho certeza que você será uma mãe maravilhosa e sei que fará um trabalho espetacular como mãe.

Parabéns, parabéns e parabéns! Estou muito feliz por você e espero poder acompanhar os meses que vêm por aí bem de pertinho, curtindo com você cada momento.

Um beijo muito carinhoso.

É tão bom saber que você existe e está presente em todos os momentos da minha vida, Mãe! Feliz Aniversário! Você sabe que nossa relação depende mais de atos e ações que de palavras ou livros.

É que nunca vou cansar de tratar com carinho a pessoa mais especial do meu mundo, do meu infinito de sentimentos. Procure o melhor do seu dia, mãe! Beijo.

Você tem passado por tempos difíceis, mãe! Parece que tem andado esquecida pela sorte, mas isso não é razão para desistir. Baixar os braços e deixar cair a cabeça nos ombros nada resolve.

Na verdade, você sempre foi minha fonte de inspiração pela força, pelo empenho e pela fé e esperança. Tenho certeza que você não me vai desiludir. Lute, mãe! Lute sem parar! Eu estou do seu lado. Força! Eu te amo.

Sinto tanto sua falta minha mãe! Desde a hora que você se foi que o mundo parece ter desabado aos meus pés. Parece que tudo que faço não tem o mesmo carinho de antes, nem a mesma força. Sinto até que a vida tem outro sabor, um sabor ruim!

Tenho pensado muito em nós duas e acredite que eu dava minha vida por você – sem hesitar! Adorava ter mais uns minutos do seu lado para trocar umas últimas palavras, uns últimos gestos de carinho e conforto. Um último beijo! Adorava olhar em seus olhos mais uma vez e agradecer tudo aquilo que você fez por mim!

Em breve, vou retomar meu caminho, vou honrar você para meus filhos e prometo manter vivo seu nome todos os dias, porque você merece, porque você é a razão de minha existência! Muito obrigada por fazer parte de minha vida, minha mãe! Até sempre! Beijo.

Minha querida amiga, como lamento que esteja vivendo este momento, e todo sofrimento, desespero e impotência que deve estar sentindo. Os meus pêsames pela sua perda!

Sei o quanto você e sua mãe eram chegadas, e que para você ela era uma grande amiga. Infelizmente chegou o momento de você lhe dizer adeus, mas ela jamais partirá totalmente, não enquanto você viver!

Você honrará sua memória e a lembrará com saudade todos os dias, e lá onde ela agora está, velará por você e sentirá orgulho e felicidade no seu percurso de vida.
Muita força, minha querida!

Sei que é insuportável, e a dor que deve estar sentindo, a mais terrível de todas, pois uma mãe é um ser que é único e insubstituível na vida de todos nós. Mas a vida é mesmo isso, e a todos toca um dia partir ou ver partir.

Saiba que tem todo o meu apoio e disponibilidade para o que precisar, nem que seja apenas um ombro para chorar.

Querida mãe,

Foram seus delicados mas firmes braços que me carregaram e protegeram durante minha terna infância. É neles que hoje vejo marcas, cicatrizes que contam história de batalhas que você travou, só para me dar sustento e um futuro melhor. Mas a vida tem sido dura para você e não retribuiu seu esforço e dedicação. Hoje as dificuldades te sufocam, mas você nunca estará só.

Quero que saiba que seu exemplo é minha inspiração e que, se um dia for mãe, tentarei fazer as coisas do jeito terno e amoroso que você sempre fez para mim. Seja forte e tenha coragem para superar estes momentos difíceis. Nunca desista, pois você é a verdadeira âncora da nossa família.

Depois da tempestade o sol brilhará no céu. Os medos que hoje te invadem serão passado e, mais uma vez, você sairá vitoriosa. Darei minha vida pela sua, o meu sangue pelo seu bem estar e o meu esforço pela sua eterna felicidade.

É verdade que mãe só temos uma, mas quem tenta cuidar de nós com todo o carinho e atenção também merece esse título. Na verdade, você tem sido como uma segunda mãe e é difícil encontrar palavras para agradecer tudo o que tem feito por mim.

Quero corresponder à sua bondade, dando o meu melhor para nunca a decepcionar. Que nossas vidas continuem sendo abençoadas com bons momentos desfrutados em família!

Quanto vale contar um segredo para alguém que não apenas vai guardar mas que vai cuidar desse segredo como se fosse seu?

Quanto vale ficar horas rindo de uma piada totalmente sem graça?

Quanto vale aquele abraço que tem o tamanho certo daquela pessoa? E que se for dado por outra pode ser grande demais ou pequeno demais...

Quanto vale aquele sorriso grandão...e até meio abobalhado que só vem quando estamos juntos?

Quanto vale chamar a mãe de outro alguém de mãe, a irmã de mana e o pai de...pai!

Quanto vale aquele apelido bobo que só você sabe de onde vem?

Quanto vale olhar para uma foto e lembrar cada detalhe daquele dia?

Quanto vale ouvir uma música e marcá-la como se tivesse sido escrita para você e essa pessoa?

Quanto vale a insistência para assistir um filme que você não assistiria normalmente e no final descobrir que esse era quase seu filme predileto?

Quanto vale o ombro naquela hora que você precisa?

Quanto vale "aquele" sinal que só você e essa pessoa sabem o que significa?

Quanto vale ficar de madrugada cochichando para não levar uma bronca?

Quanto vale aquele torpedo que veio no momento que você mais precisava?

Quanto vale a presença, mesmo que em silêncio, de alguém que te faz bem só de olhar?

É...quanto vale um amigo?

A bíblia diz em Provérbios que "O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigos mais chegados do que um irmão"

Se você que está lendo já passou por alguma situação assim, certamente você tem um amigo!

Se você ainda não sentiu isso de alguém eu oro para que um dia você conheça um amigo para chamar de seu!

Eu não posso dizer que tenho muitos amigos não. Tenho muitos colegas, muitas pessoas queridas...mas amigos mesmo! Aqueles que eu quero levar pra vida toda são poucos. Mas que bom que eles existem!

E um sentimento assim...tão puro como a amizade só poderia vir de uma Fonte: Deus!

Isabel

Você ainda está no ventre da sua mãe e eu já não aguento de ansiedade por pegar você no colo! Confesso que só penso em apoiar seu corpo quando estiver dando os primeiros passos, por indicar o melhor caminho na fase das dúvidas e interrogações.

Você é muito desejada, querida neta! Prometo ser sua segunda mãe. Prometo amar você até ao último fechar de olhos! Até breve, princesa!

Querida Mãe,
Você será sempre o amor da minha vida! A pessoa que mais me toca no coração, a que mais me encanta, a que mais me faz feliz.

Temos uma ligação eterna e repleta de histórias maravilhosas para contar. E isso é o que mais me realiza, sabe? Na verdade, tudo que está relacionado com seu nome me comove e emociona de um jeito indescritível.

Sim, porque seu modo de encarar a vida é inspirador e enche de coragem até os corações menos acreditados. Você, minha mãe, é tudo para mim. Eu te amo!

Mãe:
Me perdoe por todas as vezes que por falar sem pensar te magoei. Por muitas vezes ao invés de lhe dar as mãos, te virei as costas. Por em alguns momentos não ser aquele filho que você sempre quis.
Hoje, depois de tudo percebo que ainda preciso mudar em algumas coisas, e que uma pessoa se fez essencial na minha vida: você.
Obrigado por todos momentos dedicados a mim, pelas palavras, pelos conselhos, pelo amor, pela honestidade, pelo afeto, pela amizade. Saiba que nunca deixarei de te amar, e mesmo não parecendo quero que um dia todos estejam felizes, sem problema algum.
Torço muito pela nossa família. Torço muito por você, que durante toda sua vida se mostrou uma pessoa capaz de conseguir tudo o que quer. Me espelho muito em você, e és um exemplo a se seguir.
Hoje, depois dos momentos que passamos juntos, olho para trás e vejo que tenho uma pessoa em quem posso me apoiar sempre que estiver necessitando de amor e compreensão. Muito mais do que mãe você é minha amiga, meu escudo contra todas as coisas ruins, pois a partir do momento em que transpassam a sua barreira de amor, enfraquecem, me poupando do mal.
Só uma palavra pode exprimir exatamente o quanto estou grato: obrigada.
Te amo muito...

Todos os dias vivo com sua imagem gravada no meu pensamento, e esta saudade que pesa no peito. Mas em dias como este, sua ausência é ainda mais dolorosa, pois custa muito não ter você aqui, não lhe poder dar um abraço e um beijo de parabéns, minha mãe; nem hoje, nem nunca mais...

Mas ainda que doa muito, para sempre vou assinalar esta data, pois foi o dia em que você veio ao mundo para o enriquecer! E agora que já não está mais entre nós, seu espírito perdurará para sempre.

Você está presente através do meu amor, da minha saudade, de tudo o que me ensinou. De tudo o que você fez enquanto viveu, e que deixou marca profunda em todas as pessoas que conheceram e amaram você.

Com saudade e amor eterno deixo esta sincera homenagem, minha saudosa e amada mãe!

Você merece todas as coisas lindas que a vida possui, mãe! Ser sua filha adotiva foi o melhor que aconteceu em minha vida, porque aprendi que o amor é o caminho para felicidade!

Quero agradecer tudo que fez por mim. Você me pegou no colo, me abraçou nas noites frias, me deu beijo matinal e me educou para ser hoje a mulher que sou.

Você lutou contra tudo e todos para me oferecer bem-estar, alegria, felicidade. Você é meu ídolo, minha heroína! Obrigado por ser a melhor mãe do mundo!

Mãe tem muitos nomes. Para mim, "madrinha" é um deles! Ser sua afilhada é um presente sem igual que a vida me ofereceu. Lembro de todas as coisas que você me proporcionou!

Recordo com precisão das brincadeiras que tinha com você quando era criança. Sempre que olho em seus olhos, sinto que estou revivendo maravilhas do passado. É que seu carinho sempre amaciou meu coração, sempre alegrou meus dias! Você, madrinha, é minha mãe também!

Querida filha,

Estou tão feliz em saber que você está grávida que é como se isso estivesse acontecendo comigo. Já sinto uma grande ansiedade e um forte desejo de ver o neto que você dará para mim, mas a minha maior alegria é sobretudo por saber que você irá passar por uma experiência maravilhosa.

Quando você for mãe, vai ver como tudo irá mudar. Haverá responsabilidades acrescidas e receio de que algo de mal possa acontecer com o seu filho. Mas a felicidade de ter um bebê nos braços que saiu do nosso ventre, a emoção de poder olhar o seu rosto e tocar na sua pele são sensações sem dúvida indescritíveis.

Eu quero estar do seu lado quando esse momento importante chegar. Segurar sua mão e dizer que você será a melhor mãe do mundo. A honra que tenho em ter você como minha filha é a que espero que você sinta com essa dádiva que vem a caminho.

Desde que nasci você esteve ao meu lado. No seu colo você me segurou, quando tropecei me amparou e quando caí você me levantou. Conheci o mundo de mão dada com você, e aprendi a falar escutando suas palavras.

Você me deu a vida e ainda hoje me ensina como a viver, e quando erro você continua me apoiando e me indicando o caminho certo. Você, minha mãe, é a razão de eu existir e de ser como sou, e você sabe que eu tento ser melhor a cada dia.

Obrigado por ser uma mãe tão maravilhosa, por ser uma mulher tão especial! Sou um filho orgulhoso e também um privilegiado, pois nunca me faltou amor, carinho e apoio. Te amo, mamãe!

Ser mãe solteira é carregar uma pesada responsabilidade. Nem sempre estamos prontas para sofrer uma mudança dessas na nossa vida, mas o amor que sentimos por esse presente a quem chamamos de filho, torna a nossa mentalidade mais madura.

São tempos de dúvidas e incertezas que apertam o nosso coração. São momentos de receios sobre se vamos ter o necessário para cuidar do nosso bebê. Mas ser mãe hoje em dia é um ato de coragem e quando isso acontece jamais nos devemos arrepender.

Vovó do meu coração, quem tem alguém como você na vida, tem tudo! Você nunca foi apenas avó, apenas amiga, apenas mãe... Você sempre foi tudo para mim. Meu apoio, meu colo, meu rumo. Você foi a luz na escuridão, o sorriso quando corriam lágrimas dos meus olhos, a voz da razão quando me desviei do caminho.

Nunca poderei agradecer e honrar você com todo merecimento. Pois não há no mundo palavra que descreva com louvor todo seu valor, ou gesto ou homenagem que sirvam com justiça.

Minha avó, minha mãe, meu tudo, eu amo muito você!