Um viajante caminhava pelas margens de um grande lago de águas cristalinas, imaginando uma forma de chegar até o outro lado, aonde era seu destino. Suspirou, profundamente, enquanto tentava fixar o olhar no horizonte. A voz de um homem de cabelos brancos quebrou o silêncio momentâneo, oferecendo-se para transportá-lo. Era um barqueiro.
O pequeno barco envelhecido, no qual a travessia seria realizada, era provido de dois remos de madeira de carvalho. O viajante olhou detidamente, percebeu haver letras em cada remo. Ao colocar os pés empoeirados dentro do barco, observou que eram mesmo duas palavras.
Num dos remos estava entalhada a palavra ACREDITAR e no outro, AGIR. Não contendo a curiosidade, perguntou ao barqueiro o motivo daqueles nomes nos remos.
O barqueiro pegou o remo, no qual estava escrito ACREDITAR, e remou com toda força. O barco começou a dar voltas, sem sair do lugar. Em seguida, pegou o remo em que estava escrito AGIR, e remou com todo vigor. Novamente, o barco girou em sentido oposto, sem ir adiante. Finalmente, o velho barqueiro, segurando os dois remos, movimentou-os ao mesmo tempo, e o barco, impulsionado por ambos os lados, navegou através das águas do lago, chegando calmamente à outra margem.
O barqueiro disse ao viajante:
- Este barco pode ser chamado de AUTOCONFIANÇA. E a margem é a META que desejamos atingir. Para que o barco da AUTOCONFIANÇA navegue seguro e alcance a META pretendida, é preciso que utilizemos os dois remos ao mesmo tempo, e com a mesma intensidade: ACREDITAR e AGIR.
Não basta apenas ACREDITAR, senão o barco ficará rodando em círculos, é preciso também AGIR para movimentá-lo na direção que nos levará a alcançar a nossa META. Impulsione os remos com força e com vontade, superando as ondas e os vendavais, e não se esqueça que, por vezes, será preciso até remar contra a maré.
Ao por do sol, sozinha, à beira mar
Deusa caminha em corpo de sereia
Seus pés deixam pegadas na areia
Onda revolta teima em apagar.
Oh! mulher, donde vens, para onde vais?
O que procuras? Qual o pensamento
Que te coloca acima dos mortais?
Por que não vês o meu deslumbramento?
O sol se pôs e veio a escuridão
Nada se vê à beira mar agora
Mas como o mar palpita o coração.
A lua cheia no horizonte aflora
Oh! que tristeza, que decepção!
O vulto angelical já foi embora!
Que dia feliz, único e especial é aquele em que a Deus se consagra uma alma nova através do sacramento do batismo. Parabéns à família pelo batizado desse lindo bebê!
Que essa criança seja sempre fonte de grandes alegrias e orgulho. Que Deus guie e ilumine o caminho dela e a abençoe com muita saúde, sucesso, amor e amizades verdadeiras. Muitas felicidades para todos vocês, e que este dia fique marcado na memória de todos pelos melhores motivos!
Querido afilhado, neste dia tão especial e significativo para toda a sua vida, e também para as nossas, nós, os seus padrinhos, desejamos que a luz de Deus entre no seu coração e por toda a sua vida ilumine o seu caminho. Que a graça de Deus ajude você a crescer saudável, que sempre o proteja de todo o mal e que o oriente pela vida e o ajude a alcançar paz, amor, sabedoria e justiça.
Saiba que é um orgulho estarmos do seu lado neste dia, e por toda a sua vida prometemos assim será, pois para o bem e para mal, estaremos presentes sempre que você precisar. Por amor a você, aceitamos com orgulho e alegria esta grande honra, mas também enorme responsabilidade, de sermos seus padrinhos, e com igual entusiasmo nos comprometemos a ser exemplos de vida e de fé para você, a vida toda. Querido afilhado, nós amamos muito você e prometemos zelar pelo seu bem-estar, felicidade e orientar você.
Quando temos a oportunidade de compartilhar nossos dias no mesmo local de trabalho com pessoas tão maravilhosas quanto vocês, os anos passam rápido, pois a vida ganha mais significado e alegria. Vocês não são apenas meus colegas de trabalho, mas meus amigos.
Agora que mais um ano se finda eu quero desejar que o próximo traga ainda mais felicidade, prosperidade e saúde a todos. Que continuemos formando esta família unida e especial no trabalho, e que tudo que ficou por fazer, dizer e concretizar seja feito, dito e concretizado no ano novo.
Meus queridos colegas, meus grandes amigos, a todos os meus votos de um Feliz Ano Novo! Que despeçam o ano velho com muita alegria e animação, e que entrem no ano novo com o pé direito e muita esperança no coração!