Mensagens de Formatura

Parabéns Formando
O sucesso é daqueles que batalham, e com toda certeza você é um dos merecedores desse sucesso.
Parabéns pela formatura!
Que a alegria da formatura hoje, fique para sempre em você, para que a felicidade também contagie aqueles que da sua profissão se beneficiarem.
Meus parabéns!
Pessoas grandes são aquelas que lutam por ideais, e hoje nesta formatura você prova ser parte dessas pessoas.
Parabéns pela formatura!
A sua conquista vai impulsionar outras buscas e abrir novos horizontes, sempre apontando para um futuro muito luminoso.
Parabéns e muito sucesso!
Por acreditar que este dia chegaria você se esforçou e buscou a cada dia o seu sonho.
Merecidamente venceu, e hoje os aplausos são todos para você!
Parabéns, Formando!
Os que você alcançou hoje é uma pequena parte do que você ainda pode conquistar com o seu talento.
Parabéns!
O talento, a força de vontade e a persistência trouxeram você até aqui.
Parabéns!
Esperamos que esta vitória seja o início de muitas outras conquistas.

Meu amigo chegou o grande dia.
Sei que passamos momentos de tensão, períodos de dificuldades, horas e problemas que pareciam nunca passar.
Mais estávamos ali, firmes em nosso propósitos, perseverantes e principalmente com muita fé em Deus que este dia ia chegar.
Valeu a pena todo o sacrifício que passamos na nossa jornada até aqui.
Serviu para acumular experiências.
Agora vendo você e todos os nossos amigos de classe prestes a serem diplomados meu coração acelera, porque como orador da turma a emoção toma conta de mim.
Tento ser forte, corajoso...
Mais isso é mais forte que minha vontade, sinto meu corpo tremer, minha voz está estranha.
Uma vontade de sorrir se mistura com a vontade de chorar, sinto que a adrenalina está subindo cada vez mais.
O grande dia chegou, e agora é a hora de comemorar juntos nossa primeira conquista.
Obrigado Senhor, por nos abençoar, dar saúde e paciência para podermos chegar a até a formatura.
Amanhã é outro dia e nós estaremos cada um para um lado.
Caminhando um busca da nossa própria vida.
Que esta formatura seja uma das muitas vitórias a fazer parte de nossa vida.

Meu amigo, chegou o grande dia.
Sei que passamos momentos de tensão, períodos de dificuldades, horas e problemas que pareciam nunca passar. Mas estávamos ali, firmes em nossos propósitos, perseverantes e principalmente com muita fé em Deus que este dia ia chegar.
Valeu a pena todo o sacrifício que passamos na nossa jornada até aqui. Serviu para acumular experiências. Agora vendo você e todos os nossos amigos de classe prestes a serem diplomados, meu coração acelera, porque como orador da turma a emoção toma conta de mim.
Tento ser forte, corajoso... Mas isso é mais forte que minha vontade, sinto meu corpo tremer, minha voz está estranha. Uma vontade de sorrir se mistura com a vontade de chorar, sinto que a adrenalina está subindo cada vez mais.
O grande dia chegou e agora é a hora de comemorar juntos nossa primeira conquista. Obrigado Senhor, por nos abençoar, dar saúde e paciência para podermos chegar até a formatura.
Amanhã é outro dia e nós estaremos cada um para um lado. Caminhando em busca da nossa própria vida. Que esta formatura seja uma das muitas vitórias a fazer parte de nossa vida.

Durante anos de convívio desfrutamos bons momentos. Superamos dificuldades, enriquecemos nossas vidas. Cada um levará consigo qual seja o seu caminho. A saudade e o carinho, daquele que se tornou... amigo.

De todos fica a saudade, o aperto no peito, os momentos que partilhamos, os sonhos que sonhamos. De tudo ficará também aquele sorriso de encontro. De tudo que fomos saudade! Para tudo que sejamos, força, coragem! Sentiremos saudades!

Se a nossa amizade depende de coisas como o espaço e o tempo, então, quando finalmente ultrapassarmos o espaço e o tempo, teremos destruído a nossa fraternidade!
Mas, ultrapassando o espaço, tudo o que nos resta é aqui.
Ultrapassando o tempo, tudo o que nos resta é agora.
E entre aqui e agora você não crê que poderemos ver-no uma ou duas vezes?

Juntos transpusemos muitas barreiras e carregamos a marca da experiência que tivemos.
Que tudo o que aprendemos seja luz em nosso caminho e que a amizade cultivada no convívio universitário perdure para todo o sempre, a despeito das distâncias que nos possam separar.

Obrigado a vocês que compartilharam os prazeres e dificuldades desta jornada.

A todos que nos deram seus votos de confiança, apoiando-nos a cada passo na organização desta formatura, expressamos todo nosso carinho e sinceros agradecimentos.

Faltam-me expressões suficientemente adequadas para dizer-te da grande alegria que me invade a alma nesta oportunidade.
Confesso que, ao receber o convite da tua formatura, vendo o teu nome entre os formandos, não contive a grande emoção. Porque acompanhei teu grande esforço nessa conquista, testemunhei tua dedicação a esse ideal de maneira categórica, vi que ano após ano te empenhavas mais e mais em alcançar teus fins, considero também um pouco minha a tua vitória e até chego a ficar orgulhosa demais, como se fosse eu a receber o diploma!
Deixo aqui o meu abraço comovido, extensivo aos teus pais, cuja felicidade também deve ser imensa, e rogo a Deus, que te concedeu esta magnífica ascensão aos primeiros degraus da carreira, que te cumule de sucessivas vitórias, de que és merecedor pelo talento e pelos predicados morais.

Valeu a pena? Sim, valeram a pena os dias de angústia, de cansaço, de tédio e exaustão. Valeram a pena todos os passos pelo caminho traçado. Cada momento vivido nessa louca correria em busca de um objetivo em comum, valeu a pena.
E agora que não mais irão de mãos dadas e juntos continuar a jornada de suas vidas? E agora que deixam, para também seguirem seus caminhos, os companheiros de longa data? E agora que a estrada se estende ao longe até se perder de vista? Caminhemos.
Navegar é preciso. Não podemos esquecer que, embora a alegria do presente exista, o futuro reserva outras a mais. Se antes a força do conjunto amparava as quedas, hoje estão preparados para aguentar as tramas da vida. Deixar para trás momentos plenos de união e companheirismo é doloroso, mas não podemos nos estagnar no tempo. É necessário seguir em frente, buscar nossos objetivos com muito esmero e dedicação, para encontrar o novo.
A amizade de tantos anos fica, assim como o respeito e as boas lembranças jamais serão esquecidas. O tempo não para e precisamos dar continuidade à vida. Nossos meninos, outrora indefesas crianças, agora estão diante do seu próprio tempo e suas escolhas hoje refletirão o amanhã.
Esta noite é especial para todos nós, professores, pais e amigos. Esta é a noite em que confirmamos que o esforço feito em prol de uma boa educação para nossos meninos valera realmente cada gota de suor, cada lágrima, cada sorriso na construção do caráter de cada um desses alunos da maior escola de todas, a vida.
O momento da formatura não é somente uma festa em homenagem a primeira de muitas conquistas, mas também marca um rito de passagem, quando a criança toma consciência do que é o estar no mundo e se prepara para a interação com ele.
Este é um dia especial para todos nós pela alegria desta etapa concluída com êxito, da perspectiva para o caminho vindouro. Não chegaram ainda ao fim, pois a jornada é longa, mas temos a certeza de que o caminho futuro reserva gratas surpresas.
Por isso afirmo a vocês: sim, valeu muito a pena.

Hoje sinto uma alegria que parece não caber dentro do meu peito.
Passaram-se os anos, mas consegui ver sua formatura.
Não importa para mim quanto dinheiro gastei, quanto tempo trabalhei, o que importa na verdade é saber que hoje você está recebendo seu diploma universitário e isso vai ficar marcado na minha mente.
A partir desse momento você está apto a dar sua contribuição para a nação.
Faça jus ao suor que derramei para ver você ser o que é hoje e exerça sua profissão com sabedoria, dignidade e competência.
Faça aos outros o que gostaria que fizessem por você e lembre-se que no céu tem um ser que te guia, Deus e na terra alguém que te ama, eu.
Parabéns filho, que Deus te dê vida e saúde para que seja sempre um vencedor.

Que o seu caminho se abra a cada passo, aonde for, que o vento companheiro seja sempre a seu favor, que o sol sobre o seu rosto acenda alegrias em seu coração e você sinta a cada passo que Deus proteja você com o poder de Sua mão.

...Dói de tanto medir a distância
saber que não vou te tocar
além da lembrança.
A tua falta é sol sem calor
está aqui, mas se foi.
Virou estrela,
a nossa estrela do céu.

Sei que de onde estás,
sempre me guiou pelo melhor caminhos que julgaste.
E hoje estou aqui, mesmo com a distância
e a saudade, este diploma que acabo de
sentir em minhas mãos
é tão teu quanto meu.

Obrigada minha estrela, aquela que nunca deixou meu caminho sem tua luz.
Continuaremos juntos a caminhar e iluminar à todos.
Pois com teu apoio, não temo nada e sem ele nada seria!

Uma das maiores verdades que existe é que é muito mais difícil compreender aquilo que não conhecemos, e para entender o funcionamento do mundo que nos rodeia e o comportamento das pessoas que fazem esse mundo funcionar é necessário nada mais que conhecimento.

Ter uma profissão ou um diploma não nos dá automaticamente sabedoria, é muito mais complexo que isso, para ter a tão aclamada cultura é preciso pelo menos ter contato com o maior número de informações sobre os mais variados temas. Para ter um bom relacionamento com qualquer tipo de pessoa muitas vezes conseguir resolver uma equação matemática pode ser menos importante que saber a receita de um bom brigadeiro.

Logicamente ter uma formação complementa muito bem nosso repertório e aumenta nossa percepção do mundo, mas entenda que isso é só uma pequena parte do todo. Ninguém sabe tudo, e em um mundo cada vez mais interativo, tenha certeza que para chegar ao sucesso saber um pouco sobre tudo tem muito mais valor que ser especialista em quase nada.

Aproveite a chegada ao mercado de trabalho como uma nova fase para absorção de outros conhecimentos, novas informações que certamente ampliarão consideravelmente o entendimento do que realmente é sabedoria.

Você uma pessoa vencedora, merecedora de aplausos e elogios desse público ansioso que esperou tanto tempo na expectativa de te ver usando o pré nome de Doutor.
Entre essa torcida fiel, formada por parentes e amigos sempre estive eu, com os dedos cruzados torcendo por você e confiante de que você não só nos daria a alegria de te ver formado, como também de ter a certeza de que no seu futuro promissor fará bom uso do que aprendeu e será uma peça importante para a construção de um Brasil melhor e mais hostil.
Depositamos em você a nossa esperança do futuro tão sonhado. Você é uma pessoa muito especial...
Parabéns!

Tudo é cíclico na natureza!
A semente que brota, cresce, floresce, morre, mas já retorna para a terra naquela partícula que será o começo de outra florada.
A água que evapora, forma nuvens, adquire outras formas, mas retorna chovendo em outras planícies, formando outros lagos.
O fruto que nasce, amadurece, cai e faz nascer nova árvore e novos frutos que nada mais são do que partes dele mesmo.
O homem é criado para florescer, experimentar várias paragens e frutificar...
Por que fugiria o homem a essa regra? Não faz ele também parte da natureza?
Seu crescimento é cíclico, e se engana aquele que acha que o renascimento cíclico é uma volta ao mesmo ponto. Cada volta é uma volta, cada ponto é um novo ponto. Cada vida, é uma nova vida. Mas como a semente, que a cada colheita melhora a qualidade do fruto, retorna e avança o homem rumo a novos "floresceres".

- "Sou livre quando amo o que faço. Sou livre quando aceito que o mais importante é a minha consciência. Sou livre quando sei que, na hora do fracasso é sempre tempo de começar outra vez. Sou livre quando sou capaz de amar o instante da vida que eu tenho nas mãos."

Quando tudo acabar vai ser um prazer
sem trabalhos, sem T.I, sem TCC
vai ser a hora de por tudo em prática,
vai ser o momento da ação,
mais também vai ser um momento de tristeza,
pois vai bater aquela saudade da minha turma de Administração,
vou lembrar-me dos amigos e de tudo que vivi,
de quantas vezes eu chorei e momentos que sorri,
vai passar um filme na cabeça, de lembranças sem igual,
de como tudo que era difícil, complicado, tão real,
e vai fazer tanta falta que vai dar aquela vontade de viver tudo de Novo,
mais o tempo haverá passado e só lembranças restaram,
de amigos, professores e tantas pessoas com quem aprendi,
que nada na vida é em vão,
em meus olhos lagrimas iram escorrer,
e um coração acelerado ira responder,
que na vida deve-se dar valor a todas as pessoas e momentos,
pois poderão não se ver mais e os momentos desaparecer.

Nossa convivência não prescreve. Já legalizamos o coleguismo. Constitucionalizamos a união. Denunciamos a discórdia, condenamos o desalento. Julgamos o destino e absolvemos a solidariedade. A amizade está transitada em julgado. Ou bem ou mal, ou certo ou errado, nós fizemos direito.

No início deste ano, tudo era novo: o fato de sermos universitários, os colegas vindos de diferentes escolas, lugares e cidades, de diversas idades e personalidades. Nossa! Como era gostosa a sensação de descobrir esse novo mundo! Sentíamo-nos amedrontados em pensar se tínhamos ou não feito a escolha do caminho certo.
Mas existiam aqueles que estavam mais confiantes de que estavam no início de sua caminhada... Todas aquelas pessoas, naquela nova sala, nova escola... E pensar que iríamos conviver com elas por mais quatro anos!
Mas o tempo foi passando e junto com ele vieram os compromissos, as amizades, as diferenças. Achávamos que o final do ano era um futuro longínquo. Porém esse futuro está se tornando presente. Damos graças a Deus por estarmos nos formando.
Mas em breve tentaremos esconder de todos que sentimos saudades da faculdade. Não somente da sala, mas do corredor, das aulas que cabulamos, do trajeto dos ônibus, dos requerimentos e até mesmo dos professores chatos.
Sentiremos saudades de qualquer lugar da faculdade onde aprendemos a sermos felizes, a ter amigos e a lutar por alguma coisa.

Há cinco anos ingressávamos neste curso: um grupo de ideias, idades e origens diferentes. Vivemos momentos de alegrias e tristezas. Em comum, um ideal a ser conquistado... Juntos vencemos! Pela convivência destes anos, pelos laços que se formaram, não nos despedimos, e sim, nos cumprimentamos por acreditar que ninguém irá só, mas prosseguiremos juntos na lembrança, com saudade e com esperança.

Estamos cada vez mais com a necessidade de formarmos cidadãos, cidadãos completos, sedentos por viverem sendo úteis ao mundo, ao próximo, a construção e reconstrução do mundo.
Na busca de seres que agilizem e concluam projetos encontramos você, não mediu esforços para aprender sempre, faz bom proveito do que sabe e não se sente um ser cansado quando de sol a sol, sobre grande tempestade ou na correria para não perder conteúdos, sabedoria a ser aplicada em breve.
Você galgou com paciência a escada que leva a vitória, não mediu esforços para chegar onde chegou.
Ao tomar em suas mãos o diploma faça em silêncio uma prece por ter chegado onde nem todos chegam, mas você com o apoio dos seus, chegou.
Faça desse dia o começo de uma nova vida.
Parabéns!

Acabamos de vencer uma batalha, dentre muitas com as quais haveremos de nos deparar. Neste momento, conquistamos uma vitória... Ao longo de nossas vidas, todos nós fizemos escolhas e fomos convidados a seguir em frente para atingir nosso ideal. Hoje é o fim de uma trajetória e início de outra. Estudamos sobre a mente, sobre o comportamento e sobre o desenvolvimento humano. Fomos trilhando caminhos subjetivos.
Nas diferenças formamos nossa identidade. A partir de escolhas, construímos nosso saber. Amadurecemos. Passamos por vários momentos, obstáculos, situações difíceis, mas também felizes e enaltecedoras, e hoje já não somos mais os mesmos. É nessa nova fase que se definirá o nosso futuro, e até aonde cada um chegará na vida.
Que nosso conhecimento não seja um obstáculo à humildade, pois o desejo de ter sempre razão é o maior obstáculo às ideias novas. É melhor termos ideias suficientes, mesmo que algumas delas estejam erradas, do que termos sempre razão e não termos quaisquer ideias.
Não é importante sermos sérios para todas as coisas, mas sermos sérios para as coisas importantes, pois, quando um ser humano desperta para um grande desejo, todo universo conspira a seu favor.

Hoje tenho tempo
tenho todo tempo do mundo
para pensar em nós
em mim
em ti
em todas as pequenas coisas
que fizemos
e que até agora não entendo
porque tudo acabou
como tudo acaba
como o rio que se perde no mar
eu sei não foi culpa sua
foi minha
por causa desse bobo orgulho
perdi mil coisas boas
e tudo acabou quase sem querer
e hoje me lembro das nossas manhãs
e sinto o calor de nossos corpos
abraçados formando um acorde maravilhoso
que nunca mais pude esquecer...

Hoje nos despedimos.
Por vários anos passamos por dificuldades, inseguranças, erros, acertos, vitórias e alegrias. Chegamos ao final com a certeza do dever cumprido.
Durante todo esse tempo fomos colegas, amigos e até irmãos, choramos e sorrimos muitas vezes juntos e isso nos fez pessoas diferentes. Diferentes porque o riso e a lágrima têm a capacidade de unir pessoas e ao nos separarmos levamos um pouco um do outro e deixamos um pouco de nós.
Colegas, muitas lutas nos esperam! Mas tenhamos sempre em nós essa força que nos trouxe até aqui e que agora nos leva a seguir caminhos diferentes. A saudade de todos e a esperança de um breve reencontro estarão sempre em nossos corações.

-..."Não basta lutar. Não é bastante a presença do dever ser humano e humano. É preciso ampliar cada sinal que aponte para um novo e diferente vínculo onde o afeto e a conquista estejam presentes. Não basta que o trabalho seja fonte de bem-estar e distribuição de renda. É preciso que a dignidade seja a mediação ética referendada no caminhar humano". Valeu a pena? "Tudo vale a pena se a alma não é pequena."