Juan ia sempre aos serviços dominicais de sua congregação. Mas começou a achar que o pastor dizia sempre as mesmas coisas, e parou de frequentar a igreja.
Dois meses depois, em uma fria noite de inverno, o pastor foi visitá-lo.
Deve ter vindo para tentar convencer-me a voltar pensou Juan consigo mesmo. Imaginou que não podia dizer a verdadeira razão: os sermões repetitivos. Precisava encontrar uma desculpa, e enquanto pensava, colocou duas cadeiras diante da lareira, e começou a falar sobre o tempo.
O pastor não disse nada. Juan, depois de tentar inutilmente puxar conversa por algum tempo, também calou-se. Os dois ficaram em silêncio, contemplando o fogo por quase meia-hora.
Foi então que o pastor levantou-se, e com a ajuda de um galho que ainda não tinha queimado, afastou uma brasa, colocando-a longe do fogo.
A brasa, como não tinha suficiente calor para continuar queimando, começou a apagar. Juan, mais que depressa, atirou-a de volta ao centro da lareira.
- Boa noite disse o pastor, levantando-se para sair.
- Boa noite e muito obrigado respondeu Juan. A brasa longe do fogo, por mais brilhante que seja, terminará extinguindo rapidamente.
O homem longe dos seus semelhantes, por mais inteligente que seja, não conseguirá conservar seu calor e sua chama. Voltarei à igreja no próximo domingo.
Hoje, filha querida, você está fazendo 15 anos...
Que emoção para um coração de mãe que te carregou no ventre e desejou para sua vida os melhores e maiores sonhos.
Que data especial para se fazer planos de felicidade! Solte sua alegria e deixe-a bailar no compasso da emoção!
Você é uma linda jovem que está deixando para trás um mundo de bonecas e de fantasias infantis, para fazer parte do mundo maduro e complicado dos adultos.
Não tema nada minha filha, ao seu lado estou e estarei sempre, pois meu amor por você é infinito, forte e ultrapassa qualquer fronteira de tempo ou de distância.
Eu te amo filha e quero que sintas a minha emoção por te ver completar 15 anos.
Viva intensamente o dia de hoje, ele é inteiramente seu e receba o carinho de todas as pessoas que te cercam e que te desejam somente o bem.
Este momento agora é somente o começo, o início de uma vida linda e plena de realizações que você irá trilhar, com todo o meu amor e o meu apoio por muitos anos.
Parabéns filha pelos seus 15 anos!
Aprendi, graças a uma amarga experiência, a única suprema lição: controlar a ira. E do mesmo modo que o calor conservado se transforma em energia, assim a nossa ira controlada pode transformar-se em uma função capaz de mover o mundo. Não é que eu não me ire ou perca o controle. O que eu não dou é campo à ira. Cultivo a paciência e a mansidão e, de uma maneira geral, consigo. Mas quando a ira me assalta, limito-me a controlá-la. Como consigo? É um hábito que cada um deve adquirir e cultivar com uma prática assídua.
Mahatma Gandhi
Não sei onde esta amizade vai parar e na verdade espero que ela jamais tenha fim, pois o que nos une já é forte demais, já é um apego que não consigo controlar. Penso em você em todos os momentos e todos os momentos parecem pouco comparados com o meu desejo de sentir sua presença perto de mim.
Não sei onde esta amizade vai parar, mas de uma coisa tenho certeza: já não consigo viver sem você e é isso o que me faz feliz.
Ficar com você me mostrou algo que passei a minha vida inteira buscando. Quanto mais nós ficamos juntos, mais imagino que isso será algo duradouro no futuro. Isso nunca me aconteceu antes, e não tenho certeza de que acontecerá novamente. Nunca me apaixonei por ninguém até você chegar – pelo menos não um amor verdadeiro, de qualquer forma. Não dessa forma, e eu seria um imbecil se deixasse você se afastar sem lutar.