Os amigos cada vez mais se veem menos. Parece que era só quando éramos novos, trabalhávamos e bebíamos juntos que nos víamos as vezes que queríamos, sempre diariamente. E, no maior luxo de todos, há muito perdido: porque não tínhamos mais nada para fazer.
Nesta semana, tenho almoçado com amigos meus grandes, que, pela primeira vez nas nossas vidas, não vejo há muitos anos. Cada um começa a falar comigo como se não tivéssemos passado um único dia sem nos vermos.
Nada falha. Tudo dispara como se nos estivera – e está – na massa do sangue: a excitação de contar coisas e partilhar ninharias; as risotas por piadas de há muito repetidas; as promessas de esperanças que estão há que décadas por realizar.
Há grandes amigos que tenho a sorte de ter que insistem na importância da Presença com letra grande. Até agora nunca concordei, achando que a saudade faz pouco do tempo e que o coração é mais sensível à lembrança do que à repetição. Enganei-me. O melhor que os amigos e as amigas têm a fazer é verem-se cada vez que podem. É verdade que, mesmo tendo passado dez anos, sente-se o prazer inencontrável de reencontrar quem se pensava nunca mais encontrar. O tempo não passa pela amizade. Mas a amizade passa pelo tempo. É preciso segurá-la enquanto ela há. Somos amigos para sempre mas entre o dia de ficarmos amigos e o dia de morrermos vai uma distância tão grande como a vida.
Miguel Esteves Cardoso
Eu deveria mesmo te deixar em paz, como você disse, sua vida tá em ordem. Você tá cansado de bagunça e eu tô cansada de sempre ser a que bagunça.
O trilho para o sucesso é tempestuoso e repleto de dificuldades, por isso se sua vida estiver ficando invadida de inimigos fique sabendo que sua caminhada está indo na direção correta.
Na verdade, esse é o sentido errado das coisas. Todo mundo deveria torcer pela chance de todo mundo mas seja bem vindo ao mundo real. Aqui só interessa deitar a cabeça na almofada de consciência tranquila. Seus inimigos? Deixa eles e vai em frente que esse é o caminho.
O Dia dos Namorados será sempre uma data significativa para nós. Foi nesse dia que começamos a namorar e agora já estamos completando um ano de namoro. Lembro-me bem da sua conversa mole, reclamando que não tinha ninguém, por isso estava triste.
Com uma carinha aborrecida de dar dó, você clamava aos céus alguém para amar. Mas eu estava por perto e como também não tinha ninguém, foi mel no chá. Consolei a sua tristeza e ganhei um namorado, que até hoje está me fazendo feliz.
Meu amor, por isso estou escrevendo esta cartinha, para lembrar que no Dia dos Namorados do ano passado não tínhamos um ao outro, por isso estávamos tristes. Já não existe motivo para ficar emburrado, estamos felizes, comemorando o primeiro aniversário desse afortunado encontro.
Esse amor, que nasceu de nós dois, hoje inunda de felicidade os nossos corações. Sou feliz porque te amo, e te amando farei tudo para você também ser feliz. Estou lhe mandando um beijo apaixonado para selar a nossa relação.
Querido, no nosso Dia dos Namorados vamos comemorar juntos para que nossa felicidade se complete. Te amo muito!
Sinto tantas saudades suas, meu bem! Parece que as horas não andam e eu tanto queria que elas voassem para sentir novamente seu abraço.
Dava tudo para que amanhã fosse o dia do tal abraço, do gesto de carinho, da palavra de conforto! Eu amo você com todas as minhas forças, com todo meu sentimento. Volte logo, meu amor!