Um filho se queixava a seu pai sobre sua vida e de como as coisas estavam difíceis para ele. Ele já não sabia mais o que fazer e queria desistir. Estava cansado de lutar e combater. Vivia com a impressão de que, quando um problema era resolvido, um outro surgia.
Um dia, o pai, um "chef", levou-o até a cozinha. Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Logo a água das panelas começou a ferver. Numa delas o pai colocou cenouras, em outra colocou ovos e, na última, pó de café. Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra.
O filho deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ele estaria fazendo. Minutos depois, o pai apagou o fogo e retirou as cenouras, os ovos e o café, colocando-os em recipientes separados. Virando-se para o filho, perguntou:
– O que você está vendo?
– Cenouras, ovos e café – respondeu o filho.
O pai o trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras. Ele obedeceu e notou que as cenouras estavam macias. Em seguida, o pai pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Ele obedeceu e, depois de retirar a casca, verificou que o ovo endurecera com a fervura. Finalmente, o pai pediu que o filho tomasse um gole do café. Ele sorriu ao provar seu aroma delicioso e, enfim, perguntou humildemente ao pai:
– O que isto significa, pai?
O pai explicou-lhe que cada um dos ingredientes havia enfrentado a mesma adversidade: a água fervendo. Porém, cada um reagira de maneira diferente. Antes da fervura, a cenoura era rígida e inflexível, enquanto o conteúdo líquido dos ovos não se sustentava por si mesmo, sendo apenas protegido pela casca. No entanto, após serem submetidos à fervura da água, a cenoura tornara-se macia. Já o conteúdo dos ovos tornou-se firme e resistente por si só. O pó de café, contudo, era incomparável: ele havia transformado a água fervente em que fora colocado. Concluindo, o pai pergunta ao filho:
– Qual deles é você? Quando a adversidade bate à sua porta, como você responde? Você é uma cenoura, um ovo ou o pó de café?
Pai é pai!
Pode ser novo, pode ser velho. Pode ser branco, negro ou amarelo. Pode ser rico ou pobre. Pode ser solteiro, casado, viúvo ou divorciado. Pode ser feliz ou infeliz. Pode estar aqui ou já ter ido embora. Pode ter tido filhos ou adotando-os. Pode ter casa ou morar na rua. Pode usar terno ou tanga. Pode ser Deus ou humano. Pode estar trabalhando ou desempregado.
Pode ser tanta coisa ou simplesmente pai.
Mas todos, sem faltar um sequer fazem parte da criação que não só hoje, mas em todos os dias desta vida possa ser lembrado como aquele que muitas vezes não dormiu, muitas vezes ficou pensando na comida para levar para casa, muitas vezes engoliu sapos, muitas vezes chorou escondido, muitas vezes gargalhou, muitas vezes perdeu a hora, mas nunca deixou de pensar na coisa mais importante da sua vida: nós!
Onze pessoas estavam penduradas em uma corda num helicóptero.
Eram dez homens e uma mulher. Como a corda não era forte o suficiente para segurar todos, decidiram que um deles teria que se soltar da corda.
Eles não conseguiram decidir quem, até que, finalmente, a mulher disse que:
"se soltaria da corda, pois as mulheres estão acostumadas a largar tudo pelos seus filhos e marido, dando tudo aos homens e recebendo nada de volta e que os homens, como a criação primeira do mundo, mereceriam sobreviver, pois eram também mais fortes, mais sábios e capazes de grandes façanhas..."
Quando ela terminou de falar, todos os homens começaram a bater palmas...
E caíram da corda...
Nunca subestime o poder e a inteligência de uma mulher...
Apesar dos desafios que encontramos nesta vida, há lugar sim para uma atitude otimista, um modo de ver a vida da melhor maneira possível.
O Apóstolo Paulo escreveu com ênfase: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." (I Tes. 5:18).
O mesmo Apóstolo também instruiu o povo a ser sempre alegre, não importando as circunstancias.
O sábio Salomão também escreveu: "O coração alegre é bom remédio..." Uma pessoa otimista é uma benção ao nosso redor.
Portanto, nós mesmos necessitamos cultivar esta característica em nosso viver.
Alegre-se pelo que tem e anime-se a conseguir o que não tem.
Tenha alvos e empenhe-se a conquistá-los, sempre com alegria no coração.
Mesmo diante de obstáculos, tenha sempre uma atitude otimista.
Não seja daquelas pessoas que se estressam por qualquer coisa, e desistem sempre de seus alvos.
Uma atitude otimista é benéfica a nós mesmos, e a todos os que estão ao nosso redor.
Tenha portanto uma melhor qualidade de vida, sendo otimista, entusiasmado, perseverante, acreditando sempre que o melhor estar por vir.
Não fomos nós que escolhemos o momento em que nos tornamos primos, mas o mesmo não aconteceu em relação à nossa amizade. Um amigo não é algo que conseguimos automaticamente, mas sim uma pessoa que conquistamos e mantemos perto de nós no dia a dia. E para mim é uma honra saber que lutamos por isso e estamos agora unidos por uma relação tão forte e unida.
Você é alguém que me transmite muita alegria e que está presente sempre que preciso. É um orgulho ter um primo assim tão especial!