Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.
Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".
Para que serve? O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que um certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.
Qual a origem da palavra "folclore"? A palavra surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos. "Folk", em inglês, significa "povo". E "lore", conhecimento. Assim, folk + lore (folklore) quer dizer "conhecimento popular". O termo foi criado por William John Thoms (1803-1885), um pesquisador da cultura europeia que, em 22 de agosto de 1846, publicou um artigo intitulado "Folk-lore". No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se "folclore".
Qual a origem do folclore brasileiro? O folclore brasileiro, um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos principalmente por índios, brancos e negros.
Desejo que esta semana faça de você uma pessoa ainda mais feliz. Todos os dias temos oportunidade de encontrar novas motivações e também a possibilidade de descobrir novas razões para sentirmos alegria. Tudo depende da nossa atitude perante cada desafio.
Que no final destes sete dias que terá pela frente, você tenha um grande sorriso no rosto, a consciência de que deu o seu melhor e muitas bênçãos como resultado do seu esforço!
As decepções nos ensinam grandes lições e nos ajudam a compreender o verso e o reverso da vida!
Tenho ânsia de te encontrar. De conversar Contigo. Dizer o que penso e o que sofro.
Por isso, ensina-me a te ver, em todos os instantes dos meus dias, na primeira face que eu encontrar no caminho, no primeiro olhar que me for dirigido, na primeira voz que eu escutar, no primeiro aperto de mão.
No vento, que me toca de leve, na água cristalina que me serve, no sol que beija o meu rosto, na beleza da noite silenciosa e amiga.
Pois, só tu és a minha paz.
Pare. Reflita um pouco. Só o amor pode equilibrar a sua vida. Tudo pra você e por você
Se não fossem tantas perguntas
Talvez eu conseguisse responder
Mesmo que fosse apenas uma
Um pouco eu me acalmaria
Porque a dúvida atormenta
E destorce os fatos
Não vejo mais nada além de insegurança
Gostaria de começar sem medo
Gostaria de saber se um dia acordarei
Daquele sonho bonito
Se soubesse, perguntaria quando
E quando o "quando" chegasse
Eu estaria pronta
E não mais seria apanhada de surpresa
Talvez eu não sofresse
Se eu soubesse