Era uma vez um menino com temperamento muito forte. Seu pai deu-lhe um saco de pregos, dizendo-lhe que cada vez que ele ficasse furioso (bravo) pregasse um prego na cerca do fundo da casa.
No primeiro dia o garoto pregou 37 pregos, mas gradualmente ele foi se acalmando. Descobriu que era mais fácil "segurar" seu temperamento do que pregar os pregos na cerca.
Finalmente chegou o dia em que o garoto não se enfureceu nenhuma vez. Contou ao pai o que havia sucedido e pai sugeriu-lhe que, de agora em diante por cada dia que conseguisse segurar seu temperamento retirasse um dos 37 pregos.
Passou-se o tempo e o garoto finalmente pode dizer ao pai que tinha retirado todos os pregos.
O pai tomou o filho pela mão e levou-o até a cerca dizendo-lhe:
- Você fez muito bem meu filho, mas a cerca nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas quando está furioso, elas deixam uma cicatriz assim como as marcas da cerca. Você pode fincar e retirar uma faca em um homem. Não importa quantas vezes você possa dizer. "desculpe", a ferida mesmo assim permanecerá. Uma ferida verbal é tão ruim (maligna) quanto uma ferida física. Amigos são joias muito raras. Eles fazem você sorrir e estimulam você a ter sucesso. Eles emprestam um ouvido amigo, repartem uma palavra de elogio, eles querem sempre abrir seus corações para nós."
A história é sobre um ladrão que fora preso. O incidente aconteceu em 1887 em um pequeno supermercado de bairro quando um cavalheiro de meia-idade, Emanuel Nenger, deu à caixa uma nota de $20 para pagar por verduras e legumes que estava comprando. Quando a caixa colocou a nota na gaveta, notou que da nota escorria tinta em suas mãos, que ficaram molhadas ao embrulhar as verduras.
Ela conhecia o Sr. Nenger há anos e estava chocada. Ela pensou, – Este homem está me dando uma falsa nota de $20?
Mas ela despachou o pensamento imediatamente e deu a ele o seu troco. Mas $20 era muito dinheiro naqueles dias então ela comunicou o fato à polícia que, depois de obter uma ordem de busca, foi até a casa de Emanuel Nenger onde encontraram, em seu sótão, as ferramentas que ele esteve usando para reproduzir as falsas notas. Também encontraram um cavalete de pintura, pincéis, e a tinta que Nenger estava meticulosamente usando para pintar o dinheiro falso. Ele era um mestre.
A polícia também achou três quadros pintados por Nenger. As pinturas foram vendidas em leilão público por pouco mais de $16,000! A ironia é que ele levou quase tanto tempo para pintar algumas poucas e falsas notas de $20 quanto para pintar aqueles quadros que foram vendidos por mais de $5,000 cada.
Esta história me lembra de pessoas que gastam muito tempo e esforço criando uma "imagem" que possam apresentar para as pessoas com as quais entram em contato. Elas sairão de seu caminho para fazer você pensar que são generosos ou têm alguma outra grande qualidade. A ironia é que desprendem quase tanto esforço para criar estas "máscaras" quanto precisariam para desenvolver mesmo as qualidades – e que são infinitamente mais valiosas!
Pare por um momento e pense bem: você está mais interessado em desenvolver um bom coração, ou em tentar fazer as pessoas "pensarem" que você tem um bom coração?
Descobrir a direção da sua motivação, desejos, objetivos ou sonhos é um fator fundamental para construir de forma eficaz a estratégia que lhe permite se manter alinhado com as suas ações. Esta direção pode ser no caminho daquilo que queremos ou pelo contrário, no caminho daquilo que não queremos. A direção motivacional é um programa mental que afeta toda a nossa vida. A um nível biológico ou físico, todos nós desenvolvemos ambos: a motivação para nos afastarmos ou nos dirigirmos para algo. Nos afastamos da dor, desconforto, e stress, e nos dirigimos para o prazer, conforto, e relaxamento. Em determinadas alturas da nossa vida e em diferentes situações estas duas formas motivacionais podem nos servir. Todos nós usamos ambas em determinado grau. A motivação que surge quando nos dirigimos para o nosso objetivo e é mais apelativa do que a de nos afastarmos daquilo que não desejamos.
Miguel Lucas
Eu já bem sabia
Que você não ficaria
Um minuto mais
Eu que já fui tudo
Que você já quis no mundo
Há algum tempo atrás
Jamais esquecerei
Aquelas horas que passei
Junto ao teu lado amor
Embora eu soubesse
Que mais tarde o amor esquece
E só deixa a dor
Quando a gente ama
É cego e não reclama
Nunca o que tem
Pois ainda te quero
A qualquer hora eu espero
Por você Meu bem
Se estiver sofrendo
E quiser voltar correndo
Sabe onde me encontrar
Bem feliz serei
Eu juro! Não me importarei
O tempo que durar
Um sonho possível de realizar Quando você triste estiver Ele vai te acalentar Vai ser algo mágico e o mundo vai saber Que você nasceu, foi para vencer E é assim que deve ser.