Antes de adormecer, receba este pequeno carinho de alguém que admira você e quer que aconteça sempre o melhor na sua vida.
Desejo uma boa noite recheada de paz, alegria e muito amor. Que as boas energias sejam sua companhia no seu profundo sono e amanhã acordem você para mais um dia de muitas batalhas.
A muito tempo no Japão antigo existia um Velho Samurai que morava em um pequeno vilarejo, seu nome era Hatori Hanzo. Foi um grande general do imperador lutou inúmeras batalhas e guerras. Mas agora, estava velho e decidiu se ausentar já que não havia mais guerras e seu país estava em paz, neste vilarejo ele ensinava a arte de combate aos jovens e era respeitado e admirado por todos.
Certo dia chega um samurai mais jovem neste vilarejo procurando por Hanzo, sabendo que ele era um lendário samurai lança o desafio:
- Então você é o lendário Hatori Hanzo, não passa de um velho mas vim aqui desafiá-lo.
O velho samurai aceitou o desafio e ao amanhecer do dia seguinte foi ao centro do vilarejo onde estava seu desafiante, que arrogantemente blasfemou, xingou, cuspiu e ofendeu Hanzo.
O velho apenas ficou ajoelhado sem se mover ou dizer algo e sem se desviar das pedras que o seu desafiante atirava em sua direção. Logo entardeceu e todos estavam espantados pois "o lendário Hatori Hanzo estava com medo?!"
Depois de horas o jovem e arrogante samurai deu as costas frustrado e foi embora se vangloriando de uma vitoria que não existia.
Um dos jovens alunos de Hanzo se aproximou e perguntou:
- Mestre, o senhor poderia tê-lo vencido com apenas um golpe e ter calado aquele verme, por que ficou calado imóvel sem revidar?
Com um olhar paciente e um sorriso Hatori Hanzo respondeu ao seu aluno:
- Se alguém lhe oferecer um presente e você não aceitar, a quem o presente pertence?
O aluno responde:
- Ele pertencerá a ninguém mais do quem me ofereceu.
- Exato - responde Hanzo
- O mesmo acontece com alguém que te insulta, blasfema, xinga...se você não aceitar isto tudo retorna a quem lhe ofereceu.
Moral: A honra não está em vencer seu oponente com apenas um golpe, mas sim em ensinar-lhe a disciplina e o respeito através de superioridade moral. A maior batalha é aquela que não acontece.
Caro irmão semeie sempre, as boas sementes são abundantes e germinam facilmente, com um pensamento, um gesto, um sorriso, uma palavra de amizade, um aperto de mão.
Basta algumas atitudes que nada custam para ser sempre um ser humano de valor e de muitas qualidades.
Feliz aniversário hoje e também a cada dia de sua vida preciosa não faça nada em sua vida por uma mera obrigação, sinta prazer em tudo que realizar sempre com interesse, com atenção, como quem encontra no que faz um motivo maior para ser feliz.
Eu conto com a sua capacidade de pensar melhor, de fazer melhor e fazer sempre o melhor.
Feliz aniversário meu irmão!
O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranquila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: "Se eu fosse você..." A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina.
Não aprendi isso nos livros.
Aprendi prestando atenção. Todos reunidos alegremente no restaurante: pai, mãe, filhos, falatório alegre. Na cabeceira, a avó, com sua cabeça branca. Silenciosa. Como se não existisse. Não é por não ter o que dizer que não falava. Não falava por não ter quem quisesse ouvir. O silêncio dos velhos.
No tempo de Freud as pessoas procuravam os terapeutas para se curarem da dor das repressões sexuais. Aprendi que hoje as pessoas procuram os terapeutas por causa da dor de não haver quem as escute. Não pedem para ser curadas de alguma doença. Pedem para ser escutadas. Querem a cura para a dor da solidão.
Rubem Alves
Não é fácil nos mantermos positivamente inspirados para aquelas atividades que repetimos todos os dias, e para complicar mais ainda, nem sempre temos o privilégio de poder deixar para depois aquilo que nos incomoda em determinado dia.
Por isso a convivência diária com a família, ou colegas de trabalho, pode ser um pouco desgastante. A alegria não nos envolve todos os dias, e algumas vezes tudo que mais queríamos é que tudo fosse diferente.
Mas para a maioria dos meros mortais, como nós, o que resta é ajustar-nos da melhor forma possível a estas imposições diárias, e tentar fazer o máximo para encontrarmos mais vezes com a felicidade. Precisamos procurar todos os dias por novos estímulos para executarmos melhor as atividades mais tediosas.
Tente incluir pequenos atos que podem o fazer mais feliz, como ouvir uma música ou executar tal tarefa enquanto conversa com um amigo, deixando o momento mais descontraído. Caso não seja possível adicionar este tipo de estímulo, utilize-o antes ou depois da atividade, pelo menos assim a felicidade aparece de qualquer jeito, seja no início ou no fim.