Nem sempre as coisas correm do jeito que queremos, do jeito que desejamos. E é aí que podemos desfalecer, cair, errar. Foi o que aconteceu comigo no momento que falhei. Você não merecia, amiga!
Errei e o arrependimento está machucando demais. Está sendo difícil demais! E eu só preciso seu perdão, sua amizade de volta. Preciso que você me desculpe, amiga! Por favor, me perdoa!
Certo dia, um Samurai, que era um guerreiro muito orgulhoso, veio ver um Mestre Zen. Embora fosse muito famoso, ao olhar o Mestre, sua beleza e o encanto daquele momento, o samurai sentiu-se repentinamente inferior.
Ele então disse ao Mestre:
- Pôr que estou me sentindo inferior? Apenas um momento atrás, tudo estava bem. Quando aqui entrei, subitamente me senti inferior e jamais me sentira assim antes. Encarei a morte muitas vezes, mas nunca experimentei medo algum. Pôr que estou me sentindo assustado agora?
O Mestre falou:
- Espere. Quando todos tiverem partido, eu responderei.
Durante todo o dia, pessoas chegavam para ver o Mestre, e o samurai estava ficando mais e mais cansado de esperar. Ao anoitecer, quando o quarto estava vazio, o samurai perguntou novamente:
- Agora você pode me responder pôr que me sinto inferior?
O Mestre o levou para fora. Era uma noite de lua cheia e a lua estava justamente surgindo no horizonte. Ele disse:
- Olhe para estas duas árvores: a árvore alta e a árvore pequena ao seu lado. Ambas estiveram juntas ao lado de minha janela durante anos e nunca houve problema algum. A árvore menor jamais disse à maior:
- Pôr que me sinto inferior diante de você? Esta árvore é pequena e aquela é grande - este é o fato, e nunca ouvi sussurro algum sobre isso.
O samurai então argumentou:
E o Mestre replicou:
Então não precisa me perguntar. Você sabe a resposta. Quando você não compara, toda a inferioridade e superioridade desaparecem. Você é o que é e simplesmente existe. Um pequeno arbusto ou uma grande e alta árvore, não importa, você é você mesmo. Uma folhinha da relva é tão necessária quanto a maior das estrelas. O canto de um pássaro é tão necessário quanto qualquer outro, pois o mundo será menos rico se este canto desaparecer.
Simplesmente olhe à sua volta.Tudo é necessário e tudo se encaixa. É uma unidade orgânica: ninguém é mais alto ou mais baixo, ninguém é superior ou inferior. Cada um é incomparavelmente único.Você é necessário e basta. Na Natureza, tamanho não é diferença.
Tudo é expressão igual de vida!
Quando tudo aponta o caminho da derrota, quando tudo diz: desiste. uma névoa de lágrimas é removida, e a gente que aposta no amor, insiste
Queremos prosseguir, ainda que sem rumo, sem ter para onde ir, perdido no mundo.
Nesta hora em que todos somem, olhamos para o céu todo acinzentado, e buscamos uma réstia de nuvem branca, um pedacinho de céu azul, para ali, firmarmos o pensamento, pedirmos ajuda, e acreditar, que podemos um pouco mais, que nada está terminado, que tudo pode ser transformado.
E, movidos por uma força maior, vencemos às barreiras, pulamos obstáculos, enfrentamos os leões na arena, os acusadores, os difamadores, e sem pedras na mão, sem revolta, oferecemos o nosso melhor, de coração, oferecemos o perdão
Passamos pela estrada sem dar volta, sentindo no vento a esperança, no luar, a luz que guia a nossa criança, no dia que nasce, a verdadeira oportunidade de crescer.
E é assim, diante da superação das próprias dificuldades, que deixamos para trás o medo da luta, para dor, damos adeus, e finalmente, saindo dos espinhos, descobrimos o quão maravilhoso é Deus. Não desista dos seus sonhos. Jamais!
Mal consigo descrever o que sinto, é como se dentro de mim chovesse, trovejasse e tudo desmoronasse. Nunca senti tamanha dor. Me sinto desorientada, com medo de nunca conseguir recuperar. Nos últimos tempos vivo com um nó na garganta e um aperto no peito, às vezes até acho que vou morrer, que não vou conseguir ultrapassar esta tormenta em que minha vida se transformou.
Mas sei que não posso me entregar, sei que preciso levantar a cabeça e me recuperar, sei que ainda há muito caminho pela frente. A separação é ainda muito recente, o nosso amor que parecia ter sido encomendado pela eternidade, de repente acabou e agora só ficou o sofrimento. Ninguém merece passar por tanta dor.
Não há nada pior do que se sentir sem chão, sentir como se nada mais pudesse nos fazer sorrir, sentir que a capacidade de amar acabou. Mas sei que muitas pessoas já passaram por isso na vida. Eu não sou a primeira nem serei a última.
Só peço a Deus forças para superar essa dor que esse amor deixou no meu peito. O importante agora é pensar em mim, em me fortalecer, em recuperar a minha força pessoal e o meu sorriso. Chega de chorar e de sofrer!
À medida que vamos crescendo, percebemos que os nossos avós estavam certos, começamos a enxergar de outra forma os conhecimentos recebidos e a importância de cada um deles em nossas vidas.
Compreendemos que a experiência sempre falará mais alto e que nenhum conselho dos nossos avós jamais deveria ser desperdiçado. Passamos a constatar que todas aquelas histórias e contos não foram ditas em vão, e que cada palavra tinha o seu valor e muitas delas não foram devidamente valorizadas.
Não é difícil perceber que nossos avós serão sempre os mais experientes, mas absorver da melhor forma possível toda essa vivência, eis um problema. Muitas vezes não vemos o quanto é importante aquelas conversas na tarde de domingo e como ela pode nos livrar de vários erros que seriam cometidos.
Não desperdice a sabedoria dos mais velhos, pois por mais que pareça chato no início, certamente será tudo muito valioso futuramente. Caso tenha a sorte de ainda ter os seus avós por perto, não perca a oportunidade de valorizar suas experiências, os recebendo sempre de braços abertos.