Era um renomado mestre; um desses mestres que correm atrás da fama e gostam de acumular mais e mais discípulos. Em uma grande planície, reuniu centenas de discípulos e seguidores. Levantou-se, impostou a voz e disse:
- Meus amados, escutai a voz de quem sabe.
Fez-se um grande silêncio. Poder-se-ia escutar o voo rápido de um mosquito.
- Nunca deveis relacionar-vos com a mulher de outro; nunca.
Jamais deveis beber álcool e tão pouco comer carne.
Um dos assistentes atreveu-se a perguntar:
- Outro dia, não eras tu que estavas abraçado com a esposa de Jai?
- Sim, era eu -respondeu o mestre.
Então, outro ouvinte perguntou:
- Não vi a ti outro dia ao anoitecer bebendo na taberna?
- Esse era eu -respondeu o mestre.
Um terceiro homem interrogou ao mestre:
- Não eras tu que outro dia comias carne no mercado?
- Efetivamente -afirmou o mestre.
Nesse momento todos os assistentes sentiram-se indignados e
começaram a protestar.
- Então, porque pedes a nós, que façamos o que tu não fazes?
E o falso mestre respondeu:
- Porque eu ensino, mas não pratico.
O GRANDE MESTRE disse: Se não encontras um verdadeiro mestre para seguir, converte a ti mesmo em mestre.
Em última instância, tu és teu discípulo e teu mestre.
Com a nossa separação, ambos perdemos muito. Eu perdi porque você foi a pessoa que mais amei em minha vida. Você perdeu porque fui a pessoa que mais te amou em toda sua vida. Mas de nós dois, você foi a pessoa que mais perdeu porque eu posso vir a amar outra pessoa como eu te amei e você jamais terá alguém que te amou tanto quanto eu!
Sempre estamos à procura de justificativas para tudo que acontece na nossa vida. Nos esbarramos constantemente por muitos porquês, mas o problema é que as respostas para alguns deles são muito difíceis de obter.
É por isso que algumas pessoas têm a necessidade de acreditar que existe uma força maior, uma energia que pode influenciar a nossa vida, mesmo que a atuação desta força não seja muito bem compreendida.
Independentemente de religião, ou do nome que se dá a esta força maior, sentir a presença dela pode ser algo confuso para uns, mas indispensável e maravilhoso para outros. Quer chame Deus, Oxalá ou Guaraci, imaginar que não somos o centro do mundo pode nos trazer muitos benefícios, mas como tudo nesta vida, esta certeza também deve estar sempre em equilíbrio.
Talvez não devêssemos justificar tudo como um ato divino, nem também excluir totalmente a possibilidade de que esta força realmente existe. Na verdade mesmo, a nossa crença deve ser tida como algo privativo, mas livre de ser discutível, ninguém precisa ser dono da verdade absoluta, apenas ser feliz com aquilo que acredita.
Meu querido pai, que saudades do tempo em que me podia recolher ao conforto dos seus braços a qualquer momento. Que saudades das nossas conversas, do seu carinho e atenção. Que saudades de ter você sempre pertinho de mim!
Agora a vida nos empurrou para longe um do outro, mas seja onde e como for, você está sempre comigo, no meu coração, no meu pensamento, na minha saudade. Um abraço distante mas apertado e um beijo carregado de amor e saudade! Eu te amo, meu pai!
Alguns podem dizer que é impossível e outros podem simplesmente duvidar, mas se a coragem e a determinação estiver presente em seu coração, todos os seus sonhos estarão perfeitamente ao seu alcance.
Quem parte para suas metas com fé e convicção de que é capaz, já está um passo à frente de toda concorrência. Por isso, seja o primeiro a acreditar em si mesmo e consiga concretizar seus maiores desejos.