Mensagens de Pai

Pai, há tanto tempo você está longe de mim. Sei que a vida tem razões que a razão desconhece, mas o sentimento também nem sempre tem explicação. Mesmo com a ausência e a distância eu amo muito você, papai.

Eu nunca vou esquecer os momentos felizes que passamos juntos. Você marcou uma das épocas mais felizes da minha vida. Você está presente nas minhas memórias mais remotas e nas lembranças mais felizes.

Pai, espero que um dia possamos voltar a nos reaproximar, espero que um dia você volte a viver mais perto de mim, mas eu quero que você saiba que o meu coração nunca saiu de junto do seu.

Eu te amo e tenho muitas saudades, pai!

Todos sabem que crescer também significa ganhar asas e voar para longe do ninho, e assim é quase sempre. Mas é inevitável a saudade de outros tempos, principalmente quando se voa para tão longe como eu, e se deixa para trás o melhor pai do mundo!

E como sinto saudades de você, meu pai! Como custa estar tão longe do seu abraço, do seu carinho, das suas palavras sábias e calmantes. Tudo era mais fácil com você por perto, mas se hoje estou onde estou, e sou uma pessoa capaz, isso devo a você.

As minhas conquistas e o meu sucesso serão sempre seus, meu pai, pois foi você quem preparou o caminho para que eu o percorresse. Você foi o grande arquiteto da pessoa que hoje sou, e além de todo o meu amor, eu lhe devoto toda minha gratidão. Saudades suas, papai!

Quando cheguei a este mundo
Jamais poderia imaginar que seria tão feliz.
Mesmo sem entender muita coisa no início
Já percebia os benefícios
De todo amor que tinha recebido.

Você inspirou os meus primeiros sorrisos
Esteve sempre ao meu lado
Em qualquer intuição de perigo.
E não tenho vergonha nenhuma de
Declarar um bordão super antigo,
Que você além de meu pai
É o meu melhor amigo!

Saiba que as broncas que recebi
Não foram em vão.
Com você alcancei
Os melhores aprendizados
E hoje consigo perceber
Que tudo isso já vem incluído
Quando se tem um pai de verdade.

Espero que todo o trabalho lhe dei
Também tenha valido a pena.
Pois tenho um orgulho imenso
De ter você como a melhor referência,
Pois cada segundo ao seu lado
Tenho mais um momento de felicidade
À minha vida adicionado.

Parabéns pelo seu dia, pai!
Você será para sempre
Um personagem principal em minha vida!

Sinto tanto sua falta, meu pai! Dava tudo para ter seu abraço uma vez mais. Ninguém está preparado para a perda, mas confesso que nunca lidei da melhor forma com sua partida para o céu.

Você será sempre o melhor pai que algum filho pode ansiar, porque nunca me faltou seu carinho, suas palavras de conforto, seu amor, e acima de tudo seus ensinamentos. Devo tudo a você, meu pai tão adorado! Um dia vou voltar a encontrar você. Até breve!

– Me mostra, papai! Disse a garotinha. – Você quer ver o mundo, não é? Ele perguntou. – Eu tenho muita esperança, papai!
O pai da menina lembrou-se do tempo em que era criança e seu pai o colocava sobre os ombros. – Eu quero que você veja como é distante onde você pode ir na vida, filho. Ele dizia.
E estando confortável e seguro, ele olhava ao redor e sorria. – Espero que eu possa ir tão distante, papai! Dizia apontando lá longe. – Meu filho, você pode ir tão distante e ainda mais! Seu pai o garantia.
E então está, agora, com a própria filha. – Papai aquela montanha é o mais longe que eu posso ir? Ela perguntou. – Meu amor, aquela montanha pode bloquear sua vista agora, mas eu prometo que você subirá sobre ela um dia. A vida está cheia de montanhas. Alguns as veem como barreiras intransponíveis. Outros as veem como degraus que os coloca onde jamais sonharam.
– Mas aquela montanha é tão grande! Espero conseguir subi-la! Diz a jovem criança. – Deus fez aquela montanha tão grande para que você se torne forte o suficiente para ir em busca de seus sonhos. Ele poderia fazer sua viagem mais fácil e plana. Mas que valor teria tal viagem? Qualquer um pode viajar por um caminho fácil. Mas são os grandes escaladores de montanha que têm a admiração da maioria.
– Espero que eu não caia! – Mas aí você recomeça de onde caiu ou começa tudo novamente desde lá de baixo. De um jeito ou de outro, cada passo em direção ao topo é necessário. O importante não é a quantidade de passos dados, mas sim cada passo dado.
A criança suspirou profundamente. – Quando eu começo a subir? Ela perguntou. – Você já está pronta, porque você pode ver em sua mente. Veja-se no topo daquela montanha. Ele pediu. – Eu posso ver! Ela disse excitada.
– E o que vê? Ele perguntou. – Você sempre perto de mim, papai!
E assim é a vida. Para fazer chegar, você deve se ver lá. Para começar você precisa ver onde termina. E para apreciar a viagem, você precisa apreciar aqueles que o ajudaram a chegar.
A esperança é algo com asas, que o levanta o suficientemente alto para ver a verdade.

Pai, neste dia em que você completa aniversário, a minha alegria é muito grande por vê-lo com saúde. Pai, você é uma das maiores razões da minha vida. Seus conselhos, suas explicações são de grande importância para mim.

Papai, eu bem sei que você não tem encontrado somente flores em sua caminhada, mas graças a Deus você é cheio de força de vontade, de fé, de esperança.

Nesse dia, pai, quero desejar com todo o meu carinho e amor, toda a felicidade que você merece nesta vida. Que seus caminhos se abram para as belezas da vida, e dizer que acima de tudo eu o amo muito, papai! Parabéns pelo seu aniversário!

Um barulho ressoa na noite. O pai vai ver a filha de seis aninhos. Abre a porta do quarto devagar e leva um susto. Nas paredes, pôsteres.
No chão, pares de tênis jogados, camisetas, jeans, revistas e CDs. No canto, um computador internetado num "teen chat". Sumiram as bolsinhas, as agendinhas, as bonequinhas, os albunzinhos de figurinhas.
Aproxima-se da cama. Outro susto. Dorme ali uma moça. Reconhece-a. É a Filha. A pele lisinha do rosto agora tem espinhas. As sobrancelhas, o nariz e os lábios estão delineados e fortes. O cabelinho fio reto transformou-se em um repique. O tórax, antes magricela, abriga agora um par de seios.
O pai desespera-se. O que está acontecendo? Acha que está louco. Abraça-a forte e começa a pensar. Por que não brincou mais com ela quando criança? Por que não a levou mais vezes ao parque, ao clube, ao cinema? Por que não lhe contou mais historinhas?
Por que não bebeu menos cerveja com os amigos e mais guaraná com ela? Por que não lhe dedicou mais tempo nas tarefas ? Por que trabalhou tanto e a viu tão pouco?
O pai sai chorando. Do pranto passa aos gritos. A mãe, com muito custo, o acorda. Atônito, ele corre para o quarto da Filha.
Desta vez não há pôsteres, nem tênis, nem jeans, nem revistas, nem CDs. Estão lá as bonequinhas, os albunzinhos e as agendinhas. Está lá a filha de seis aninhos.
Abraça-a forte e suspira aliviado, enquanto refaz a agenda da sua vida. Ainda há tempo...

O homem chegou em casa, naquela noite, trazendo o mau humor que o caracterizava há alguns meses. Afinal, eram tantos os problemas e as dificuldades, que ele se transformara em um ser amargo, triste, mal humorado.
Colocou a mão na maçaneta da porta e a abriu. A luz acesa na cozinha iluminava fracamente a sala que ele adentrou. Deteve o passo e pôde ouvir a voz do filho de seus quatro anos de idade:
-Mamãe, por que papai está sempre triste?
-Não sei, amor, respondeu a mãe, com paciência. Ele deve estar preocupado com seus negócios.
O homem parou, sem coragem de entrar e continuou ouvindo: -Que são negócios, mamãe?
-São as lutas da vida, filho.
Houve uma pequena pausa e depois, a voz infantil se fez ouvir outra vez: -Papai fica alegre nos negócios?
-Fica, sim, respondeu a mãe.
-Mas, então, por que fica triste em casa?
Sensibilizado, o pai de família pôde ouvir a esposa explicar ao pequenino:
-Nas lutas de cada dia, meu filho, seu pai deve sempre demonstrar contentamento.Deve ser alegre para agradar o chefe da repartição e os clientes. É importante para o trabalho dele. Mas, quando ele volta para casa, ele traz muitas preocupações. Se fora de casa, precisa cuidar para não ferir os outros, e mostrar alegria, gentileza, não acontece o mesmo em casa. Aqui é o lar, meu filho, onde ele está com o direito de não esconder o seu cansaço, as suas preocupações.
A criança pareceu escutar atenta e depois, suspirando, como se tivesse pensado por longo tempo, desabafou:
-Que pena, hein, mãe? Eu gostaria tanto de ter um pai feliz, ao menos de vez em quando. Gostaria que ele chegasse em casa e me pegasse no colo, brincasse comigo. Sorrisse para mim. Eu gostaria tanto...
Naquele momento, o homem pareceu sentir as pernas bambearem. Um líquido estranho lhe escorreu dos olhos e ele se descobriu chorando. Meu Deus, pensou. Como estou maltratando minha família.
E, ainda emocionado, irrompeu pela cozinha, abriu os braços, correu para o menino, abraçou-o com força e lhe convidou: -Filho, vamos brincar?

Você é o pai que qualquer pessoa gostaria de ter! Sua atenção constante, essa preocupação, todos os ensinamentos, todas as coisas que um pai deve oferecer a seus filhos, você dá para mim e nem sou sua filha.

É por isso que não o vejo somente como um sogro exemplar, mas também como um segundo pai. É que a relação maravilhosa que você tem com meu marido – seu filho, é a mesma que tem comigo. Isso demonstra o quanto você é maravilhoso. Obrigada por tudo!

Nós fomos colonizados
Há muito tempo atrás
Mas a força e a coragem
Sempre tiveram cartaz
De quem queria ser livre
E não aguentava mais
Que lutou até o fim
Pra conseguir seus ideais.

O Brasil é um país
Que tem muito o que mostrar
Paisagens, belas cidades
Boas de se apreciar.

Portanto, é esse país
Que nos faz maravilhar
Que faz a gente ter sonhos
Ser corajoso e lutar
Para que a Independência
Jamais possa acabar.

Quando eu estou sozinho
Fico quieto a pensar
Naquele grito de guerra
Que sempre ouço falar
“Independência ou morte”
Que me faz arrepiar.

A vida tem coisas belas
Bonitas de se mostrar
Vamos ser todos amigos
Pra que possamos falar
E numa corrente de vida
Nos una a nos abraçar
E nunca deixar a Independência
Das nossas mãos escapar.

Não deixemos que a violência
Possa nos escravizar
Também das drogas não vamos
Querer nos aproximar.

Pois elas têm o poder
De a pó nos rebaixar
E destruir todos os sonhos
Que querem realizar.

Portanto, somos valentes
Temos muita eficiência
Não vamos deixar a nossa pátria
Nunca entrar em decadência
Para que vivamos sempre
O Dia da Independência.

Uma nova vida está entre vocês.
É tarefa dos pais extrair dos pequeninos
sua capacidade interior, fazendo-os compreender
que tudo que precisam para serem felizes já lhes foi dado.
Eles trazem dentro de si a sabedoria infinita e quem pensa
que a missão dos pais é ensinar aos filhos se engana profundamente.
Na verdade, apenas retransmitimos a eles o que eles próprios
nos ensinam, pois na sua espontaneidade estão os maiores
segredos da vida, virtude que perdemos ao longo dos anos,
mas que através deles podemos voltar a reconstruir.
Não devemos tirar a oportunidade da criança de viver
a sua inocência e sim protegê-lo com o nosso amor
e a nossa dedicação.
Desejo sinceramente que o amor lhes oriente nesta missão,
iluminando-os e protegendo-os.
Parabéns!

Feliz dia dos pais, meu amor! Não apenas hoje, mas todos os dias, você é merecedor das homenagens mais efusivas, pois você é o melhor dos pais, um marido perfeito, um companheiro como não há igual!

Você é a maior bênção das nossas vidas e o grande pilar sobre o qual assenta a nossa família. Você é amoroso, paciente, dedicado, atento, presente... Você é tudo, é perfeição, é amor e carinho. Eu amo muito você e por tudo lhe agradeço!

Que orgulho sentimos por vocês! Mais um aniversário de casamento. Mais uma temporada de amor. Queremos que vocês saibam que nós - vossos filhos, estamos muito felizes pela vossa linda união. Parabéns por mais um ano! Obrigado por serem os melhores pais do mundo.

Nós estamos imensamente gratos por tudo que nos ofereceram desde sempre. Todos os vossos ensinamentos são a razão da nossa educação. Não temos dúvidas que a vossa felicidade como casal, como pais, como família, depende de empenho, de suor, de sacrifício.

Vocês ensinaram para a gente que o amor é o caminho. Passaram para a gente os princípios essenciais da importância de amar o próximo. Nunca alguém esteve tão certo. Vocês são absolutamente exemplares como seres humanos.

Hoje, que é dia de vosso aniversário de casamento, nós queremos muito que vocês encontrem nestas palavras o sentimento que nos une. O sentimento que estamos falando e que é a base da nossa família se chama "Amor".

Feliz aniversário!
Eterno obrigado.

Se há alguém nesta terra a quem devemos estar gratos, essas pessoas são os nossos pais. Não há ninguém que tente cuidar tanto de nós como eles e podemos confiar que será assim para sempre.

Eu quero dizer que amo muito vocês, queridos pais, por tudo o que vocês fazem por mim. Vocês são a minha proteção, o refúgio a quem eu posso recorrer a qualquer hora e eu sempre procurarei retribui todo o carinho que recebo da vossa parte.

Feliz dia dos pais, meu amor! Você é um homem extraordinário, sempre foi o melhor dos namorados, e agora se revelou também como o melhor dos pais.

Estar do seu lado é um orgulho para mim, pois além do amor que compartilhamos hoje eu sei que melhor homem não existe!

Hoje eu desejava homenagear você da melhor forma, mas na verdade a melhor homenagem para você está no sorriso perfeito do nosso filho, quando você o contempla com seu olhar de ternura e amor sem fim.

Quando você conseguir superar graves problemas de relacionamentos, não se detenha na lembrança dos momentos difíceis, mas na alegria de haver atravessado mais essa prova em sua vida. Quando sair de um longo tratamento de saúde, não pense no sofrimento que foi necessário enfrentar, mas na benção de Deus que permitiu a cura. Leve na sua memória, para o resto da vida, as coisas boas que surgiram nas dificuldades. Elas serão uma prova de sua capacidade, e lhe darão confiança diante de qualquer obstáculo. Uns queriam um emprego melhor. outros, só um emprego. Uns queriam uma refeição mais farta. outros, só uma refeição. Uns queriam uma vida mais amena. outros, apenas viver. Uns queriam pais mais esclarecidos. outros, ter pais. Uns queriam ter olhos claros. outros, enxergar. Uns queriam ter voz bonita. outros, falar. Uns queriam silêncio. outros, ouvir. Uns queriam sapato novo. outros, ter pés. Uns queriam um carro. outros, andar. Uns queriam o supérfluo. outros, apenas o necessário. Há dois tipos de sabedoria: a inferior e a superior. A sabedoria inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe e a superior é dada pelo quanto ela tem consciência de que não sabe. Tenha a sabedoria superior. Seja um eterno aprendiz na escola da vida. A sabedoria superior tolera, a inferior julga. a superior alivia, a inferior culpa. a superior perdoa, a inferior condena. Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!

Hoje, fui a enterrar um querido e velho amigo. O Bom Senso com quem convivemos tantos anos. Ninguém sabe exatamente quantos anos tinha, já que a sua Certidão de Nascimento se perdeu nas gavetas da Burocracia. Será recordado pelas valiosas lições que nos deixou, tais como: Saber quando sair da chuva. O porquê do pássaro madrugador não passar fome. A vida não é sempre justa. E talvez a culpa fosse minha.
O Bom Senso vivia segundo sólidos princípios (não gastes mais do que ganhas),e normas fiáveis (quem manda são os adultos e não a crianças) A sua saúde começou a deteriorar-se quando regulamentos bem intencionados mas ditatoriais foram implementados. Noticias de que um rapaz de 6 anos tinha sido acusado de assédio sexual por beijar uma colega, adolescentes suspensos por usarem antisséptico bucal após o almoço. e uma professora despedida por repreender um estudante malcomportado, só pioraram a sua condição
O Bom Senso piorou quando os pais repreenderam os professores por fazerem o trabalho que lhes competia, o de disciplinarem os próprios filhos.
O Bom Senso perdeu a vontade de viver quando as Igrejas se transformaram em empresas. E os criminosos passaram a receber melhor tratamento que as vítimas.
Bom Senso ressentiu-se quando já não se podia defender dum ladrão em sua casa e este o podia acusar de agressão.
Bom Senso desistiu de viver depois duma mulher incapaz de compreender que um café fumegante estava quente, derramou um pouco nas coxas e recebeu uma indemnização grande por isso.
Bom Senso foi precedido no seu falecimento pelos seus pais, Verdade e Confiança. sua mulher Discrição e suas filhas, Responsabilidade e Sensatez.
Sobreviveram-lhe 4 enteados: Conheço os meus direitos. Quero Isto Já. A Culpa Não É Minha e Eu Sou Uma Vítima.
Poucos foram ao seu funeral, pois poucos deram pela sua morte. Se ainda o recordarem reencaminhem a notícia, se não, que descanse em paz.

Às vezes penso no meu íntimo, como poderia um dia pagar tudo o que vocês fazem por mim, meus queridos pais. Como poderia, de alguma forma, compensar todo o esforço que sempre demonstraram, toda a dedicação que nunca deixou de existir para comigo. Mas por mais contas que se façam, por vários fatores que se meçam e se pesem, sei que a resposta será sempre a mesma: impossível.

Vocês ultrapassam sempre os deveres essenciais de pais. Não olham a meios, nem se poupam de trabalho, quando a questão é o meu bem estar. O vosso carinho é extremamente agradável como um cobertor numa noite fria. E as palavras, os inúmeros conselhos da vossa parte, que sempre me guiam, são uma provisão amorosa inigualável.

Não há palavra que melhor se adeque do que um grande e sincero obrigado. Tudo o que vocês me dão é tanto, que eu nunca saberei o quanto. Vos amo muito!

Um homem investe tudo o que tem numa pequena oficina. Trabalha dia e noite, inclusive dormindo na própria oficina. Para poder continuar nos negócios, empenha as joias da própria esposa.

Quando apresentou o resultado final de seu trabalho a uma grande empresa, dizem-lhe que seu produto não atende ao padrão de qualidade exigido.

O homem desiste? Não!

Volta a escola por mais dois anos, sendo vítima da maior gozação dos seus colegas e de alguns professores que o tachavam de "visionário".

O homem fica chateado? Não!

Após dois anos, a empresa que o recusou finalmente fecha contrato com ele. Durante a guerra, sua fábrica é bombardeada duas vezes, sendo que grande parte dela é destruída.

O homem se desespera e desiste? Não!

Reconstrói sua fábrica mas, um terremoto novamente a arrasa.

Essa é a gota d'água e o homem desiste? Não!

Imediatamente após a guerra segue-se uma grande escassez de gasolina em todo o país e este homem não pode sair de automóvel nem para comprar comida para a família.

Ele entra em pânico e desiste? Não!

Criativo, ele adapta um pequeno motor a sua bicicleta e sai as ruas. Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem também as chamadas "bicicletas motorizadas". A demanda por motores aumenta muito e logo ele fica sem mercadoria. Decide então montar uma fábrica para essa novíssima invenção. Como não tem capital, resolve pedir ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Como a ideia é boa, consegue apoio de mais ou menos cinco mil lojas, que lhe adiantam o capital necessário para a indústria.

Encurtando a história: hoje a Honda Corporation é um dos maiores impérios da indústria automobilística japonesa, conhecida e respeitada no mundo inteiro. Tudo porque o Sr. Soichiro Honda, seu fundador, não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente.

Portanto, se você adquiriu a mania de viver reclamando, pare com isso! O que sabemos é uma gota d'água. O que ignoramos é um oceano. Lembre-se, nosso dia não se acaba ao anoitecer e sim começa sempre amanhã, não se desanime, vamos acordar todo dia como se tivéssemos descobrindo um mundo novo.

Não tenho pais, faço do céu e da terra os meus pais;
Não tenho lar, faço do meu corpo o meu lar;
Não tenho poder divino, faço da honestidade meu poder;
Não tenho meios, faço da docilidade meus meios;
Não tenho poder mágico, faço da personalidade minha magia;
Não tenho vida nem morte, faço do tempo a minha vida e minha morte;
Não tenho corpo, faço da fortaleça meu corpo;
Não tenho olhos, faço do relâmpago meus olhos;
Não tenho ouvidos, faço da sensibilidade meus ouvidos;
Não tenho membros, faço da prontidão meus membros;
Não tenho leis, faço da autoproteção minha lei;
Não tenho estratégias, faço da liberdade de matar e ressuscitar minha estratégia;
Não tenho forma, faço da astúcia minha forma;
Não tenho milagres, faço da justiça meus milagres;
Não tenho princípios, faço da adaptabilidade meus princípios;
Não tenho táticas, faço da rapidez a minha tática;
Não tenho amigos, faço da minha mente meu amigo;
Não tenho inimigos, faço da imprudência meu inimigo;
Não tenho armadura, faço da benevolência e da retidão minha armadura;
Não tenho castelo, faço da mente indomável meu castelo;
Não tenho espada, faço do sonho da minha mente minha espada.

Não há amor que nos toque mais o coração do que aquele que provém dos nossos pais. Os sentimentos dos pais pelos seus filhos são genuínos, sem segundas intenções e visam apenas o nosso bem estar.

Eu tenho um grande orgulho em ser vosso filho e em sentir todo esse amor. Vocês sempre cuidaram de mim e deram o vosso melhor, só para me ver feliz. Eu vou querer estar eternamente bem perto de vocês.

Um menino, parcialmente surdo, retornou um dia da escola trazendo uma nota dos diretores. A mensagem sugeria aos pais que o retirassem da escola porque ele era "muito estúpido para aprender alguma coisa." A mãe, ao ler a nota, disse:
– "Meu filho Tom não é estúpido e incapaz de aprender. Eu mesma o ensinarei."
E foi isso que fez. Quando Tom morreu, muitos anos mais tarde, todas as pessoas dos Estados Unidos lhe reverenciaram, desligando as luzes do país por um minuto. Este Tom inventou a lâmpada elétrica e não apenas isto, mas também o filme cinematográfico e o toca-discos.
Ao todo ele teve a seu crédito, mais de mil patentes. Assim como Thomas Edison, toda pessoa, criança ou adulta, é capaz de saber mais do que sabe hoje. Todos poderão encontrar um caminho para expressar sua criatividade.
Mostramo-nos, muitas vezes, abatidos e infelizes quando nos tratam de maneira depreciativa. Uma palavra de menosprezo, um comentário negativo, um olhar de indiferença e logo nos sentimos a menor das criaturas. Passamos a acreditar que somos incapazes, que nada do que fazemos dá certo, que nascemos para ser derrotados.
Não, isso não é verdade! Podemos, sim, conquistar nossos ideais e realizar os nossos sonhos. Basta tão somente crer que com dedicação e trabalho chegaremos lá. Temos um companheiro de jornada o nosso Deus. Ele estará sempre ao nosso lado, incentivando, ajudando, repetindo a cada obstáculo encontrado: "Tudo é possível ao que crê."
Se você já fez uma tentativa e não conseguiu, tente novamente. Se já tropeçou em uma pedra de desânimo, levante e siga em frente, a vitória é e sempre será sua.
Sua perseverança poderá mudar não apenas a sua vida, mas todo o mundo ao seu redor.