Certo dia, um pequeno menino andando pela rua achou uma brilhante moeda de cobre. Ficou muito animado por conseguir dinheiro que não lhe custou qualquer coisa. Esta experiência o convenceu a passar o resto de seus dias sempre andando com a cabeça baixa, olhos bem abertos, procurando por tesouros.
Ao longo de sua vida achou 382 moedas e notas. Totalizando $13.96.
Conseguiu dinheiro por nada. Exceto que perdeu a beleza de 31.369 pôr do sol, o esplendor colorido de 157 arco-íris. Ele nunca viu nuvens brancas movendo-se através de céus azuis, mudando entre várias formações maravilhosas.
Os pássaros voando, o sol a brilhar, e os sorrisos de milhares de pessoas que passaram não fazem parte de sua memória.
Quem sabe você está vivendo desta forma? Cabeça voltada para baixo, carregado com coisas triviais, com medo da dor e da crítica e temendo coisas que nunca acontecem, esperando achar aquela moeda de cobre... por nada.
Era uma vez dois exploradores que encontraram uma clareira na selva. Nela cresciam muitas flores de beleza sem par. Um dos exploradores diz: – Há sem dúvida um jardineiro que mantém este jardim. O outro não concorda: – Não há nenhum jardineiro.
Assim sendo, eles montam suas tendas e se põem a vigiar. Nenhum jardineiro é visto em nenhum momento. Será que se trata de um jardineiro invisível?
Os dois exploradores fazem então uma cerca de arame farpado e a eletrificam, guardando-a com sabujos... Mas nenhum grito sugere nunca que algum intruso tenha tentado entrar no jardim. Apesar disso, o primeiro explorador ainda não se convenceu:
– Mas existe um jardineiro invisível, intangível, insensível às descargas elétricas, um jardineiro que não tem cheiro nem faz barulho, um jardineiro que vem secretamente cuidar do jardim. No final, o céptico se desanima:
– Mas o que resta da sua primeira afirmação? E em que precisamente isso que você chama de jardineiro invisível, intangível, eternamente inapreensível, difere de um jardineiro imaginário ou até de um jardineiro absolutamente inexistente?
O primeiro explorador vai então colher uma flor e, sem nada dizer, a oferece com um sorriso ao céptico, que não se afasta um minuto da cerca:
– Por que este gesto de afeição? pergunta surpreso.
– Para lhe perguntar se você consegue ver a velha amizade que nos une há tantos anos. E o outro responde:
– Lógico que não!
-O essencial é invisível aos olhos (como dizia o Pequeno Príncipe). Só conseguimos ver bem com o coração! Será que não é isso o que acontece com aquele que com tanto amor cuida deste jardim?
Algumas pessoas marcam a nossa vida, deixam mensagens que nunca se apagam das nossas mentes, que se tornam aprendizados que levamos para sempre conosco. E nem sempre é por meio das palavras que aprendemos. Ética, generosidade, amizade e humildade são atitudes e qualidades que veem nas ações, e que ficam de exemplo e inspiração.
Professor, você foi uma das pessoas mais marcantes em toda a minha formação, foi alguém que me fez repensar o meu lugar no mundo, e a importância do meu modo de estar no mundo. Eu o admiro profundamente e tenho uma grande estima pela sua pessoa.
Obrigado por dedicar-se ao seu trabalho com tanto entusiasmo e verdade. Você faz os seus alunos se sentirem especiais e pessoas capazes de alcançar os sonhos. As lições que aprendi com você estarão sempre comigo, por isso você é o meu eterno professor.
Se está bravo com alguém e ninguém faz alguma coisa para consertar a situação, conserte você! Talvez hoje aquela pessoa ainda queira ser seu amigo, mas se você não consertar isso logo, talvez amanhã seja muito tarde.
Se está apaixonado por alguém, mas a pessoa não sabe, diga a ela! Talvez hoje, aquela pessoa também esteja apaixonado por você e se você não falar isso hoje, talvez amanhã seja muito tarde.
Se você morre de desejos de dar um beijo em alguém, então dê! Talvez essa pessoa também queira seu beijo, mas se você não der isso a ela hoje, talvez amanhã seja muito tarde.
Se você ama alguém e acha que esse alguém lhe esqueceu, então lhe diga. Talvez essa pessoa sempre o tenha amado e se você não lhe disser isso hoje,
talvez amanhã seja muito tarde.
Se você precisa de um abraço de um amigo, você deve lhe pedir! Talvez ele precise isso mais que você, e se você não lhe pedir hoje, amanhã pode ser muito tarde.
Se você realmente tem amigos, aos quais aprecia, conte isto a eles! Talvez eles também o apreciem, e se eles partem ou vão embora, talvez amanhã seja muito tarde.
Passe esta mensagem a pessoas a quem você quer bem, e você vai saber como tem muitas pessoas que lhe querem bem, e você nem sabia. Mas passe hoje, pois talvez amanhã seja muito tarde.
Você não usa arma, não tem forças de outro mundo, nem poderes estranhos. Mas você, meu querida pai, é meu herói! Tenho um grande orgulho no homem que você é, na pessoa generosa e humilde.
E admiro muito seu modo de encarar a vida e enxergar as pessoas. É que parece um toque de mágica, sabe? Sim, porque você representa a esperança e a força, o amor e a harmonia. Agradeço por tudo, meu pai! Eu te adoro.