Mensagens de Liberdade

Frequentemente quando buscamos a felicidade, esquecemos que uma pequena mudança na nossa vida pode alterar muitas coisas de forma positiva. Não percebemos que a felicidade pode estar ao virar de uma esquina ou mesmo do outro lado da rua, com um novo emprego ou até passando a morar em outro endereço.

Encontrar com a felicidade não é algo tão difícil, muitas vezes nós mesmos não adquirimos liberdade suficiente para originar uma oportunidade para tal encontro. Vivemos preso ao conforto da mesmice esperando que todas as maravilhas caiam do céu como chuva de janeiro inundando nossa vida de alegria.

Se sua rotina não traz felicidade a sua vida, mude seus hábitos, faça o que estiver ao seu alcance para tornar tudo diferente. Não seja tolo ao ponto de achar que as melhores coisas da vida estarão sempre ao nosso lado, talvez andar por um caminho um pouco mais longo pode fazer como que você cruze de frente com a felicidade.

Meu Coração,
Eu jamais te condenarei, te criticarei,
ou terei vergonha de tuas palavras.
Sei que és uma criança querida de Deus,
e Ele te guarda no meio de uma luz
radiante e amorosa.

Estou do teu lado,
sempre pedirei bênçãos em minhas orações,
sempre pedirei para que tu encontres
a ajuda e apoio de que necessitas.
Confio no teu amor, meu coração.
Confio que irás dividir amor
com quem merece ou necessita.
Que meu caminho seja o teu caminho,
e que caminhemos juntos em direção a Deus.
E te peço: Confia em mim.
Saiba que te amo,
e que procuro dar-te a liberdade necessária
para que continues batendo
com alegria em meu peito.

Farei tudo que estiver ao meu alcance
para que jamais te sintas incomodado
com a minha presença à tua volta.

Paulo Coelho

Ainda não parei para pensar sobre nossas vidas, creio que ainda não tenha sentido tal necessidade.
Sei que nós dois somos pessoas especiais, escolhidas a dedo para viver o que estamos vivendo, uma amizade profunda que oscila entre o respeito e o desejo.
Essa relação é reflexo de sabermos que não somos propriedade um do outro, mais temos a liberdade de viver as emoções dos amores, mesclada o carinho de uma amizade condicional.
Você bem sabe que mora dentro do lado esquerdo do meu peito e que de mim tem todo o respeito e força que precisar.
A mão amiga que afaga na hora da dor, o beijo que sacia o desejo, o silêncio dos conscientes.
É assim que somos, é assim que gostamos de ser. Viva a nossa amizade, viva o nosso afeto, viva essa nossa forma diferente de viver.

Para muitos paz é o contrário de guerra e esta apenas se considera na ausência de conflito, contudo, o conceito de paz engloba muito mais que a simples inexistência de confronto armado.

Na verdade, paz é também assegurar a estabilidade física e emocional de todos, é garantir qualidade de vida e liberdade para todo o ser vivo e o cuidado imprescindível ao meio ambiente, à mãe natureza.

Mas em uma escalar mais pequena, paz é saber encontrar serenidade dentro de cada um, saber apreciar as pequenas alegrias da vida, contribuir ativamente para o bem-estar e harmonia do seu lar e do meio envolvente de cada um.

Lembre-se que quando fazemos algo com boa intenção, quando atuamos pelo bem dos outros, ficamos mais perto de alcançar a nossa paz interior ideal e que o nosso gesto, por muito pequeno que possa parecer, vai fazer toda a diferença!

A impressão que eu tenho é de não ter envelhecido, embora eu esteja instalada na velhice. O tempo é irrealizável. Provisoriamente, o tempo parou para mim. Provisoriamente. Mas eu não ignoro as ameaças que o futuro encerra, como também não ignoro que é o meu passado que define a minha abertura para o futuro. O meu passado é a referência que me projeta e que eu devo ultrapassar. Portanto, ao meu passado eu devo o meu saber e a minha ignorância, as minhas necessidades, as minhas relações, a minha cultura e o meu corpo. Que espaço o meu passado deixa pra minha liberdade hoje? Não sou escrava dele. O que eu sempre quis foi comunicar da maneira mais direta o sabor da minha vida, unicamente o sabor da minha vida. Acho que eu consegui fazê-lo; vivi num mundo de homens guardando em mim o melhor da minha feminilidade. Não desejei nem desejo nada mais do que viver sem tempos mortos.

Simone de Beauvoir

O verão chegou e o calor é sufocante, chega a provocar falta de ar. Mas eu fico inquieta, nem tanto pela temperatura, mas por uma saudade insuportável de ti. É que a vontade de ver-te e de ter um novo encontro secreto deixa-me agoniada.
A tua falta, mais o calor insuportável aumenta a forte saudade e sinto a necessidade de um novo encontro. Esse é o meu principal objetivo neste momento. Nós temos um caso difícil, já que os nossos sérios compromissos tiram-nos a liberdade.
Mas eu acredito que isso não tem sido motivo para embaraçar o nosso amor. Além da forte atração física, vivemos um lindo romance. Na verdade juntos poderemos escrever uma novela de aventura e de paixão.
Mas essa tua ausência aconteceu agora num momento errado. Nós, depois que nos envolvemos, não podemos mais viver afastados. O nosso amor é como um vulcão, quando entra em erupção não existe nada que detenha a sua força.
Estou a torcer para que tu resolvas logo esse teu negócio. Não estou a suportar essa tua ausência, ela está a prolongar-se muito, e não foi isso que a gente combinou. Espero que agilizes os teus compromissos e voltes logo, não suporto mais a saudade.
Meu querido, não judies de mim.

Em uma sala de aula, uma das crianças perguntou á professora:
– Professora, o que é o amor?
Já sabendo como explicar, a professora aproveitou o intervalo para o recreio e pediu que cada criança trouxesse, quando voltassem, alguma coisa que demonstrasse nele o sentimento de amor.
Quando voltaram, a professora pediu para que os alunos viessem a frente e mostrassem o que e porque trouxeram:
– Eu encontrei esta flor professora, não é linda? – disse a primeira criança.
– Eu encontrei essa borboleta. Vou deixá-la junto com as outras na minha coleção. – disse a segunda criança.
– Eu trouxe este filhote de passarinho. Ele tinha caído do ninho junto com outro filhotinho. Não é uma gracinha? – disse a terceira.
E assim, cada uma ia mostrando o que encontrou para demonstrar amor, cada uma mais feliz que a outra. Mas a professora percebeu no fundo da sala, uma garotinha que não falava nada desde o termino do recreio, só estava vermelha de vergonha, pois chegou de mãos limpas.
A professora então foi até ela e perguntou:
– Querida, por que você não trouxe nada?
E a criança com os olhos cheios d'água respondeu:
– Desculpa professora. Encontrei a flor, senti seu doce perfume e fiquei com pena de arrancá-la e matá-la. Depois eu procurei e encontrei a borboleta, linda e toda colorida. Estava tão livre e feliz voando que não achei certo prende-la. Vi o passarinho também, mas quando olhei para o ninho me deparei com a mãe dele, tão tristinha que resolvi devolve-lo para ela. Por isso eu trouxe o que não é concreto: o perfume da flor, a liberdade da borboleta e a gratidão no olhar da mãe do passarinho. Por isso vim de mãos vazias, professora.
A professora ficou emocionada e deu a criança a nota máxima.
Moral da história: O amor verdadeiro é aquele que trazemos no coração.

Até hoje me lembro da primeira vez que nos vimos, imediatamente após a primeira troca de olhares, surgiu uma ligação tão forte que para mim ainda é inexplicável. Mesmo sem o amor, a paixão ou qualquer outro sentimento do tipo, essa força não desapareceu e tenho certeza que foi a partir dela que o nosso romance aconteceu.

Quanto mais nos conhecíamos mais próximo o amor estava, e quando ele chegou as nossas vidas, tudo que não incluía a sua presença já não tinha mais graça. As semelhanças superaram todas as diferenças e apesar dos sentimentos envolvidos, a liberdade sempre foi o mais sentido.

Talvez por isso estejamos juntos até hoje, nos amando cada vez mais da forma mais simples e pura. O fato de nos sentirmos livres, fortalece o nosso amor e a nossa união, nos prendendo cada vez mais a melhor das sensações, a de viver ao lado de um amor aonde a tristeza não chega nem perto por haver tanta felicidade. Você completa a minha vida, de bons sentimentos, tranquilidade e muita alegria.

Para meu coração basta teu peito
para tua liberdade bastam minhas asas.
De minha boca chegará até o céu
o que estava dormindo sobre tua alma.

E em ti a ilusão de cada dia.
Chegas como o sereno às coroas.
Escavas o horizonte com tua ausência.
Eternamente em fuga como a onda.

Eu disse que cantavas no vento
como os pinheiros e como as hastes.
Como eles és alta e taciturna.
E entristece prontamente, como uma viajem.

Acolhedora como um velho caminho.
Te povoam ecos e vozes nostálgicas.
Eu despertei e às vezes emigram e fogem
pássaros que dormiam em tua alma.

Pablo Neruba

Meu Amor por ti é imenso, porém, até hoje me pergunto por que me permiti te amar assim.
Sinto que tirei sua liberdade, seus direitos...
Sinto-me culpada por tantas dificuldades, não sei mais o que pensar nesse momento.
Queria eu não te amar, queria meus sentimentos enganar.
Mas não consigo, quanto mais tento me afastar, mais me aproximo de você.
Por que me amas?
Por que me quer?

Você diz que te faço Feliz, mas não é bem isso que sinto.
Sim, te amo, mas não queria te amar, queria permitir seus sonhos seguir, por sua vida batalhar.
Não sei mais quem eu sou, não sei que caminho seguir.
Deixarei meu coração me guiar. E se um dia descobrir que não me amas mais, então meu Amor, á ti serei muito grata por tantos momentos felizes que passamos juntos.
Mas não dê importância ao que digo aqui agora, pois são apenas pensamentos depressivos que me veem á mente para me atormentarem.
Mas sempre terei a certeza que para sempre te amarei!

Ser cada dia um pouco mais nós mesmos...
Dar espontaneamente sem cobrar inconscientemente...
Aprender a ser feliz de dentro para fora...
Buscar no próximo um meio de nos prolongarmos...
Sentir a vida na natureza...
Entender a morte como natural da vida...
Conseguir a calma na hora do caos...
Ter sempre uma arma para lutar e uma razão para ir em frente...
Saber a hora exata de parar e buscar um algo novo...
Não devanear sobre o passado, mas trabalhar em cima dele para o futuro...
Reconhecer nossos erros e valorizar nossas virtudes...
Conseguir a liberdade com equilíbrio para não sermos libertinos...
Exigir dos outros, apenas o que nós damos a eles...
Realizar sempre algo edificante...
Ser responsável por nossos atos e por suas consequências...
Entender que temos o espaço de uma vida inteira para crescer...
Nos amarmos para que possamos amar os outros como nós mesmos...
Assumir que nunca seremos grandes,
mas que o importante é estar sempre em crescimento.

Amigo, estou certo de que você está bem, mas estou escrevendo esta mensagem para matar a saudade. Faz muito tempo que não nos vemos. A distância não provoca em mim o esquecimento das pessoas chegadas, por isso quero marcar alguma coisa. E não é preciso pretexto para nos encontrarmos. Vamos simplesmente colocar a conversa em dia.
Amigo é aquele cara que com luz própria ilumina nosso caminho, quando fala algumas verdades. Com a liberdade que a amizade concede, também nos dá oportunidade de sugerir correções para os objetivos da sua vida. Essa é a imagem do amigo que a gente busca.
Confundir o colega, aquele simples companheiro de boteco, com o amigo verdadeiro é um erro que não cometo. Nos momentos difíceis da nossa vida, eu soube distinguir o grande amigo que você é, nunca o igualei com um conhecido qualquer de quem jamais precisei, e não faço questão de ser amigo.
Gosto de você cara, pelo seu espírito, pela camaradagem que se criou entre nós, além da afinidade que sempre existiu. Não precisamos gostar das mesmas coisas, nem torcer pelo mesmo time, somos amigos porque, sem nenhum laço de família, podemos dizer que somos irmãos.
Espero encontrá-lo em breve.
Um abraço!

Mais uma vez estou a pagar por um erro que não cometi, e se cometi não me lembro, estou arrependida de ter praticado o pecado que todos praticam mais a única a errar sou eu, por isso com a intenção de amenizar a minha dor peço-lhe desculpas, peço que apesar de tudo me perdoe, confesso que agir sem pensar, não procurei nem ao menos saber se você queria fazer parte da minha história, fui logo te dando o papel principal, não pedir permissão para sonhar com você, mais era tudo tão bom tão inocente, desculpe-me se te fiz sofrer quando me afastava de todos para chorar minhas lágrimas de amor...
Desculpe-me se te aprisionei em meu coração, roubando a tua liberdade, se fui egoísta em desejar ter só pra mim o gosto dos seus beijos, o calor dos seus braços, o cheiro da tua nunca...
Peço-te desculpas por querer confiar a ti meus segredos bobos, em te oferecer os céus, sendo que nada tenho...
Desculpe-me por dar a minha vida pela sua, mesmo sabendo que não há comparação...
Peço que me perdoe por te amar sem limites, por não conseguir te esquecer, por fechar os olhos e ver seu sorriso, respirar e sentir seu cheiro, por te obrigar de certa forma a fazer parte dos meus planos...
Sei que meu destino já estar traçado, que não é do teu lado, sei que um dia não chorarei mais, pois já terá secado as minhas lágrimas. Agora o que me resta é aguardar que me perdoe por te amar, se eu não tiver outra chance de recomeçar, pagarei pelo pecado de toda a humanidade: Amar
Sem mais um coração, que não digno que você more dentro... PERDOE-ME.

Aprendi a conhecer você, Assim como os pássaros conhecem seus ninhos, Sem dúvida num voo livre, Que se abre no infinito.
Aprendi a caminhar com você, Assim como as estrelas respeitam o brilho da lua, Que sabe que como aquela só existe uma única no mundo.
Aprendi a brigar com você, Assim como as ondas do mar que brigam e se debatem inutilmente, Para depois se transformarem em espumas suaves na areia.
Aprendi a entender você, Assim como as montanhas entendem as nuvens e se esticam como se pedindo chuva para os seus campos secos.
Aprendi a amar você, Assim como os pássaros amam a liberdade, Os rios amam suas águas, As estrelas amam o céu, As ondas amam o mar, As montanhas amam seus campos.
Aprendi a amar você como o mais puro e sublime sentimento, Assim como eu amo Deus eternamente.
Te amo!

Seja gentil com o meu amor que eu lhe mostro o quanto meu coração te deseja.
Seja amável tempo suficiente para poder dizer Para Sempre.
Não invente desculpas para não me ver.
Se quer um tempo só para ti, me fale que eu te escuto.
Também não devemos ser grudados uns aos outros e isso eu entendo perfeitamente.
Mas não minta para mim.
Não deixe que meus olhos vejam a nudez das tuas mentiras e as impurezas das tuas palavras.
Não quero ser enganado e acho que ninguém deseja realmente isso.
Nem o sadomasoquista mais vivaz ficaria feliz com tais gestos.
Me mostre o que você é de verdade e lembre-se que a sua liberdade em momento algum foi sancionada.
Você faz as suas escolhas e eu faço as minhas.
Converse sempre comigo e deixe eu entender um pouco de ti para poder assim contar mais sobre mim.
Falar não dói, mas persistir no silêncio mata.
E se não mata o corpo, destrói o coração e a alma.

Bem-aventurado o amigo que leva o outro
a comungar o Cristo e teme ao Senhor.
Bem-aventurado o amigo que encaminha o outro
para o encontro com o Cristo.
Bem-aventurado o amigo que sabe elogiar,
que não vê apenas os defeitos, tampouco encobre os erros do outro.
Bem-aventurado o amigo adquirido na provação,
pois será como um irmão.
Bem-aventurado o amigo fiel, poderosa proteção,
tesouro descoberto, remédio de vida.
Bem-aventurado o amigo que sabe calar
e sabe falar no momento oportuno.
Bem-aventurado o amigo de palavras virtuosas,
pois os preceitos do Altíssimo são a sua conversa.
Bem-aventurado o amigo que abraça e chama a atenção do outro,
respeitando sua consciência e sua liberdade.
Bem-aventurado o amigo que age como luz para guiar,
mas que deixa o outro decidir.
Bem-aventurado ainda o amigo que sabe perdoar e pedir perdão
e que não cala diante da calúnia ou da injustiça contra o outro.
Bem-aventurado sempre será o amigo que discretamente
sabe precisar do outro, sem se aproveitar dele.
Bem-aventurados eternamente os amigos
que doam sua vida pelos outros, por amor.

Tu és como uma estrela
Brilhando mais forte no céu para me despertar
Para a infinitude do universo.
Tu és uma onda elevando-se mais alto no mar
Para me lembrar de quão forte é a natureza.
Tu és uma árvore crescendo mais viva
Para me encantar pelo verde da vida.
Tu és um pássaro trinando mais límpido
Para me tentar com a liberdade de voar.
Tu és o calor que irradia do sol
Para a minha face corar.
Tu és a claridade lunar
Que vem a minha noite clarear.
Tu és a paisagem cotidiana
Que faz da minha vida o sonho mais belo.
Tu és a prova de que a perfeição existe.
Tu és tudo o que de mais belo há.
Eu te amo e para sempre vou te amar!

Há momentos em que as recordações da juventude invadem meu coração. Essa doce fase da minha vida, fugiu de mim sem que eu fosse a tempo de correr atrás dela e sobraram apenas as saudades de tudo o que senti.

É maravilhoso pensar nos sonhos que alimentei, nas experiências que vivi e sobretudo na forma ingênua como encarei a vida, que me levou a embarcar em grandes aventuras. Por ser de tenra idade muitas vezes errei, mas a história que nós próprios vamos construindo só faz sentido se por vezes falharmos, se aprendermos com as escolhas erradas e conseguirmos superar cada adversidade.

Hoje quero lembrar todos os que estiveram do meu lado durante essa fase inesquecível. Nós fomos jovens e aproveitamos a liberdade para partilharmos muitas alegrias. Tudo é agora passado, mas a amizade que nos uniu jamais será esquecida. Sim, essa juventude que ficou para trás, sempre se manterá nos nossos corações, enquanto não desistirmos de viver.

Você me deixou meu amor! E com toda razão.
Por mais uma vez e por minha culpa e meus defeitos, você decidiu partir em busca da paz e da sua liberdade.
Eu peço desculpas pelos meus erros e defeitos, e me arrependo por não lhe ter feito feliz e nem retribuído ao amor e carinho que me concedeu durante os anos que esteve do meu lado.
Eu fui egoísta e hipócrita. Eu fui cego em não querer enxergar todo seu esforço para me ver feliz e realizado. Eu fui um idiota em não lhe agradecer pela espontaneidade e meiguice nas horas que precisou de uma palavra, um afago e um ombro amigo para lhe acalmar e acalentar seu coração com gestos de solidariedade.
Os meus defeitos e a falta de compreensão nas horas que necessitou de alguém do teu lado. transformou você em uma menina carismática e prisioneira dos próprios sentimentos por causa de um amor sem barreiras, e sem sentido algum para alguém da sua beleza e da sua pureza.
O que posso confessar a você, é que um amor sem sentido faz da gente uma pessoa triste, uma pessoa fria e escrava de um sentimento de dor e de sofrimento, quando tudo desaba de uma só vez sobre nossa cabeça.
Foi o que aconteceu comigo por não querer relevar os desencontros e os desentendimentos da vida dois.
Eu fui ingrato com você, porque quando nos conhecemos, fiz juras e promessas de que ia amá-la pelos restos dos meus dias, mas não foi isso que aconteceu.
Quebrei o juramento e as promessas de amor, nos momentos que deixei você sozinha a beira de um colapso de tristeza, dor e sofrimento, por falta da minha atenção... Dos meus carinhos e do meu amor.
Você não mereceu esse tratamento e tão pouco escolheu estar do meu lado.
Foi eu quem não lhe deu valor.
Meu amor me perdoa por ter lhe feito chorar e sofrer, quando apenas precisava compreendê-la e amá-la.
Te amo!

É Natal
Feliz Natal verdadeiro
Dia do nosso companheiro
De barbas brancas
Como a neve
Que cai lá fora no quintal

É Natal
Feliz Natal, liberdade
Dia do amor, da amizade
Duas coisas belas
Como as velas
Seguras pelo castiçal

É Natal
Feliz Natal honroso
Dia do ser amoroso
De um coração forte
Como a brisa
Que bate no peito do pardal

É Natal
Feliz Natal sincero
Dia de quem tanto venero
De um significado maravilhoso
Como a ave branca
Que voa pelo céu
De uma beleza natural

É Natal
Feliz Natal sagrado
Dia em que nasceu coroado
Jesus Cristo
Com a sua luz sobrenatural

É natal
Um Feliz Natal!!!

Chegou a quinta-feira, esse dia tão esperado, ansiado e festejado, e durante o qual muitos apenas esperam que acabe para assim ficarmos mais perto do final de semana.

Mas e ainda que esse seja um desejo legítimo, pois no final de semana nos esperam a liberdade, o descanso ou a farra, não se esqueça de desfrutar deste dia também, deste e de todos os outros. Nunca deixe de viver o dia atual ao máximo, seja ele qual for!

Dizem que Dona Felicidade mora longe dos sonhadores, mas não é verdade não! Dona Felicidade mora sempre onde colocamos os nossos sonhos. Uns, colocam seus sonhos em lugares muito altos, imaginam que ser feliz é possuir tudo, outros, já calejados pela vida e pelas lutas do dia a dia, aprenderam a colocar seus sonhos em lugares próximos, buscando realizar apenas um sonho de cada vez.

Dona Felicidade, ao contrário do que dizem as más línguas, não é exigente, não é "madame esnobe" que se esconde do povo, pelo contrário, Dona Felicidade é simples e muito humilde, é tão simples e tão humilde que as vezes está bem na nossa cara e não a enxergamos. Quantas pessoas passam uma vida inteira procurando por ela e ela está bem na frente de seus narizes.

Mas, tem uma coisa, Dona Felicidade exige que cada pessoa que deseja realmente encontrá-la, vá pessoalmente procurá-la. Ai daqueles que entregam a sua felicidade na mão dos outros, ai daqueles que esperam que outras pessoas venham trazer a felicidade para suas vidas. Pobre daqueles que investem as suas vidas em tentar mudar alguém, em consertar uma pessoa, em julgar outras...

Dona Felicidade está sentada à sua frente, está pertinho de você, basta enxergar a vida com a lente da simplicidade, dar o primeiro sorriso (afinal Dona Felicidade é muito alegre), dar o primeiro passo para se libertar de qualquer tipo de escravidão (Dona Felicidade é a própria liberdade), parar de ser a vítima infeliz (Dona Felicidade não acredita em vítimas, acredita em ação e reação).

Por fim, Dona Felicidade manda um recado para você que por qualquer motivo esteja sofrendo, esteja triste, desanimado da vida: "o tempo é o melhor remédio e melhor conselheiro" para qualquer situação, não julgue, deixe o tempo trazer a resposta. Enquanto isso, lute pela sua felicidade, lembre-se que você é a parte mais importante de sua vida e muito importante para a própria vida.

Sorria!!!