Parabéns para nosso matrimônio! Este ano que passou foi marcante, meu amor! Fizemos novas conquistas e destronamos o que nos incomodava. Lutamos contra tudo e contra todos e assim o faremos todos os dias se necessário.
Você é o amor da minha vida! E nosso casamento é o mundo onde me sinto mais feliz! Desejo que a alegria de viver jamais desapareça do seu coração. Te amo!
- "Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará assim uma máquina utilizável, mas não uma especialidade. É necessário que adquira um sentimento. Um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto. Deve aprender a compreender as motivações dos homens, suas quimeras e suas angústias para determinar com exatidão seu lugar a seus próximos e à comunidade.
Meu amigo, eu sei que amizade é algo que nasce e se dá gratuitamente, sem que se coloque a necessidade de retribuição ou qualquer tipo de pagamento. Você me ensinou isso também, e por esse fato ainda sinto mais gratidão a você e mais necessidade de agradecer por tudo.
Você sempre foi um amigo verdadeiro, alguém que esteve ao meu lado no bom e no menos bom. É graças ao seu apoio e incentivo que hoje cheguei onde estou, e nunca vou esquecer de tudo que já fez por mim. Minha gratidão por você é infinita e eterna, amigo!
Talvez a gente só entenda e aceite o amor dignamente puro quando considerarmos as variáveis da vida, os términos, os fins, e assim olhar tudo isso com maturidade e compreensão de mundo. Mundo esse que é tão competente em distribuir momentos de alegria, dor, compaixão, reflexão e claro, amor.
Os amigos cada vez mais se veem menos. Parece que era só quando éramos novos, trabalhávamos e bebíamos juntos que nos víamos as vezes que queríamos, sempre diariamente. E, no maior luxo de todos, há muito perdido: porque não tínhamos mais nada para fazer.
Nesta semana, tenho almoçado com amigos meus grandes, que, pela primeira vez nas nossas vidas, não vejo há muitos anos. Cada um começa a falar comigo como se não tivéssemos passado um único dia sem nos vermos.
Nada falha. Tudo dispara como se nos estivera – e está – na massa do sangue: a excitação de contar coisas e partilhar ninharias; as risotas por piadas de há muito repetidas; as promessas de esperanças que estão há que décadas por realizar.
Há grandes amigos que tenho a sorte de ter que insistem na importância da Presença com letra grande. Até agora nunca concordei, achando que a saudade faz pouco do tempo e que o coração é mais sensível à lembrança do que à repetição. Enganei-me. O melhor que os amigos e as amigas têm a fazer é verem-se cada vez que podem. É verdade que, mesmo tendo passado dez anos, sente-se o prazer inencontrável de reencontrar quem se pensava nunca mais encontrar. O tempo não passa pela amizade. Mas a amizade passa pelo tempo. É preciso segurá-la enquanto ela há. Somos amigos para sempre mas entre o dia de ficarmos amigos e o dia de morrermos vai uma distância tão grande como a vida.
Miguel Esteves Cardoso