No dia 30 de janeiro se comemora o Dia da Saudade. A palavra vem do latim solitate, que na tradução literal quer dizer solidão. Mas em nossa língua ela adquiriu um significado bem mais romântico, como nos mostra o Dicionário Aurélio:
Saudade – Substantivo feminino. Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las. nostalgia.
Este sentimento sempre foi tema de músicas, poemas, filmes e não há quem já não o tenha sentido.
Temos saudades de pessoas, de momentos, de situações, de lugares. Sentimos falta de tudo o que nos faz bem. E, como dizem que relembrar é viver, a saudade nos transporta para um tempo em que fomos mais felizes, trazendo, muitas vezes, lembranças doloridas.
E para desejar a todos um Dia da Saudade cheio de boas lembranças, nos apropriamos de um poema do grande Mario Quintana:
Saudade na solidão na penumbra do amanhecer.
Via você na noite, nas estrelas, nos planetas, nos mares, no brilho do sol e no anoitecer.
Via você no ontem, no hoje, no amanhã...
Mas não via você no momento.
Que saudade...
Nós diferimos dos animais irracionais porque pensamos e falamos, e na maioria das vezes erramos porque falamos sem pensar. Foi exatamente isso que aconteceu comigo, falei sem pensar, ofendi você. Você se defendeu e isso criou um clima que jamais deveria ter acontecido.
Depois ficamos sós, paramos de falar, voltamos a pensar, e nos arrependemos muito e sofremos. Eu gostaria que nada daquilo tivesse acontecido, mas infelizmente o tempo não volta atrás, o que foi dito ficará na lembrança e continuará machucando por algum tempo.
Mas existe um remédio, que quanto maior a dose, mais rápido se esquece a dor, e esse remédio se chama amor. E você não precisa procurar em farmácias, eu tenho um estoque muito grande em meu coração, com uma receita de carinho e um pedido de perdão, porque amo você!
Chegou o fim de semana que sempre estamos desejando. Este é o momento de quebrar a rotina, de passear de mão dada, de ter tempo para o amor. Mas sei que você está chateada comigo e nem está a fim de ouvir falar nisso.
Só quero que saiba que estou arrependido pelo que fiz. Peço desculpa pela minha atitude que não foi a melhor. Me perdoe, por favor, e vamos aproveitar as horas que se seguem.
Pelas dificuldades de cada dia... Pelos amigos que se transformaram em nossos opositores... Pelos companheiros que nos deixaram a sós...
Pelas críticas destrutivas que nos açoitaram a alma... Pelos desenganos que nos atingem... Pelos irmãos que nos ridicularizam...
Pelos entes amados que só nos fazem problemas... Pelas criaturas que nos induzem a tentação... Pelos adversários que nos acusam sem motivo...
Por todos aqueles que nos obrigam a entesourar as luzes da experiência... Nós te agradecemos com respeito e amor, repetimos tranquilos:
"OBRIGADO, MEU DEUS..."
Feliz aniversário, minha irmã! Espero que seu dia seja especial e muito alegre. Que não faltem o carinho, as homenagens e as surpresas boas. Eu lamento muito não poder lhe dar um beijo de parabéns, pois estou morrendo de saudades de você.
Mas é verdade o que dizem, e quando amamos muito uma pessoa ela nunca está realmente longe de nós. Eu sinto você sempre perto de mim, pois a trago todos os dias no coração e pensamento, e constantemente recordo nossos tempos de infância. Parabéns, querida, com saudades e muito amor!