Duas coisas enchem a alma de admiração e de respeito sempre renovados e que aumentam à medida que o pensamento mais vezes se concentra nelas: acima de nós, o céu estrelado; no nosso íntimo, a lei moral. Não é necessário buscá-las e adivinhá-las como se estivessem ofuscadas por nuvens ou situadas em região inacessível, para além do meu horizonte; vejo-as ante mim e relaciono-as imediatamente com a consciência da minha existência. A primeira, a partir do lugar que ocupo no mundo exterior, estende a relação do meu ser com as coisas sensíveis a todo esse imenso espaço onde os mundos se sucedem aos mundos e os sistemas aos sistemas e a toda a duração ilimitada dos seus movimentos periódicos. A segunda parte do meu invisível eu, da minha personalidade e do meu posto num mundo que possui a verdadeira infinitude, mas no qual o entendimento mal pode penetrar e ao qual reconheço estar vinculado por uma relação não apenas contingente, mas universal e necessária (relação que também alargo a todos esses mundos visíveis).
Numa, a visão de uma infinidade de mundos quase aniquila a minha importância, na medida em que me considero uma criatura animal que, depois de ter (não se sabe como) gozado a vida durante um breve lapso de tempo, deve devolver a matéria de que é formada ao planeta em que vive e que não é mais do que um ponto no universo. Pelo contrário, a outra ergue infinitamente o meu valor como inteligência, mediante a minha personalidade, na qual a lei moral me revela uma vida independente da animalidade e até de todo o mundo sensível, pelo menos na medida em que podemos julgá-lo pelo destino que esta lei consigna à minha existência, e que, em vez de ser limitada às condições e aos limites desta vida, se alarga até ao infinito.
Immanuel Kant
Do time que crê no Senhor Jesus, do time que ama, do time que persevera, do time que não desiste nunca,
Do time que se esforça, do time que olha além do horizonte, do time que cultiva coisas boas, do time que avança,
Do time que lê o que edifica, do time que estende a mão, do time que ora, do time que valoriza a santificação,
Do time que agradece, do time que cresce, do time que investe, do time que ultrapassa obstáculos...
Apesar de minhas limitações faço parte desse time vencedor. Sinto-me escalado cada manhã.
Quando percebo pessoas reclamando de tudo, sem perspectiva espiritual, que falam demais, orgulhosas e cheias de si, digo pra mim mesmo: não sou desse time!
Na verdade só existem estes dois times no campeonato da vida.
Só um porém é campeão cada dia, através de suas atitudes relevantes.
Desse time campeão eu quero ser sempre!
Nunca diga "te amo" se não te interessa.
Nunca fale sobre sentimentos se estes não existem.
Nunca toque numa vida se não pretende romper um coração.
Nunca olhe nos olhos de alguém se não quiser vê-lo derramar lágrimas por causa de ti.
A coisa mais cruel que alguém pode fazer é permitir que alguém se apaixone por você quando você não pretende fazer o mesmo.
Se eu conheço alguém que se aproxima da perfeição, este alguém é você!
Como é que você consegue ser uma pessoa tão equilibrada, tão ponderada, tão capaz de utilizar, na medida certa, razão e emoção, conforme as situações e conveniências?
Como é que você consegue ser tão sábia(o) na hora de utilizar seu charme e poder de persuasão? Como é que você consegue atingir sempre os seus objetivos sem nunca machucar ou ferir ninguém.
Sabe? o seu sorriso é capaz de abrir todas as portas, pois ele demonstra imediatamente, logo à primeira vista, que você é uma pessoa muito especial, e eu me sinto muito feliz em desfrutar do seu convívio e da sua companhia, porque além de tudo você consegue realizar tudo o que planeja com inteligência e diplomacia.
O seu refinamento e charme são dignos de admiração, quase inveja! Que você consiga, sempre, manter este espírito vivaz e alegre, porque o seu modo de ser faz qualquer ambiente mais feliz, perfumado e cheio de luz!
Que a alegria da formatura hoje, fique para sempre em você, para que a felicidade também contagiem aqueles que da sua profissão se beneficiarem.
Meus parabéns!