Difícil é amar quando alguma coisa dá errado. Quando a casa está uma bagunça, quando as contas começam a crescer e o dinheiro diminuir, quando qualquer palavra vira ofensa, quando um silêncio se transforma em dúvida. Quando sobram palavras entaladas na garganta, quando falta um gesto que era pra ter marcado presença, quando o beijo é rápido, o olhar é vazio, o abraço é curto, as promessas falham. Quando o zíper da mala fecha e você não vai. Quando você espera por algo que nunca vem. Quando as expectativas começam a te sufocar. Quando os olhos ficam marejados ao lembrar do que podia ter acontecido, mas não aconteceu. Quando a porta bate, o tom de voz aumenta, a paciência se esgota, o humor não faz mais rir.
Querida amiga,
Você nem imagina como estou feliz com a notícia da sua gravidez. É uma alegria saber que você terá um lindo filho, principalmente por eu ter a certeza que você será uma mãe maravilhosa.
Eu quero estar perto de você e acompanhar essa fase importante da sua vida. Poder aconchegar sua barriga e falar para o seu bebê sobre nossa amizade. Que você desfrute dos momentos inesquecíveis que estão para chegar!
Não importa o dia ou o mês do ano em que você se encontre, importa sim, que no seu coração o espírito da Páscoa sempre se faça presente. E que você possa renovar sempre o seu amor com aqueles que necessitam de uma palavra de conforto nas horas difíceis. Que você se torne um farol de luz a iluminar as trevas e caminhe com seus irmãos ao encontro de Jesus!
Por vezes, procuramos grandes motivos para nossa vida valer a pena, partimos em busca de razões desconhecidas para que a alegria possa surgir a qualquer momento e acabamos nos esquecendo do poder das coisas simples do dia a dia.
A felicidade está escondida nos gestos que muitos ignoram, nas palavras que poucos ouvem e nos sentimentos que quase ninguém mostra interesse em desfrutar. Não parta em busca de acontecimentos grandiosos, quando tudo que você precisa está presento no seu coração.
É sempre muito bom ter-te por perto e desfrutar da tua companhia e lealdade, pois é fundamental ter a amizade e o carinho de alguém para que possamos partilhar as nossas alegrias e angústias, e falar dos nossos problemas sem receios ou reservas.
Mas, o melhor de conhecer alguém como tu é não sentir-se obrigado a nada, é poder estar contigo a assistir TV sem mesmo dizer uma palavra, sem sentir tédio ou vontade de estar sozinho(a), mas sentir falta da tua companhia nos momentos em que estás longe, a cuidar da tua vida enquanto eu cuido da minha.
Ser amigo é saber aproveitar o que de melhor o outro tem para oferecer-nos, é reconhecer os seus defeitos mas sabê-los suportáveis e, por outro lado, ser amigo é oferecer as nossas virtudes com toda a generosidade do mundo e viver sem máscaras ou dissimulações, de uma maneira autêntica, sem tentar esconder ou escamotear os nossos pequenos vícios, manias ou idiossincrasias.
Há muito tempo que penso em escrever-te alguma coisa a falar do sentido da amizade, essa coisa que nos envolve de maneira tão natural que nem nos preocupamos muito em perceber, ao certo, o que ela significa.
Talvez eu não consiga expressar ao certo esse tal significado, mas é bom saber que existe alguém a torcer por nós, a apoiar-nos, mesmo que nalguns momentos não concorde plenamente com o que estamos a pensar ou fazer e que, então, nessas tais circunstâncias, não hesita em expressar o seu ponto de vista, apenas com o intuito de iluminar um pouco mais o nosso caminho.
E é assim que faz o verdadeiro amigo, com liberdade e segurança, pois tem a certeza de que uma opinião divergente não será capaz de alterar um sentimento profundo de confiança recíproca e sincera.