Reza a lenda que um monge, próximo da idade para se aposentar, precisava encontrar um sucessor.
Entre seus discípulos, dois já haviam dado mostras de que eram os mais aptos, mas apenas um poderia sucedê-lo.
Para sanar as dúvidas, o mestre lançou um desafio para colocar a sabedoria dos dois à prova.
Ambos receberam alguns grãos de feijão que deveriam colocar dentro dos sapatos, para então empreenderem a subida de uma grande montanha.
Dia e hora marcados, começa a prova.
Nos primeiros quilômetros, um dos discípulos começou a mancar.
No meio da subida, parou e tirou os sapatos.
As bolhas em seus pés já sangravam causando-lhe imensa dor.
Por causa disso ficou para trás, observando seu oponente sumir de vista.
Prova encerrada, todos voltam ao pé da montanha para ouvirem do monge o óbvio anúncio.
Após o festejo, o derrotado aproxima-se e pergunta ao seu oponente como é que ele havia conseguido subir e descer com os feijões nos sapatos:
- Antes de colocá-los no sapato, eu os cozinhei – foi a resposta.
Carregando feijões ou problemas, há sempre um jeito mais fácil de levar a vida.
Problemas são inevitáveis. Já a duração do sofrimento é você quem determina...
APRENDA A COZINHAR SEUS FEIJÕES!
Amigos são aqueles que não medem distância para te ajudar, te fazer sorrir, ouvir e consolar.
São pessoas das quais temos que saber dar valor desde o início, porém, depois pode ser tarde demais.
Os amigos são como as flores, nascem em nossa vida, cresce com o carinho e morre se não for bem cultivada.
Ser amigo é amar sem medo, sem dúvida
É saber respeitar a opinião do outro, é aceitar o amigo do jeito que ele é, com todos os seus defeitos e com todas as suas virtudes.
Eu nunca aceitei a simplicidade do sentimento. Eu sempre quis entender de onde vinha tanta loucura, tanta emoção. Eu nunca respeitei sua banalidade, nunca entendi como pude ser tão escrava de uma vida que não me dizia nada, não me aquietava em nada, não me preenchia, não me planejava, não me findava.
Nós éramos sem começo, sem meio, sem fim, sem solução, sem motivo.
...Não sinto saudades do seu amor, ele nunca existiu, nem sei que cara ele teria, nem sei que cheiro ele teria. Não existiu morte para o que nunca nasceu...
...Sinto falta da perdição involuntária que era congelar na sua presença tão insignificante. Era a vida se mostrando mais poderosa do que eu e minhas listas de certo e errado. Era a natureza me provando ser mais óbvia do que todas as minhas crenças. Eu não mandava no que sentia por você, eu não aceitava, não queria e, ainda assim, era inundada diariamente por uma vida trezentas vezes maior que a minha. Eu te amava por causa da vida e não por minha causa. E isso era lindo. Você era lindo.
Simplesmente isso. Você, a pessoa que eu ainda vejo passando no corredor e me levando embora, responsável por todas as minhas manhãs sem esperança, noites sem aconchego, tardes sem beleza...
...sinto falta de quando a imensa distância ainda me deixava te ver do outro lado da rua, passando apressado com seus ombros perfeitos. Sinto falta de lembrar que você me via tanto, que preferia fazer que não via nada. Sinta falta da sua tristeza, disfarçada em arrogância, em não dar conta, em não ter nem amor, nem vida, nem saco, nem músculos, nem medo, nem alma suficientes para me reter.
Prometi não tentar entender e apenas sentir, sentir mais uma vez, sentir apenas a falta de lamber suas coxas, a pele lisa, o joelho, a nuca, o umbigo, a virilha, as sujeiras. Sinto falta do mistério que era amar a última pessoa do mundo que eu amaria.
Tati Bernardi
Eu estava disposta a lutar. Mas não posso fazer força por nós dois. Preciso tentar daqui, você daí. Precisamos unir as forças e fazer acontecer. Só que eu tentei multiplicar as minhas forças, já que você ficou de mãos atadas. Não deu, fracassei e entendi: o problema é quando a história é vivida por um, dentro de um. Daí é amar sozinho, é amor platônico, é amor que não rola. E não rolou.
Irmã... Podemos ficar dias sem nos falarmos, podemos brigar, podemos não concordar uma com a outra, podemos nos afastar por alguns dias, enfim, entre nós pode acontecer de tudo, mas eu tenho certeza que entre as duas existe um amor verdadeiro.
Quero lhe pedir desculpas pelos momentos que deixei você triste, pelos momentos que fiz você chorar, pelos momentos que falei palavras duras, pelos momentos que não ajudei você, e por todos os momentos em que de alguma forma eu deixei você mal, mas tenha toda certeza de que o fiz tentando acertar.
Quero você cada dia melhor, pois eu sei que além disso tudo, nós nos amamos. Te amo muito, e estou aqui para o que for preciso!