Natal há muito tempo perdeu o veio do seu real significado. Hoje o que vemos é um exagero no consumo, e o momento que deveria ser dedicado à reflexão e à união familiar é transformado em mera troca de presentes.
Fica muito difícil para os pais não caírem na armadilha, já que as crianças são empurradas a desejar os bons e grandes presentes no Natal. Sem contar aqueles incontáveis presentes de parentes e amigos que nem sempre são algo de que precisamos ou de nosso gosto. E, no caso das crianças, uma sucessão de brinquedos que eles simplesmente não dão conta de usar. Também pelo excesso, acabam não valorizando nenhum.
Deixamos então aqui uma sugestão que tem dado certo em nossa casa: fazemos uma "vaquinha" na família para a compra de um bom presente que será "o" presente do Papai Noel. Ano retrasado foi uma bicicleta, ano passado, um videogame, e eles nem perguntam por mais presentes. É muito mais bacana do que ver aquele monte de presentes que as crianças nem curtem e que na vida cotidiana só ocupam espaço e acumulam poeira.
Quando temos que dar presentes para familiares e amigos, sempre escolhemos artigos educativos reciclados que sempre surpreendem, inspiram e dão bom exemplo. Na escola, caso as crianças participem de alguma atividade relacionada à troca de presentes, sempre devemos pensar coletivamente e não enviar presentes caros que incentivem o consumismo. Livros bacanas e quebra-cabeças são ótimas opções. A escola é um ambiente educacional de suma importância. Os bons exemplos ali são fundamentais. Por isso, escolha sempre presentes de um valor médio, sem ostentação.
Fazer diferente é possível e fundamental para um futuro melhor.
Ana Cláudia Bessa
É especial a noite que está chegando. É doce e diferente de todas as outras, pois quanto melhor conheço você, à medida que nos vamos aproximando, mais colorida fica minha vida.
Quando chega o momento de me deitar para umas horas de sono, o que me deixa verdadeiramente feliz é receber uma mensagem sua que me provoca um sorriso no rosto.
Hoje não será diferente. Que estas palavras tenham também o mesmo efeito em você. Boa noite!
Mãe, neste dia especial, quero dizer que você é importante para todos nós, porque você nos deu a vida e todos os valores morais em que acreditamos. Olha mãe, às vezes não é compreendida e valorizada como deveria ser, mas quando a gente cai na vida, vivendo a experiência de sobreviver, é que a gente passa a dar ainda mais valor à nossa mãe.
Quando deixamos de ser crianças, a gente batalha, se recicla e passa a refletir sobre a nossa vida familiar, sobre nossos laços maternos. Foi essa reflexão que me trouxe a consciência, de que você, é uma super mãe. Você sempre se doou e viveu para a família.
Hoje eu relembro tantos momentos de ternura, às vezes, momentos difíceis, mas sempre momentos, em que a sua presença cheia de amor, a tudo superava.
Obrigado mãe, obrigado por tudo! Que o amor de Cristo, esteja sempre com você. Parabéns pelo seu dia!
Um beijão!
Esta é uma história de um homem que contratou um carpinteiro para ajudar a arrumar algumas coisas na sua fazenda.
O primeiro dia do carpinteiro foi bem difícil.
O pneu do seu carro furou.
A serra elétrica quebrou.
Cortou o dedo.
E ao final do dia, o seu carro não funcionou.
O homem que contratou o carpinteiro ofereceu uma carona para casa.
Durante o caminho, o carpinteiro não falou nada.
Quando chegaram a sua casa, o carpinteiro convidou o homem para entrar e conhecer a sua família.
Quando os dois homens estavam se encaminhando para a porta da frente, o carpinteiro parou junto a uma pequena árvore e gentilmente tocou as pontas dos galhos com as duas mãos.
Depois de abrir a porta da sua casa, o carpinteiro transformou-se.
Os traços tensos do seu rosto transformaram-se em um grande sorriso, e ele abraçou os seus filhos e beijou a sua esposa.
Um pouco mais tarde, o carpinteiro acompanhou a sua visita até o carro.
Assim que eles passaram pela árvore, o homem perguntou:
- Porque você tocou na planta antes de entrar em casa ?
- Ah! Esta é a minha Árvore dos Problemas.
- Eu sei que não posso evitar ter problemas no meu trabalho, mas estes problemas não devem chegar até os meus filhos e minha esposa.
- Então, toda noite, eu deixo os meus problemas nesta Árvore quando chego em casa, e os pego no dia seguinte.
- E você quer saber de uma coisa?
- Toda manhã, quando eu volto para buscar os meus problemas, eles não são nem metade do que eu me lembro de ter deixado na noite anterior.
O que é um dia maravilhoso se não tivermos alguém com quem compartilhar? O que são as nossas alegrias e aventuras sem ninguém para as compartilhar conosco? Compartilhar é bom, e isso é verdade para tudo.
No momento em que se descobrem as maravilhas de dar, dividir, compartilhar, uma alma se torna mais feliz e completa. O egoísmo em doses pequenas não fere ninguém, mas quando é demais ele acaba isolando a pessoa. Mas há sempre forma de lutar contra esse mal, e é compartilhando, ou ensinando a compartilhar.
Sentimentos bons sempre acabarão atraindo outros ainda melhores, e assim é com tudo. Se falta amor em sua vida, distribua amor e verá como ele retornará a você. A melhor forma de conseguir as coisas é dando sem cobrança, dando com sinceridade, e por isso o egoísmo é tão mau.
Pessoas felizes compartilham, dividem e espalham o bem, aquilo que muitas vezes lhes faltava, elas dão, e eventualmente acabam recebendo em dobro. Então dê e seja feliz!