Um mestre tinha centenas de discípulos. Todos rezavam na hora certa - exceto um, que vivia bêbado.
O mestre foi envelhecendo. Alguns dos alunos mais virtuosos começaram a discutir quem seria o novo líder do grupo, aquele que receberia os importantes segredos da tradição.
Na véspera de sua morte, porém, o mestre chamou o discípulo bêbado e lhe transmitiu os segredos ocultos.
Uma verdadeira revolta tomou conta dos outros.
- Que vergonha! gritavam pelas ruas. Sacrificamo-nos por um mestre errado, que não sabe ver nossas qualidades.
Escutando a confusão do lado de fora, o mestre agonizante comentou:
- Eu precisava passar estes segredos para um homem que eu conhecesse bem. Todos os meus alunos eram muito virtuosos e mostravam apenas suas qualidades. Isso é perigoso; a virtude muitas vezes serve para esconder a vaidade, o orgulho, a intolerância. Por isso escolhi o único discípulo que eu conhecia realmente bem, já que podia ver seu defeito: a bebedeira.
Às vezes a vida tem destas injustiças que tanto nos fazem sofrer, como neste momento em que você, minha querida neta, luta contra essa doença sem que eu possa fazer nada.
Alegremente e sem hesitar eu trocaria de lugar com você. Pois eu a amo muito e apenas desejo que seja feliz e possa desfrutar da sua juventude, da sua vida, dos seus sonhos.
Mas eu conheço você e sei como é forte e capaz. Com todo apoio da família e dos amigos, em breve este momento menos bom será apenas passado, do qual você sairá mais fortalecida ainda.
Minha neta linda e amada, tenha força e esperança, sempre! Confie nos desígnios de Deus e naqueles que agora cuidam pela sua saúde. Minhas preces e meus pensamentos estarão permanentemente com você.
Que dia tão especial! Não existe domingo mais mágico que este. A Páscoa é a maior celebração de todas, é a época onde todo mundo valoriza o que tem valor de verdade, e não estou me referindo somente aos ovos de chocolate, não. Estou falando de amor e gratidão, de paz e de transparência. A Páscoa é o encontro da fé junto de todos os amigos e família. A todos, desejo um belo domingo de Páscoa!
Hoje acordei e senti que seria um dia especial. Respire a energia positiva que anda pelo ar, e sinta no coração a alegria de podermos viver mais um dia.
Desejo que seu dia seja maravilhoso, que aproveite ao máximo cada instante, pois viver é uma dádiva, seja em que dia for! Sinta orgulho na pessoa que você é e em tudo aquilo que faz. Sua vida pertence a você e dela deve desfrutar em plenitude, por isso jamais permita que impeçam você de ser feliz!
– Acabo de voltar de uma troca de presente. Ela disse.
– Alguém lhe deu algo que você não queria? Perguntei. – Não, de jeito nenhum. Ganhei mais do que pensei que ganharia. Ela respondeu.
– Então ganhou presentes demais? Perguntei. – Oh, não. Nunca se ganha "demais". Ela disse bem séria.
– Não estou entendendo. Você estava devolvendo um presente que você ganhou e não queria porque você tinha mais do que pode usar, mas nunca tem demais do seja lá o que for. Eu disse. Naturalmente eu não tinha nenhum ideia do que eu acabara de dizer, mas era o que eu tinha ouvido. – Não. Eu não devolvia nada. Eu distribuía. Ela disse.
Me senti como que assistindo a um episódio de "I love Lucy". – Vamos começar tudo de novo. Onde você estava? Perguntei. – Fui ao asilo. Fui visitar as pessoas que vivem lá. Ela disse.
– Você tinha dito que foi trocar presente.
– Oh, vejo seu problema. É assim que eu chamo minhas visitas ao asilo. "Troca de Presente". Eu vou ao asilo e passo meu tempo com algumas pessoas bem fascinantes. Sou a única com 40 anos. Aquelas pessoas estão pelos 70 ou 80 e até mais. Elas têm muito a oferecer. Suas histórias são presentes especiais para mim. Sua experiência de vida e lições são incrivelmente valiosas. Aprendo muito com elas. Ela disse.
– Então, isto é o trocar presente? Perguntei. – Sim, eu lhes dou o meu tempo e minha atenção, eles me ensinam sobre a vida.
Que ângulo incrível para se ver as coisas. Por todos estes anos que eu tenho escrito, todas as pessoas que eu encontrei ao longo do caminho fizeram parte da minha "Troca de Presente".
Por que você não se junta a nós. Dê um pouco de tempo para falar com alguém na rua hoje. Crie tempo para parar e dizer "olá" a alguém de sua vizinhança. Encontre novas pessoas. Visite um asilo. Telefone para alguém.
Você tem muito para dar e muito mais para receber.