Sentado numa poltrona, em frente à TV, estava Washington. Até que: plic! – Não aguento mais jogar videogame! Todos os dias, a mesma coisa!
Washington é um garoto de 12 anos e mora em São Paulo. Filho de uma família muito rica, tinha de tudo, mas não era feliz. Com poucos amigos, sentia falta de algo importante: a paz. Certo dia, pediu dinheiro a sua mãe para comprar um "negócio". A mãe, sem perguntar pra quê, entregou-lhe o dinheiro. O garoto entrou numa loja e pediu: – Quero um quilo de paz.
A balconista, irritada, sem lhe dar atenção, respondeu: – Aqui não se vende paz!
Passou em outra loja, em um bar, numa padaria. Depois de andar muito, cansou de ser debochado e voltou para casa. Sentou no sofá, pensativo: onde compraria a paz? O toque da campainha quebrou seus pensamentos. Ao abrir a porta, um senhor bastante idoso suplicou:
– Por favor, meu bom menino, há dois dias que não ponho nada na boca, não aguento mais de fome. Pode me dar algo para comer? – O senhor sabe me dizer onde eu posso comprar a paz? – pergunta o menino, ainda preocupado com o seu problema. – Sim, me traga algo para comer que eu te digo.
Ansioso, mais do que depressa Washington foi até a cozinha. Voltou com um prato transbordando de comida e um copo de suco de laranja. Sentou-se ao lado do homem, ouvindo-o atentamente. – Olha, meu amigo. Existe um dinheiro com o qual podemos comprar a paz. É com o nosso coração.
– Mas se eu tirar o coração, como posso viver? – pergunta o garoto, confuso. – Com o coração quero dizer: quando fazemos o bem aos nossos irmãos! Hoje, eu sei que você vai se sentir muito feliz, com muita paz, por ter me tratado bem, por ter me dado um prato de comida. Sentiria o mesmo se tivesse feito a outra pessoa. – É verdade? – pergunta Washington – puxa, estou tão feliz só de ouvir o senhor me falar isso!
Daquele dia em diante, o garoto refletiu muito sobre aquela conversa e como se sentira feliz ao ajudar alguém. Continuou praticando o bem. E, como por encanto, começou a ter muitos amigos.
E pôde confirmar que a paz está dentro de cada um de nós, basta cultivá-la.
Hoje ao me despertar quando abri para o mundo a janela do meu quarto sem querer, sem sentir, eu comecei a pensar em você, meus olhos perdidos no horizonte onde o sol nascia abraçando a natureza, lágrimas de sofrimento escorreram no meu rosto.
Estava tudo parado como se a terra e o horizonte quisessem ouvir a melodia do meu amor impossível.
Talvez seja essa a última que eu choro por você.
Acabei compreendendo que isso tudo é ridículo, que o sofrimento não significa nada para você, que sou uma entre tantas que por orgulho ou amor ferido choram por você, mas não importa, não me envergonho dos meus sentimentos, mesmo sabendo que nunca existiu futuro para eles.
O verdadeiro amor a tudo suporta.
Eu sei que nunca serei nada para você. Assim, como sei que meu amor por você nasceu de um sonho impossível, inatingível que jamais deixará de ser um sonho, pois passarei a vida sonhando com o momento em que serei tua...
Perdoa-me por essas palavras amargas.
Perdoa-me por ter gostado tanto de você, perdoa-me por ter invadido a tua vida. Apenas me perdoe não de despreze.
Seja feliz ao lado de alguém que te mereça e não se deixe levar por um sentimento de PIEDADE, por que na vida, EU e VOCÊ jamais seremos NÓS.
Às vezes não dá vontade de jogar tudo pro alto, sair correndo e fugir de todo mundo?
Às vezes o cansaço é tão grande que parece que o mundo está desbando nas nossas costas. Não é assim?
Se isso está acontecendo com você, vem cá... chega mais perto... Fica assim não...
Eu sei que não é fácil... Eu sei o quanto dói esta angústia... Mas vamos combinar pra não ter desespero... Desespero não ok?
Com calma você vai respirar bem fundo, vai se concentrar para que aos poucos esse problema pelo qual você está passando, não te pertença mais... No começo pode parecer muito complicado e você pode sentir que isso não funciona, mas eu vou pedir pra você confiar...
Não é confiar em mim, mas confiar em você... Você pode superar... Aos poucos esqueça isso que está te incomodando e escreva, se for preciso, em um pedaço de papel o motivo de tanta angústia. Depois você vai rasgar, queimar, amassar e jogar fora, para que esse problema não exista mais.
Vá pedindo paz de espírito, pedindo pra Deus acalmar seu coração, sinta sua respiração, seu coração bater... Sinta a sua pele arrepiar com o poder de Deus e a energia que agora está entrando na sua vida... Uma energia duradoura que há muito tempo você não sentia...
Ah como eu tenho certeza que a sua vida vai mudar... Tenho certeza que milagres acontecerão na sua vida, porque você, e somente você, vai fazer agora essa mudança, acreditando que Deus está colocando a mão e retirando todos problemas que estão te incomodando...
Acredite... Milagres estão acontecendo.
A vida de um modo geral é fascinante, mas com você, e através da biologia, aprendemos a apreciá-la de uma forma mais completa, desde o funcionamento do nosso corpo até uma escala molecular.
Hoje, graças a você, compreendemos melhor o mundo que nos rodeia e de todos os seres vivos que, como nós, nele habitam.
Hoje queremos agradecer a você o empenho e dedicação com que nos despertou o interesse para um conceito mais alargada sobre o que é a vida.
Sempre que você recomeça algo, está provando a você mesmo que nada o consegue derrotar e demonstrando ao mundo que continua firme na luta pelos seus objetivos. É verdade que a vida por vezes nos faz cair, mas quando nos levantamos e seguimos nosso caminho, estamos mais preparados para os próximos desafios.
Nunca deixe de recomeçar algo que ficou por acabar, por medo dos desafios que virão a seguir. Você aprendeu com a queda e tem agora toda força que vai precisar.