Quantas e quantas noites em claro acalentando meu choro... Quantas vezes ajudou-me com os deveres da escola mesmo depois de um dia de trabalho exaustivo... Ensinou-me que o mais importante na vida é o crescimento interior... Cultivar amigos sempre... Buscar sempre o que desejar, porque tudo se torna possível quando se tem vontade e coragem para lutar...
Quando achava que o mundo inteiro estava errado e contra mim, você, com a sabedoria de um mestre encontrava as mais belas palavras para me fazer entender a verdade... Quando te deixei, jamais esqueci das suas palavras dizendo: "filha lembre-se sempre que você tem duas casas"...
Para tudo, pai, deu-me base e estrutura de conhecimento, sobretudo a como agradecer as pessoas por menor que fosse o seu gesto... Mas você, meu pai, esqueceu de me ensinar como posso lhe agradecer por tudo isso!
Entendo que agora estou crescida precisarei aprender sozinha. Portanto vou começar a aprender a agradecer você com as palavras fluidas do meu coração:
Pai, obrigada pela vida, pela atenção, por me fazer enxergar a verdade, a aceitar o que sou e buscar meus objetivos. E principalmente obrigada por ter me dado a oportunidade de ser um pedacinho de você e por ser um pedaço de mim.
Amo-te mais do que possa imaginar e saibas que também sempre terás duas casas, sendo uma delas em meu coração...
– Me mostra, papai! Disse a garotinha. – Você quer ver o mundo, não é? Ele perguntou. – Eu tenho muita esperança, papai!
O pai da menina lembrou-se do tempo em que era criança e seu pai o colocava sobre os ombros. – Eu quero que você veja como é distante onde você pode ir na vida, filho. Ele dizia.
E estando confortável e seguro, ele olhava ao redor e sorria. – Espero que eu possa ir tão distante, papai! Dizia apontando lá longe. – Meu filho, você pode ir tão distante e ainda mais! Seu pai o garantia.
E então está, agora, com a própria filha. – Papai aquela montanha é o mais longe que eu posso ir? Ela perguntou. – Meu amor, aquela montanha pode bloquear sua vista agora, mas eu prometo que você subirá sobre ela um dia. A vida está cheia de montanhas. Alguns as veem como barreiras intransponíveis. Outros as veem como degraus que os coloca onde jamais sonharam.
– Mas aquela montanha é tão grande! Espero conseguir subi-la! Diz a jovem criança. – Deus fez aquela montanha tão grande para que você se torne forte o suficiente para ir em busca de seus sonhos. Ele poderia fazer sua viagem mais fácil e plana. Mas que valor teria tal viagem? Qualquer um pode viajar por um caminho fácil. Mas são os grandes escaladores de montanha que têm a admiração da maioria.
– Espero que eu não caia! – Mas aí você recomeça de onde caiu ou começa tudo novamente desde lá de baixo. De um jeito ou de outro, cada passo em direção ao topo é necessário. O importante não é a quantidade de passos dados, mas sim cada passo dado.
A criança suspirou profundamente. – Quando eu começo a subir? Ela perguntou. – Você já está pronta, porque você pode ver em sua mente. Veja-se no topo daquela montanha. Ele pediu. – Eu posso ver! Ela disse excitada.
– E o que vê? Ele perguntou. – Você sempre perto de mim, papai!
E assim é a vida. Para fazer chegar, você deve se ver lá. Para começar você precisa ver onde termina. E para apreciar a viagem, você precisa apreciar aqueles que o ajudaram a chegar.
A esperança é algo com asas, que o levanta o suficientemente alto para ver a verdade.
O homem chegou em casa, naquela noite, trazendo o mau humor que o caracterizava há alguns meses. Afinal, eram tantos os problemas e as dificuldades, que ele se transformara em um ser amargo, triste, mal humorado.
Colocou a mão na maçaneta da porta e a abriu. A luz acesa na cozinha iluminava fracamente a sala que ele adentrou. Deteve o passo e pôde ouvir a voz do filho de seus quatro anos de idade:
-Mamãe, por que papai está sempre triste?
-Não sei, amor, respondeu a mãe, com paciência. Ele deve estar preocupado com seus negócios.
O homem parou, sem coragem de entrar e continuou ouvindo: -Que são negócios, mamãe?
-São as lutas da vida, filho.
Houve uma pequena pausa e depois, a voz infantil se fez ouvir outra vez: -Papai fica alegre nos negócios?
-Fica, sim, respondeu a mãe.
-Mas, então, por que fica triste em casa?
Sensibilizado, o pai de família pôde ouvir a esposa explicar ao pequenino:
-Nas lutas de cada dia, meu filho, seu pai deve sempre demonstrar contentamento.Deve ser alegre para agradar o chefe da repartição e os clientes. É importante para o trabalho dele. Mas, quando ele volta para casa, ele traz muitas preocupações. Se fora de casa, precisa cuidar para não ferir os outros, e mostrar alegria, gentileza, não acontece o mesmo em casa. Aqui é o lar, meu filho, onde ele está com o direito de não esconder o seu cansaço, as suas preocupações.
A criança pareceu escutar atenta e depois, suspirando, como se tivesse pensado por longo tempo, desabafou:
-Que pena, hein, mãe? Eu gostaria tanto de ter um pai feliz, ao menos de vez em quando. Gostaria que ele chegasse em casa e me pegasse no colo, brincasse comigo. Sorrisse para mim. Eu gostaria tanto...
Naquele momento, o homem pareceu sentir as pernas bambearem. Um líquido estranho lhe escorreu dos olhos e ele se descobriu chorando. Meu Deus, pensou. Como estou maltratando minha família.
E, ainda emocionado, irrompeu pela cozinha, abriu os braços, correu para o menino, abraçou-o com força e lhe convidou: -Filho, vamos brincar?
Papai, essa homenagem é para dizer o quanto o senhor é importante, como essa data é especial, como nossa vida é alegre e como o senhor é bom. Essa data é para te desejar muitos anos de vida, de saúde e de paz, porque o senhor merece, porque a nossa família te agradece por tudo que somos, somos unidos, somos amigos, porque confiamos no seu amor de pai. Quando eu crescer eu quero te dar muitas alegrias, para recompensar toda felicidade que o senhor trás para os nossos corações. Sei que o senhor ainda vai viver muito, e eu vou te amar ainda mais, porque eu vou aprender a ser tão importante quanto o senhor. Tudo para fazer o seu coração se orgulhar de ter sido meu pai um dia. Feliz aniversário pai, eu amo muito a nossa família.
Estou a escrever-te para pedir que me perdoes. Sei que deves estar chateada, pois não dou notícias há três dias, mas é que tenho feito trabalhos externos nestes últimos dias, quase sempre fora da cidade. Depois, quando volto, vou direto para a faculdade. Chego a casa já no início da madrugada (agora, por exemplo, são uma e meia da manhã!) e saio muito cedo, para começar tudo outra vez.
Amanhã vou novamente para o interior e tenho que voltar rápido para não perder um teste na escola.
Não quero telefonar-te a cobrar para casa dos teus pais. Só quero que saibas que te adoro e que tenho passado estes dias todos só a pensar no momento de te reencontrar e explicar toda esta situação pessoalmente.
Meu amor, logo, logo o fim de semana chegará, e então nós poderemos ficar juntos. Sei que na próxima semana a situação vai estar mais tranquila aqui no trabalho e, com sorte, poderemos ver-nos todos os dias, nem que seja por meia horinha.
Minha querida, mais uma vez desculpa-me, mas quero que saibas que este sacrifício valerá a pena, pois a minha intenção é passar o resto da minha vida sempre perto, sempre junto de ti. Mais uma vez, perdão e até breve!
A vida é um país sem mundo. Um país onde as cores não são iguais a todos os olhos, no entanto todas são pinceladas por gente que acredita em algo de maior. A vida também é um mar sem oceano, um mar agitado onde a gente se encontra e se perde sem que nunca se tenha realmente perdido. Você, meu bom amigo, está somente confuso. Nada mais. Você está somente precisando de arrumar suas gavetas, e aí, nessa arrumação, as respostas vão surgir que nem magia.
É difícil saber viver a vida. Nunca ninguém ensinou como viver. Não há forma correta. Mas estar vivo é uma bênção. Uma dádiva impagável. No mínimo, a gente tem de se levantar quando cai, fazer das horas tristes, passados por recordar, e levar a vida para a frente. É que só se vive uma vez – segundo se diz por aí, por isso se liga. Você é um amigo fantástico, um homem genial e um ser humano maravilhoso. Deixe a vida abraçar você com toda a força. Deixa ela te sufocar com um beijo todas as manhãs. É hora de relativizar e lembrar que a vida nada lhe deve, você é quem deve à vida. Deve um sorriso todo o dia. Deve compartilhar o seu amor com o mundo. Essa é sua dívida.
Conte comigo sempre.
Força! Abraço forte.
O dia de hoje deveria ser de festividade, de alegria! Se vocês não tivessem partido para outro mundo, queridos pais, estariam celebrando as bodas de ouro. Seria a comemoração de cinquenta anos de amor, de luta e conquista.
Na verdade, sinto que vocês continuam vivos toda a hora, porque alcançaram imortalidade ainda em vida e isso é carinho em meu coração. Estejam onde estiveram, lembrem que não existe filha mais orgulhosa de seus pais que eu. Até sempre!
Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.
Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".
Para que serve? O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que um certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.
Qual a origem da palavra "folclore"? A palavra surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos. "Folk", em inglês, significa "povo". E "lore", conhecimento. Assim, folk + lore (folklore) quer dizer "conhecimento popular". O termo foi criado por William John Thoms (1803-1885), um pesquisador da cultura europeia que, em 22 de agosto de 1846, publicou um artigo intitulado "Folk-lore". No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se "folclore".
Qual a origem do folclore brasileiro? O folclore brasileiro, um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos principalmente por índios, brancos e negros.
Feliz dia dos pais, meu amor! Você é um homem extraordinário, sempre foi o melhor dos namorados, e agora se revelou também como o melhor dos pais.
Estar do seu lado é um orgulho para mim, pois além do amor que compartilhamos hoje eu sei que melhor homem não existe!
Hoje eu desejava homenagear você da melhor forma, mas na verdade a melhor homenagem para você está no sorriso perfeito do nosso filho, quando você o contempla com seu olhar de ternura e amor sem fim.
Que orgulho sentimos por vocês! Mais um aniversário de casamento. Mais uma temporada de amor. Queremos que vocês saibam que nós - vossos filhos, estamos muito felizes pela vossa linda união. Parabéns por mais um ano! Obrigado por serem os melhores pais do mundo.
Nós estamos imensamente gratos por tudo que nos ofereceram desde sempre. Todos os vossos ensinamentos são a razão da nossa educação. Não temos dúvidas que a vossa felicidade como casal, como pais, como família, depende de empenho, de suor, de sacrifício.
Vocês ensinaram para a gente que o amor é o caminho. Passaram para a gente os princípios essenciais da importância de amar o próximo. Nunca alguém esteve tão certo. Vocês são absolutamente exemplares como seres humanos.
Hoje, que é dia de vosso aniversário de casamento, nós queremos muito que vocês encontrem nestas palavras o sentimento que nos une. O sentimento que estamos falando e que é a base da nossa família se chama "Amor".
Feliz aniversário!
Eterno obrigado.
Querida filha, nossos corações transbordam de orgulho e felicidade neste dia em que a felicitamos pela sua formatura. Parabéns, meu amor! Desde que nasceu você só nos deu alegrias, sempre se revelando uma filha exemplar, e cresceu para se tornar uma mulher de garra, forte e corajosa.
Você não deixa a realização dos seus sonhos em outras mãos, e sempre lutou por aquilo que deseja. Seu coração é bom, generoso e digno de uma grande guerreira, e nós somos os pais mais afortunados do mundo.
Que o sucesso abençoe sempre os seus passos, que jamais lhe falte apoio, amizade e amor. Que você se mantenha honesta, leal e generosa, pois nada vale mais que nossa integridade e nos mantermos fiéis aos nossos princípios.
O que realmente importa é que você siga seu caminho e seja feliz, pois com sua felicidade e realização nós seremos os pais mais felizes do mundo. Nós amamos você, filha linda!
Nós fomos colonizados
Há muito tempo atrás
Mas a força e a coragem
Sempre tiveram cartaz
De quem queria ser livre
E não aguentava mais
Que lutou até o fim
Pra conseguir seus ideais.
O Brasil é um país
Que tem muito o que mostrar
Paisagens, belas cidades
Boas de se apreciar.
Portanto, é esse país
Que nos faz maravilhar
Que faz a gente ter sonhos
Ser corajoso e lutar
Para que a Independência
Jamais possa acabar.
Quando eu estou sozinho
Fico quieto a pensar
Naquele grito de guerra
Que sempre ouço falar
“Independência ou morte”
Que me faz arrepiar.
A vida tem coisas belas
Bonitas de se mostrar
Vamos ser todos amigos
Pra que possamos falar
E numa corrente de vida
Nos una a nos abraçar
E nunca deixar a Independência
Das nossas mãos escapar.
Não deixemos que a violência
Possa nos escravizar
Também das drogas não vamos
Querer nos aproximar.
Pois elas têm o poder
De a pó nos rebaixar
E destruir todos os sonhos
Que querem realizar.
Portanto, somos valentes
Temos muita eficiência
Não vamos deixar a nossa pátria
Nunca entrar em decadência
Para que vivamos sempre
O Dia da Independência.
Às vezes penso no meu íntimo, como poderia um dia pagar tudo o que vocês fazem por mim, meus queridos pais. Como poderia, de alguma forma, compensar todo o esforço que sempre demonstraram, toda a dedicação que nunca deixou de existir para comigo. Mas por mais contas que se façam, por vários fatores que se meçam e se pesem, sei que a resposta será sempre a mesma: impossível.
Vocês ultrapassam sempre os deveres essenciais de pais. Não olham a meios, nem se poupam de trabalho, quando a questão é o meu bem estar. O vosso carinho é extremamente agradável como um cobertor numa noite fria. E as palavras, os inúmeros conselhos da vossa parte, que sempre me guiam, são uma provisão amorosa inigualável.
Não há palavra que melhor se adeque do que um grande e sincero obrigado. Tudo o que vocês me dão é tanto, que eu nunca saberei o quanto. Vos amo muito!
Um menino, parcialmente surdo, retornou um dia da escola trazendo uma nota dos diretores. A mensagem sugeria aos pais que o retirassem da escola porque ele era "muito estúpido para aprender alguma coisa." A mãe, ao ler a nota, disse:
– "Meu filho Tom não é estúpido e incapaz de aprender. Eu mesma o ensinarei."
E foi isso que fez. Quando Tom morreu, muitos anos mais tarde, todas as pessoas dos Estados Unidos lhe reverenciaram, desligando as luzes do país por um minuto. Este Tom inventou a lâmpada elétrica e não apenas isto, mas também o filme cinematográfico e o toca-discos.
Ao todo ele teve a seu crédito, mais de mil patentes. Assim como Thomas Edison, toda pessoa, criança ou adulta, é capaz de saber mais do que sabe hoje. Todos poderão encontrar um caminho para expressar sua criatividade.
Mostramo-nos, muitas vezes, abatidos e infelizes quando nos tratam de maneira depreciativa. Uma palavra de menosprezo, um comentário negativo, um olhar de indiferença e logo nos sentimos a menor das criaturas. Passamos a acreditar que somos incapazes, que nada do que fazemos dá certo, que nascemos para ser derrotados.
Não, isso não é verdade! Podemos, sim, conquistar nossos ideais e realizar os nossos sonhos. Basta tão somente crer que com dedicação e trabalho chegaremos lá. Temos um companheiro de jornada o nosso Deus. Ele estará sempre ao nosso lado, incentivando, ajudando, repetindo a cada obstáculo encontrado: "Tudo é possível ao que crê."
Se você já fez uma tentativa e não conseguiu, tente novamente. Se já tropeçou em uma pedra de desânimo, levante e siga em frente, a vitória é e sempre será sua.
Sua perseverança poderá mudar não apenas a sua vida, mas todo o mundo ao seu redor.
Olhe para o calendário na parede, sabe que dia é hoje? Sabe quantos dias já se passaram desde o seu último sorriso? Quanto tempo faz que você não se dá um presente? Quando foi que você recebeu um abraço apertado, desses que damos cheios de saudade ou ternura?
Os dias são apenas números na folhinha, ou vem cheio de recordações gostosas? Cada dia é um novo capítulo na sua história, ou é a continuação de um drama sem fim?
Olhe para o calendário e marque: hoje é dia de comemorar-se! Não aceite mais desculpas, sei que todos os que te cercam são muito importantes, tem o filho, o sobrinho, a pessoa amada, os pais, os passarinhos, o gato, o cachorro, mas, eu garanto: todos podem passar um dia sem você, umas horas sem a sua atenção total, portanto, o recado é simples: desligue-se!
Tire os sapatos, afrouxe a roupa, feche os olhos, aprecie por alguns instantes o que é belo, e que não custa nada, o sol, a chuva, a brisa, o ar que te envolve e relaxadamente, sorria. Diga sim para este dia, abrace-se gostosamente, sinta-se a pessoa merecedora do amor, da paz, e da felicidade que você sempre sonhou.
Mas, não se esqueça de olhar para o alto, e de maneira bem infantil, agradecer a Deus, por este dia que tem a sua cara, que parece ser só seu, e comemore a certeza de que você não está só, alguém que te ama muito, vela por ti.
Comemore-se. Você é fundamental para a vida que deseja ter!
As crianças apresentam-se em tamanhos, pesos e cores sortidas. Encontram-se em toda parte, em cima, em baixo, fora, trepada, pendurada, caindo, correndo, saltando. Os pais as adoram, as visitas as detestam, as irmãs e os irmãos mais velhos as toleram e o Céu as protege.
Uma criança é a verdade de cara suja, a sabedoria de cabelos despenteados, a esperança de calças caindo. Tem o apetite do cavalo, a digestão do avestruz, a energia da bomba atômica, a curiosidade do mico, os pulmões de um ditador, a imaginação de Júlio Verne, a timidez da violeta, a audácia da mola, o entusiasmo do busca-pé e tem cinco polegares em cada mão quando pratica suas reinações.
Adora chicletes, sorvetes, carrinhos, bonecas, a Páscoa e o Natal, e gosta de ar livre, da água, dos animais grandes, dos automóveis e aviões e dos domingos. Detesta as visitas, os livros sem figura, cortar os cabelos, dias de chuva, tomar banho e a hora de dormir. Levanta cedo e está sempre atrasada para as refeições. Entre seus pertences há sempre um tesouro: um canivete enferrujado, uma fruta verde mordida, um barbante, dois botões e algumas bolinhas de gude, um pedaço de substância desconhecida e um objeto raro que lhe é precioso por, quando muito, vinte e quatro horas.
É uma criatura mágica. Você pode fechar-lhe a porta de seu quarto de ferramentas, mas não a de seu coração. Pode expulsá-la de seu escritório, mas não de seu pensamento. Toda sua importância e sua autoridade desmoronam-se diante dela, que é seu carcereiro, seu chefe, seu amo... Ela é uma ruidosa e despótica ditadora.
Mas quando você volta para casa, à noite, com esperanças, ambições e nervos despedaçados, ela pode recompô-los num instante com suas palavrinhas mágicas: –
"Oi Pai, Oi Mãe." Parabéns por ter uma em casa!
Eu, nunca deixei morrer a criança que um dia viveu dentro de mim. Me apaixonei pela sua maneira de ser, e até hoje sou exatamente assim. A alegria, faz o coração feliz. O espírito e a alma, ficam em êxtase, diante do amor e paz.
Pai palavra doce e bonita. Pessoa de fibra e coragem, eu amo amar você. Na vida às vezes, por medo ou vergonha, deixamos de dizer o que sentimos e isso pode ser ruim, pois quando você desejar dizer já pode ser tarde demais.
Por isso eu todos os dias demonstro, falo e assumo que você é a razão de meu viver, é o meu grande amor, amigo, confidente, enfim, você é tudo para mim.
Te amo mais que tudo nesta vida! Obrigado pelos conselhos, pelas lágrimas que você não deixou cair, pelo abraço, pelo beijo, pelo sono velado. Meu herói especial, beijos e feliz dia dos pais! Obrigado por ser esta pessoa maravilhosa!
Para você que está descobrindo as maravilhas da paternidade pela primeira vez, um feliz dia dos pais!
Tudo é novidade agora, e parece que todos os dias você vai descobrindo algo novo, mas o amor e o laço que desde o início se criou entre você e seu filho, esse será eterno e jamais se alterará.
Desfrute de cada instante, de cada mudança, de cada fase, pois a melhor recompensa de um pai está em ver seu filho crescer e se tornar em um adulto saudável, capaz e responsável.
Pai palavra doce e bonita.
Pessoa de fibra, coragem eu amo amar você.
Na vida às vezes a gente por medo ou vergonha deixamos de dizer
o que sentimos e às vezes isso pode ser ruim, pois quando você
desejar dizer já pode ser tarde demais, por isso que eu todos os dias demonstro,
falo e assumo que você é a razão de meu viver, és meu grande amor,
amigo, confidente enfim você é tudo para mim.
Te amo mais que tudo nesta vida e obrigado pelos conselhos,
pelas lágrimas que não deixastes cair, pelo abraço, pelo beijo,
pelo sono velado. Meu herói especial beijos e feliz dia dos pais.
Obrigado por ser esta pessoa maravilhosa.
Era 15 de junho e em dois dias eu faria trinta anos. Estava inseguro com a rapidez com que o tempo havia passado e temia que os melhores anos tivessem ficado para trás... Minha rotina diária incluía uma sessão de ginástica antes do trabalho. Todas as manhãs encontrava com meu amigo Nicholas na academia. Ele tinha setenta e nove anos e estava em plena forma...
Quando o cumprimentei naquele dia, ele percebeu que eu não estava animado como sempre, e perguntou se havia alguma coisa errada. Disse-lhe que estava ansioso por estar fazendo trinta anos. Fiquei imaginando, como olharia para trás quando chegasse à idade do meu amigo Nicholas, então, lhe perguntei:
Qual foi a melhor época de sua vida? Sem hesitar, Nicholas respondeu: Bem, Joe, esta é minha resposta filosófica à sua pergunta filosófica: quando era criança, na Áustria e meus pais cuidavam de mim, sem que eu precisasse me preocupar com nada, aquela foi a melhor época de minha vida. Quando fui para a escola e aprendi as coisas que sei hoje, aquela foi a melhor época de minha vida.
Quando arrumei meu primeiro emprego, passei a ter responsabilidades e a ser pago por meu esforço, aquela foi a melhor época de minha vida. Quando conheci minha mulher e me apaixonei, aquela foi a melhor época de minha vida... Veio a Segunda Guerra e minha mulher e eu tivemos de sair da Áustria para salvar nossas vidas. Quando estávamos juntos e a salvo num navio, vindo para a América do Norte, aquela foi a melhor época de minha vida!
Quando viemos para o Canadá e formamos uma família, aquela foi a melhor época de minha vida. Quando me tornei um jovem pai e pude ver meus filhos crescerem, aquela foi a melhor época de minha vida. E agora Joe, tenho setenta e nove anos e estou com saúde. Me sinto bem e continuo apaixonado por minha mulher, exatamente quando a conheci.
Esta é a melhor época de minha vida!
Sou o homem mais abençoado do mundo. Não existe alguém mais sortudo que eu, porque de todos os pais existentes na terra eu sou o que tenho a filha mais maravilhosa de todas. Você sabe, meu amor, eu sou apaixonado por você, sou completamente louco por todas as suas qualidades e defeitos também. O amor que nos une é uma flor que desabrochou faz muito tempo, é uma planta que virou flor quando meus olhos encontraram sua figura.
Esse é o maior amor do mundo, o amor de um pai com sua filha. Acredite que faço tudo o que está em meu alcance para colocar um sorriso em seu rosto todos os dias, todas as horas e em todos os momentos. Ver você crescer que nem você está crescendo é que nem pétalas enobrecendo as cores da vida. Minha promessa é a mesma de sempre: cuidar de você a toda a hora, fazer de você a esperança do mundo e sentir sua voz em toda a parte. Nosso amor é ímpar e incondicional. Vou amar você sob quaisquer situações.
Eu era pequena ainda quando um novo bebê chegou à nossa casa. Certamente devia alegrar-me com o irmãozinho porém os cuidados e atenções com que nossos pais cercavam encheu-me de ciúmes e muitas vezes chorava ao pensar que tinha perdido o carinho antigo.
Vovô cultivava uma horta nos fundos de nossa casa. Em certo dia em que eu estava mais envenenado de ciúmes do que nunca, ele me chamou. Fui ver o que queria. Estava de cócoras junto a um canteiro onde semeara alface. As mudinhas, de um verde muito tenro, brilhavam à luz daquela manhã límpida e tranquila. Vovô, mergulhado no trabalho de separar, delicadamente, as mudinhas, não parecia ter percebido a minha emoção. Ele me disse:
– Preste atenção! Estou separando as mudinhas e, depois, irei plantá-las no lugar certo. Sabe, filho, o carinho é como a alface: precisa ser dividido para crescer melhor. Quando eu era da sua idade gostava muito de minha mãe. Fiquei rapaz e, um dia, conheci uma jovem, casei-me com ela e tivemos um filhinho.
Depois veio outro e outro. Mas, cada um que chegava não tirava nem um pouquinho do outro. O amor é uma coisa muito curiosa, quanto mais é dividido mais cresce e mais forte se torna. Seu pai e sua mãe estão ocupadíssimos com o bebê porque ele é pequenininho, frágil e desamparado. Mas pode crer que o amor que tinham por você ainda se tornou maior...
À medida em que eu via os pés de alface crescendo, belos e exuberantes, uma nova alegria nasceu em meu coraçãozinho ciumento. O carinho de papai e mamãe, dividido, crescia também, a cada dia, como aquela planta que tivera de ser dividida para que uma muda não sufocasse a outra.
Muitas vezes, depois disso, quando me perturbava o desejo de posse exclusiva, o canteiro de vovô parecia se retratar em minha mente, dando-me uma nova perspectiva de paz e serenidade.
Quanto mais dividido, mais forte e mais profundo se torna o amor. Nunca pude me esquecer disso...