Conheço pessoas que afirmam que para ser feliz é preciso amar. Amar a família, os amigos, a terra, as árvores e até as alfaces. Sem esquecer, é claro, de um amor desses de tirar o fôlego e bater mais forte o coração.
Porém, já ouvi vários relatos de quem já amou muito, já teve seu coração saindo pela boca e mergulhou em abismo de paixões, de onde sempre demorava para emergir. Por isso mudaram o discurso e dizem que ser feliz é amar a si mesmo e proteger-se. Eles defendem que o melhor romance é aquele com data para terminar.
Num pensamento rápido, é interessante essa corrente. Todo mundo que tem medo de se envolver demais com alguém, poderia se atirar em paixões programadas para terminar antes que ultrapasse seu limite e comece a amar. Haveria apenas paixão entre os namorados, casais e amantes. Seriam todos ficantes, na verdade. A volta da poligamia. A extinção da traição. Mas fazendo uma reflexão maior, não sou adepto de paixão efêmera, que não possibilite o amor.
Talvez não seja tão pós-moderno ou nem moderno para entender esses amigos que pensam assim. Tampouco confiaria plenamente em alguém que não se entrega os próprios sentimentos e propusesse datar a minha paixão.
Elder Nunes Corrêa Junior
A beleza de verdade não tem nada a ver com moda, maquiagem ou um corpo esbelto. A beleza de verdade é aquela que nem sempre vemos, mas sem dúvida sentimos. Mas para descobrir essa beleza, é preciso ir além do olhar. Esta beleza nem sempre tem o impacto da primeira impressão.
Mas quando nos sentimos bem com a nossa imagem, essa beleza interior, que é a nossa beleza real, parece ficar à flor da pele. E para deixar essa beleza florescer, precisamos nos livrar de todos os preconceitos acerca da beleza, e nos livrarmos dos padrões.
Quando nos olhamos no espelho, a nossa tendência é identificar aquilo que nos desagrada. E aquilo que nos desagrada, geralmente, se baseia naquilo que aprendemos sobre o que é ser bonita nas revistas, na TV, no cinema. Mas o que esse mundo nos mostra é um tipo de beleza muito limitado, muito exclusivo. É uma beleza cruel, que nos massacra.
Mas cada um possui uma beleza. E a beleza está justamente no que temos de mais singular, no que temos de nosso. Você é linda e única! Celebre a sua beleza, o seu sorriso, liberte-se dos padrões. Deixe a sua beleza interior aflorar. Mostre-se para o mundo. Agora, olhe-se no espelho como se estivesse se vendo pela primeira vez. O que você vê?
Ainda que palavras não tragam você de volta à vida e deixem apenas um sabor amargo em meu coração, eu as vou pronunciar, meu bem, com todo o meu amor e carinho. Talvez elas apenas colidam com sua inexistência e meus desejos, de que me sinta de alguma forma, não passem de um capricho afogado em ilusão. Ainda assim, não as posso conter, pois você é a força que me mantém viva, por tudo o que significou para mim e por me ter amado e respeitado em todos os momentos de nossa vida a dois.
E se as saudades não deixassem você ir embora, naquele dia triste em que meu mundo desabou, eu sei, eu morreria por elas, se te pudesse ter apenas mais um pouco. Mas você partiu e eu sei que não o queria, por mim e por nossa família. Por sua vida que gostava de viver no limite e por seus sonhos que ficaram por concretizar. Meu querido, você me faz falta em tantos momentos que quando foi embora, levou o sentido da minha vida junto. E hoje, mais do que nunca, jamais esquecerei você.
Não estaria você vivendo no Paraíso, sem perceber? Não estariam as frutas maduras e suculentas, prontas para serem colhidas, enquanto você continua a cavar o solo em busca de frutos amargos?
Não estaria você andando por ruas abarrotadas de diamantes sem sequer notá-los, quanto menos pegá-los?
Não estaria você ignorando diariamente oportunidades de ouro, nos poucos momentos que passa fora da confortável prisão que construiu para sua vida?
Os muros que o separam da plena satisfação não teriam sido construídos por você mesmo?
Existe ouro a ser garimpado em cada momento. Existe alegria a ser sentida em cada amizade. Existe um tesouro a ser descoberto em cada problema. Abra seus olhos.
Abra seu coração. Olhe em volta, de verdade, e veja o mundo maravilhoso em que poderia estar vivendo, se você quisesse.
A felicidade pode existir em cada momento e em cada situação. Se seu trabalho é maçante, é porque você escolheu enxergá-lo desse jeito. Se seu vizinho é desagradável, é porque você o considera assim.
Aceite as coisas como elas são.
Encontre o lado bom das coisas ao seu redor. Nada o fará feliz até que você decida ser feliz. Aceite as coisas como elas são e você terá o poder de torná-las o que você quiser.
Nada tem o poder de fazê-lo feliz, mas você tem o poder de extrair felicidade de qualquer coisa.
Luta e conflito, riso e alegria, lágrimas e sorrisos, são todos parte da mesma abundante e incrível sinfonia que é a vida. A riqueza de estarmos vivos nunca é condicional.
Ela não é feita apenas de diversão, mas você realmente gostaria que fosse assim?
Regozije-se com as voltas que sua vida dá, pois é disso que ela é feita.