O amor eterno pode parecer, de fato, uma justificativa de todas as infidelidades. Procurando o seu amor eterno, o homem não seria fiel a ninguém.
Acontece que eu já confessei que nunca fui fiel e considero isso uma mácula que tenho quase como um estigma físico. Mas conheço vários casos de amor eterno. Um deles: o de meu irmão Mário pela minha cunhada Célia. Morreu Mário e Célia matou-se, para segui-lo.
Outro caso: O da minha tia Iaiá pelo meu tio Chico. Este era por assim dizer um bêbado nato e hereditário. Mesmo sem beber, continuava embriagado. Era um homem que, nas suas crises de alcoólatra, enfrentava a polícia montada, derrubando cavalos e enfrentando a multidão. Mas era só Iaiá aparecer para que aquele possesso, de repente e mansamente, saísse atrás dela. Nunca Chico elevou a voz para Iaiá. Sempre foi o homem magnetizado pelo amor: era diante dela um menino patético e tão órfão. Aos 80 anos, ele era um namorado bêbado, mas namorado. E assim ele morreu e assim ela morreu com o amor que continua para além da vida e para além da morte, como Mário e Célia.
Nelson Rodrigues
Difícil é amar uma pessoa e não ser correspondido, existem pessoas com as quais nos deparamos em nossas vidas, e passam imediatamente serem essenciais, únicas pelo seu jeito de ser, ou por um simples olhar que de alguma forma foi marcante.
Alguns chamam de amor platônico outros de bobagem, mais os sábios diriam que um amor incompreendido é elemento fundamental na vida de todo mundo, fundamental, por que a partir dessa entrega que damos para alguém, percebemos que algumas coisas temos que mudar.
Um amor em que se dá e não recebe não é mérito de um ou dois, depois de sofrer aprendemos o quanto erramos e de alguma forma algo muda, para alguns essa transformação é mais demorada.
Mas para todos a mudança é essencial, se transferirmos todo o sentimento de entrega para outra pessoa a felicidade será muito maior.
Desde que não cometamos os mesmos erros, isso se chama aprendizagem.
Viver um amor incompreendido sempre ficará em nossa mente, talvez seria bom, talvez ela ou ele me fizesse mais feliz.
O maior aprendizado de quem viveu um amor assim é que para ser feliz é preciso viver a ocasião, o momento "agora". Se algo é expectativa se é bom ou não é melhor escolher o certo.
Depois de meses de um amor que agonizava, hoje o enterro. Ele morreu, acabou. Muito já sofri, é verdade, mas sei que o pior ainda está por vir. Agora é o luto e a ausência. Não é fácil ver um amor morrer. Mas posso dizer que lutei, lutei até o último minuto para que ele sobrevivesse, fiz tudo o que podia fazer, fiz tudo o que tinha para fazer.
Se há uma culpa que não carrego é de ter sido fraca. Mas há uma hora na vida em que é preciso assumir, por mais dolorosa que seja, que uma hora as coisas chegam ao fim.
Há muito tempo que já carregava um cadáver nas costas, o cadáver de um relacionamento. Ele já começava a pesar demais e cheirar mal. Era hora de enterrá-lo de vez, colocar um punhado de terra por cima e virar as costas para seguir com a vida.
Outros amores virão, partirão, mas espero que o amor de verdade chegue e que venha para ficar, se for para me fazer feliz. Mas agora, enterro um amor que morreu, um amor que acabou. Deixo rosas sobre o túmulo, mas levo comigo os espinhos. Espero em breve deles me livrar.
Eu acredito em almas gêmeas, pois acredito na capacidade de amar verdadeiramente uma única pessoa por toda a vida.
Sei que o mundo é muito grande e que muitas pessoas podem despertar em mim sentimentos parecidos com o amor, mas somente uma pessoa pode me dar o verdadeiro amor, e essa pessoa é você!
Eu sou uma das criaturas de Deus que tem a sorte de encontrar, entre tantas almas, o seu espelho, aquela que me completa, que me entende, a quem eu posso entregar, sem medo, o meu coração. Posso dizer com segurança que sou feliz, pois encontrei o meu verdadeiro amor.
Eu amo você e vou amar por toda a minha vida! Por mais que passem os anos, jamais deixarei a chama da nossa paixão se apagar, pois a paixão é o fogo que mantém o amor aceso, vivo, aquecido, dedicado.
E é assim que eu quero amar você, com a dedicação e o entusiasmo dos jovens apaixonados, porque o verdadeiro amor não envelhece, não se cansa e nem morre jamais.
Muitos estão felizes no dia de hoje, por conhecerem de perto o amor que une vocês. Sabemos que essa união já nasceu abençoada, sempre teve tudo para ser perfeita, e não temos dúvidas que muitos anos virão pela frente, porque afinal, nos corações de vocês, existe muito amor, existem sonhos, existe vida a dois.
Vida que se repete a cada abraço, amor que se renova a cada beijo, sonhos que se conquistam com muito carinho, e isso sabemos que vocês tem de sobra.
Estamos felizes pelo noivado de vocês, e porque vão viver uma linda história, irão provar ao mundo que nasceram um para o outro. Parabéns aos noivos, sejam felizes, e continuem acreditando nesse amor, nessa união, nesse respeito que sempre tiveram um pelo outro.
Tudo vai dar certo, daqui continuaremos torcendo para que Deus possa abençoá-los cada dia mais. Que o casamento de vocês seja um exemplo de amor a todos que assistem essa alegria de vocês.
Sejam muito felizes.
Meu amor
Hoje é um dia em que, desde cedo, estou me sentindo muito sentimental. Em minha mente só aparecem imagens de coisas bonitas, de momentos felizes e cheios de amor. Só penso no nosso primeiro beijo, que foi a culminância, o instante maior, vivido por nós depois de muita expectativa. Só por isso, me sinto leve, flutuando em nuvens de felicidade.
Pena que este ato está tão banalizado que, na verdade já não é uma manifestação de paixão. É, isto sim, uma coisa tão vulgar, que as pessoas chegam a concorrer entre si, numa noitada, para, em disputa do primeiro lugar, saber quem beijou mais pessoas diferentes nessa mesma noite.
É mesmo uma ousadia esse procedimento, pois o concurso envolve também, a qualidade e o tempo de duração, do entrelaçamento de línguas, e da mistura de saliva. Isto tudo, sem levar em conta a atração física ou sentimental, que na verdade é o que dá sabor ao beijo, o tempero do amor.
Que pena não se dar o valor devido, a uma atitude tão maravilhosa que é, o beijo da pessoa amada. Não imagina você, quanto significativo considero o nosso primeiro beijo, que sinto até arrepios de amor, só de lembrar daquele instante. Ele foi uma coisa trabalhada, um gesto cheio de preliminares, foi na verdade uma conquista inesquecível.
Por isso esse momento está sendo lembrado hoje, neste dia em que estou tão feliz, cheio de amor, eu não podia deixar de lembrar. Foi quando nos beijamos pela primeira vez, de longe, o momento mais feliz deste nosso romance. Sem dúvida, a coisa que mais mexeu comigo.
Apaixonei-me por você.
Eu me acostumei a sonhar
E jamais deixei de acreditar
Que meu destino era te amar.
Não te esperei,
Mas meu coração
Já sabia dos truques da vida,
Ele junto do destino uniu forças
E fez com que nossos olhares se cruzassem...
E de um momento
Nascesse um grande amor.
Amor que acelera o coração
E alimenta a alma.
Momentos que já estavam escritos,
E que nenhum mortal
Seria capaz de mudar.
Um amor que podem anos se passar,
Mas ele jamais vai deixar de existir.
As palavras poderiam denunciar
Que não existe mais amor,
Mas o coração não iria aceitar,
Iria ignorar as palavras e sofrer.
Encontrei
Meu Grande Amor,
Um encontro que mudou a minha vida,
Que me ensinou
O que é
Realmente Amar!
Fabiana Thais Oliveira
Meu amor, sou tão realizada! Ter você junto a mim é conhecer a sorte que a vida me proporcionou. Sinto que não tenho medo de nada. Parece que sou invencível, sabe? Tudo isso porque você me enche de confiança, porque me dá segurança para todos os desafios e conquistas do dia a dia. Obrigada por ser o namorado maravilhoso que é para mim!
Sou feliz do seu lado, amor! Parece que estamos juntos há uma vida inteira. O que temos é coisa de alma gêmea. É um amor eterno e incondicional! Desejo seu abraço toda a hora, anseio sua proteção nas noites mais escuras e caminho orgulhosa de mão dada com você na luz do dia.
Prometo cuidar de seu coração com todo respeito, com toda verdade, porque o amor é mais que beijo e abraço. Amor é cuidar, é estimar e é colocar um sorriso no rosto de quem amamos. Você faz isso comigo! Eu vou continuar fazendo isso com você, meu bem! Te amo!
Unidos, presos à um único olhar...
Em meu rosto desfalecido, quero seus lábios juntos ao meu...
E no seu beijo me encontrar... me afagar de amor...
Quero-te junto a mim, não ontem e nem amanhã...
Preciso de ti, em mim...
E quero sentir o toque mais perfeito de seu corpo em meu corpo...
Não quero nem muito e nem pouco, só quero o que tens a me oferecer...
Quero seu amor... quero amar-te e ser amada...
Na mais bela sinfonia quero sentir o calor de seu amor...
Quero-te junto a mim...
Preciso sentir o pulsar de nossos corações...
Quero sentir essa sincronia, que chamamos de amor...
Preciso de ti, mais de que um segundo, minuto, horas...
Quero-te junto a mim...
Por toda uma vida, e contigo compartilhar a minha felicidade...
Pois, a minha felicidade é justamente amar-te...
Quero-te junto a mim...
Pois juntos poderemos navegar nos mais belos mares...
Junto de ti, encontrarei a paz...
Você é a outra metade que faltava para que eu seja um todo...
Quero-te junto a mim, pois somos almas gêmeas...
Juntos iremos compor a canção mais bela de amor...
Quero contigo ficar e nunca mais deixar-te...
Quero sussurrar em seu ouvido EU TE AMO!
Quando eu te mostrei meu lado ruim e toda dor camuflada pelas luzes dessa cidade onde ninguém repara a dor do outro, eu vi amor nos seus olhos.
Quando você me abraçou, ignorando os espinhos em mim, e a poeira que trouxe das últimas quedas, eu vi amor.
Quando me disse que tem medo de me perder por esses caminhos que a vida insiste em nos levar, eu quis deitar no teu peito e chorar baixinho, chorar por medo de te perder, porque você é muito bom pra mim, muito bom pra qualquer pessoa, e a possibilidade do destino nos golpear e arrastar-nos pra longe me definha. Pois só em você, repito, eu vi amor.
E digo isso não endeusando o amor, pois a beleza dele está em sua essência, nos gritos, brigas, reconciliações, sei que quem tem coragem para amar tem coragem pra sofrer. Seja por saudade ou medo.
E eu amo, eu sofro, peço: não desiste, porque no fim do dia cansativo pela luta de ser alguém, só seus braços podem me acolher.
Na minha formatura, é o seu sorriso que quero ver na arquibancada. Na cama depois do jantar, é a você que quero me entregar. E não me importa o que diz o dicionário ou os poetas, somos nós a melhor definição pro amor.
Esses quilômetros que nos separam, e que não são poucos, não são nada comparados ao tamanho do meu amor por você. A distância não mata o amor, a distância só aumenta a saudade e mantém viva a vontade de estar ao seu lado. O que mais quero na vida, é poder voltar a ter você perto de mim, sempre comigo para beijar e abraçar.
Enquanto isto não acontece, imagine que a minha saudade percorre, na velocidade da luz, este espaço de peitos vazios entre nós, e num estalar de dedos estou aí para te dar um beijo. Só lamento não poder ficar para dormir e acordar junto do teu travesseiro.
Todas as noites, eu te encontro nos meus sonhos, andamos de mãos e abraçados, e antes de acordar deixo contigo um sorriso para enfeitar o seu rosto quando você despertar. A distância nos separa, mas o amor nos aproxima, assim é fácil driblar a saudade, acordado ou dormindo.
Quero que você saiba que nada pode ser maior do que o amor que sinto por você. Esta fase vai passar, e logo vai chegar o dia em que juntos vamos poder viver. Eu te amo, meu amor!
Não consigo me controlar mais
Já não encontro mais paz
Está difícil de esconder
Quero fazer amor com você!
Quero mergulhar no seu prazer
Não consigo controlar este desejo
De querer sentir o gosto do seu beijo.
Quero fazer amor com você!
Quero te amar pra valer
quero que nossa paixão a cada dia aumente.
Quero fazer amor com você!
Te abraçar, te beijar, te querer
Até o êxtase total
Te fazer sentir-se muito especial
Quero fazer amor com você!
E de tudo, neste momento, esquecer
Quero fazer seus olhos brilharem
Quando minhas mãos, com carinho, te tocarem.
Quero fazer amor com você!
E quando essas palavras tocarem seu coração
E você sentir a mesma emoção
Então você vai realmente saber...
Nosso amor é mar em fúria, Que se acalma de repente. Como brisa de outono, Envolve e fascina a gente. Nosso amor é cavalgada De alazões na amplidão, Colibris em revoada, Espalhando emoção.
Tempestades de carícias Emergem de nosso amor, Tufões de incríveis delícias, Ondas de fértil sabor. É um misto instigante De potência e ternura, De aromas multicores, De meiguice e loucura.
Nosso amor é inocente Qual sorriso de criança, São grilhões que nos enlaçam Em amarras de bonança. Cada abraço é um pedido, O pedido, uma promessa, De quem anseia doar-se, De quem amar sente pressa...
Enfim.. O nosso amor é assim...
Um viajante do tempo, Que mescla adoravelmente O passado e o futuro Em nosso eterno presente
Preciso de ter uma conversa séria contigo, mas desta vez acho que não te vais entediar ou aborrecer com o assunto...
Quero falar de amor, quero falar deste sentimento glorioso que me move em direção a ti, deste sentimento que me faz respirar com mais alegria, que me faz agradecer a Deus pelo simples fato de estar viva!
Para ilustrar o quanto me completas e me fazes feliz, vou falar de coisas simples como pássaros, flores, campos, riachos, pipocas, beijinhos e bons aromas. Vou tentar dizer o quanto essas coisas simples se tornam mais belas e saborosas quando estás por perto.
Hoje, vou falar de amor. Não porque me sinta extremamente poética ou inspirada. não há neste bilhete nenhuma pretensão poética, literária ou filosófica: vou falar de amor simplesmente porque tu não sais do meu pensamento, vou falar de amor simplesmente porque ele me invadiu desde que te conheci e tenho a certeza que este sentimento não me vai abandonar tão cedo.
Querido, vou falar de amor porque gostaria muito que sentisses o quanto és necessário para mim, o quanto me fazes feliz e diferente, o quanto me fazes melhor.
A beleza das pessoas está na capacidade de
Amar e encontrar no próximo a continuidade
De seu ser.
O amor é como a guerra; fácil de começar, e muito difícil de terminar.
Vem, me enfeitiçar com teu jeito sensual, dá-me teu lábio para eu beijar, entrega-me teu corpo para eu penetrar, deixa sentir o vai vem do nosso amor, faz-me derreter em fatos líquidos de paixão, prende meu corpo ao teu com correntes de puro êxtase, deixa-me sentir o delicioso sabor do teu suco de amor...
Ao único e grande amor da minha vida.
Quando você sentir vontade de chorar, não chore. Pode me chamar que eu choro por você. Quando você sentir vontade de sorrir, avisa-me que eu venho para nós dois sorrimos juntos.
Quando você sentir vontade de amar, me chame, que eu venho amar você.
Quando você sentir que tudo está acabado, me chame, que eu venho lhe ajudar a reconstruir.
Quando você achar que o mundo é pequeno demais para suas tristezas, me chame, que eu faço ele ficar pequeno para suas felicidades.
Quando você precisar de uma mão, me chame, que a minha é sempre sua.
Quando você precisar de companhia naqueles dias nublados de tristeza ou dos dias ensolarados, me chame que eu venho.
Quando você estiver precisando ouvir alguém dizer: eu te amo. Chame-me que eu digo a você a toda hora, pois o meu amor é imenso.
E quando você não precisar mais de mim, me avise, que simplesmente irei embora,
Orando por você.
Quero que saiba que estou muito apaixonado por você.
Quanto te vi senti algo diferente em mim uma sensação que não consigo explicar que foi me deixando sem graça mais ao mesmo tempo feliz, uma confusão de sentimentos que nunca senti antes por alguém.
O que está acontecendo comigo não consigo explicar, pois a me vejo em uma situação diferente na minha vida nunca fiquei assim tão depende de alguém e isso aconteceu quando te conheci e espero que isso não acabe, pois realmente o que sinto por você é sincero e puro pois nosso coração não escolhe hora nem data para gosta de alguém... beijos de um homem muito apaixonado.
Quando é Amor
A gente sabe que é amor
Quando um simples beijo
Queima o coração
Um sorriso, um olhar
Um toque, um aperto de mão
A gente sente é pra valer
O corpo treme todo
A voz não quer sair
Não dá pra disfarçar
Os olhos não conseguem mentir
A gente deita pra dormir
Mas o sono não vem
Não quer saber de nada
Não quer ver ninguém
O tempo é inimigo
Corre devagar
No rádio uma canção tão bela
Uma história de amor
Eu quero estar contigo seja como for
Sem essa de juízo
Não dá pra esperar
Vem meu amor
Não faz assim
Você é tudo aquilo
Que sonhei pra mim
Vem meu amor
Não diz que não
Você já é a dona
Do meu coração
Eu achava que não existisse o Amor...
Para mim o gostar era maior que o amor...
Dai nós se conhecemos..
E em cada briga que nos brigávamos eu gostava mais de você...
E esse gostar foi aumentando cada dia mais...
Independente do que acontecia o gostar aumentava mais e mais...
Em um certo dia, achei que estava tudo acabado...
Mas esse gostar aumentou de uma certa forma que me assustei...
Até que um dia parei e refletir...
Que não conseguia viver sem você...
Então, foi nesse dia que cheguei na conclusão que te amo incondicionalmente.
E sempre que algo acontece para nos brigar e terminar...
Percebo que o amor crescer de uma forma que nunca senti...
O nosso amor crescer cada vez mais...
Isso mostra que não existe nada maior que o "nosso" amor!
Amorzinho te amo!
Quando eu perdi o seu amor, achei que o mundo iria acabar, senti meus pés gelados, a boca seca, tontura e náuseas eram companheiras diárias. O que era cor e amor, ficou cinza e raiva.
No começo, senti muita raiva de mim mesmo, porque eu acreditava que havia feito algo de errado, e eu tinha que achar um erro, uma culpa, afinal, tudo acabou de repente...
Depois de muitos dias de angústia e dor, senti um profundo medo, medo de recomeçar, medo de nunca mais encontrar um verdadeiro amor. O que eu queria mesmo era você, era a nossa velha situação de volta, o conforto e o conformismo de nosso suposto amor, eu não acreditava em mais nada, e o pior de tudo, eu não acreditava mais na minha capacidade de ser feliz. Tranquei-me no meu quarto de "egoísmo e desilusão", acreditei que só a dor seria minha companhia daquele dia em diante, até que, não me lembro direito em que dia aconteceu um fato que me marcou muito, foi o dia em que eu me encarei no espelho e me surpreendi com olheiras, com o rosto amarelado, parecia doente.
Eu até então fugia do espelho, mas naquele dia eu tomei um susto muito grande ao perceber que eu estava doente, e finalmente percebi que você não valia a minha saúde, a minha vida e a minha paz.
Sai do quarto e comi com muito prazer tudo o que podia, depois de um banho caprichado de mais de uma hora, me arrumei como se fosse a uma festa, coloquei minha melhor roupa e sai para as ruas disposto a encontrar me com a alegria, em cada esquina revia os amigos e abraçava-os com muito carinho.
Não queria mais perder tempo com o "vazio" e procurei absorver o ar da tarde como se nunca houvesse respirado antes. Olhei para o céu e reconheci a beleza daquela tarde como se fosse a primeira tarde de minha vida. Quando senti que as lágrimas banharam meu rosto, agradeci a Deus a oportunidade de voltar enxergar. Hoje estou amando plenamente e agradeço a você por ter saído de minha vida sem me avisar, porque só quando eu te perdi é que me encontrei de verdade e pude conhecer o verdadeiro amor.
Já estamos comemorando um ano de namoro, é o primeiro aniversário de nosso antigo amor. Há muito tempo que o meu coração só pulsa por você, e no meu peito só existe espaço para te amar.
Se eu desejasse ganhar um presente nesta data, pediria apenas que este sentimento que temos um pelo outro seja eterno enquanto durar. Pediria também que tudo o que sinto por você encontre em seu peito, um retorno de carinho, paz e amor.
Se for pra ter tudo que estou recebendo de ti, não precisarei pedir nada. Tenho mais é que agradecer por já estar completando nosso primeiro ano de felicidade juntos. Por este convívio de amor e carinho e por poder compartilhar até mesmo as suas maiores preocupações.
Agradeço também por poder retribuir à altura tudo de bom que você me proporciona. Devo agradecer por estar cumprindo este primeiro ano, desfrutando de toda a sua atenção. Para quem me faz tão feliz e me completa plenamente, só tenho a desejar uma vida muito longa, cheia de paz e com a tranquilidade de saber que é correspondido em todo o amor que me dedica. Se Deus quiser, teremos muito tempo de vida, para viver nosso romance.
Se por si só, meu amor pode traduzir em felicidade para nós dois, o que pensar, se continuar sendo o alvo de todo o seu carinho. Parabéns para nós quando completamos um ano juntos.
É o amor que move o mundo e os seus habitantes. É o amor que inspira as mais belas criações. É o amor a razão dos mais belos sorrisos. Mas para mim, neste momento, é o amor quem faz rolar as lágrimas pelo meu rosto.
Tentei encontrar nos seus olhos a luz que os meus procuram, mas apenas os vi desviarem-se e olharem em direção contrária. Você não me ama como eu amo você... E dói! Dói muito, dói como nunca nada doeu antes!
Mas sei que vou ser capaz de superar este amor não correspondido, pois o tempo vai me ajudar. E talvez um dia, uns outros olhos olhem os meus procurando o que os meus procuram agora nos seus.
Meu amor, o nosso plano era muito mais do que apenas um plano. Nós queríamos sair do papel e transformar tudo em realidade. Nós estávamos apenas começando e ainda temos muito por viver, ainda temos muito para fazer. O que sentíamos um pelo outro não acabou. O amor de verdade não acaba assim!
Será que eu ainda tenho uma chance de tirar você para dançar e fazer você feliz? Será que ainda sou capaz de fazer você sorrir com as minhas histórias bobas? Será que você ainda quer fazer parte dos meus sonhos? Será que o meu amor ainda toca sua alma?
Eu sinto que você ainda me ama e eu continuo a sentir o mesmo por você. Será que estou assim tão enganado? Se você ainda me ama, por que não tentamos novamente? Nunca é tarde para o amor, nunca é tarde para dar uma nova chance a um romance que ainda está vivo. Não diga adeus, o nosso amor não acabou!
A bondade e fidelidade do nosso Deus estão muito acima da minha capacidade de compreensão. Todos os dias Ele me abençoa com o seu amor incansável e perfeito.
Ao longo dos anos, Ele tem cuidado de mim e tem me dado o privilégio de conhecer muita gente maravilhosa. Hoje posso dizer sem dúvida que você é uma das pessoas mais especiais que Deus colocou na minha vida.
O nosso amor é lindo porque temos Jesus guiando cada passo que damos juntos. As coisas nem sempre foram fáceis, mas eu sei que podemos ultrapassar qualquer obstáculo porque o Senhor tem nos fortalecido.
Contigo quero continuar construindo uma linda história de amor, que traz honra e glória para o nosso Deus. Eu oro para que o nosso relacionamento seja um exemplo de amor e cumplicidade para todos aqueles que estão à nossa volta.
Que o Senhor continue trabalhando em nós e derramando o Seu amor nas nossas vidas!
Te amo muito!
Se o ciúme nasce do intenso amor, quem não sente ciúmes pela amada não é amante, ou ama de coração ligeiro, de modo que se sabe de amantes os quais, temendo que o seu amor se atenue, o alimentam procurando a todo o custo razões de ciúme.
Portanto o ciumento (que porém quer ou queria a amada casta e fiel) não quer nem pode pensá-la senão como digna de ciúme, e portanto culpada de traição, atiçando assim no sofrimento presente o prazer do amor ausente. Até porque pensar em nós que possuímos a amada longe - bem sabendo que não é verdade - não nos pode tornar tão vico o pensamento dela, do seu calor, dos seus rubores, do seu perfume, como o pensar que desses mesmos dons esteja afinal a gozar um Outro: enquanto da nossa ausência estamos seguros, da presença daquele inimigo estamos, se não certos, pelo menos não necessariamente inseguros. O contato amoroso, que o ciumento imagina, é o único modo em que pode se representar com verosimilhança um conúbio de outrem que, se não indubitável, é pelo menos possível, enquanto o seu próprio é impossível.
Assim o ciumento não é capaz, nem tem vontade, de imaginar o oposto do que teme, aliás só pode obter o prazer ampliando a sua própria dor, e sofrer pelo ampliado prazer de que se sabe excluído. Os prazeres do amor são males que se fazem desejar, onde coincidem a doçura e o martírio, e o amor é involuntária insânia, paraíso infernal e inferno celeste - em resumo, concórdia de ambicionados contrários, riso doloroso e friável diamante.
Umberto Eco