Sinto saudades do tempo em que conhecia meus sentimentos;
Do tempo em que sabia o motivo pelo qual eu chorava ou sorria;
Dos momentos em que eu vivia plenamente minha vida;
Sinto saudades de tudo o que vi e vivi, porque sei que minha alma estava tranquila nesses momentos;
Hoje quando tento me encontrar te vejo em tudo. A mesma dor, as lembranças das promessas vazias, tão vazias que nem mesmo você acreditava, das juras de amor que me faziam sonhar e que com o tempo foram me dominando.
Por mais que eu tente não consigo entender como pude me entregar a um amor tão esnobe, um amor incapaz de amar, de fazer feliz, de se permitir ser feliz.
Hoje vejo todos os defeitos que antes me pareciam preciosidades. Hoje sinto um vazio que ainda não sei explicar o que é e que talvez um dia o tempo me permita entender.
Hoje sei que de todas as coisas ruins que você me fez sentir a pior ainda esta comigo: a lembrança de saber que alguém como você ainda existe.
Sinto tanta falta de mim que só vou me reencontrar quando conseguir dizer com toda serenidade que não me lembro quem você foi, é ou será.
Infelizmente um amor nem sempre vem como amor.
Meu amor, sou tão realizada! Ter você junto a mim é conhecer a sorte que a vida me proporcionou. Sinto que não tenho medo de nada. Parece que sou invencível, sabe? Tudo isso porque você me enche de confiança, porque me dá segurança para todos os desafios e conquistas do dia a dia. Obrigada por ser o namorado maravilhoso que é para mim!
Sou feliz do seu lado, amor! Parece que estamos juntos há uma vida inteira. O que temos é coisa de alma gêmea. É um amor eterno e incondicional! Desejo seu abraço toda a hora, anseio sua proteção nas noites mais escuras e caminho orgulhosa de mão dada com você na luz do dia.
Prometo cuidar de seu coração com todo respeito, com toda verdade, porque o amor é mais que beijo e abraço. Amor é cuidar, é estimar e é colocar um sorriso no rosto de quem amamos. Você faz isso comigo! Eu vou continuar fazendo isso com você, meu bem! Te amo!
Loucura!
Eu, eu não consigo tirar essas memórias da minha mente
E algum tipo de loucura está começando a evoluir
Eu, eu tentei tanto deixar você ir
Mas algum tipo de loucura está me engolindo completamente
Eu finalmente vi a luz
E eu finalmente percebi
O que você quer dizer
Ooh
E agora eu preciso saber se isso é amor de verdade
Ou isso é apenas loucura que nos mantém flutuando?
E quando me lembro de todas as brigas loucas que tivemos
É como se algum tipo de loucura
Estivesse tomando o controle
Yeah
Eu finalmente vi a luz
E eu finalmente percebi
O que você precisa
Mas agora, eu finalmente vi o fim
(Finalmente vi o fim)
E eu não estou esperando que você se importe
(Esperando que você se importe)
Que eu finalmente vi a luz
(Finalmente vi a luz)
E eu finalmente percebi
(Percebi)
Eu preciso do seu amor
Eu preciso do seu amor
Venha para mim,
Apenas no seu sonho
Venha e me resgate
Sim eu já sei, eu posso estar errado
Amor você é muito cabeça-dura
Nosso amor é...
Loucura
Muse
Meu amor
Hoje é um dia em que, desde cedo, estou me sentindo muito sentimental. Em minha mente só aparecem imagens de coisas bonitas, de momentos felizes e cheios de amor. Só penso no nosso primeiro beijo, que foi a culminância, o instante maior, vivido por nós depois de muita expectativa. Só por isso, me sinto leve, flutuando em nuvens de felicidade.
Pena que este ato está tão banalizado que, na verdade já não é uma manifestação de paixão. É, isto sim, uma coisa tão vulgar, que as pessoas chegam a concorrer entre si, numa noitada, para, em disputa do primeiro lugar, saber quem beijou mais pessoas diferentes nessa mesma noite.
É mesmo uma ousadia esse procedimento, pois o concurso envolve também, a qualidade e o tempo de duração, do entrelaçamento de línguas, e da mistura de saliva. Isto tudo, sem levar em conta a atração física ou sentimental, que na verdade é o que dá sabor ao beijo, o tempero do amor.
Que pena não se dar o valor devido, a uma atitude tão maravilhosa que é, o beijo da pessoa amada. Não imagina você, quanto significativo considero o nosso primeiro beijo, que sinto até arrepios de amor, só de lembrar daquele instante. Ele foi uma coisa trabalhada, um gesto cheio de preliminares, foi na verdade uma conquista inesquecível.
Por isso esse momento está sendo lembrado hoje, neste dia em que estou tão feliz, cheio de amor, eu não podia deixar de lembrar. Foi quando nos beijamos pela primeira vez, de longe, o momento mais feliz deste nosso romance. Sem dúvida, a coisa que mais mexeu comigo.
Apaixonei-me por você.
O amor eterno pode parecer, de fato, uma justificativa de todas as infidelidades. Procurando o seu amor eterno, o homem não seria fiel a ninguém.
Acontece que eu já confessei que nunca fui fiel e considero isso uma mácula que tenho quase como um estigma físico. Mas conheço vários casos de amor eterno. Um deles: o de meu irmão Mário pela minha cunhada Célia. Morreu Mário e Célia matou-se, para segui-lo.
Outro caso: O da minha tia Iaiá pelo meu tio Chico. Este era por assim dizer um bêbado nato e hereditário. Mesmo sem beber, continuava embriagado. Era um homem que, nas suas crises de alcoólatra, enfrentava a polícia montada, derrubando cavalos e enfrentando a multidão. Mas era só Iaiá aparecer para que aquele possesso, de repente e mansamente, saísse atrás dela. Nunca Chico elevou a voz para Iaiá. Sempre foi o homem magnetizado pelo amor: era diante dela um menino patético e tão órfão. Aos 80 anos, ele era um namorado bêbado, mas namorado. E assim ele morreu e assim ela morreu com o amor que continua para além da vida e para além da morte, como Mário e Célia.
Nelson Rodrigues
Difícil é amar uma pessoa e não ser correspondido, existem pessoas com as quais nos deparamos em nossas vidas, e passam imediatamente serem essenciais, únicas pelo seu jeito de ser, ou por um simples olhar que de alguma forma foi marcante.
Alguns chamam de amor platônico outros de bobagem, mais os sábios diriam que um amor incompreendido é elemento fundamental na vida de todo mundo, fundamental, por que a partir dessa entrega que damos para alguém, percebemos que algumas coisas temos que mudar.
Um amor em que se dá e não recebe não é mérito de um ou dois, depois de sofrer aprendemos o quanto erramos e de alguma forma algo muda, para alguns essa transformação é mais demorada.
Mas para todos a mudança é essencial, se transferirmos todo o sentimento de entrega para outra pessoa a felicidade será muito maior.
Desde que não cometamos os mesmos erros, isso se chama aprendizagem.
Viver um amor incompreendido sempre ficará em nossa mente, talvez seria bom, talvez ela ou ele me fizesse mais feliz.
O maior aprendizado de quem viveu um amor assim é que para ser feliz é preciso viver a ocasião, o momento "agora". Se algo é expectativa se é bom ou não é melhor escolher o certo.
Pelo seu amor Eu daria meu último suspiro, Minha última promessa.
Por você Eu daria meu último passo, Meu último olhar.
Pelo seu amor Eu alcançaria as estrelas, Chegaria a lua.
Pelo seu amor Eu entregaria meu último desejo, Desistiria do meu último sonho.
Pelo seu amor Eu colheria todas as flores, Cantaria todos os cantos.
Por você Eu correria contra o tempo, Atravessaria o oceano...
Minhas respostas Estão em você, Meu destino Está em suas mãos.
Por você Arriscaria minha vida Para te salvar do mais triste momento.
Por você Descobri que a minha vida é fazer Tudo Pelo Seu Amor!
Meu amor, o nosso plano era muito mais do que apenas um plano. Nós queríamos sair do papel e transformar tudo em realidade. Nós estávamos apenas começando e ainda temos muito por viver, ainda temos muito para fazer. O que sentíamos um pelo outro não acabou. O amor de verdade não acaba assim!
Será que eu ainda tenho uma chance de tirar você para dançar e fazer você feliz? Será que ainda sou capaz de fazer você sorrir com as minhas histórias bobas? Será que você ainda quer fazer parte dos meus sonhos? Será que o meu amor ainda toca sua alma?
Eu sinto que você ainda me ama e eu continuo a sentir o mesmo por você. Será que estou assim tão enganado? Se você ainda me ama, por que não tentamos novamente? Nunca é tarde para o amor, nunca é tarde para dar uma nova chance a um romance que ainda está vivo. Não diga adeus, o nosso amor não acabou!
Não consigo me controlar mais
Já não encontro mais paz
Está difícil de esconder
Quero fazer amor com você!
Quero mergulhar no seu prazer
Não consigo controlar este desejo
De querer sentir o gosto do seu beijo.
Quero fazer amor com você!
Quero te amar pra valer
quero que nossa paixão a cada dia aumente.
Quero fazer amor com você!
Te abraçar, te beijar, te querer
Até o êxtase total
Te fazer sentir-se muito especial
Quero fazer amor com você!
E de tudo, neste momento, esquecer
Quero fazer seus olhos brilharem
Quando minhas mãos, com carinho, te tocarem.
Quero fazer amor com você!
E quando essas palavras tocarem seu coração
E você sentir a mesma emoção
Então você vai realmente saber...
Unidos, presos à um único olhar...
Em meu rosto desfalecido, quero seus lábios juntos ao meu...
E no seu beijo me encontrar... me afagar de amor...
Quero-te junto a mim, não ontem e nem amanhã...
Preciso de ti, em mim...
E quero sentir o toque mais perfeito de seu corpo em meu corpo...
Não quero nem muito e nem pouco, só quero o que tens a me oferecer...
Quero seu amor... quero amar-te e ser amada...
Na mais bela sinfonia quero sentir o calor de seu amor...
Quero-te junto a mim...
Preciso sentir o pulsar de nossos corações...
Quero sentir essa sincronia, que chamamos de amor...
Preciso de ti, mais de que um segundo, minuto, horas...
Quero-te junto a mim...
Por toda uma vida, e contigo compartilhar a minha felicidade...
Pois, a minha felicidade é justamente amar-te...
Quero-te junto a mim...
Pois juntos poderemos navegar nos mais belos mares...
Junto de ti, encontrarei a paz...
Você é a outra metade que faltava para que eu seja um todo...
Quero-te junto a mim, pois somos almas gêmeas...
Juntos iremos compor a canção mais bela de amor...
Quero contigo ficar e nunca mais deixar-te...
Quero sussurrar em seu ouvido EU TE AMO!
Depois de meses de um amor que agonizava, hoje o enterro. Ele morreu, acabou. Muito já sofri, é verdade, mas sei que o pior ainda está por vir. Agora é o luto e a ausência. Não é fácil ver um amor morrer. Mas posso dizer que lutei, lutei até o último minuto para que ele sobrevivesse, fiz tudo o que podia fazer, fiz tudo o que tinha para fazer.
Se há uma culpa que não carrego é de ter sido fraca. Mas há uma hora na vida em que é preciso assumir, por mais dolorosa que seja, que uma hora as coisas chegam ao fim.
Há muito tempo que já carregava um cadáver nas costas, o cadáver de um relacionamento. Ele já começava a pesar demais e cheirar mal. Era hora de enterrá-lo de vez, colocar um punhado de terra por cima e virar as costas para seguir com a vida.
Outros amores virão, partirão, mas espero que o amor de verdade chegue e que venha para ficar, se for para me fazer feliz. Mas agora, enterro um amor que morreu, um amor que acabou. Deixo rosas sobre o túmulo, mas levo comigo os espinhos. Espero em breve deles me livrar.
Vou ser eu vai ser você o tempo tem sido muito paciente. Como eu posso fingir ser tão forte?Olhando para você sentindo isso também. Se eu estou perguntando você me abraça apertado então vai estar tudo certo.
Vai ser amor vai ser mais do que eu posso aguentar.
Vai ser livre vai ser real.
Vai mudar tudo o que eu sinto por você vais ser triste.
Vai ser verdadeiro vou ser eu vai ser você. Vai ser amor.
O tempo que resta da minha grande tristeza Como você pode pretender ser tão cruel?
Talvez seja eu talvez seja verdade. Talvez tudo que nós sonhamos e esperamos o suficiente.
Vai ser triste, vai ser verdadeiro, vai ser você o único a fazer. Vai ser eu, vai ser você.
Quanto mais rápido você deixar dois corações baterem juntos, ais rápido você saberá que esse amor é para sempre. O amor necessita de tempo agora ou nunca. Vai ser AMOR...
Esses quilômetros que nos separam, e que não são poucos, não são nada comparados ao tamanho do meu amor por você. A distância não mata o amor, a distância só aumenta a saudade e mantém viva a vontade de estar ao seu lado. O que mais quero na vida, é poder voltar a ter você perto de mim, sempre comigo para beijar e abraçar.
Enquanto isto não acontece, imagine que a minha saudade percorre, na velocidade da luz, este espaço de peitos vazios entre nós, e num estalar de dedos estou aí para te dar um beijo. Só lamento não poder ficar para dormir e acordar junto do teu travesseiro.
Todas as noites, eu te encontro nos meus sonhos, andamos de mãos e abraçados, e antes de acordar deixo contigo um sorriso para enfeitar o seu rosto quando você despertar. A distância nos separa, mas o amor nos aproxima, assim é fácil driblar a saudade, acordado ou dormindo.
Quero que você saiba que nada pode ser maior do que o amor que sinto por você. Esta fase vai passar, e logo vai chegar o dia em que juntos vamos poder viver. Eu te amo, meu amor!
Não vejo a hora de estar em seus braços, pegar em tuas mãos e beijar os teus lábios, dizer do meu amor por você, esse amor que desconhece barreiras, que nasceu em mim tão suave e hoje ele ocupa todo o meu coração... amor tão grande no qual pensei que nunca fosse sentir por alguém...
Quero lhe falar desse amor... hoje já não consigo disfarçar o que se passa dentro de mim... você simplesmente é tudo... tudo que sinto, você está em todos os lugares por onde passo... em todos os meus pensamentos...
Às vezes, me pergunto como posso suportar sua ausência? Mas pensando bem você não está ausente... você está em tudo de belo que vejo na vida...
Adoro estar com você... queria poder ocupar todas as suas horas... ter seu corpo, seus beijos, suas noites, seu silêncio, sua fome de viver, seu carinho, e seu amor...
Queria tudo isso que em você existe... porque jamais encontrei em outro alguém...
Aos poucos você foi se tornando fundamental em minha vida... pois vejo o pouco que eu era antes de encontrar você...
Nunca senti tão segura em outros braços, e a cada momento não penso só no prazer presente... penso principalmente em momentos agradáveis... onde haverá vida e lembranças para anos futuros...
eu vou lutar por você, não vou desistir nunca...
Nunca esqueça que...
Amo muito você...
Eu acredito em almas gêmeas, pois acredito na capacidade de amar verdadeiramente uma única pessoa por toda a vida.
Sei que o mundo é muito grande e que muitas pessoas podem despertar em mim sentimentos parecidos com o amor, mas somente uma pessoa pode me dar o verdadeiro amor, e essa pessoa é você!
Eu sou uma das criaturas de Deus que tem a sorte de encontrar, entre tantas almas, o seu espelho, aquela que me completa, que me entende, a quem eu posso entregar, sem medo, o meu coração. Posso dizer com segurança que sou feliz, pois encontrei o meu verdadeiro amor.
Eu amo você e vou amar por toda a minha vida! Por mais que passem os anos, jamais deixarei a chama da nossa paixão se apagar, pois a paixão é o fogo que mantém o amor aceso, vivo, aquecido, dedicado.
E é assim que eu quero amar você, com a dedicação e o entusiasmo dos jovens apaixonados, porque o verdadeiro amor não envelhece, não se cansa e nem morre jamais.
O destino me reservou algo tão valioso e perfeito que mesmo que eu tente agradecer pelo resto da vida, nada seria perante o que ganhei. E você sabe o que ganhei? Ganhei seu amor, seus beijos, carinhos, e o melhor de tudo, ganhei você. Simples e unicamente você, o amor da minha vida! O que mais posso querer? Você faz da minha vida um sonho tão perfeito, que temo um dia acordar e perceber que tudo acabou.
Nosso amor é puro, real, sincero, gigantesco e sem fim. Nada nesse mundo é grande o bastante pra acabar com toda felicidade que me dá. O universo é pequeno diante de nós. Quero estar contigo não somente hoje, amanhã e depois, mas por toda eternidade.
Os seus sonhos são os meus sonhos, e os meus sonhos nada valem sem sua presença e sem a realização dos seus sonhos. Tudo conspira ao nosso favor... Parece que a vida e o destino estão torcendo pela gente.
Você me fez e continua fazendo, te amar de uma maneira tão intensa, que, às vezes, até eu me estranho. Em tão pouco tempo já passamos por tantas coisas juntos. Temos muitas histórias pra contar, relembrar e rir de nós mesmos. Vivemos tão intensamente nosso amor. Cada dia é um novo recomeço, só existe o início, não existe fim.
Lendo essas coisas até parece que nunca discutimos né? Até capaz mesmo! Nós brigamos também, qual casal não briga? Mas a cada reconciliação aumenta minha certeza de que nada é capaz de separar o laço que nos une. Não tinha como ser diferente, eu sou sua e você é meu. E como você diz, não somos mais 'eu e você' e sim 'nós', uma única pessoa. O destino nos encarregou de ser feliz!
Meu anjo, tudo o que eu disse se resume em duas simples, mas perfeitas palavrinhas: te amo! Sem dúvida alguma você é o amor da minha vida, presente de Deus pra me fazer feliz. Te desejo cada dia mais... Te sinto sempre mais perto de mim. Olho pra trás, vejo tudo que já vivemos e tenho a certeza que faria tudo de novo sem mudar ao menos uma palavrinha que foi dita, porque tudo que vivenciamos, em cada momento, valeu muito a pena.
Te amo demais!
Eu achava que não existisse o Amor...
Para mim o gostar era maior que o amor...
Dai nós se conhecemos..
E em cada briga que nos brigávamos eu gostava mais de você...
E esse gostar foi aumentando cada dia mais...
Independente do que acontecia o gostar aumentava mais e mais...
Em um certo dia, achei que estava tudo acabado...
Mas esse gostar aumentou de uma certa forma que me assustei...
Até que um dia parei e refletir...
Que não conseguia viver sem você...
Então, foi nesse dia que cheguei na conclusão que te amo incondicionalmente.
E sempre que algo acontece para nos brigar e terminar...
Percebo que o amor crescer de uma forma que nunca senti...
O nosso amor crescer cada vez mais...
Isso mostra que não existe nada maior que o "nosso" amor!
Amorzinho te amo!
Nosso amor é mar em fúria, Que se acalma de repente. Como brisa de outono, Envolve e fascina a gente. Nosso amor é cavalgada De alazões na amplidão, Colibris em revoada, Espalhando emoção.
Tempestades de carícias Emergem de nosso amor, Tufões de incríveis delícias, Ondas de fértil sabor. É um misto instigante De potência e ternura, De aromas multicores, De meiguice e loucura.
Nosso amor é inocente Qual sorriso de criança, São grilhões que nos enlaçam Em amarras de bonança. Cada abraço é um pedido, O pedido, uma promessa, De quem anseia doar-se, De quem amar sente pressa...
Enfim.. O nosso amor é assim...
Um viajante do tempo, Que mescla adoravelmente O passado e o futuro Em nosso eterno presente
Já estamos comemorando um ano de namoro, é o primeiro aniversário de nosso antigo amor. Há muito tempo que o meu coração só pulsa por você, e no meu peito só existe espaço para te amar.
Se eu desejasse ganhar um presente nesta data, pediria apenas que este sentimento que temos um pelo outro seja eterno enquanto durar. Pediria também que tudo o que sinto por você encontre em seu peito, um retorno de carinho, paz e amor.
Se for pra ter tudo que estou recebendo de ti, não precisarei pedir nada. Tenho mais é que agradecer por já estar completando nosso primeiro ano de felicidade juntos. Por este convívio de amor e carinho e por poder compartilhar até mesmo as suas maiores preocupações.
Agradeço também por poder retribuir à altura tudo de bom que você me proporciona. Devo agradecer por estar cumprindo este primeiro ano, desfrutando de toda a sua atenção. Para quem me faz tão feliz e me completa plenamente, só tenho a desejar uma vida muito longa, cheia de paz e com a tranquilidade de saber que é correspondido em todo o amor que me dedica. Se Deus quiser, teremos muito tempo de vida, para viver nosso romance.
Se por si só, meu amor pode traduzir em felicidade para nós dois, o que pensar, se continuar sendo o alvo de todo o seu carinho. Parabéns para nós quando completamos um ano juntos.
É o amor que move o mundo e os seus habitantes. É o amor que inspira as mais belas criações. É o amor a razão dos mais belos sorrisos. Mas para mim, neste momento, é o amor quem faz rolar as lágrimas pelo meu rosto.
Tentei encontrar nos seus olhos a luz que os meus procuram, mas apenas os vi desviarem-se e olharem em direção contrária. Você não me ama como eu amo você... E dói! Dói muito, dói como nunca nada doeu antes!
Mas sei que vou ser capaz de superar este amor não correspondido, pois o tempo vai me ajudar. E talvez um dia, uns outros olhos olhem os meus procurando o que os meus procuram agora nos seus.
Eu sem você,
Não tenho porque
Porque sem você
Não sei nem chorar
Sou chama sem luz
Jardim sem luar
Luar sem amor
Amor sem se dar
Em sem você
Sou só desamor
Um barco sem mar
Um campo sem flor
Tristeza que vai
Tristeza que vem
Sem você, meu amor, eu não sou ninguém
Ah, que saudade
Que vontade de ver renascer nossa vida
Volta, querida
Os meus braços precisam dos teus
Teus braços precisam dos meus
Estou tão sozinho
Tenho os olhos cansados de olhar para o além
Vem ver a vida
Sem você, meu amor, eu não sou ninguém
Sem você, meu amor, eu não sou ninguém
Quando eu te mostrei meu lado ruim e toda dor camuflada pelas luzes dessa cidade onde ninguém repara a dor do outro, eu vi amor nos seus olhos.
Quando você me abraçou, ignorando os espinhos em mim, e a poeira que trouxe das últimas quedas, eu vi amor.
Quando me disse que tem medo de me perder por esses caminhos que a vida insiste em nos levar, eu quis deitar no teu peito e chorar baixinho, chorar por medo de te perder, porque você é muito bom pra mim, muito bom pra qualquer pessoa, e a possibilidade do destino nos golpear e arrastar-nos pra longe me definha. Pois só em você, repito, eu vi amor.
E digo isso não endeusando o amor, pois a beleza dele está em sua essência, nos gritos, brigas, reconciliações, sei que quem tem coragem para amar tem coragem pra sofrer. Seja por saudade ou medo.
E eu amo, eu sofro, peço: não desiste, porque no fim do dia cansativo pela luta de ser alguém, só seus braços podem me acolher.
Na minha formatura, é o seu sorriso que quero ver na arquibancada. Na cama depois do jantar, é a você que quero me entregar. E não me importa o que diz o dicionário ou os poetas, somos nós a melhor definição pro amor.
A bondade e fidelidade do nosso Deus estão muito acima da minha capacidade de compreensão. Todos os dias Ele me abençoa com o seu amor incansável e perfeito.
Ao longo dos anos, Ele tem cuidado de mim e tem me dado o privilégio de conhecer muita gente maravilhosa. Hoje posso dizer sem dúvida que você é uma das pessoas mais especiais que Deus colocou na minha vida.
O nosso amor é lindo porque temos Jesus guiando cada passo que damos juntos. As coisas nem sempre foram fáceis, mas eu sei que podemos ultrapassar qualquer obstáculo porque o Senhor tem nos fortalecido.
Contigo quero continuar construindo uma linda história de amor, que traz honra e glória para o nosso Deus. Eu oro para que o nosso relacionamento seja um exemplo de amor e cumplicidade para todos aqueles que estão à nossa volta.
Que o Senhor continue trabalhando em nós e derramando o Seu amor nas nossas vidas!
Te amo muito!
Se o ciúme nasce do intenso amor, quem não sente ciúmes pela amada não é amante, ou ama de coração ligeiro, de modo que se sabe de amantes os quais, temendo que o seu amor se atenue, o alimentam procurando a todo o custo razões de ciúme.
Portanto o ciumento (que porém quer ou queria a amada casta e fiel) não quer nem pode pensá-la senão como digna de ciúme, e portanto culpada de traição, atiçando assim no sofrimento presente o prazer do amor ausente. Até porque pensar em nós que possuímos a amada longe - bem sabendo que não é verdade - não nos pode tornar tão vico o pensamento dela, do seu calor, dos seus rubores, do seu perfume, como o pensar que desses mesmos dons esteja afinal a gozar um Outro: enquanto da nossa ausência estamos seguros, da presença daquele inimigo estamos, se não certos, pelo menos não necessariamente inseguros. O contato amoroso, que o ciumento imagina, é o único modo em que pode se representar com verosimilhança um conúbio de outrem que, se não indubitável, é pelo menos possível, enquanto o seu próprio é impossível.
Assim o ciumento não é capaz, nem tem vontade, de imaginar o oposto do que teme, aliás só pode obter o prazer ampliando a sua própria dor, e sofrer pelo ampliado prazer de que se sabe excluído. Os prazeres do amor são males que se fazem desejar, onde coincidem a doçura e o martírio, e o amor é involuntária insânia, paraíso infernal e inferno celeste - em resumo, concórdia de ambicionados contrários, riso doloroso e friável diamante.
Umberto Eco