Pelas dificuldades de cada dia... Pelos amigos que se transformaram em nossos opositores... Pelos companheiros que nos deixaram a sós...
Pelas críticas destrutivas que nos açoitaram a alma... Pelos desenganos que nos atingem... Pelos irmãos que nos ridicularizam...
Pelos entes amados que só nos fazem problemas... Pelas criaturas que nos induzem a tentação... Pelos adversários que nos acusam sem motivo...
Por todos aqueles que nos obrigam a entesourar as luzes da experiência... Nós te agradecemos com respeito e amor, repetimos tranquilos:
"OBRIGADO, MEU DEUS..."
Meu amor, a você que é o mais perfeito dos maridos, obrigada! Obrigada por existir. Obrigada por ter unido os seus passos aos meus neste percorrer do caminho da vida. Obrigada por ser a pessoa incrível que você é. Obrigada por me amar e me permitir amar você.
Você cuida de mim, me mima, me ama, me respeita. Você justifica a minha existência, você significa a vida. No seu olhar eu vejo todas as maravilhas do universo. Na suavidade e no carinho do seu toque eu sou feliz. Na sua voz eu ouço a melodia mais harmoniosa, e nas suas palavras eu leio a poesia mais perfeita.
Obrigada, meu marido, meu companheiro. Eu lhe agradeço por tudo e por muito mais. Eu amo muito você e descobrir o mundo ao seu lado tem sido a mais extraordinária das aventuras!
Sempre discordei quando diziam que os amigos são para as ocasiões. Aos meus, sempre os encarei como sendo para toda a vida. No entanto, não exigindo perfeição de ninguém, sempre esperei lealdade e sinceridade em retorno. Sobretudo de você, em quem sempre confiei, confidenciei e partilhei minha vida.
Sua atitude me desiludiu muito e eu quero que saiba que estou profundamente triste com você.
Queridos colegas, chegou a hora de me despedir de todos vocês, por uma razão que trará muita alegria para minha vida. Vou embora para esperar a chegada do meu bebê, mas prometo voltar brevemente.
Quero agradecer as palavras de carinho que tenho recebido. Esta gravidez também tem sido partilhada com vocês. Vou sentir saudades de todos, nos próximos tempos em que estarei ausente.
Querida avó, como eu queria que você soubesse o quanto me dói vê-la desse jeito, tão sozinha nesse mundo confuso em que essa horrível doença a afundou. Suas memórias foram roubadas, quase tudo aquilo que você foi um dia, desapareceu. Seus olhos se perdem nos nossos rostos, nas faces daqueles que tanto amam você e a quem você já não reconhece os traços.
A doença de Alzheimer lhe roubou em vida os seus anos de descanso, e a impede de sentir o amor que a rodeia. Todos sentimos impotência e tristeza, pois nada pode ser pior que uma pessoa em vida ser despojada de todo o seu mundo interior! Há momentos em que parece que seu olhar recorda uma imagem, mas logo depois regressa a confusão e as perguntas intermináveis.
A doença levou de você a lembrança de quem você foi, mas de nós jamais apagará as recordações da extraordinária mulher, esposa, mãe, avó, tia, prima, amiga... que você foi! Eu, e todos que amamos você, a recordaremos tal como você foi, e não o que a doença fez de você. Para sempre a vou amar, minha querida avó!