Eu vivia triste e amargurada sem sentir as grandes emoções que a vida oferece, então alguém disse: VIVA.
Eu vivia triste no mundo e via os silêncios noturnos de minha vida, continuei e disseram-me: AME.
Eu amei com todas as forças do meu coração e tive todas as sensações de amar, de ser amada, tive todas as sensações, mas veio a decepção e a dor de quem ama e de ser enganada, mas vieram e me disseram-me: PERDOE.
Eu perdoei e senti nas mãos, a mais pura de meu ser de nobreza, de quem ama e perdoa, mas o vazio da vida continuou e finalmente disseram-me o que eu mais temia: ESQUEÇA.
Eu através de minhas lágrimas respondi:
EU VIVI;
EU AMEI;
EU PERDOEI;
MAS ESQUECER, JAMAIS ESQUECEREI.
É muito normal em certos momentos da vida, acharmos que algo do passado poderia ter sido diferente, ou que o presente já não nos traz muita satisfação. Modificar as atitudes do passado, até que provem o contrário, ainda não é possível, mas transformar as consequências que tais atos provocaram, podem ser amenizadas ou até corrigidas com novas atitudes no presente.
Se a vontade de recomeçar é mesmo grande, foque em todos os benefícios que tais mudanças farão na sua vida e ganhe coragem para continuar. Mas se o medo ainda prevalece, pare um pouco e tenha a certeza se o recomeço realmente acrescentará algo positivo na sua vida, imagine as possíveis consequências positivas e negativas e veja se o esforço valerá a pena.
Diariamente temos novas oportunidades de novos recomeços, a cada mês ou a cada ano, sempre nos deparamos com a possibilidade de seguir outros caminhos. Se ainda não conseguiu enxergar nenhuma dessas oportunidades, provavelmente ainda não chegou a real necessidade de mudar algo na sua vida.
Independente da vontade ou não de recomeçar, nunca deixe uma oportunidade passar sem antes ser muito bem analisada, você pode está perdendo a maior chance de mudar positivamente a sua vida, pelo simples fato de estar apegado à ilusão de que é impossível transformá-la.
O ESPETÁCULO DA VIDA
Que você seja um grande empreendedor. Quando empreender, não tenha medo de falhar. Quando falhar, não tenha receio de chorar. Quando chorar, repense a sua vida, mas não recue. Dê sempre uma nova chance para si mesmo.
Encontre um oásis em seu deserto. Os perdedores veem os raios. Os vencedores veem a chuva e a oportunidade de cultivar. Os perdedores paralisam-se diante das perdas e dos fracassos. Os vencedores começam tudo de novo.
Saiba que o maior carrasco do ser humano é ele mesmo. Não seja escravo dos seus pensamentos negativos. Liberte-se da pior prisão do mundo: o cárcere da emoção. O destino raramente é inevitável, mas sim uma escolha. Escolha ser um ser humano consciente, livre e inteligente.
Sua vida é mais importante do que todo o ouro do mundo. Mais bela que as estrelas: obra-prima do Autor da vida. Apesar dos seus defeitos, você não é um número na multidão. Ninguém é igual a você no palco da vida. Você é um ser humano insubstituível.
Jamais desista das pessoas que ama. Jamais desista de ser feliz. Lute sempre pelos seus sonhos. Seja profundamente apaixonado pela vida. Pois a vida é um espetáculo imperdível.
Augusto Cury
À medida que vamos amadurecendo, começamos a perder alguns hábitos da idade passada, o que logicamente é inerente ao amadurecimento, mas durante esse processo não podemos permitir que a nossa alma envelheça e nos deixe sem expectativas para o futuro. Enquanto houver vida, há de ter perspectivas, e devemos sonhar até o último suspiro.
Independente da idade, nunca pense que a vida acabou ou está próxima do fim, isso ainda é algo que nunca se sabe e certamente deve ser melhor assim. Tenha sempre a alma jovem, pronta para novas aventuras e conhecimentos, o mundo está cheio de novidades esperando pelo seu momento certo de recebê-las.
Não se defina pela sua idade, apesar dela mostrar sua provável experiência de vida, não é algo determinante para medir sua sabedoria. Isso vai depender da forma como absorveu todo o conhecimento que passou pela sua vida e isso quem define é sua alma e não os anos de vida.
O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.
A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódios... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios.
Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria.
Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.
Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.
Charles Chaplin
Não é preciso ir muito longe para encontrar alguém que passa por algum tipo de necessidade. Enquanto para alguns falta saúde, outros às vezes só precisam de um pouco de felicidade. Independentemente de ter religião ou não, agradecer por tudo que a vida nos dá deveria ser até automático. Lembrar que algo tão natural como tomar banho ao chegar do trabalho pode ser algo tão desejado por alguém, tanto o banho quanto o trabalho, já nos faz pensar tantas outras coisas que podemos ser gratos. Agradeça sempre por tudo que acontece na sua vida, pois até que provem o contrário, ninguém sabe como será realmente o dia de amanhã. Se tudo o que você tem agora pode ser aproveitado ao máximo, não acha que deveria mesmo ser grato?
Conta-se que no século passado, um turista americano foi à cidade do Cairo, no Egito, com o objetivo de visitar um famoso sábio.
O turista ficou surpreso ao ver que o sábio morava num quartinho muito simples e cheio de livros. As únicas peças de mobília eram uma cama, uma mesa e um banco.
Onde estão seus móveis? - perguntou o turista. E o sábio, bem depressa, perguntou também: E onde estão os seus...? Os meus?! - surpreendeu-se o turista - mas eu estou aqui só de passagem! Eu também... - concluiu o sábio.
"A vida na Terra é somente uma passagem... No entanto, alguns vivem como se fossem ficar aqui eternamente, e esquecem de ser feliz."
"O VALOR DAS COISAS NÃO ESTÁ NO TEMPO EM QUE ELAS DURAM, MAS NA INTENSIDADE COM QUE ACONTECEM. POR ISSO EXISTEM MOMENTOS INESQUECÍVEIS, COISAS INEXPLICÁVEIS E PESSOAS INCOMPARÁVEIS."
Nesse dia o mundo deveria dar mais valor
A você que cedo levanta trabalhador
Você! Que muitas vezes trabalha sem comida
Você! Que trabalha toda uma vida
Mas nesse dia do Trabalhador
continua sem valor!
É quem constrói a Nação
Mas é quem menos tem a receber
É quem dá tudo de si em troca de nada
Trabalhador que planta tem que colher
Mas trabalhador é classe, e esta é abandonada;
Neste seu dia, comemora-se no mundo inteiro.
Mas o mundo não conhece quem trabalha,
Quem passa uma vida fazendo tudo direito!
Mas esse é trabalhador verdadeiro,
Aquele que tudo faz calado, não espalha;
Ah! Trabalhador!
Sem casa, sem comida sem saúde!
Trabalhador desempregado, desnutrido amiúde
Vai trabalhar, que canta, que ri e que chora
Vai comemorar o que nessa hora?
De globalização, de guerra, de desemprego;
Trabalhar onde?
Foge da seca e no desapego
Até da família esquece, vai longe trabalhar
Na esperança de um dia tudo melhorar...
Desejar ter a vida ou o pertence do outro não seria um sentimento maldoso se toda essa vontade tivesse o único objetivo de incentivar a melhoria de vida, ou ainda servisse como um bom exemplo para se espelhar. Quando esse sentimento se transforma em obsessão e não estimula nenhum resultado benéfico, é sinal que o interesse está em simplesmente saber o que se passa na vida do outro, e muitas vezes pode até ficar desgostoso quando este outro alcança a felicidade. Esse tipo de pessoa pode ser facilmente detectado, sempre se incomoda ou fica até irritado quando vê alguém alegre ou consegue algo que por ele foi muito esperado. Outra coisa importante para ser observado é como relatam sua própria vida, pois frequentemente distorcem os fatos sem nenhum problema, para a história se transformar em algo que o favoreça. Para aqueles que não gostam de conviver com a inveja é preciso primeiramente muita paciência, não é nada fácil estar junto de tanta cobiça e negatividade. Não contar detalhes da sua vida e principalmente dos sentimentos certamente é o melhor remédio para combater a inveja, como irão desejar algo que ninguém sabe se existe? Muitas vezes estamos tão felizes que realmente vale a pena compartilhar, mas antes de qualquer coisa, pense primeiro se esta pessoa ficará realmente contente em saber da sua felicidade, se achar que não, deixe tudo muito bem guardado até encontrar alguém digno para poder dividir sua felicidade.
Um dia, o Amor estendeu as mãos
para o nada e abriu o espaço...
Um dia, o Amor estendeu as mãos
para o homem e abriu-se o encontro...
Um dia, o Amor se tornou
vida de tua vida e eu existi...
Mãe, o céu sem confins revela-me teu amor...
A vastidão do mar fala-me da tua bondade...
As altas montanhas refletem teu heroísmo...
A profundeza dos vales espelha tua humildade...
A beleza das flores traduz teu caminho...
Tudo isso encerras dentro de teu grande coração...
E silenciosa, serena, sorrindo,
continuas labutando no cotidiano da vida.
Um dia, o Amor se tornou
vida de tua vida e eu existi.
Obrigado, Mãe!
Em muitos dias de ócio lamentei o tempo perdido.
Mas ele não foi de todo perdido. O Senhor guardou em suas mãos cada
instante da minha vida.
Escondido no coração das coisas, ele estava alimentando as sementes
para que sejam rebentos os botões, para que sejam flores e amadurecendo
as flores para que sejam frutos.
Eu dormia cansado no meu leito, indolente, julgando que todo o
trabalho tivesse cessado, acordei de manhã e encontrei repleto de
milhares de flores o
meu jardim.
Entre altos e baixos, nem sempre somos gratos por tudo que a vida nos oferece, algumas vezes nos perguntamos por que merecemos ter que passar por determinada dificuldade. Uma coisa é certa, não podemos mudar o passado, mas podemos olhar para nossos problemas de uma maneira diferente.
Passe a encarar as dificuldades como uma oportunidade de viver algo novo, uma vida diferente sem mais a presença daquela dificuldade. Consiga forças para solucionar todos os problemas como se a cada vitória sua vida fosse renovada, como o passar de uma página em um livro, com uma folha repleta de novidades.
Não tenha medo da possibilidade de uma nova vida, somos seres completamente adaptáveis, prontos para o inesperado. Ganhe coragem e abrace todas as oportunidades, pois na próxima página do livro, pode aparecer algo surpreendente e muito positivo.
Existe somente uma idade para a gente ser feliz,
somente uma época na vida de cada pessoa
em que é possível sonhar e fazer planos
e ter energia bastante para realizá-las
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.
Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente
e desfrutar tudo com toda intensidade
sem medo, nem culpa de sentir prazer.
Fase dourada em que a gente pode criar
e recriar a vida,
a nossa própria imagem e semelhança
e vestir-se com todas as cores
e experimentar todos os sabores
e entregar-se a todos os amores
sem preconceito nem pudor.
Tempo de entusiasmo e coragem
em que todo o desafio é mais um convite à luta
que a gente enfrenta com toda disposição
de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO,
e quantas vezes for preciso.
Essa idade tão fugaz na vida da gente
chama-se PRESENTE
e tem a duração do instante que passa.
Para aquelas pessoas que fazem meu coração sorrir...
Para a galera que sempre esteve junto
até mesmo quando eu não estava disposta...
Para a pessoa que eu esperava que
me chutasse quando caí, e
que foi uma das primeiras que
me ajudou a levantar...
Para as pessoas que fizeram a
diferença em minha vida...
Para as pessoas que quando
olho para trás, sinto muitas saudades...
Para as pessoas que me aconselharam
quando me senti sozinha, e me ajudaram
a entender que não importa em quantos
pedaços meu coração tenha se partido, pois
o mundo não irá parar para que eu o conserte...
Para as pessoas que me deram um força quando
eu não estava muito animada.
Para as pessoas que amei...
Para as pessoas que abracei...
Para as pessoas que encontro
apenas em meus sonhos...
Para as pessoas que encontro
todos os dias e não tenho a chance de
dizer tudo o que sinto olhando nos olhos...
Para mim...
O que importa não é O QUE
eu tenho na vida, mas
QUEM eu tenho na vida...
Por isso...
Guardo todas as pessoas
importantes da minha vida em
uma caixinha dentro
do meu coração...
Na verdade eu queria estar escrevendo aqui um assunto polêmico, ou qualquer outra coisa, mas decidi que quero falar sobre esse assunto que para uns é simplório demais, mas no meu entender é sempre importante e que está relacionado ao nosso comportamento.
Quero dizer que passamos a maior parte do tempo olhando os erros dos outros e nunca queremos mudar os nossos. Entendo que somos responsáveis por cada ato que praticamos. E mesmo assim às vezes saímos atropelando a vida sem tirar um tempo para pensar no que podemos melhorar. Eu decidi que o próximo amanhecer eu vou mudar, começando por corrigir os meus erros, só então eu vou poder fazer deles um novo aprendizado para o meu hoje. Ainda vou poder avaliar os meus acertos e olhar para trás sem culpa e me tornar um ser humano melhor.
Sei que não posso mudar as pessoas, mas eu posso mudar, acho que já é um bom começo. A partir do próximo amanhecer vou respeitar as pessoas que estão próximas de mim como elas são. Aceitar os acontecimentos da vida como se fossem parte de uma caminhada que tenho que percorrer.
Só não posso desistir de poder amanhecer todos os dias com esperança que um novo dia recomeça e que eu vou estar melhor que ontem, não quero exigir nem de mim nem de ninguém um modelo de perfeição. Quero sim, viver minha vida sem medo, sem culpa, eu só quero ser feliz e viver a vida sem exigência, pois cada dia já é suficiente para minha renovação.
Desejo a todos que ao acordar possam refletir que ainda há tempo para recomeçar e mudar tudo aquilo que te incomoda, sem culpa.
Lucimar Santana
A gravidez é mágica por não ser (nunca deveria ser) apenas um desejo consumista ou de preenchimento de um papel social. A mulher, quando escolhe ser mãe ela compromete-se com a vida, e passa a encará-la com mais respeito e responsabilidade - e muito mais felicidade! Escolher ter um filho é escolher abrir mão de sua individualidade para duplicar-se, é iluminar-se no corpo e na alma, é fragilizar-se para tornar-se a mais forte das criaturas.
A natureza é muito sábia, lhe dá 9 meses para reorganizar a sua vida para a chegada do seu maior patrimônio. Não deixe esse tempo passar batido. Ao final destes 9 ciclos completos da lua sua vida será completamente outra, como você já deve saber. Seu corpo, sua casa, sua rotina, sua alimentação, tudo estará diferente, e tudo será cuidadosamente preparado para a chegada desta nova vida! Mas e a alma? Permita que a gravidez te ensine, fortaleça tua fé, afrouxe seu coração e aperte os laços com as pessoas amadas.
Escolha as pessoas com quem você quer partilhar esta experiência. Escolha a dedo aquelas pessoas para quem a sua gravidez é especial de verdade. Para o resto do mundo, distribua o seu sorriso e desfrute as regalias de ser um ser iluminado! Mas cuidado: não se deixe invadir, deixe que apaguem seu brilho com "verdades absolutas" ou conversas de comadre, filtre apenas aquilo que lhe for bom, daquelas pessoas que lhe querem bem.
Ângela Rios
Não choro, porque você me ensinou a sorrir.
Não sofro, porque você me ensinou a amar.
Não morro, porque você me ensinou a viver.
Mas se um dia você deixar de existir eu choro, sofro e até morro, porque a única coisa que você não me ensinou foi viver sem você.
AMO-TE!
Minha afilhada, chegou o seu momento, seus esperados e desejados quinze anos e como sua madrinha não poderia ficar de fora deste acontecimento, quero compartilhar cada minuto deste seu dia maravilhoso e presenciar cada um dos seus sorrisos.
Abra seu coração para emoções mais fortes e que darão o segmento para a sua vida, mostrando que é determinada, digna e que está certa dos propósitos que te levarão a conquista da sua felicidade.
Ao perceber que o mundo está nas mãos dos jovens, você sentirá total segurança dos passos que te farão vencer os obstáculos e as barreiras que se colocarem em seu caminho.
Desejo a você minha afilhada, que uma constelação inteira brilhe neste seu novo caminho quase adulto daqui para frente, iluminando sua evolução para uma vida segura, vivendo sua maturidade e vendo a beleza da vida.
Parabéns e muitas felicidades pelos seus 15 anos.
Nesta vida, muitas coisas vão surgir no seu caminho e você pode ter a certeza que se não proteger a felicidade conquistada, ela vai voar com a primeira rajada de vento que aparece.
Existem coisas que merecem ser defendidas com todas as nossas forças, com cada fôlego, até às últimas circunstâncias.
Não deixe os desencontros e as inconstâncias da vida roubarem a tua alegria de viver. Saiba que tudo vai depender da forma como você enfrenta os desafios.
Encare a vida de forma positiva, com alegria e confiança que nada acontece por acaso e que quem merece será recompensado.
Ele divide o seu tempo,
Caminha, despertando sabedoria,
é parceiro da alegria de tantos.
Abre portas de um novo amanhã,
Questiona a vida e desperta uma realidade.
Nas fórmulas, de raciocínios e regras.
Mestre!
Que estende a mão,
tem o diálogo da nova caminhada
para a aventura da vida.
Faz germinar a missão de ensinar não só letras,
Mas, paz, esperança, solidariedade e coragem,
Para um novo amanhã que virá.
Um exemplo para vencer na vida.
As lições permaneceram: alguém que superou a dor,
que foi lembrança, razão e o progresso,
superando o cansaço a preocupação.
Apenas uma luz, em suas mãos, um livro, uma pintura.
Em seu olhar, a alegria de uma poesia.
Feliz dia 15 de outubro, Dia do Professor!
Em tempos pensei que tinha sido ferido como homem algum jamais o fora. Por sentir isso, jurei escrever este livro. Mas muito antes de começar a escrevê-lo a ferida cicatrizou. Como jurara cumprir a minha tarefa, reabri a horrível ferida. Deixem-me explicar por outras palavras. Talvez ao abrir a ferida, a minha própria ferida, tenha fechado outras feridas, feridas de outras pessoas. Morre qualquer coisa, floresce qualquer coisa. Sofrer na ignorância é horrível. Sofrer deliberadamente, para compreender a natureza do sofrimento e aboli-lo para sempre, é muito diferente. O Buda, como sabemos, teve toda a vida um pensamento fixo no espírito: eliminar o sofrimento humano.
Sofrer é desnecessário. Mas temos de sofrer para compreender que é assim.
Além disso, é só então que o verdadeiro significado do sofrimento humano se torna claro. No derradeiro momento desesperado - quando não podemos sofrer mais! - acontece qualquer coisa que tem a natureza de um milagre. A grande ferida aberta pela qual se escoava o sangue da vida fecha-se, o organismo desabrocha como uma rosa. Somos "livres", finalmente (...). Não são as lágrimas que mantêm viva a árvore da vida, mas sim o conhecimento de que a liberdade é real e eterna.
Henry Miller
Desfez-se a sombra do mistério errante
E as vezes da Mansão Desconhecida,
Trazem Á morte estranha e indefinida
A mensagem da vida triunfante!
É a compassiva luz de Outro Levante
Revelando a beleza de Outra Vida,
Sol para Terra escura e irredimida,
Fé para a humanidade vacilante...
Há claridade sobre a noite imensa...
Cai a negra muralha da descrença
Aos lampejos celestes da verdade.
É a nova luz divina que se eleva
Nos turbilhões de lagrimas e treva
Trocando a senda para a Eternidade.
Chico Xavier