Mensagens de Tristeza

Que o sol esteja sempre presente em seus dias, mas quando ele não estiver, não tema a chuva, porque a vida é feita de momentos e em cada um deles não nos encontramos desamparados.

Que o seu caminho seja repleto de flores, mas quando os espinhos se apresentarem, não chore eternamente diante da dor, busque novos horizontes e quando perceber, a ferida terá cicatrizado.

Quando a solidão se recusar a partir, não se dê por vencido, rogue auxílio da providência divina e perceberá que não se encontra sozinho nessa batalha. Se os seus passos se enfraquecem e a ideia de desistir se aproxima, tenha fé, logo adiante, o desânimo cederá lugar a esperança, que renovará suas forças.

Que a cada manhã a alegria possa despertar ao seu lado, mas quando for a tristeza a sua companheira, não se aflija, ela jamais será eterna e com perseverança e confiança, reencontraremos a alegria de viver.

Quando a oportunidade de auxiliar alguém surgir, não a ignore, faça o bem que puder, sem nada exigir, assim quando necessitar de socorro, muitas mãos se estenderão em sua direção, não por obrigação, mas por carinho a sua pessoa.

Se a Verdade já bateu à sua porta, não a tranque dentro do seu coração, espalhe-a por onde passar, compartilhe conhecimentos, não se esquecendo da humildade e semeando o Amor de Jesus por onde estiveres.

Que nenhum sofrimento possa deter a sua marcha, mas quando um acontecimento lhe machucar, não desanime, nem pense em desistir, mantenha a confiança, o Pai sabe o que faz e sempre estará ao nosso lado nos consolando e nos mostrando um novo caminho.

Na alegria ou na tristeza, jamais desista de continuar a jornada. Faça uso da perseverança. Encontre a coragem dentro de você.

Tenha fé e siga em frente...

Sonia Carvalho

Chegou agora o momento em que se conciliam alegria e tristeza. Alegria porque você se vai aposentar e ter seu merecido descanso, uma nova etapa que te trará muitas bênçãos. Tristeza pelo grande vazio, a profunda saudade que você deixará em nossa equipe de trabalho. Afinal, foram sempre especiais os momentos que passamos juntos, em um ambiente fraterno, para o qual você também contribuiu.

Você marcou profundamente cada um de nós, pela forma como sempre conseguiu aliar suas competências profissionais, com suas qualidades humanas. Sua prontidão em ajudar, suas palavras amigas de força e incentivo ficarão guardadas eternamente em nosso coração. Você é um exemplo que permanecerá vivo em nossa empresa, pois todos queremos seguir e imitar sua postura competente e suas atitudes generosas.

Querido colega, que o novo caminho, que toma agora, te leve à mais plena das felicidades. Não se esqueça de nos guardar em suas memórias e que nos possamos encontrar de novo, um dia.

Hoje a tristeza
Tomou conta da minha alma.
Senti saudades de você,
Dos nossos passeios,
Nossos bate-papos
Nossos beijos e promessas.
Como eu amava você
E sei que você me amava.
Meu Deus!
Então por que não fomos felizes?
Por que nos separamos?
Hoje sei que também não é feliz.
Sei que vive de saudades,
Que ainda me ama. Então,
Por que ainda estamos separados?
Por que ainda sofremos,
Se ainda nos amamos?
Não sei!
Sei apenas que a saudade
Corrói a alma.
O sofrimento nos faz crescer,
Mas nos destrói por dentro.
Então, volta amor!
Volta para meus braços.
Volta para a felicidade.
E juntos, o amor nos rejuvenescerá,
Cada dia seremos mais felizes.
Venha!
Vamos espantar a tristeza,
Dar tchau para a saudade
E voltarmos a sorrir.
Venha!

Você é alegre? Estou perguntando se você é feliz, se tem a felicidade verdadeira, aquela que gente sente mesmo em momentos de tristeza. A alegria é irmã gêmea da felicidade, e felicidade sem alegria não se torna convincente.

É muito bom dar boas gargalhadas, sorrir cordial e sinceramente. A alegria torna o nosso espírito mais leve, faz a vida ficar menos dura e seca. A alegria não significa rir o tempo todo, mas, ela não perde uma oportunidade de fazê-lo.

Cristo no coração da pessoa traz a alegria e o prazer de sorrir. Nas palavras de Provérbios 15.13: "O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate".

Olivar Alves Pereira

Eram uma vez, uma ilha onde todos os sentimentos moravam.
A alegria, a tristeza, a vaidade, a sabedoria, o amor, a riqueza, o tempo e outros.
Um dia avisaram aos moradores desta ilha que ela seria inundada apavorado o amor cuidou para que todos os sentimentos se salvassem, ele disse:
-Fujam a ilha será inundada!
Todos correram e pagaram seus barcos para irem até um morro bem alto.
Só o amor não se apresou. Ele queria ficar uma pouco mais com sua ilha.
Quando estava quase se afogando correu para pedir ajuda.
Vinha vindo a riqueza e ele disse:
-Riqueza leve-me com você?
-Não posso! Meu barco esta cheio de prata e ouro e você não vai caber dentro do barco e é perigoso você querer roubar minha prata e meu ouro.
Passou então a vaidade e ele pediu:
-Vaidade leve-me com você?
-Não posso! você vai sujar meu barco novo.
Daí passou a tristeza e disse para a mesma pergunta:
-Há! Amor estou tão triste que prefiro ir sozinho.
Passou a alegria, mas estava tão alegre que não ouviu o amor. Já desesperado o amor começo a chorar. Daí então passou uma barco com um velhinho, e ele falou:
-Sob amor, eu te levo
O amor fico tão feliz que até esqueceu de perguntar o nome do velhinho.
Chegando ao morro alto ele perguntou sabedoria:
-Sabedoria; quem é o velhinho que me trouxe até aqui?
-O tempo.
-O tempo? Mas Por que só o tempo me trouxe aqui?
-Porque só o tempo é capaz de ajudar e entender uma grande amor!

Senhor, fazei de mim instrumento de vossa paz. e que eu encontre primeiro, em mim, a harmoniosa aceitação de meus opostos.
Onde houver ódio, que eu leve o amor. aceitando o ódio que possa existir em mim e compreendendo todas as faces com as quais o amor pode se expressar.
Onde houver ofensa que eu leve o perdão e que me permita ofender para ser perdoado
Onde houver discórdia que eu leve a união. e que eu aceite a discórdia como geradora da união
Onde houver dúvidas que eu leve a fé. podendo humildemente, encarar minhas próprias dúvidas
Onde houver erros, que eu leve a verdade. e que a "minha verdade" não seja única, nem os erros sejam alheios.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança. e possa, primeiro, conviver com o desânimo sem me desesperar.
Onde houver tristeza, que eu leve alegria. e possa suportar a tristeza minha e dos outros sendo alegre ainda assim.
Onde houver trevas que eu leve a luz. após ter passado pelas "minhas trevas" e ter aprendido a caminhar com elas.
Oh, divino mestre... fazei que eu procure mais: consolar que ser consolado. e que eu saiba pedir e aceitar consolo quando precisar.
Compreender que ser compreendido, e me conhecer antes, para ter melhor compreensão do outro.
Amar que ser amado, podendo me amar em princípio, para não cobrar o amor que dou.
Pois é dando que recebemos. e sabendo receber é que se aprende a doar.
É perdoando que se é perdoado. e não se perdoa a outro enquanto não há perdão por si mesmo.
E é morrendo que se nasce para a vida eterna. e é bem vivendo e amando a vida que se perde o medo de morrer!

Amiga querida,

Este é o seu primeiro Natal sem o seu papai Noel, sem o seu papai de todos os dias, sem o seu herói. Imagino a tristeza e a saudade que você irá sentir, afinal Natal é tempo de família. Mas saiba, minha amiga, que o seu pai estará sempre com você, estará sempre em sua família.

Não se renda a tristeza. Neste Natal, comemore a vida, alegre-se por estar viva e poder celebrar com honra a memória daqueles que você ama e que já não estão aqui. Nós todos sentimos muito pela sua perda, mas pense no Natal como tempo de renovação, de renascimento. Guarde o amor no seu peito, e deixe a dor sair.

Desejo que este primeiro Natal sem o seu pai, possa ser sereno, de paz e muita luz. Que o amor esteja sempre em seu coração.

Um grande beijo!

Meu amigo, neste momento em que atravessa uma fase complicada da sua vida eu quero lhe pedir que não ceda à tristeza. Sei que é difícil e que agora onde se encontra parece que o futuro não trará nada de bom.

Mas a verdade é que depois de uma tempestade o tempo sempre melhora. Daqui por diante tenho certeza que sua vida irá melhorar muito, e que em breve você voltará a sorrir de felicidade.

Tenha confiança e lute contra a tristeza. Eu estou do seu lado, torcendo e lutando com você. Força e encha o coração de otimismo!

A vida precisa ser renovada. A morte é a mudança que estabelece a renovação. Quando alguém parte, muitas coisas se modificam na estrutura dos que ficam e, sendo uma lei natural, ela é sempre um bem, muito embora as pessoas não queiram aceitar isso. Nada é mais inútil e machuca mais do que a revolta. Lembre-se de que nós não temos nenhum poder sobre a vida ou a morte. Ela é irremediável.
O inconformismo, a lamentação, a evocação reiterada de quem se foi, a tristeza e a dor podem alcançar a alma de quem partiu e dificultar-lhe a adaptação na nova vida. Ele também sente a sensação da perda, a necessidade de seguir adiante, mas não consegue devido aos pensamentos dos que ficaram, a sua tristeza e a sua dor.
Se ele não consegue vencer esse momento difícil, volta ao lar que deixou e fica ali, misturando as lágrimas, sem forças para seguir adiante, numa simbiose que aumenta a infelicidade de todos.
Pense nisso. Por mais que esteja sofrendo a separação, se alguém que você ama já partiu, libere-o agora. Recolha-se a um lugar tranquilo, visualize essa pessoa em sua frente, abrace-a, diga-lhe tudo que seu coração sente. Fale do quanto a ama e do bem que lhe deseja. Despeça-se dela com alegria, e quando recorda-la, veja-a feliz e refeita.
A morte não é o fim. A separação é temporária. Deixe-a seguir adiante e permita-se viver em paz.

"A morte é só uma mudança de estado. Depois dela, passamos a viver em outra dimensão."

Zíbia Gasparetto

Querida amiga, para mim é muito doloroso saber que está passando por um momento em que a tristeza tem comandado seu estado de espírito. Você é linda, com muito valor em todos os aspectos, uma pessoa maravilhosa que apenas merece ser feliz.

Sorria, meu bem! Lute contra esse sentimento que não merece sequer um segundo do seu tempo. Em você está a força para superar essa tristeza, em você vive a luz de uma felicidade e de um sorriso permanentes e perfeitos!

Às vezes nos perguntamos qual a razão pra tanta tristeza ou pra tamanha felicidade...
Até ontem eu não sabia...
Mas foi prestando atenção nos acontecimentos que pude perceber...
Que a tristeza se fazia todas às vezes em que eu olhava ao meu redor e via milhares de pessoas ao meu lado e eu me sentindo sozinho... e que a felicidade se fez a partir do momento que passei a olhar a vida de outro ângulo...
Que passei a olhar a vida através dos seus olhos...
que vi meus sorrisos correspondidos...
e que as lagrimas que corriam do meu rosto agora eram de felicidade...
Por ter te reencontrado... por ter me reencontrado em você... por você existir... por ver meu mundo se encher de luz simplesmente porque você sorriu pra mim...
Tocou-me... me fez um carinho...
e sentir minhas energias serem recarregadas com um abraço seu...
e vi com tudo isso que a vida é simples assim... que mais uma vez ficou provado que a palavra "amor" é simples de se escrever... mas muito poderosa de se sentir...
Obrigado por você existir pra mim...

Te amo...

Eu sem você,
Não tenho porque
Porque sem você
Não sei nem chorar
Sou chama sem luz
Jardim sem luar
Luar sem amor
Amor sem se dar

Em sem você
Sou só desamor
Um barco sem mar
Um campo sem flor
Tristeza que vai
Tristeza que vem
Sem você, meu amor, eu não sou ninguém

Ah, que saudade
Que vontade de ver renascer nossa vida
Volta, querida
Os meus braços precisam dos teus
Teus braços precisam dos meus
Estou tão sozinho
Tenho os olhos cansados de olhar para o além
Vem ver a vida
Sem você, meu amor, eu não sou ninguém
Sem você, meu amor, eu não sou ninguém

A Loucura resolveu convidar os amigos para tomar um café em sua casa. Todos os convidados foram. Após o café, a Loucura propôs:
- Vamos brincar de esconde-esconde?
- Esconde-esconde? O que é isso? - perguntou a Curiosidade.
- Esconde-esconde é uma brincadeira. Eu conto até cem e vocês se escondem. Ao terminar de contar, eu vou procurar, e o primeiro a ser encontrado será o próximo a contar.
Todos aceitaram, menos o Medo e a Preguiça.
- 1, 2, 3,... - a Loucura começou a contar.

A Pressa escondeu-se primeiro, em um lugar qualquer. A Timidez, tímida como sempre, escondeu-se na copa de uma árvore. A Alegria correu para o meio do jardim. Já a Tristeza começou a chorar, pois não encontrava um local apropriado para se esconder. A Inveja acompanhou o Triunfo e se escondeu perto dele de baixo de uma pedra. A Loucura continuava a contar e os seus amigos iam se escondendo. O Desespero ficou desesperado ao ver que a Loucura já estava no noventa e nove.
- Cem! - gritou a Loucura. - Vou começar a procurar.

A primeira a aparecer foi a Curiosidade, já que não aguentava mais, querendo saber quem seria o próximo a contar. Ao olhar para o lado, a Loucura viu a Dúvida em cima de uma cerca sem saber em qual dos lados ficar para melhor se esconder. E assim foram aparecendo a Alegria, a Tristeza, a Timidez... Quando estavam todos reunidos, a Curiosidade perguntou:
- Onde está o Amor?

Ninguém o tinha visto. A Loucura começou a procurá-lo. Procurou em cima da montanha, nos rios, debaixo das pedras e nada do Amor aparecer. Procurando por todos os lados, a Loucura viu uma roseira, pegou um pauzinho e começou a procurar entre os galhos, quando de repente ouviu um grito. Era o Amor, gritando por ter furado o olho com um espinho!

A Loucura não sabia o que fazer. Pediu desculpas, implorou pelo perdão do Amor e até prometeu segui-lo para sempre. O Amor aceitou as desculpas... Hoje, o Amor é cego e a Loucura o acompanha sempre.

Para que possamos identificar a alegria, a tristeza tem necessariamente que fazer parte da nossa vida, mas não podemos deixar que ela faça morada no nosso coração.

Como tal, minha amada amiga, não se desespere, pois essa tristeza será apenas uma passagem para algo muito melhor que está para chegar! Enquanto isso, se apoie na minha amizade e dela disponha com total liberdade.

A tristeza entrou na sua vida sem que você tivesse opção. Na verdade, alguns acontecimentos fogem ao controle das nossas mãos. Mas é você quem pode determinar se ela vai permanecer por perto ou sair definitivamente do seu caminho.

Escolha ser feliz e não permita que a tristeza vença. Entre no caminho que o conduzirá às maiores bênçãos e faça com que as coisas más fiquem enterradas no passado.

Quando o orgulho e a teimosia, que são da mente, bloqueiam o coração, tudo fica escuro. Surge um gosto amargo no peito, filho da tristeza.
O espírito e o coração não se encontram mais, pois a mente está entre ambos, cortando a união.
Então, a fumaça intoxica o jardim interno, e as pragas se instalam.
A mente não vê, mas as sombras estão ali.
Por fora, tudo parece certo. Mas, por dentro, o jardim está murcho.
Contudo, a mente não presta atenção em coisas assim. seus interesses são outros, mesmo ao custo de carregar a tristeza e perder a luz. Realizando, sim, mas sem brilho.
Com a mente no comando, pode-se até ganhar o mundo e realizar sonhos.
Porém, com as sombras apertando o peito e roubando a luz do espírito.
Quando o espírito e o coração não estão juntos, a mente prevalece, e as sombras fazem sua morada. A obsessão espiritual é assim: as sombras de fora sempre procuram as de dentro.
É por isso que Jesus ensinava: "Orai e vigiai, para não cairdes em tentação!"
Esse ensinamento é vital para se fazer a longa travessia das existências seriadas na Terra – com equilíbrio e contentamento.
Para viver no mundo e se realizar, mas com a luz no comando do espírito.
E com o amor alegrando a jornada e fazendo a aurora surgir nos olhos.
Usando a mente, e não sendo usado por ela.
Realizando – com brilho.
Sem sombras – com amor.
Recuperando o jardim...

Feliz aniversário de namoro, meu amor! Hoje sinto alegria, mas não consigo evitar também uma ligeira tristeza. Mas não é tristeza que desanime ou impeça de sorrir, é apenas o desconforto da terrível saudade que eu sinto de você.

Hoje queria um abraço apertado, um beijo gostoso e um 'eu te amo' bem juntinho do ouvido. Hoje queria celebrar esta data ao seu lado e nunca mais permitir que você vá para longe de mim.

Mas mesmo de longe, e seja qual for a distância que nos separe, nosso amor será sempre mais forte, pois é verdadeiro, intenso e eterno. Eu amo muito você, e passe o tempo que passar, aconteça o que acontecer, para sempre vou amar!

Com a noite veio a solidão porque é nas horas mais mortas que a nossa alma se põe de joelhos e começa a refletir sobre as coisas que ama.
E a noite parecia um manto alto trazido pela tristeza e a nevoa enroscando se na imensidão de vales desolados amortecendo a própria voz dos ramos batidos pelo vento.
E a solidão veio falar de saudade.
Era uma estranha nevoa coroada por uma luz que ia entrando lentamente no meu coração.
Era uma estranho sentimento que iria acariciando de leve a minha alma tocando os recantos mais íntimos do meu ser.
Compreendi então, meu amor a tristeza de estar sozinha, pois junto comigo trazia as infinitas magoas de sonhar com a ausência de ser amada.

Compreender os propósitos de Deus muitas vezes pode ser uma tarefa bem difícil, principalmente quando a tristeza bate na nossa porta porque acabamos de perder um ente querido. Lágrimas passam pelos nossos olhos constantemente e o vazio da saudade aumenta o sofrimento severamente.

Hoje a saudade nos faz mais uma visita, mas não vem acompanhada da tristeza como protagonista. Com corações mais confortados, dedicaremos este dia para relembrar os bons momentos que foram compartilhados e como a presença de uma pessoa tão querida foi capaz de transformar tantas vidas abençoadas.

Que a dor da nossa perda possa ser diminuída um pouquinho a cada dia e que daqui para frente esta ausência seja capaz de fortalecer ainda mais os laços da nossa família. O vazio que ficou jamais será preenchido, mas com a paz de Deus em nosso corações será bem menos difícil. O céu comemora hoje mais um ano da vida eterna de uma pessoa muito querida, que para sempre estará na nossa memória e influenciará eternamente a nossa história.

Porque a lágrima não tem cor?
Enquanto chorava, me pus a pensar.
Se fosse vermelha como sangue,
As minhas vestes poderiam manchar.

Se a lágrima fosse amarela,
A cor da alegria,
Expressar tristeza
Jamais poderia

Se fosse azul,
A cor da serenidade,
Eu não choraria jamais.
Seria só tranquilidade.

Se fosse branca,
Como pétalas de rosas,
Não seriam lágrimas...
Mas pérolas preciosas.

Ainda mais uma vez
Fiquei me questionando...
Porque a lágrima não tem cor?

Se ela fosse preta
Só expressaria o horror?

Porque será que a lágrima não tem cor?
A lágrima não tem cor...
Porque nem sempre exprime dor.

E se ela fosse roxa, como poderia
Expressar a alegria?

As lágrimas não têm cor
Porque são expressões da alma
Quando o espírito está chorando
O coração diz: tenha calma!

Se a lágrima tivesse cor
Deveria ter a cor do amor
Ou mesmo a cor da paixão
Que as vezes invade o coração.

Ou talvez a cor da tristeza
Que abala a alma e tira a calma
Mas faz em meu ser uma limpeza.
Se a lágrima tivesse cor
Poderia ser vermelha como o sangue.

A lágrima não tem cor.
Porque ela nos aproxima do nosso Criador.
Se a lágrima tivesse cor
Eu só iria chorar de alegria.
Mas, e a lágrima da saudade?
De que cor ela seria?

E a lágrima da decepção,
De que cor seria então?
Se a lágrima tivesse cor
Deveria ter a cor de um brilhante
Como a lágrima é preciosa
Deus deu-lhe a cor do diamante.

A saudade é um sentimento ardil
Na realidade dolorosa da vida saudade é a lembrança
A lembrança que faz com que o coração se encha novamente
Sentimo-nos por completo
A realidade chega impactando
E a saudade machuca de novo
A tristeza aumenta por não podermos mais ter a pessoa amada aqui
Sentimos tristeza pelas pessoas que não tiveram a chance de conhecê-la
Sentimos felizes por termos vivido com tal pessoa especial
Nosso coração ampara-se
Mas, vai ser no vazio da solidão que sempre as esperaremos
Com os braços abertos
E os lábios cheios de desejo
Enfim sinto meu corpo ao seu
Te abraço, beijo, mato minha saudade
Mato como ela me matou de tanto amor.

Sei tudo que passa pela sua cabeça neste momento tão difícil, pois você sabe que não faz muito tempo que aconteceu o mesmo comigo. Perder uma pessoa querida assim, tão de repente, nos traz uma dor enorme para dentro do peito, e ficamos com a ideia que nunca mais seremos os mesmos. Infelizmente, em parte, isso é bem verdadeiro, após a partida de uma grande amiga, sempre ficará um vazio na nossa vida, mas nunca, jamais, poderá permitir que a tristeza seja mais forte que a saudade.

Ainda não entendemos o porquê destas coisas, mas sabemos que a vida por aqui continua e temos que ter muita força para que todos esses sentimentos ruins desapareçam. A saudade continuará para o resto da vida, mas é necessário que esse abatimento desapareça. Se permanecer apegado a essa profunda tristeza, só fará com que aumente mais ainda a dor da perda.

Continuar a viver com um sorriso no rosto e de bem com a vida, não mostrará nenhum desrespeito com a partida da sua amiga, pois onde quer que ela esteja, tenho certeza que só quer nada menos que a sua alegria de viver permaneça. Mas, se mesmo após todas essas palavras precisar de um ombro amigo, pode contar comigo a qualquer hora, estarei ao seu lado para o que for preciso.