Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
– mistério profundo –
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.
Rui Barbosa, ao chegar em sua casa, ouviu um barulho esquisito vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou que havia um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo, surpreendendo-o tentando pular o muro com seus amados patos. Batendo nas costas do tal invasor, disse-lhe:
— Ô bucéfalo, não é pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes e sim pelo ato vil e sorrateiro de galgares as profanas de minha residência. Se fazes isso por necessidade, trânsito; mas se é para zombares de minha alta prosopopeia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica no alto de tua sinagoga que reduzir-te-á à quinquagésima potência que o vulgo denomina nada.
E então o ladrão disse:
— Ô moço, eu levo ou deixo os patos?
Quem nunca teve um daqueles dias em que tudo está correndo bem, você está alegre, com ótima disposição. Mas aí você encontra alguém e minutos depois toda a sua disposição se transforma, tudo fica cinzento, e sem perceber como, você sente uma profunda e instável irritação, entre outros sintomas.
Infelizmente a maioria de nós já teve de conviver com pessoas que nos fazem sentir assim, que nunca têm nada de bom para dizer, que são invejosas... São tóxicas, negativas e sugam à sua volta tudo o que são bons sentimentos, boas sensações, deixando apenas um sabor azedo por onde passam.
Se esse é o seu caso, não hesite e faça uma limpeza na sua vida social! Não é apenas o corpo que deve ser limpo de tudo o que é sujeira, mas também a alma quando nela detectamos impurezas na forma de sentimentos ruins.
Se essas pessoas atraem e têm o poder de espalhar esses sentimentos maus, você deve evitar ao máximo o contato com elas, e de preferência cortar em definitivo! A vida é muito curta para tanto negativismo, opte pelo positivo, pela alegria, pela esperança e seja feliz!
Hoje ao pensar em você, descobri que sem a sua companhia minha vida fica incompleta, e que todas as minhas alegrias, tornaram-se falsas.
Descobri que em seus olhos estão todas as minhas esperanças. Em suas mãos, está a minha segurança.
Em seu abraço, está o meu equilíbrio. Em seu beijo, está o meu conforto.
Em seu corpo, está o meu alimento para a vida.
O dia foi passando e fui descobrindo, que em você encontro tudo...
Sinto falta de mim, falta sempre alguma coisa que só encontro quando estou com você.
Você é a metade que eu necessito, é a minha verdade de amar, é o meu caminhar na direção certa, é a minha felicidade realizada, é a minha vida maravilhosamente vivida...
Hoje ao pensar em você, descobri que te amo muito!
... tivesse ficado, teria sido diferente? Melhor interromper o processo em meio: quando se conhece o fim, quando se sabe que doerá muito mais – por que ir em frente?
Não há sentido: melhor escapar deixando uma lembrança qualquer, lenço esquecido numa gaveta, camisa jogada na cadeira, uma fotografia qualquer coisa que depois de muito tempo a gente possa olhar e sorrir, mesmo sem saber por quê.
Melhor do que não sobrar nada, e que esse nada seja áspero como um tempo perdido. Eu prefiro viver a ilusão do quase, quando estou "quase" certa que desistindo naquele momento vou levar comigo uma coisa bonita.
Quando eu "quase" tenho certeza que insistir naquilo vai me fazer sofrer, que insistir em algo ou alguém pode não terminar da melhor maneira, que pode não ser do jeito que eu queria que fosse.
Eu prefiro viver com a incerteza de poder ter dado certo, que com a certeza de ter acabado em dor. Talvez loucura, medo, eu diria covardia, loucura... Quem sabe.