Um dia uma professora escreveu assim no quadro:
9x1 = 07
9x2 = 18
9x3 = 27
9x4 = 36
9x5 = 45
9x6 = 54
9x7 = 63
9x8 = 72
9x9 = 81
9x10=90
Na sala não faltou piadas porque ela tinha errado o
*9x1= 7*, sendo que a resposta certa é número 9...
Todo mundo riu dela. Ela então esperou todo mundo se calar, e somente depois disse:
É assim que você é visto no mundo.
Errei de propósito pra mostrar a vocês como o mundo se comporta diante de algum erro seu.
NINGUÉM te elogiou por ter acertado nove vezes, NINGUÉM te viu acertando e te deu os parabéns, mas TODO MUNDO te ridicularizou, blasfemou, humilhou e zombou porque você errou apenas UMA RESPOSTA.
Assim é a vida:
Devemos aprender a valorizar as pessoas pelos acertos.
Há pessoas que acertam muito mais do que erram, e acabam sendo julgadas por apenas UM erro, e não são valorizadas pelos outros NOVE acertos.
Isso serve pra todos nós.
Mais elogios e menos críticas.
Mais amor e carinho e menos ódio e crueldade.
Depois de um dia de caminhada pela mata, mestre e discípulo retornavam ao casebre, seguindo por uma longa estrada. Ao passarem próximo a uma moita de samambaia, ouviram um gemido. Verificaram e descobriram, caído, um homem. Estava pálido e com uma grande mancha de sangue, próximo ao coração.
O homem tinha sido ferido e já estava próximo da inconsciência. Com muita dificuldade, mestre e discípulo carregaram o homem para o casebre rústico, onde trataram do ferimento.
Uma semana depois, já restabelecido, o homem contou que havia sido assaltado e que ao reagir fora ferido por uma faca. Disse que conhecia seu agressor e que não descansaria enquanto não se vingasse.
Disposto a partir, o homem disse ao sábio: - Senhor, muito lhe agradeço por ter salvo minha vida. Tenho que partir e levo comigo a gratidão por sua bondade. Vou ao encontro daquele que me atacou e vou fazer com que ele sinta a mesma dor que senti.
O mestre olhou fixo para o homem e disse: - Vá e faça o que deseja. Entretanto, devo informá-lo de que você me deve três mil moedas de ouro, como pagamento pelo tratamento que lhe fiz.
O homem ficou assustado e disse: - Senhor, é muito dinheiro. Sou um trabalhador e não tenho como lhe pagar esse valor!
- Se não podes pagar pelo bem que recebestes, com que direito queres cobrar o mal que lhe fizeram?
O homem ficou confuso e o mestre concluiu: - Antes de cobrar alguma coisa, procure saber quanto você deve. Não faça cobrança pelas coisas ruins que te aconteçam nessa vida, pois essa vida pode lhe cobrar tudo que você deve. E com certeza você vai pagar muito mais caro.
Se as pessoas notassem o tempo, poderiam ver...
Ver que ele é rápido, porém, cauteloso...
Ver que ele nos possibilita escolhas as quais não queremos...
Ver que ao longo de seu percorrer fazemos o que nos parece certo, que no entanto não o é.
Se o tempo fosse notado perceberíamos, quantas vezes o perdemos, e notaríamos que ao o achar e demasiadamente tarde.
Espero que note todo o seu tempo, pois ele pode lhe dizer, o quanto você é especial para mim!
Ninguém é perfeito, e eu sou prova viva disto, tenho defeitos sim, mas posso garantir, curei-me de alguns deles, sei que você deve achar muito estranho eu estar escrevendo pra você, porém queria ter declarado isto há muito tempo, tempo aquele que te fez, quem sabe, encontrar alguém que saiba cuidar de você na sinceridade, no amor, e acima de tudo no respeito.
Agora sei o quanto perdi, eu, em um passado recente estava muito mal, não estava na solidão, no entanto tinha o coração machucado, pois magoei alguém que ainda gostava.
Sei que agora não adianta mais falar que mudei, é tarde eu sei, só espero que você não mude, não perca sua identidade, não se desvalorize, tenha a certeza do que realmente você quer, saiba que atitudes do presente, são os resultados do futuro...
Não sei, quem sabe se eu lhe contasse tudo o que sinto, você poderia achar-me um idiota ou coisa parecida..., se pudesse, viajaria no tempo, só para ter você de volta pra mim, ao meu lado, para te cuidar, para te zelar, e assim realizar aquilo que há de mais profundo na vida: O Amor!
Querida amiga,
O maior desgosto que poderia ter em minha vida, seria perder sua importante amizade por algo tão irrelevante. Reconheço que não procedi corretamente, mas eu quero pedir desculpas por minha atitude e me certificar que não vou agir de novo desse jeito.
Você sabe como nossa amizade é fundamental para minha vida e por isso eu a quero prezar eternamente.