Mensagens de Reflexão

Sentir saudades do que não vivi, é viver com um "se" atravessado no peito! Mas a verdade, é que a vida é cheia de "ses". E cada "se" que encontramos, é uma estrada diferente que poderíamos escolher para construir o nosso caminho.

Cada escolha que fazemos é um passo que damos na vida, é um "se" que se torna um sim. Mas mesmo certo do caminho que percorri até aqui, quando olho para trás, vejo paisagens por onde não passei. E é nessas horas que me pergunto: será que esta foi a melhor escolha?

Começo a imaginar a minha vida toda diferente, e sinto saudades do que não vivi, das travessias que não fiz. Sinto a nostalgia do tempo que passou, e que não volta mais, e o peso de cada passo que dei.

Mas se sinto saudades do que não vivi, não é porque me arrependo das escolhas que fiz. E sim porque lamento que a vida seja feita de uma estrada de via única. Queria eu poder ir e voltar, quando bem entendesse!

O que me conforta é poder lembrar dos momentos felizes que vivi com alegria, e das dificuldades e tristezas com mais sabedoria. E das saudades que sinto do que não vivi, na minha cabeça transformo ficção. O "se" encravado no peito, liberto com a imaginação, sem arrependimento ou amargura.

Sentir saudades do que não vivemos, é o preço que pagamos por termos a liberdade de escolher o nosso próprio caminho. Mas em qualquer dos casos, viver é sentir saudades!

Sabe qual é a melhor definição de esperança? Esperar com fé! Esperar que os sonhos se realizem, apesar dos contratempos, esperar com paciência, mas não esperar parado!

A esperança é o que nos faz, em meio a tempestade, abrir o nosso guarda-chuva colorido! A esperança é ver apenas pequenos pontos de luz na escuridão, mas deixar-se iluminar por completo. A esperança é ter forças para tentar outra vez, mesmo quando o mundo lhe diz para desistir.

Ter esperança é ter a coragem de criar expectativas positivas. É pensar que sempre haverá uma saída, é saber que não há mal que dure para sempre. Quem tem esperança, sabe que a qualquer momento coisas boas podem acontecer. É o impossível se torna possível, porque somente no coração em que há esperança acontecem milagres.

Manter a esperança viva é a maior prova de força que uma pessoa pode dar a si mesmo.

Ser madrinha é um orgulho, um privilégio, é criar um laço eterno, é amar incondicionalmente um filho de outros, mas como se fosse seu!

Ser madrinha é sentir o que eu sinto, uma emoção tremenda no peito, desde que aceitei a grande responsabilidade de ser sua madrinha, minha adorada afilhada, e ainda mais hoje, no dia do seu batizado.

E não vejo a hora de ouvir você me chamar de dinda, e de a cada passo seu a acompanhar pela vida. De estar sempre presente, de a apoiar quando precisar, de a orientar e principalmente de a mimar e amar sempre!

Aos papais eu agradeço pela confiança que em mim depositam, prometendo eterno compromisso! A você, minha afilhada, eu desejo uma vida longa e abençoada por muita felicidade, e que Deus guie e ilumine sempre o seu caminho!

Toda mãe é um pedaço de céu na Terra, pois a ela foi transmitido o dom divino de gerar vida. Mas a grandeza de cada mãe não está simplesmente em dar vida, mas na forma como ama essa vida.

Assim, neste dia de homenagem a todas as Mães, eu quero desejar um dia abençoado a todas aquelas que amam incondicionalmente seus filhos!

Este dia é de todas as verdadeiras mães guerreiras, que diariamente lutam pela felicidade dos seus filhos. Que se sacrificam em silêncio, que choram sem lágrimas e sorriem com o olhar.

Mas a todas essas mães não pertence apenas este dia, pois delas são todos os dias das nossas vidas. Pois quem tem uma mãe assim sabe dar valor, sente orgulho e presta homenagem diariamente. Feliz Dia das Mães!

Ir mais além.

Vencer um desafio,
Procurar a superação,
Escapar por um fio,
E torná-se campeão,

Superá-se em cada gesto,
Conquistar o infinito,
Ir mais além do que o certo,
Ultrapassar o mais bonito,

Ir além da superação
E conquistar o impossível,
Ir além da imaginação
Para vencer o invencível.

Rômulo Raulino

Um neto é uma bênção que nunca chega tarde demais. É uma nova aprendizagem que vem enriquecer muito nossas vidas, não importa a idade e a experiência que já tenhamos adquirido.

Eu sou uma pessoa mais feliz quando estou rodeada dos meus queridos netos. Sinto que nada mais me interessa, a não ser vê-los de boa saúde. Dava tudo para viver por muitos mais anos, só para poder acompanhar o crescimento e o sucesso deles.

A vida é um longo caminho onde nem sempre tomamos decisões acertadas. Há momentos em que as escolhas que fazemos trazem benefícios, mas às vezes por precipitação ou ingenuidade acabamos por errar e sofrer as devidas consequências.

O importante não é acertar sempre ou vencer em todas as ocasiões, mas sim não desistir após uma tentativa falhada, pois se persistirmos na luta a vitória mais tarde ou mais cedo acontece.

Uma nova vida está entre vocês.
É tarefa dos pais extrair dos pequeninos
sua capacidade interior, fazendo-os compreender
que tudo que precisam para serem felizes já lhes foi dado.
Eles trazem dentro de si a sabedoria infinita e quem pensa
que a missão dos pais é ensinar aos filhos se engana profundamente.
Na verdade, apenas retransmitimos a eles o que eles próprios
nos ensinam, pois na sua espontaneidade estão os maiores
segredos da vida, virtude que perdemos ao longo dos anos,
mas que através deles podemos voltar a reconstruir.
Não devemos tirar a oportunidade da criança de viver
a sua inocência e sim protegê-lo com o nosso amor
e a nossa dedicação.
Desejo sinceramente que o amor lhes oriente nesta missão,
iluminando-os e protegendo-os.
Parabéns!

Mãe é vida, mãe é amor, mãe é fortaleza, é sensibilidade,
por mais que tentamos, nunca conseguiremos dar todos
os adjetivos que uma mãe deve receber no dia de hoje.

Hoje é dia de quem ama, sofre, chora e quando chega o entardecer,
já está de pé novamente num sorriso que fascina, e nos
mostra o quanto é forte, exatamente como elas são e não
deixar que nada a derrube.

Ser mãe é poder ter o maior dom que Deus pode dar, que
é o de gerar vidas.
Parabéns por ser diferente, por ser essa pessoa maravilhosa,
por ser o motivo de orgulho dos seus filhos.

Feliz dia das mães!

Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo.
Morre lentamente quem destrói o seu amor-próprio, quem não se deixa ajudar.
Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca, não se arrisca a vestir uma nova cor ou não conversa com quem não conhece.
Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru.
Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o negro sobre o branco e os pontos sobre os "is" em detrimento de um redemoinho de emoções justamente as que resgatam o brilho dos olhos, sorrisos dos bocejos, corações aos tropeços e sentimentos.
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez na vida fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente, quem passa os dias queixando-se da sua má sorte ou da chuva incessante.
Morre lentamente, quem abandona um projeto antes de iniciá-lo, não pergunta sobre um assunto que desconhece ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.
Morre lentamente...

Um dia, a Verdade andava visitando os homens sem roupas e sem adornos, tão nua como o seu nome. E todos que a viam viravam-lhe as costas de vergonha ou de medo e ninguém lhe dava as boas vindas. Assim, a Verdade percorria os confins da Terra, rejeitada e desprezada.
Uma tarde, muito desconsolada e triste, encontrou a Parábola, que passeava alegremente, num traje belo e muito colorido. - Verdade, por que estás tão abatida? – perguntou a Parábola. - Porque devo ser muito feia já que os homens me evitam tanto! - Que disparate! – riu a Parábola – não é por isso que os homens te evitam. Toma, veste algumas das minhas roupas e vê o que acontece.
Então a Verdade pôs algumas das lindas vestes da Parábola e, de repente, por toda à parte onde passa era bem-vinda. - Pois os homens não gostam de encarar a Verdade nua. eles a preferem disfarçada.

Hoje estou sozinha,
Não tenho ninguém,
Apenas meus pensamentos,
minhas tristezas e necessidades.
Preciso de uma verdade,
preciso de uma pessoa...
Que sempre amei, e sempre vou amar.
Não e apenas gostar ou adorar,
e sim um sentimento verdadeiro.
Ele esta em meus pensamentos,
nos meus dias,
nas minhas alegrias,
e nas minhas tristezas.
Ele ri e chora ao meu lado,
ele participa de tudo,
lembra de tudo.
Que tudo e sempre me tem em muitas horas,
dias,
minutos,
segundos,
a vida inteira,
por toda eternidade.

O bem mais precioso que uma pessoa pode ter é a família unida. Por outro lado, quem tem uma família desunida é pobre e vive com um vazio do tamanho do mundo. Nossa família não está sendo agradecida. Nós estamos virando isto tudo de pernas para o ar, estamos jogando fora coisas tão importantes como a união e o amor que todos deveríamos ter uns pelos outros.

Está na hora da gente enxergar o que está acontecendo com todos nós. Eu acredito que está faltando muita paz, essencialmente é isso, tolerância e paz. Não faz sentido nenhuma das nossas desavenças. Coisas mesquinhas estão destruindo o amor que eu sei que todos sentimos em nossa família.

Então é hora de todo mundo fazer sua parte, ir com calma, tratar toda a gente com carinho. Demonstrar o amor e viver em harmonia, finalmente! A paz tem andando à espera da gente, ela tem passado o tempo em nossa porta. É hora de deixar ela entrar, é hora de dar um jeito à nossa família.

Diz uma linda lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto e em um determinado ponto da viagem discutiram.
O amigo ofendido, sem nada dizer,
escreveu na areia:

HOJE, MEU MELHOR AMIGO ME BATEU NO ROSTO.

Seguiram e chegaram a um oásis onde resolveram banhar-se.
O que havia sido esbofeteado começou a
afogar-se sendo salvo pelo amigo.
Ao recuperar-se pegou um estilete e escreveu numa pedra:

HOJE, MEU MELHOR AMIGO SALVOU-ME A VIDA.

Intrigado, o amigo perguntou:

Por que depois que te bati, você escreveu na areia e agora que te salvei, escrevestes na pedra?

Sorrindo, o outro amigo respondeu:

Quando um grande amigo nos ofende, devemos escrever na areia onde o vento do esquecimento e do perdão se encarregam de apagar.
Porém quando nos faz algo grandioso, devemos gravar na pedra da memória e do coração; onde vento nenhum do mundo poderá apagar.

Ninguém neste mundo é capaz de nos trazer paz. A paz deve ser cultivada dentro de nós mesmos. Aprender a relevar e a perdoar é uma das mais eficazes maneiras de ter paz. Quando relevamos, deixamos de criar problemas e passamos a valorizar o que realmente importa. Quando perdoamos, aos outros e a nós mesmos, conseguimos tirar o peso da raiva, da revolta e da angústia de nossos corações.

Outra virtude que devemos cultivar se quisermos paz de espírito é a paciência. A paciência nos mostra que é preciso aceitar situações e pessoas do jeito que elas são, e não do jeito que queremos que elas sejam. Quando somos pacientes, aprendemos a aceitar e a amar e isso nos leva à paz.

A paz é uma mudança de atitude que só você pode ter. Mude de atitude, ao invés do imediatismo, cultive a paciência. Ao invés do julgamento, semeie o entendimento e a compreensão. Não queira ter razão sempre, procure conversar e estar aberto para ouvir. Escutar o outro leva a um conhecimento maior do ser humano e consequentemente de nós mesmos. Quem se conhece melhor, se entende melhor, e quando nos entendemos melhor conseguimos buscar caminhos para uma vida mais feliz, uma vida em paz.

O melhor da vida não são os bens que possuímos, mas sim os momentos valiosos que passamos com as pessoas que amamos. São elas que nos fazem felizes e trazem mais cor aos nossos dias.

Por isso, não esqueça de lembrar aqueles que sempre estiveram ao seu lado. Prove como eles são importantes para você e sinta como só tem a ganhar ao fazer isso. Boa tarde!

Uma verdadeira amizade mostra todo seu valor perante as dificuldades. É normal que entre duas pessoas imperfeitas surjam problemas e que algumas palavras firam seus corações. Mas quando isso acontece, dois amigos conseguem superar esses desentendimentos através de uma sincera reconciliação.

Não permita que o orgulho ou a teimosia faça você perder uma amizade. Hoje em dia, preservar um bom amigo vale mais do que guardar um tesouro.

Frases, citações e provérbios, nos ajudam a valorizar à sabedoria e conhecimentos técnicos e empíricos, absorver bons conselhos e a entender os pensamentos mais profundos. Eles nos ensinam a vivermos com sensatez e a sermos correto, líricos, justos e honestos, se assimilarmos o teor de suas mensagens, subliminar ou de sentido direto.

Eu mudei sem que ninguém me pedisse. Mudei o que era e tive de deixar pessoas para trás, transformei minha personalidade e quis simplesmente ser alguém melhor. Não foi uma necessidade, mas ainda assim senti que podia dar mais de mim.

Temos de ter orgulho nas nossas mudanças. É preciso coragem para as fazermos e só se atreve a tentar quem tem ousadia e ambição de superar os seus próprios limites. Eu mudei e já não reconheço o que fui. Parti em uma viagem interior e ela me trouxe até aqui.

Às vezes paro e olho ao meu redor, vejo tantas coisas que me deixam tristes demais...
É tanta violência, tanto descaso com o próximo que me pergunto onde fica a esperança...
Acho que realmente abriram a caixa de Pandora e deixaram todos os males saírem de seu interior e aprisionaram a esperança, sim, a esperança de um mundo mais ameno e humano.
Acho que esse mundo precisa de paz, de amor e de respeito, pois no decorrer da humanidade, fomos perdendo esses valores importantes que nos distinguem de outros animais, e, sem eles, não somos tão diferentes, ou melhor, somos muito diferentes, pois nenhum animal mata seu próximo pelo simples fato de matá-lo, eles matam para comer e continuar sua existência, nós não, matamos por simplesmente desejar algo que não nos pertence por merecimento próprio, matamos por que não temos uma consciência humana de que somos seres que precisam viver em paz uns com os outros.
Morremos por que não sabemos estender a mão para o próximo quando o que ele precisa não são de palavras que o façam olhar para o passado errado que tem, mas palavras que mostrem que ainda existem esperanças para fazer o certo: basta apenas tentar.

Forte não é aquele que nunca vai cair, é aquele que sempre vai conseguir se levantar.

Até os mais fortes fracassam, e os mais jovens ficam cansados. Mas o importante é nunca desistir. Essa é a essência de todas as pessoas verdadeiramente fortes.

Ao longo da vida, muitas pessoas vão tentar te desencorajar e esgotar a tua força. Não perca tempo com elas, e procure a companhia daquelas que te dão valor por aquilo que você é e não pelas coisas que você tem. Essas pessoas serão a tua força.

Duas sementes descansam lado a lado no solo fértil da primavera. A primeira semente disse:
- Eu quero crescer! Quero enviar minhas raízes as profundezas do solo e fazer meus brotos rasgarem a superfície da terra...
Quero abrir meus botões como bandeiras anunciando a chegada da primavera...
Quero sentir o calor do sol em meu rosto e a benção do orvalho da manha em minhas pétalas! E assim ela cresceu.
A segunda semente disse:
- Tenho medo. Se eu enviar minhas raízes as profundezas, não sei o que encontrarei na escuridão. Se rasgar a superfície dura, posso danificar meus brotos... e se eu deixar que meus botões se abram e um caracol tentar come-los?
E se abrir minhas flores e uma criança me arrancar do chão? Não é muito melhor esperar até que eu me sinta segura? E assim ela esperou.
Uma galinha ciscando no solo da primavera recente, a procura de comida, encontrou e rapidamente comeu a semente que esperava por segurança.
E a segunda semente descobriu, tarde demais, que os que se recusam a correr riscos e crescer são engolidos pela vida.