Infelizmente a minha partida repentina não me permitiu dizer-te tudo o que gostaria e, de qualquer maneira, por mais palavras que eu use, jamais serei capaz de expressar todo o sentimento de gratidão que sinto por vocês.
Foram muitos anos de convívio e eu não consigo lembrar-me de nenhum momento em que não tivesse recebido apoio e carinho da vossa parte, sempre fui tão bem acolhida que só posso agradecer por tudo o que fizeram por mim, além de pedir-vos desculpas por ter partido assim de repente. Espero que percebam que as circunstâncias exigiram tal urgência na partida.
Na verdade, a minha vontade era poder passar plenamente os últimos momentos na vossa carinhosa companhia, mas a correria provocada pelas formalidades da viagem impediram-me de ficar convosco o tempo que eu gostaria e de vos agradecer pessoalmente por tudo o que me proporcionaram de bom, abraçando cada um de vocês, olhando nos olhos de cada um de vocês...
Hoje estou longe, são milhares de quilômetros a separar-nos fisicamente, mas quero que saibam que vieram comigo!
Vocês moram e viajam comigo, no cantinho mais aconchegante do meu coração.
NINGUÉM FOGE À LEI DA REENCARNAÇÃO.
ONTEM, atraiçoamos a confiança de um companheiro, induzindo-o à derrocada moral. HOJE, guardâmo-lo na condição do parente difícil, que nos pede sacrifício incessante.
ONTEM, abandonamos a jovem que nos amava, inclinando-a ao mergulho na lagoa do vício. HOJE, têmo-la de volta por filha incompreensiva, necessitada do nosso amor.
ONTEM, colocamos o orgulho e a vaidade no peito de um irmão que nos seguia os exemplos menos felizes. HOJE, partilhamos com ele, à feição de esposo despótico ou de filho-problema, o cálice amargo da redenção.
ONTEM, esquecemos compromissos veneráveis, arrastando alguém ao suicídio. HOJE, reencontramos esse mesmo alguém na pessoa de um filhinho, portador de moléstia irreversível, tutelando-lhe, à custa de lágrimas, o trabalho de reajuste.
ONTEM, abandonamos a companheira inexperiente, à míngua de todo auxílio, situando-a nas garras da delinquência. HOJE, achâmo-la ao nosso lado, na presença da esposa conturbada e doente, a exigir-nos a permanência no curso infatigável da tolerância.
ONTEM, dilaceramos a alma sensível de pais afetuosos e devotados, sangrando-lhes o espírito, a punhaladas de ingratidão. HOJE, moramos no espinheiro, em forma de lar, carregando fardos de angústia, a fim de aprender a plantar carinho e fidelidade.
À frente de toda dificuldade e de toda prova, abençoa sempre e faze o melhor que possas.
Ajuda aos que te partilham a experiência, ora pelos que te perseguem, sorri para os que te ferem e desculpa todos aqueles que te injuriam...
A humildade é a chave de nossa libertação.
E, sejam quais sejam os teus obstáculos na família, é preciso reconhecer que toda construção moral do Reino de Deus, perante o mundo, começa nos alicerces invisíveis da luta em casa.
Chico Xavier
Quando o coração nos trai, tencionamos a cometer mais erros para remediar outro erro, e a consciência começa a nos acusar, passamos a enxergamos coisas além do normal. Mas, quando agimos pela razão, tomamos atitudes corretas e nos precavemos porque enxergamos além das aparências.
Eu tenho os melhores avós do mundo. Não me canso de repetir isso e, melhor ainda, sou feliz em saber que essa é uma realidade da minha vida. É uma honra poder aprender da sabedoria que vocês conquistaram durante muitos anos de experiência e sobretudo sentir o carinho que me dão de uma forma muito especial.
Tudo o que desejo é que possam viver ainda mais anos junto de mim e que eu consiga retribuir um pouco de tudo o que vocês já fizeram por mim.
Você colou em mim desde o início, como se eu tivesse mel e eu agarrei sua amizade com força, como se ela fosse um cobertor. Agora que já não podemos voltar atrás no tempo, aguente meu mau humor que eu vou tentar suportar sua maluquice.
Você é a minha chatinha preferida e eu também devo ser a sua, pois nunca senti que quisesse fugir de mim. Talvez estejamos mesmo condenadas a viver para sempre juntas!