Há realidades difíceis de suportar. Há situações tão dolorosas e tão irreais, embora cruelmente reais, que certas pessoas preferem negá-las, como se com isso pudessem apagar sua existência.
E para fugir desses punhais que rasgam a alma com tanta violência é que muitos preferem se refugiar num mundo invisível, sob uma redoma de proteção que as impedem de ver de perto e enfrentar o que tanto faz mal.
Essas pessoas, ao querer libertar-se de um peso, tornam-se escravas da própria dor. Sem justificativas, justificam-se na recusa da cura, que é o encarar a realidade e vê-la de maneira nova e diferente.
Essas pessoas, julgadas doentes, loucas e insanas são apenas uma pequena porcentagem de um mundo onde negar a realidade é a coisa mais banal que existe. Viver no mundo da mentira não é apenas ter um comportamento exclusivo dos que julgamos loucos.
Vive na mentira quem não aceita o fim de qualquer situação: amores que se desgastaram, filhos que cresceram, uma doença que chegou sem avisar, alguém que foi embora, escolhas que não aprovamos e todas essas pequeninas coisas do dia-a-dia que, pequenas, fazem parte da nossa vida.
Chorar e ficar calado num canto não muda nada do que vivemos, a não ser nos deixar à parte da vida que continua a correr do lado de fora. Fazer-se de cego e surdo não modifica a realidade do que não podemos controlar, nem o que os outros pensam e sentem. Poderemos evitar os espelhos por algum tempo, mas não os evitaremos a vida toda. Melhor que ignorar a realidade que nos machuca é pegar o que sobra dela e construir um novo mundo ou uma nova maneira de viver.
Se a chuva nos pega de surpresa, que então nos molhe completamente, que o sol nos seque, que o frio não nos impeça de sair de casa, que o calor não nos impeça de dormir, que a dor doa e parta e que a vida seja inteira, completa e real!
Para tudo há um tempo em nossa vida... E a grande sabedoria é viver cada tempo com sua realidade, aceitando o que não pode ser mudado... Há um tempo de se sonhar, de acreditar no sonho e lutar por ele... Há um tempo de se desencantar porque o sonho não se realizou apesar da fé, apesar da esperança.
No tempo de desencantar é impossível não sofrer... Porque o sofrer assim como os sonhos são partes iguais na soma dos fatos que fazem nossa vida... E no tempo de sofrer vale assumir a dor, senti-la bem fundo sem medo de morrer por ela. Vale assim a dor porque ao contrário seria fugir à realidade... E fugir à realidade não ajuda vencer o tempo que nos faz sofrer...
Dentro da realidade do sofrer, a gente mergulha bem fundo sem contudo perder o contato com a esperança de poder sonhar de novo... O tempo de sofrer não pode sufocar em nosso coração aquela velha certeza de que Deus, sabendo das mágoas, inventou o tempo... O tempo que transforma e muda realidades, e faz da lágrima de hoje o riso de amanhã.
Por isto no tempo de sofrer, é preciso sabedoria de aceitar os fatos com a serenidade de quem já viveu outros tempos de dor, de mágoas e continuou vivendo com determinação e coragem. O tempo de sofrer é apenas um espaço onde se aprende a crescer, a vencer as próprias limitações e as próprias contingências.
Tempo de sofrer é apenas um espaço onde se conhece as próprias forças de criar novos sonhos, semear novas esperanças e cultivar a fé. Porque a vida é feita de muitos tempos que se sucedem em nossos dias...
Mulheres românticas, apaixonadas,
inovadoras.
Mulheres que sonham e que lutam
por uma realidade melhor.
Mulheres que amamentam, que cuidam
da casa e que fazem política.
Mulheres que andam pelos caminhos
da ciência, mas que não esquecem Deus.
Mulheres que creem na sorte e outras
que vivem uma realidade desoladora.
Mulheres que passeiam no shopping e
mulheres sem terra.
Mulheres que vendem o corpo e outras
tantas que vendem a alma.
Mulheres cheias de graça e mulheres
que a vida tornou rude.
Mulheres vaidosas, mulheres femininas
e feministas.
Mulheres que aprenderam a lutar e mulheres dondocas.
Mulheres engenheiras, políticas,
mulheres de fé e mulheres renovadoras.
Mulheres inovadoras, transformadoras
e mulheres sem trabalho.
Mulheres na NASA, cientistas,
pesquisadoras e mulheres que sonham.
Mulheres que abrem portas, mulheres
no motel, na cadeia.
Mulheres que choram pelos filhos
e mulheres na academia.
Mulheres que buscam milagres e que
lutam pela vida.
Mulheres que formam família, mulheres
avós e mulheres vazias.
Mulheres que sabem cozinhar e
mulheres rendeiras.
Mulheres que amam e que choram.
Mulheres que sabem e que nunca se
omitiram.
Mulheres bruxas e mulheres fadas.
Agarradas a um misto de sonhos e
de realidades.
Mulheres que tem fé e arrancam a
vida com as mãos: Hoje é seu dia!!!
Cada uma em seu caminho, cada uma
com sua opção mas nunca deixando de ser MULHER...
Antes de te conhecer, era fácil encarar a realidade... ao menos a minha triste realidade.
Antes de te conhecer, até mesmo minha própria companhia me era satisfatória...
Antes de te conhecer, saber sorrir era algo desnecessário e sem o menor sentido.
Agora que te conheci, descobri que as tristes realidades de hoje, transformamos em em sonhos para que sejam lindas esperanças amanhã...
Que quando estou só, não é uma coisa muito agradável de se sentir...
Descobri que, as tempestades não são eternas, pois sempre brilhará um sol acima delas...
Pude perceber que, mesmo depois das lágrimas, eu posso dar um belo e verdadeiro sorriso...
Entendi que, na verdade, eu nunca fui um pássaro feio com um cantarolar desafinado, e sim que eu sempre fui o mais formoso pássaro, que tinha esquecido como se canta as mais belas melodias... por causa de uma gaiola, na qual ninguém me havia aprisionado, eu é que entrei e não enxerguei que a porta estava todo o tempo aberta...
E você, doce e perceptivo, me mostrou para que lado nasce o sol, e que o céu é para se conquistar voando até ele...
Antes de te conhecer...
Eu não conhecia o amor de uma tão bela Amizade...
Te Amo Meu Amigo!
Sentir decepção, desilusão, faz parte da vida. Nem sempre a realidade corresponde com aquilo que sonhamos. E muitas vezes, a vida que vivemos não é a vida a que aspiramos. Mas essa é a mágica de viver!
A vida acontece de forma inesperada, e nada adianta planejar cada milímetro dela. Mas isso não é mau. Superada a desilusão, a decepção com a realidade, com as pessoas que nos feriram, você vai descobrir que afinal a vida que está vivendo, é a vida que sempre quis.
Mas se não é assim, e se a sua realidade não é a que quer para si, mude! Você tem esse poder, identifique o que pode ser mudado e faça por isso, tudo o demais que foge ao seu controle, tente aceitar e descobrir o lado bom. Ser feliz está em seu poder, é tudo uma questão de como enxerga a sua realidade!
Ano Novo, vida nova.
Tempo de avaliar o que passou, para repetir os acertos e corrigir as falhas, para perdoar e esquecer as mágoas.
É hora de recomeçar.
Tantas coisas aconteceram e, no meio da pressa, parece que nunca temos tempo para realizar nossos sonhos e projetos.
Mais um ano se passou.
Foi tudo tão rápido.
Você olha para trás e vê sucessos e decepções, tristezas e alegrias, fantasias e realidades.
O peso do ano velho ainda está em seus ombros, em sua vida, em seu coração.
É tempo de parar.
Decrete alguns dias de paz.
Dê férias ao coração.
Aceite meia hora de silêncio.
Contemple uma flor.
Deixe que sua voz interior grite.
Nosso complexo de onipotência cria a ilusão de que podemos funcionar sempre, sem descanso. O resultado é trágico: estresse, o mal do século.
Pare um minuto.
Reze.
Olhe para o Universo e veja o que existe de bom.
Exercite-se na arte de ser feliz.
Confraternize com todas as pessoas de todo o mundo.
Chegará um momento em que perceberemos que quando damos a mão não prendemos o coração. Que quem fica hoje pode partir amanhã e que o nosso rumo está em constante mudança. Deixaremos de confiar tanto em promessas, pois elas não são garantias de nada, mas aprenderemos a fazer prevalecer as convicções que temos sobre as pessoas à nossa volta.
Seremos surpreendidos por gente que vive do nosso lado. Alguns amigos prevalecerão no tempo, darão sua mão em ocasiões de dificuldade, enquanto outros simplesmente desaparecerão sem que estivéssemos esperando isso. Acabaremos por aceitar as perdas e a ingratidão, mas daremos mais valor à lealdade e àqueles que permanecem em qualquer circunstância.
Há mais coisas que aprenderemos na vida com respeito ao que somos todos nós. Conheceremos de perto algumas realidades que se tornarão amargas e outras verdades que farão nossa existência valer a pena. No final, e depois de vivermos tudo o que há para viver, saberemos apenas que tudo faz parte da essência do ser humano.
Meu coração é de criança, ingênua que ainda acredita em sonhos.
Que tem amor, que tem esperança...
Que aproveita o dia e faz de cada um deles um pedaço da minha estrada,
E segue rumo a perfeição, meus desejos são profundos demais para ser entendidos,
E são grandes demais para se acomodar a realidades pequenas que tentam me acoplar
Meus sonhos são grandes demais para serem aceitos por este mundo cedo de si mesmo,
Mas tenho nas minhas mãos o poder que preciso, para seguir minha jornada,
Rumo ao céu da liberdade de ser...
Coisa que cotidiano algum pode me prender ou me amarrar...
Meus sonhos são maiores que eu e não posso deixar de voar com ele...
A quem nasceu pra sonhar, e quem nasceu pra realizar sonhos...
Penso sempre estar no segundo grupo porque descobri a matemática básica:
(Sonho + ação= realização.).
Tenham um dia de sonho!
Quem não gosta de aprender algo novo, de sentir que a vida ainda pode trazer algumas surpresas e receber novamente aquele sentimento de que ainda há muito conhecimento para ser alcançado?
Ao descobrir novos assuntos, novas maneiras de fazer algo que é realizado da mesma forma todos os dias, nos sentimos vivos, capazes. Isso certamente nos ajudar a ampliar a maneira como enxergamos o mundo, nos recorda como somos inteligentes e como a absorção de conhecimento pode ser benéfico para as pessoas.
O problema é que muitas vezes visualizamos o aprendizado como algo direcionado aos estudiosos ou aqueles considerados gênios, ele vai muito além disto, e faz parte da vida de qualquer tipo de gente.
Para os que acham que é muito difícil mudar o mundo, disseminar os seus aprendizados e experiências de vida pode ser reconhecido como um ótimo começo. A sabedoria não existe para ser guardada na sua mente, senão não evoluímos, pois cada indivíduo pensa de um jeito diferente.
Espalhe suas competências por todos os lados, permita que muito mais pessoas sintam o prazer de poder absorver ainda mais novidades. Pois só assim podemos progredir, e quem sabe transformar para melhor algumas realidades.
A vida fica muito mais bonita quando partilhada, tanto as alegrias quanto as tristezas são realidades que não foram feitas para viver na solidão.
É na partilha do que é triste que nos preparamos para a superação, e é na partilha da alegria que nos tornamos capazes de prolonga-la no tempo.
Nós sempre precisamos de amigos. gente que seja capaz de nos indicar direções, despertar o que temos de melhor e ajudar a retirar os excessos que nos tornam pesados.
Feliz aniversário, meu irmão! Hoje, e depois de muitos anos de brigas, disputas e aventuras sem fim, é com muita alegria que constato que tudo isso contribuiu para a construção desta nossa grande e sincera amizade.
Você se tornou no meu melhor amigo, alguém com quem eu posso contar, e essa é uma das mais reconfortantes realidades que tenho na vida. Eu te amo, muito! Eu lhe desejo toda a felicidade do mundo, pois da sua depende também a minha!
Você tem tudo para ser feliz: um marido apaixonado, um lar repleto de amor e conforto e uma família crescendo sem parar. Essas são algumas das realidades presentes em sua vida, meu bem.
Acontece que a alegria e a felicidade não parecem residir em seu coração. É que seu rosto demonstra amargura, sabe? Você anda distante, fria. Isso me preocupa, me deixa inquieto. Converse comigo! Pode ter certeza que vou ajudar!
Nos tempos atuais, todo o trabalho de quantos se devotam à disseminação das teorias espiritistas deve ser o de colaboração com os estudiosos da verdade.
Não é o desejo de proselitismo ou de publicidade que os deve animar, porém, a boa vontade em cooperar com os seus atos, palavras e pensamentos, a favor da grande causa.
Todos nós objetivamos, com a nossa árdua tarefa, ampliar o conhecimento humano, com respeito às realidades espirituais que constituem a vida em si mesma, a fim de que se organize o ambiente favorável ao estabelecimento da verdadeira solidariedade entre os homens.
Feliz Natal meu amor! A quem amo de paixão... Meu presente é você... E meu futuro é com você.
Sua chegada à minha existência significou um reviver de esperanças, um abrir de mil janelas por onde entraram sonhos, fantasias e quimeras transformadas em realidades cotidianas.
A natureza preencheu-se de maiores encantos, sons e aromas... Sua presença é meu presente, um presente-dádiva, num tempo presente... E eu só tenho a agradecer, por você haver invadido minha vida, uma doce invasão, preenchendo meu dias com prazeres e alegrias.
O que posso lhe desejar neste Natal?
Mais do que desejar, posso procurar fazer deste o seu melhor Natal. A mim, nem precisa desejar Feliz Natal... Sua presença já é para mim a certeza de uma era de amor, paixão e paz.
Que os anos vindouros perpetuem essa certeza... E que, em cada Natal, possamos continuar repetindo:
Meu presente é você! E meu futuro é com você!
Dia do Escoteiro
No escotismo tudo é um doce sonho.
Se ouve falar da Ilha de Browsea, De Gilwell Park, sobre toda aquela mística, aquela fraternidade, aqueles aprendizados maravilhosos.
Ouve-se contar sobre os Jamborees passados, sobre o ultimo Mundial no Chile, sobre os acampamentos em outros estados.
Passam-se os dias, passam-se os sábados, o escoteiro interessado, aprende, estuda, lê, se diverte, acampa com a maior boa vontade, enfrenta problemas, discute as realidades, chora no Fogo de Conselho, se anima com a Jornada.
Sobe ao cume de um Pico, se alegra ao ser Escoteiro da Pátria.
Mas o tempo continua a passar, se prepara para a ponte pioneira, para quem sabe ser chefe da escoteirada.
Se recorda das palavras de BP, que para ser possível basta tirar o IM da palavra... Mas começa a duvidar de tudo, de tudo que o escotismo é capaz de fazer acontecer, pois nem mesmo um sonho da Juventude a classe média- baixa pode o escotismo ter assim mesmo o Escoteiro apaixonado continua ao Movimento Amar, com todo aquele pique de garoto, com todo o amor ao fundador, com toda a vontade de continuar a caminhada que pode levar mais um jovem a recomeçar a poesia por BP inventada
Hoje a minha vida se resumi em apenas uma única coisa...
Amar, amar e amar...
Se você não é capaz de me amar, saia da minha vida...
Hoje sei de verdades e incertezas, sonhos e fantasias, pensamentos e realidades, mais nada sobre você; Não quero ser perfeita, mas também não quero ser totalmente errada, quero apenas ser uma pessoa, mulher, criança, menina, real em teu sonhos.
Se você acha que na vida nenhum ser humano tem capacidade, será que você conseguiria demonstrar o contrário, ou você é mais qualquer uma?
Tenha certezas para que um dia sua vida seja realmente um livro, mais real, sincero e verdadeiro não para os outros e sim para seu coração.
A positividade é a maior dádiva que qualquer pessoa pode carregar em seu coração. É um presente simples de aceitar, basta enxergar a vida da forma correta. O mundo é lindo, cheio de novas cores todo o amanhecer e novos ventos a cada anoitecer.
Os dias são surpresas sem fim que transformam nossas crenças em realidades e que lembrar que o amor é o caminho para a felicidade! Todos nós temos somos felizardos, somos sortudos porque fomos escolhidos para fazer parte da história da humanidade! Bom dia, com a lembrança que o sorriso é o caminho!
Ser mãe é ser maior! É abraçar o mundo através do milagre da vida. É sonhar, acreditar, e é conquistar o futuro em todos os momentos do agora. Ser mãe é dar vida à vida, e é beijar o céu com os pés na terra! É carregar no ventre a dádiva maior de toda a existência, e é cantar para seu bebê desconhecido, acariciar a própria barriga como se estivesse tocando em seu rosto.
Meses depois o milagre acontece, e todos os sonhos viram realidades mágicas e deslumbrantes. Alimentar com o próprio corpo, pegar no colo soltando uma lágrima de felicidade, e adormecer esse neném tão maravilhoso! Com o tempo surgem as primeiras letras, o gatinhar, o levantar e o cair e o correr que surge aos poucos. A mãe sente que a vida tem um sabor diferente, um cheiro que não existia antes. E ele cresce, vai na escola, sabe ler, escrever e até contar pelos dedos. A mãe? Está sempre junto, sempre pronta a apoiar.
Mãe cuida para quando ele estiver do seu tamanho, sua postura, sua personalidade e seu jeito conquistem mundos coloridos e repletos de calor e harmonia. A mãe acompanha todo o crescimento, porque o seu coração manda, porque a sua cabeça assim o deseja. Ser mãe é ser mais que maior!
O coração anda no compasso que pode.
Amores não sabem esperar o dia amanhecer.
O exemplo é simples.
O filho que chora tem a certeza de que a mãe velará seu sono.
A vida é pequena, mas tão grande nestes espaços que aos cuidados pertencem.
Joelhos esfolados são representações das dores do mundo.
A mãe sabe disso. O filho, não. Aprenderá mais tarde, quando pela força do tempo que nos leva, ele precisará cuidar dos joelhos dos seus pequenos.
O ciclo da história nos direciona para que não nos percamos das funções.
São as regras da vida.
E o melhor é obedecê-las.
Tenho pensado muito no valor dos pequenos gestos e suas repercussões. Não há mágica que possa nos salvar do absurdo.
O jeito é descobrir esta migalha de vida que sob as realidades insiste em permanecer.
São exercícios simples...
Retire a poeira de um móvel e o mundo ficará mais limpo por causa de você.
É sensato pensar assim.
Destrua o poder de uma calúnia, vedando a boca que tem ânsia de dizer o que a cabeça ainda não sabe, e alguém deixará de sofrer por causa de seu silêncio.
Nestas estradas de tantos rostos desconhecidos é sempre bom que deixemos um espaço reservado para a calma.
Preconceitos são filhos de nossos olhares apressados.
O melhor é ir devagar.
Que cada um cuide do que vê.
Que cada um cuide do que diz.
A razão é simples: o Reino de Deus pode começar ou terminar, na palavra que escolhemos dizer.
É simples...
Sonhe! Busque os seus sonhos. Você poderá encontrar realidades maiores às que havia sonhado... Acorde e realize, a vida fará o restante.
Hoje estou aqui quieta, Lembro de cada momento..., Do quanto foi bom... Foi maravilhoso ter estado com você Agora sinto-me sem graça Um sorriso triste invade meu rosto... Lágrimas percorrem minha face... Estou pensando em você.
Quero você, mas sei que não posso tê-lo, Seu caminho já não é o mesmo, não és o mesmo... Sei que não tens culpa nem eu tenho... De ter permitido que o amor tomasse conta de mim... Já compreendi..., acho que sim... Não imaginava que teria fim... Mas a vida é assim mesmo... Injusta... Quem sabe, mas foi assim.
Não suporto mais tanta dor... Não posso mais conviver com este vazio... Você foi cruel dizendo que me amava... que seria pra sempre Foi... Eu sei que foi ilusão tudo o que vivemos... Realmente acreditei nas tuas promessas de amor, Acreditei que seria para sempre... me deixei iludir, Então a culpa foi minha, apenas minha...
Mesmo que hoje tudo pareça um enorme labirinto Sem saber ao certo onde vai dar... Sinto-me realmente feliz por ter um dia amado... Vivi o que muitos não acreditam... Creio que seja o sentimento mais sincero... Amar...
Neste momento entendo, você me fez ver Que mais do que sincero... No final será sempre solidão... Esta foi a recompensa de ter lhe amado tanto... Hoje vivo e sou solidão... e a culpa...? A culpa... É do destino por ter traçado caminhos diferentes...
Ah... Meu amor, você não errou quando ensinou-me a amar... E sim quando me pediu para esquecê-lo... E ofereceu-me um mundo de realidades... Onde encontrei os piores sentimentos... Saudade, solidão e um vazio enorme...
Será que saberei amar novamente...? Será que saberá amar algum dia? Porque hoje somos dois corações... Partidos e perdidos talvez... Esperando alguém para viver o verdadeiro amor... Ainda te amo..., mas... Acabou...
Conta-se que um amigo levou um índio para passear no centro de São Paulo. Seus olhos não conseguiam acreditar na altura dos edifícios e ele mal conseguia acompanhar o ritmo frenético das pessoas indo e vindo. Espantava-se com o barulho ensurdecedor das sirenes, dos automóveis, das pessoas falando em voz alta.
De repente, o índio falou: "Ouço um grilo!"
O amigo espantado retrucou: "Impossível ouvir um inseto tão pequeno nessa confusão!"
O índio insistiu que ouvia o cantar de um grilo. Tomando o seu cicerone pela mão, levou-o até um canteiro de plantas. Afastando as folhas, apontou para o pequeno inseto.
"Como?" Perguntou o amigo, ainda sem crer.
O índio pediu-lhe algumas moedas, e então jogou-as na calçada. Quando elas caíram e se ouviu o tilintar do metal, muita gente se voltou.
"Escutei o grilo porque o meu ouvido está acostumado com este tipo de barulho. As pessoas aqui ouvem o dinheiro caindo no chão porque foram condicionados a reagirem a esse tipo de estímulo." Depois arrematou: "A gente ouve o que está acostumado ou treinado a ouvir."
Vivemos em um mundo materialista. A vida nos impõem que sejamos muitas vezes duros. Acabamos nos tornando céticos. A voz de Deus não é ouvida senão por aqueles que tem o ouvido sensível. Muitas vezes a correria da vida e as agitações da nossa alma inquieta não nos permitem perceber o Divino.
Treinamos os nossos sentidos para reagir apenas aos impulsos da sobrevivência, mas há realidades que só se percebem com o espírito. Aqueles que aquietam o coração e se deixam tocar pelo Eterno, escutam o sussurro de Deus.
Desejo que todos consigamos, apesar do tumulto que nos cerca, escutar o sussurro de Deus.