Mensagens de Pêsames

Ao quadro sem cor
Ao projeto perdido
Ao amor demolido
Dedico meus pêsames
E a mim, um punhado de rosas vermelhas.

Ao equilibrista
Ao doente
Até o ocidente
A corrente que rompe sonhos mundanos;
Me desequilibra
Me corrói
Me respira
E ao mesmo tempo me desperta.

Ao meu protetor atrás da porta
Ao poeta desiludido
Dedico meus velhos pêsames
Uivando pra Lua

Ao sol
Ao tempo parado
As palavras cruzadas
Aos caminhos errados
E a mim;
Um punhado de espinhos
Machucando cada curva do meu corpo
Dedilhando e fazendo sangrar

Ao ponto certo
Ao trem atrasado
Ao jardim mal colhido
Dedico meus novos pêsames
Coitados
Mal sabem eles que sou a linha torta que impede o trem de continuar.

Luana Rodrigues

A vida tem vários mistérios, e o maior deles é a morte. Nunca poderemos entender o porquê de um ente amado ter que partir. A dor que sentimos é imensurável. Nestas horas não há nenhuma palavra que possa ser dita que seja capaz de confortar os nossos corações. Tudo parece perder o sentido e ficar pequeno diante de tamanho sofrimento.

A única coisa que nós, amigos e familiares, podemos fazer é nos colocarmos à disposição para ouvir no momento em que quiserem falar, e oferecer os nossos ombros e coração amigo para apoiar vocês.

Não há nada capaz de reparar uma perda como esta, mas em nome da amizade e amor de quem fica, e em honra da memória de quem se foi, é preciso continuar vivendo. É preciso transformar o luto em uma luta pela vida e pela felicidade, e transformar a dor em saudade e serenidade. Os meus mais sinceros pêsames!

Neste momento de profunda dor e consternação, quero expressar meus pêsames e lamentar a perda que você e sua família estão enfrentando. É uma grande tristeza perceber que as melhores pessoas partem quando menos esperamos.

Tenha muita força superar as dificuldades que um acontecimento assim causa em nosso coração. Pode contar com a minha disponibilidade para dar apoio em tudo que precisar.

Nossos Pais descobrem que um ser está para nascer e trazer às suas vidas um brilho de luz. A cada sorriso, palavra, olhar ou suspiro, uma cachoeira de lágrimas parece inundar seus olhos de alegria e paz.

Nos tornamos adolescentes e a busca pela independência é cada vez mais clara. A nossa vontade de conquistar espaço nos distancia de quem sempre nos amará, e esquecemos a família. Esquecemos de dizer o quanto os amamos.

Mas um dia nossos entes queridos se vão. Quando menos esperamos e sem nenhum aviso, Deus tira de nós o que mais amamos. Em nosso peito apenas a dor de um punhal que a cada "meus pêsames" parece afundar.

Nossos pensamentos difundem para cada gota de sangue em nosso corpo a culpa de nunca termos dito: "te amo", "preciso de você", "estou sempre aqui", "me preocupo"; e como se não bastasse, vem a frase mais forte "a culpa foi minha"!

Nossos sonhos caem por terra, nossa independência parece perder a importância. E a resposta para essa dor? O tempo e uma certeza: Quando amamos transmitimos em pequenos atos e gestos, e as palavras não importam mais. Quando precisamos de alguém, sentimos sua presença, e as palavras não têm mais sentido. Quando nos sentimos sós e abandonados, surge uma palavra ou um gesto e descobrimos que nunca estaremos sós.

E a culpa? A culpa é da vida que tem início, meio e fim. A nossa culpa está apenas em amar tanto e sentir tanto perder alguém. Mas o tempo é remédio e nele conquistamos o consolo, com ele pensamos nos bons momentos. E com um pouco mais de tempo, transformamos nossos entes queridos em eternos companheiros.

Nossos sonhos ganham aliados, nossa independência ganha acompanhantes, nossa vida conquista anjos. E no fim apenas a saudade e uma certeza: Não importa onde estejam, pois estarão sempre conosco!

Os meus mais sinceros pêsames pela irreparável perda do seu ente tão querido. Infelizmente, nem tudo está em nossas mãos. Um momento como este traz muito sofrimento, mas precisamos nos lembrar que não podemos controlar tudo na vida, há coisas que estão muito acima de nós, e só nos cabe nos resignar e encontrar algum conforto naquilo que não podemos mudar.

Silenciem as vozes e escutem apenas o vosso coração. Vivam o luto, mas busquem paz, busquem amor, busquem luz e consolo. Não se entreguem ao sofrimento. Tenham fé que esta dor um dia vai diminuir, que este sofrimento agudo vai ser amenizado. Lembrem-se dos bons momentos, dos dias felizes, mantenham o coração aquecido. Logo, a saudade será menos sofrida e mais serena. Confiem em Deus.

Contem comigo para o que precisarem.
Um abraço muito forte!

Todos estamos familiarizados com ela, mas a verdade é que só descobrimos o total impacto da morte quando ela nos rouba alguém que amamos.

Os meus mais sentidos pêsames pela sua perda. Saiba que em todo momento estarei disponível para você, e que profundamente lamento a sua dor.

Dói muito, mas perante tão definitivo desfecho, apenas nos resta a aceitação, entregar na mão de Deus e reservar no coração um lugar especial para guardar quem para sempre se foi.

Sei que está passando um momento difícil, e por isso quero oferecer a você toda minha solidariedade e lhe entregar os meus pêsames.

As palavras pouco ou nenhum alívio trazem em momentos de grande dor como esse, mas sei que existe conforto em saber que há amigos que se preocupam com você e lhe prestam total solidariedade.

Muita força e fé, pois perante tão definitivo desfecho apenas nos resta aceitar e guardar o amor, as saudades e as memórias de quem partiu, com carinho eterno.

Meu amigo, como lamento a sua perda, a sua dor e a minha total impotência perante elas. Os meus mais sentidos pêsames pelo falecimento da sua esposa!

E quisera eu poder fazer mais nesta terrível hora de dor, mas apenas lhe posso oferecer o meu ombro e o meu total apoio. Muita força, meu amigo! Sua esposa continuará entre nós através de você, nas suas memórias, saudades e amor.

É com muito pesar que informamos sobre a morte do nosso grande amigo e companheiro de jornada. A sua morte nos pegou de surpresa e o levou de nós repentinamente. Neste momento de dor e consternação, só nos cabe pedir a Deus que lhe ilumine e lhe dê paz, e que Deus dê conforto à sua família para que possam enfrentar esta imensurável dor com serenidade.

Agradecemos imensamente o tempo que pudemos conviver com ele, que será sempre lembrado pelo profissionalismo, honestidade, lealdade, inteligência, competência e sensibilidade para lidar com as adversidades e conflitos humanos. Devemos sempre lembrar que Deus quer ao seu lado os melhores, e com certeza o nosso amigo já está ao lado do Senhor cumprindo uma nova missão.

Deixamos os nossos mais sinceros pêsames aos familiares e amigos.

Imagino como esteja sendo duro para você perdeu seu pai. Ao longo da vida, ele certamente foi sua proteção e seu melhor conselheiro. Saber da sua morte foi sem dúvida uma notícia triste e envio agora meus pêsames, querida amiga, para você e para sua família. Estarei aqui para o que você precisar. Não quero que você desanime, mas sim que tenha forças para continuar.

O que fazer diante da morte de um ente querido? O que dizer diante de uma situação de perda irreparável? Não há nada que traga mais dor do que a morte de alguém que amamos. Sentir que uma pessoa que faz parte de nossa vida foi levada de nós, é como ter uma parte do corpo amputada.

A dor da perda é imensurável e nada que se possa dizer é capaz de amenizar o sofrimento. O máximo que se pode fazer é oferecer o nosso silêncio de cumplicidade com a dor, dizer algumas palavras de amizade e consolo, e dar o ombro amigo para apoiar o peso da perda.

Neste dia de tanta tristeza e consternação, oramos para que Deus lhe dê forças para lidar com este momento tão difícil, e sabedoria e coragem para seguir em frente. A vida é o bem mais valioso que temos, e mesmo diante da morte precisamos nos manter firmes em honra e memória dos que se foram.

Que Deus ilumine a sua vida e conforte o seu coração. Receba os meus mais sinceros pêsames.

Gostava de ter uma poção milagrosa em minhas palavras, para poder ajudar você nesse momento tão duro. Como eu queria conseguir um modo de aliviar essa dor tão imerecida e injusta. Mas as palavras não podem mudar o que já passou. E seu momento triste acontece porque tiraram de você uma pessoa muito valiosa.

Os meus pêsames são pelo falecimento de sua mãe, uma pessoa de quem você se orgulhou e sempre se orgulhará. Uma mulher que você defendeu em inúmeros momentos e que você amava com todas as forças. Uma mãe que também foi feliz por ter um filho incrível como você.

É difícil superar uma perda assim, mas a vida terá que continuar. Não desista de seu caminho, querido amigo, prossiga com seus sonhos, e nunca se esqueça que cada vitória sua, será uma dedicatória para sua estimada mãe. Estarei do seu lado para o que você precisar.

Minha querida amiga, como lamento que esteja vivendo este momento, e todo sofrimento, desespero e impotência que deve estar sentindo. Os meus pêsames pela sua perda!

Sei o quanto você e sua mãe eram chegadas, e que para você ela era uma grande amiga. Infelizmente chegou o momento de você lhe dizer adeus, mas ela jamais partirá totalmente, não enquanto você viver!

Você honrará sua memória e a lembrará com saudade todos os dias, e lá onde ela agora está, velará por você e sentirá orgulho e felicidade no seu percurso de vida.
Muita força, minha querida!

Sei que é insuportável, e a dor que deve estar sentindo, a mais terrível de todas, pois uma mãe é um ser que é único e insubstituível na vida de todos nós. Mas a vida é mesmo isso, e a todos toca um dia partir ou ver partir.

Saiba que tem todo o meu apoio e disponibilidade para o que precisar, nem que seja apenas um ombro para chorar.

O pai é sempre o pilar de uma família. É o membro mais altivo de todos e faz com que todos o respeitem de forma distinta de qualquer outro. O Pai de vocês era isso e muito mais. Ele conquistou uma coisa em vida muito importante chamada imortalidade. Ele se foi, é verdade, mas deixou todo o seu legado. Tudo o que ele quis dizer, ele disse. Tudo que ele quis realmente fazer, ele fez. Somente do corpo é que as saudades serão sentidas porque ele está sempre presente. Os meus Pêsames!

É em momentos como esse que tudo parece estar perdido. Imagino que vossa família esteja sem rumo, sem estrada, sem caminho, mas a verdade não é essa. Após esse luto tão triste e tão difícil, todos vocês vão achar um modo novo de encarar a vida, uma nova forma de viver, e é aí que os sorrisos voltarão a aparecer. É aí que todos vocês vão orgulhar vosso Pai, porque tenho certeza que seu maior desejo é que vocês encontrem o brilho do sol em todas as manhãs.

Não há nenhuma dor que se compare à perda de um ente querido. Não há nada que repare o sofrimento de ver alguém que amamos partir. Para quem fica, resta a saudade, a tristeza e a inconformidade. O tempo não irá apagar a dor e a saudade, mas certamente irá apaziguar e amenizar tamanho sofrimento.

Diante da morte não há nada que possamos fazer a não ser rezar. É preciso rezar por aquele que amamos e que partiu, para que descanse em paz e encontre a luz para continuar crescendo espiritualmente. Mas é preciso rezar também por aqueles que ficam, para que encontrem conforto e consigam enviar pensamentos de paz para quem agora já não está entre nós.

Não podemos nos entregar ao sofrimento. É preciso seguir adiante com a vida, o nosso caminho ainda está por fazer. Levemos viva conosco a lembrança de quem perdemos, lembremos com amor e carinho sempre, mas honremos a sua memória vivendo a nossa vida em paz e com alegria. Os meus mais sinceros pêsames pela sua perda. Que Deus ilumine você!

Não existe dor que se iguale, injustiça que de igual forma nos transtorne, como quando um pai e uma mãe perdem seu filho. Os meus mais sentidos pêsames pela perda do seu filho pequeno!

É impotência o que nos domina, frustração por não podermos fazer ou dizer mais, não podermos ajudar ou consolar mais, pois nem tampouco sou capaz imaginar o sofrimento que agora estão vivendo.

Hoje os sinos tocam
pois na cidade há uma morte.
Sua face é irreconhecível
seu olhar se perde na brisa da manhã.
Um surto ameaçador,
uma sensação horripilante de temor de solidão.
Letras benditas
e papéis esvoaçantes
neles contém a resposta para a pergunta:
Por que?
Palavras de conforto
Silêncio implorando um curto tempo.
Memória perdida.

- Meus pêsames senhorita.
Nunca pensei que alguém pudesse velar sua pobre alma assassinada na chacina do amor.

No rosto pálido, reflete a dor de uma grande perda.

Hoje não tocam apenas os sinos da cidade,
mas também, os sinos do céu anunciando que lá se vai mais uma pequena alma para o inferno

E este anuncia:
Seja bem vinda a sua nova casa.

Os nossos mais sinceros pêsames para você e sua família neste difícil momento.

Na mão de Deus, na sua mão direita,
Descansou afinal meu coração.
Do palácio encantado da Ilusão
Desci a passo e passo a escada estreita.

Como as flores mortais, com que se enfeita
A ignorância infantil, despojo vão,
Depois do Ideal e da Paixão
A forma transitória e imperfeita.

Como criança, em lôbrega jornada,
Que a mãe leva ao colo agasalhada
E atravessa, sorrindo vagamente,

Selvas, mares, areias do deserto...
Dorme o teu sono, coração liberto,
Dorme na mão de Deus eternamente!

Antero de Quental

Venho por meio dessa mensagem mostrar meu profundo sentimento pelo ocorrido. Infelizmente nem tudo acontece como imaginamos, mas Deus sabe o que faz.
Conte comigo para qualquer coisa!

Nesta hora de dor e sofrimento, imagino que seja difícil seguir em frente. Perder um pai é perder um pedaço de nossa vida, um tesouro insubstituível. Mas nós temos de permanecer cá, honrando a vida dos que já não estão. Aqueles que nos amaram sempre, nunca nos vão querer ver sofrendo. Tenha muita força, meu amigo, estarei aqui do seu lado para o que você precisar.

E no meio dessa confusão alguém partiu sem se despedir; foi triste. Se houvesse uma despedida talvez fosse mais triste, talvez tenha sido melhor assim, uma separação como às vezes acontece em um baile de carnaval — uma pessoa se perde da outra, procura-a por um instante e depois adere a qualquer cordão. É melhor pensar que a última vez que se encontraram se curtiram muito — depois apenas aconteceu que não se encontraram mais. Eles não se despediram, a vida é que os despediu, cada um para seu lado — sem glória nem humilhação.
Creio que será permitido guardar uma leve tristeza, e também uma lembrança boa; que não será proibido confessar que às vezes se tem saudades; nem será odioso dizer que a separação ao mesmo tempo nos traz um inexplicável sentimento de alívio, e de sossego; e um indefinível remorso; e um recôndito despeito.
E que houve momentos perfeitos que passaram, mas não se perderam, porque ficaram em nossa vida; que a lembrança deles nos faz sentir maior a nossa solidão; mas que essa solidão ficou menos infeliz: que importa que uma estrela já esteja morta se ela ainda brilha no fundo de nossa noite e de nosso confuso sonho?
Talvez não mereçamos imaginar que haverá outros verões; se eles vierem, nós os receberemos obedientes como as cigarras e as paineiras — com flores e cantos. O inverno — te lembras — nos maltratou; não havia flores, não havia mar, e fomos sacudidos de um lado para outro como dois bonecos na mão de um titeriteiro inábil.
Ah, talvez valesse a pena dizer que houve um telefonema que não pôde haver; entretanto, é possível que não adiantasse nada. Para que explicações? Esqueçamos as pequenas coisas mortificantes; o silêncio torna tudo menos penoso; lembremos apenas as coisas douradas e digamos apenas a pequena palavra: adeus.
A pequena palavra que se alonga como um canto de cigarra perdido numa tarde de domingo.

Rubem Braga - trecho do livro "A Traição das Elegantes"

Minha amiga, é com grande pesar que hoje lhe dirijo estas palavras, agora que seu marido partiu desta vida, tão de repente.

E perante tão grande injustiça, eu sei que não há palavras que lhe venham a servir de consolo, ou lhe consigam amenizar tão terrível dor. Apenas quero que saiba que estarei aqui, do seu lado, para o choro, para o silêncio, para o que precisar.