Você receberá lições, pois estará matriculado na escola da vida em período integral. Você terá oportunidades para aprender a cada dia que passa. Você poderá usar estas oportunidades ou deixá-las passar simplesmente.
Não há erros, apenas lições. Uma lição se repetirá até que tenha sido aprendida. Quando conseguir isso, poderá então passar para a próxima lição. Aprender lições é um processo interminável. Se você está vivo, sempre haverá uma lição para aprender.
O crescimento é resultado de um processo de tentativa e erro: uma experimentação. Os experimentos fracassados são tão parte do processo quanto os experimentos que funcionam. Você tem um corpo físico. Poderá amá-lo ou detestá-lo, mas ele será seu ao longo de toda a sua existência.
Lá não é melhor que aqui. Quando o seu lá se transformar em aqui, você apenas estará obtendo outro lá que, mais uma vez, parecerá melhor que aqui.
Os outros são apenas espelhos da sua própria imagem. Você não pode amar ou detestar alguma coisa em outra pessoa sem que isso reflita alguma coisa que você ama ou detesta em si mesmo.
É você quem escolhe o que quer fazer da sua vida. Você tem todas as ferramentas e recursos de que precisa. O que faz com eles, é problema seu. A escolha é sua.
As respostas às questões da vida estão dentro de você. Tudo que você tem a fazer é prestar atenção, ouvir e confiar.
Por que será que nos lamentamos tanto quando nos decepcionamos, perdemos e erramos? O mundo não acaba quando nos enganamos. Ele muda, talvez, de direção, mas precisamos tirar partido dos nossos erros. Por que tudo teria que ser correto, coerente e sem falhas?
As quedas fazem parte da vida e do nosso aprendizado dela. Que dói, dói. Ah! Isso não posso negar! Dói no orgulho, principalmente. E quanto mais gente envolvida, mais nosso orgulho dói. Portanto, o humilhante não é cair, mas permanecer no chão enquanto a vida continua seu curso.
O problema é que julgamos o mundo segundo nossa própria maneira de olhar e nos esquecemos que existem milhões e milhões de olhares diferentes do nosso. Porém, não está obrigatoriamente errado quem pensa diferente da gente só porque pensa diferente. E nem obrigatoriamente certo. Todo mundo é livre de ver e tirar suas próprias conclusões sobre a vida e sobre o mundo.
Na vida, se nos fecharmos, se fecharmos nossa alma e nosso coração, nada vai entrar. E será que conseguiremos nos bastar a nós mesmos? Eu duvido. Não andamos em cordas bambas o tempo todo, mas às vezes é o único meio de atravessar.
Somos bem mais resistentes do que julgamos. A própria vida nos ensina a sobreviver, viver sobre tudo e sobretudo. Nunca duvide do seu poder de sobrevivência! Se você duvida, cai.
Um filho se queixava a seu pai sobre sua vida e de como as coisas estavam difíceis para ele. Ele já não sabia mais o que fazer e queria desistir. Estava cansado de lutar e combater. Vivia com a impressão de que, quando um problema era resolvido, um outro surgia.
Um dia, o pai, um "chef", levou-o até a cozinha. Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Logo a água das panelas começou a ferver. Numa delas o pai colocou cenouras, em outra colocou ovos e, na última, pó de café. Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra.
O filho deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ele estaria fazendo. Minutos depois, o pai apagou o fogo e retirou as cenouras, os ovos e o café, colocando-os em recipientes separados. Virando-se para o filho, perguntou:
– O que você está vendo?
– Cenouras, ovos e café – respondeu o filho.
O pai o trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras. Ele obedeceu e notou que as cenouras estavam macias. Em seguida, o pai pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Ele obedeceu e, depois de retirar a casca, verificou que o ovo endurecera com a fervura. Finalmente, o pai pediu que o filho tomasse um gole do café. Ele sorriu ao provar seu aroma delicioso e, enfim, perguntou humildemente ao pai:
– O que isto significa, pai?
O pai explicou-lhe que cada um dos ingredientes havia enfrentado a mesma adversidade: a água fervendo. Porém, cada um reagira de maneira diferente. Antes da fervura, a cenoura era rígida e inflexível, enquanto o conteúdo líquido dos ovos não se sustentava por si mesmo, sendo apenas protegido pela casca. No entanto, após serem submetidos à fervura da água, a cenoura tornara-se macia. Já o conteúdo dos ovos tornou-se firme e resistente por si só. O pó de café, contudo, era incomparável: ele havia transformado a água fervente em que fora colocado. Concluindo, o pai pergunta ao filho:
– Qual deles é você? Quando a adversidade bate à sua porta, como você responde? Você é uma cenoura, um ovo ou o pó de café?
A maior parte das pessoas não consegue escutar com a intenção de compreender. elas ouvem com a intenção de retrucar. Estão sempre falando ou se preparando para falar. filtram tudo através de seus próprios paradigmas e leem sua autobiografia na vida das outras pessoas. São pessoas que quando ouvem algum relato dizem prontamente: Ah! Sei exatamente como você se sente! Já passei por isso também. Vou contar o que aconteceu comigo...
Já a escuta empática é a escuta com a finalidade de compreender. Ou seja, primeiro compreender, realmente compreender. A empatia não é igual à solidariedade. Não significa concordar incondicionalmente com alguém, mas compreender alguém profundamente, tanto no plano emocional quanto no intelectual. A escuta empática significa muito mais do que registrar, repetir ou mesmo entender as palavras que estão sendo ditas. significa ouvir também com os olhos e o coração. Você ouve procurando entender o significado, o sentimento. ouve para compreender.
Quando você ouve com empatia, você compreende o que acontece. depois você pode se concentrar na solução do problema ou nos conselhos que tem a dar.
É difícil procurar primeiro compreender, diagnosticar, antes de receitar uma solução. É muito mais simples oferecer logo uma solução que vem servindo a você há tanto tempo, sem se preocupar se ela serve ou não à outra pessoa.
Portanto, por mais difícil que seja, procure primeiro compreender antes de aconselhar. Esse é um princípio correta que se manifesta em muitas áreas da vida. É a marca registrada de todos os profissionais de verdade.
O professor lutava na escola com um grande problema. Os alunos começaram a ler muitas histórias de homens maus, de roubos e de crimes e passaram a viver em plena insubordinação.
Queriam imitar aventureiros e malfeitores e, em razão disso, na escola e em casa apresentavam péssimo comportamento. Alguns pronunciavam palavrões, julgando-se bem-educados, e outros se entregavam a brinquedos de mau gosto, acreditando que assim mostravam superioridade e inteligência.
Esqueciam-se dos bons livros. Zombavam dos bons conselhos.
O professor, em vista disso, certo dia reuniu todas as classes para a merenda costumeira, apresentando-se uma surpresa esquisita. Os pratos estavam cheios de coisas impróprias, tais como pães envolvidos em lama, doces com batatas podres, pedaços de maçãs com tomates deteriorados e geleias misturadas com fel e pimenta.
Os meninos revoltados gritavam contra o que viam, mas o velho educador pediu silêncio e, tomando a palavra, disse-lhes:
- Meus filhos, se não podemos dispensar o alimento puro a benefício do corpo, precisamos também de alimento sadio para a nossa alma. O pão garante a nossa energia física, mas a leitura é a fonte de nossa vida espiritual. Os maus livros, as reportagens infelizes, as difamações e as aventuras criminosas representam substâncias apodrecidas que nós absorvemos, envenenando a vida mental e prejudicando-nos a conduta. Se gostamos das refeições saborosas que auxiliam a conservação de nossa saúde, procuremos também as páginas que cooperam na defesa de nossa harmonia interior, a fim de nunca fugirmos ao correto procedimento.
Com essa preleção, a hora da merenda foi encerrada. Os alunos retiraram-se cabisbaixos. E, pouco a pouco, a vida dos meninos foi sendo retificada, modificando-se para melhor.
Quando somos jovens sonhamos muitos sonhos impossíveis e fantasiamos uma realidade que nunca chega a existir. Com o tempo percebemos que a vida quase nunca é aquilo que esperávamos dela, e às vezes ficamos tristes e desapontados por isso.
Mas apesar dela não ser o que sonhamos um dia, aquilo que devemos pensar é que talvez ela seja precisamente aquilo que deve ser. Muitas vezes quando algo não acontece como queríamos é para nosso bem.
Olhe com atenção para sua vida e veja tudo de bom que existe nela, pois o problema é que muitas vezes só focamos no negativo ou no que nunca aconteceu. Agradeça por tudo que tem, por tudo que já conquistou e superou e verá como se sentirá mais feliz.
Quem não gosta de aprender algo novo, de sentir que a vida ainda pode trazer algumas surpresas e receber novamente aquele sentimento de que ainda há muito conhecimento para ser alcançado?
Ao descobrir novos assuntos, novas maneiras de fazer algo que é realizado da mesma forma todos os dias, nos sentimos vivos, capazes. Isso certamente nos ajudar a ampliar a maneira como enxergamos o mundo, nos recorda como somos inteligentes e como a absorção de conhecimento pode ser benéfico para as pessoas.
O problema é que muitas vezes visualizamos o aprendizado como algo direcionado aos estudiosos ou aqueles considerados gênios, ele vai muito além disto, e faz parte da vida de qualquer tipo de gente.
Para os que acham que é muito difícil mudar o mundo, disseminar os seus aprendizados e experiências de vida pode ser reconhecido como um ótimo começo. A sabedoria não existe para ser guardada na sua mente, senão não evoluímos, pois cada indivíduo pensa de um jeito diferente.
Espalhe suas competências por todos os lados, permita que muito mais pessoas sintam o prazer de poder absorver ainda mais novidades. Pois só assim podemos progredir, e quem sabe transformar para melhor algumas realidades.
Sabe qual é o grande mistério da vida? É que só se aprende a viver, vivendo. E cada vida é única! Seria muito fácil se os erros da vida dos outros e os aprendizados pudessem transferidos de pessoa em pessoa. Acontece que errar faz parte da vida, só não erra quem nada faz.
O grande problema de errar, é ver nos erros um fracasso de onde nenhuma lição se pode tirar. São os erros que cometemos que faz de cada um de nós pessoas singulares, únicas. Muitas vezes nos apegamos tanto aos erros, que passamos a vida tentando corrigi-los sem nunca parar para pensar o que podemos aprender com os erros e como acertar da próxima vez.
O tempo não para. A vida não volta atrás. E vamos continuar errando. Só não podemos nos dar o luxo de cometer sempre os mesmo erros. Há muitas maneiras diferentes de errar, e cada uma nos traz uma lição. A vida não vem com manual, e se pudéssemos escrever um manual no fim da vida, não serviria para ninguém além de nós mesmos. Todos somos diferentes.
Não se condene pelos maus passos que deu no passado. Mas olhe para trás, veja onde está pisando e escolha muito bem o seu caminho no futuro.
Quando peço para você me ouvir e você começa a me dar conselhos, não está fazendo o que eu pedi. Quando peço para você me ouvir e você começa a me dizer por que eu não deveria me sentir assim, está ferindo meus sentimentos.
Quando peço para você me ouvir e você acha que precisa fazer alguma coisa para resolver o meu problema, você não me ajudou, por mais estranho que pareça.
Não fale nem faça – apenas ouça.
Conselhos são baratos. Com pouco dinheiro, você compra uma revista, um jornal ou um livro cheios de conselhos. E isso eu posso fazer por conta própria. Não sou incapaz.
Talvez me desanime e hesite com frequência, mas não sou incapaz. Quando você faz por mim alguma coisa que eu posso e preciso fazer por conta própria, você contribui para o meu medo e a minha insegurança.
Mas, quando você aceita como um fato natural que eu sinta o que sinto, por mais irracional que seja, aí eu não preciso me preocupar em convencer você e posso entender o que está por trás desse sentimento irracional.
E, quando isso estiver claro, as respostas serão óbvias e não precisarei de conselhos. Sentimentos irracionais fazem sentido quando entendemos o que está por trás deles.
Talvez seja por isso que rezar funciona às vezes para algumas pessoas – porque Deus é mudo e não dá conselhos, nem tenta consertar as coisas. Deus apenas ouve e deixa você descobrir as coisas por conta própria.
Então, por favor, apenas ouça, apenas ouça.
E se quiser falar, espere um pouco a sua vez - e eu ouvirei você.
Seja em que campo profissional for, quase todos aqueles que trabalham sonham em alcançar o sucesso na sua área. E isso é legítimo e algo positivo também. O problema é que nem todos estão dispostos a fazer o que é necessário para obter esse sucesso. Pois ele não aparece do nada nem caí do céu.
O sucesso é fruto de muito trabalho duro, de dedicação, sacrifício, entrega e persistência. Sucesso é o resultado da paixão que colocamos no trabalho que realizamos, e na insistência com que fazemos.
Não espere chegar ao topo sem cair algumas vezes, sem se machucar e até cair no desânimo. Pois alcançar o sucesso profissional é também conseguir superar todos esses contratempos, é contornar obstáculos, levantar das quedas e continuar lutando.
Hoje é uma data única e especial, meu amor. Três anos de casamento já passaram e tudo aconteceu muito rápido. Queria estar agora ao seu lado para celebrarmos este forte sentimento que nos une, mas existe uma grande distância que não permite que estejamos juntos. Ainda assim, eu quero muito que saiba que você é a pessoa que mudou minha vida para sempre.
É verdade que nem tudo tem sido fácil porque a vida é recheada de desafios constantes. Mas nós soubemos fazer da união a principal característica do nosso relacionamento. Lado a lado temos enfrentando cada dificuldade, cada problema e cada momento triste com um apego muito forte. Sinto que nada nesta vida nos pode separar, aconteça o que acontecer.
Onde quer que você esteja, e mesmo que nem sempre tenha oportunidade de o dizer olhando nos seus olhos, quero que acredite convictamente no amor que sinto. O nosso casamento foi a melhor coisa que me aconteceu em todos os meus anos de vida e eu preciso que você fique comigo eternamente.
Se você está com olhos bem abertos, experimente fechá-los... Agora abra-os somente para o lado de dentro. Chegou a hora de visitar por uns instantes seu mundo interior.
Passeie calmamente aí por dentro de você, detendo-se longamente às boas imagens que você tem guardadas.
Não há qualquer problema em visitar o seu arquivo, ou o seu velho baú, desde que seja para buscar inspiração no passado, alimentar e dar força ao presente. Atenha-se ao que de mais precioso você viveu.
Alguém especial vem se formando e se moldando pelo tempo e pela história desse tempo. Você é feliz pelo sonho de criança que você vem cultivando dia após dia, ano após ano.
Se quiser abrir os olhos, abra-os bem e procure revelar a criança que ainda brilha em você. Agradeça. A vida continua. Hoje vai ser mais um dia na construção da sua história.
As cenas do dia que começa também vão ficar marcadas, e você poderá visitá-las. Hoje você escreve mais uma boa página nessa história.
Está no ar a criança que você sempre preservará dentro de si. Coração aberto, sorriso pronto, abraço fácil, beijo sincero.
Na rua, no trabalho, em casa, todo mundo vai notar que está diante de alguém muito especial.
Seu nome tem magia
Sua magia tem amor
Seu amor tem meu carinho
Meu carinho tem sua dor
Sua dor tem meu consolo
Meu consolo tem sua pena
Sua pena, meu orgulho
Meu orgulho me condena!
Minha sentença é estar distante,
Minha distância é meu emblema,
Seu olhar o meu destino,
Meu destino, meu problema...
A magia não resolve,
A magia não me ajuda,
E agora quem acuda?
Uma feiticeira apaixonada,
Um mago solitário,
Uma combinação perfeita
para um casal de namorados!
Por favor, não me deixe
mais sofrer, pois
fácil é te encontrar,
fácil é te amar,
fácil é te querer
o difícil é te esquecer...
É dito que o preguiçoso faz o mesmo trabalho duas vezes, mas se falta disposição para o trabalho, porque é feito duas vezes? Aqui o problema é a qualidade e não a quantidade, as repetidas vezes são tão insignificantes que preciso fazer novamente.
A partir do momento que tiver em mente que a existência do segundo passo dependerá da qualidade do primeiro, é certo que no final tudo o que planejou não precisará ser refeito.
Aprenda sempre com os erros, mas deixe-os sempre no passado, somente como uma lembrança para não repeti-los no futuro.
Quando aparece um período mais difícil nas nossas vidas, onde as emoções estão confusas e o futuro se torna algo muito mais distante e incerto, é hora de recordar a enorme quantidade de obstáculos já superados e como nem todos eles foram tão difíceis assim.
Diariamente somos forçados a tomar decisões, umas mais fáceis, quase que instintivas, e outras mais arriscadas, onde a escolha tem que ser muito bem pensada. Essas alternativas mais dispendiosas não devem ser tratadas como o fim do mundo, e sim como uma montanha um pouco mais alta que a anterior que já foi escalada.
Temos que ter em mente que o tempo não para quando estamos passando por algum problema, e enquanto continuarmos a adiar uma reflexão, consequentemente, estaremos adiando muito mais a sua solução. Devemos pensar como mais um obstáculo que deve ser ultrapassado, como todos os outros que já foram superados.
Quando em certos dias se sentir sozinho e necessitar de uma mão amiga... Aqui estou tome minha mão.
Quando uma lagrima escorrer e não encontrar um lenço para enxugá-lo... Aqui estou tome o meu.
Quando se sentir "um Nada" e não conseguir sorrir... Aqui estou tome meu sorriso.
Quando a distância de todos fizer você se sentir o vazio da solidão... Aqui estou sou sua companhia.
Quando não encontrar força para enfrentar um problema... Aqui estou, sou sua valentia.
E quando não quiser falar porque prefere ouvir seus pensamentos. Aqui estou sou silêncio.
Quando necessitar de alguém esteja ao seu lado... Aqui estou sou companhia.
Quando o frio invadir seu coração e necessitar calar... Aqui estou tome meu abraço.
Quando quiser chorar sem dizer nada porque a dor o impede... Aqui estou. sou seu porto seguro.
Quando quiser espalhar alegria porque esta feliz... Aqui estou, faça-me feliz.
Não olhe meus defeitos... Não enxergue minhas inúmeras fraquezas... Tome o que necessitas de mim...
Porque aqui estou e quero ser seu amigo.
O que é o amor?
Em matemática: um problema.
Na história: uma guerra.
Em química: uma reação.
Na arte: um coração.
Em mim: você.
Conta-se que em Monomotapa viviam dois amigos, dois grandes amigos, tais como é muito raro de se encontrar por este mundo a fora.
Numa noite, já bem tarde, aproveitando a ausência do Sol e todos dormiam, um deles acordou sobressaltado e acorreu à casa do outro. Acordou aos criados e ao amigo, que já estavam entregues a Morfeu, que reinava em seu palácio.
O amigo levantou-se de um salto, agarrou a espada, segurou a bolsa de moedas, apresentou-se a ele e disse: - Raras vezes te vi correr quando todos dormem.
Conheço-te como homem que emprega melhor as horas destinadas ao sono; se perdeste no jogo, aqui te entrego a minha bolsa; se foste agredido, aqui está a minha espada para te auxiliar. Vamos, estou pronto para te acompanhar.
Mas, o que te aconteceu, afinal? -Em primeiro lugar te agradeço o que me ofereces.
Não aconteceu nem uma coisa nem outra do que julgas, mas tive um sonho, no qual te vi muito triste e, por isso corri para aqui imediatamente.
Foi um maldito sonho a causa de tudo. -Qual dos dois era mais amigo?
Vale a pena propor este problema. Como é sublime um amigo verdadeiro!
Como é raro haver um que, ao perceber em nosso rosto uma simples expressão de tristeza, preocupe-se por nós e, que até um sonho o faça correr para o nosso lado.
É que uma pequena coisa, o que julgamos um nada até, desperta-nos receio, quando se trata da pessoa que amamos.
Eu estou com você, mãe! Sempre! Você não está sozinha, nem perdida no mundo da dificuldade. Eu sei que os últimos tempos tem sido difíceis, muito complicados e que tudo isso tem abalado seu modo de viver, seu jeito de ser.
Mas mãe, por favor, levante a cabeça agora mesmo e lembre que não existe problema sem solução. Ânimo, querida mãe! Ânimo!
De todas as dificuldades que uma relação amorosa possa sofrer, o ciúme é possivelmente a maior de todas. Um pouco de ciúme, sabe, até ajuda a apimentar o sentimento entre o casal. O problema é o medo irracional, a suspeita e a desconfiança que aparecem junto de um ciúme maior.
E aí vai depender da gente. Até que ponto é possível controlar essa sensação tão mesquinha? É importante referir que não dá para ser feliz no meio da desconfiança. Qualquer relação que viva constantemente sob a ameaça do ciúme, está em risco. Em risco de terminar e ir cada um para seu canto e em risco do amor ir embora, mesmo estando ainda juntos.
Cabe a você decidir o que pretende. Está disposto a viver tranquilo ou em sobressalto? Você é quem você quiser ser. Esse é o princípio da sua verdade. Então é hora de você optar pelo caminho da mudança. Se você é muito ciumento, fique sabendo que vai dar trabalho. A lição mais importante nesta coisa do ciúme é: se você vê é porque é, se não vê é porque pode não ser.
Ama, confia e vai em frente.
Se algo acontecer, a culpa não será sua.
Uma tarde eu me debrucei em minha cama, lendo um livro interessante. Um vento gostoso entrava pela janela e eu me divertia, bastante concentrada em meu livro. De repente, comecei a ficar zonza e atordoada com uma barulheira que vinha não sei de onde...
Olhei: era a minha tia. Ela havia entrado em meu quarto, xingando e reclamando sem parar. Parecia que o problema era o cão que espalhara lixo pelo jardim.
Mas, que engraçado! A impressão que eu tive foi de que minha tia tinha espalhado um saco de lixo no meu quarto e saído como se nada tivesse acontecido...
Imediatamente, lembrei das vezes que falei palavrões. Como é desagradável uma pessoa que reclama de tudo, xinga os outros, pragueja quando algo acontece, diz palavrões!
Achei muito legal quando me explicaram uma frase: "A boca fala do que o coração está cheio".
Quer dizer que, se estamos tristes, falamos de coisas tristes e ruins. Se estamos alegres, conversamos sobre coisas belas e úteis, elogiamos as virtudes dos outros, buscamos fazer as pessoas se sentirem bem e felizes com a nossa presença.
É por isso que me esforço para prestar muita atenção em tudo o que eu penso e falo. Porque oferecer lixo aos outros é faltar com o respeito. Mas também porque, quando oferecemos flores, através de pensamentos, palavras ou atitudes, nossas mãos ficam cheias de perfume!
Sei que agora pode ser um pouco tarde para isso, mas, mesmo assim, peço-lhe desculpas.
Sinceramente, não sabia o que estava prestes a fazer, tudo aconteceu tão de repente e, também estava nervoso, sei que é difícil, mas tente me entender.
O sentimento que tenho por você ajudou muito a chegar neste ponto, infelizmente ou felizmente, acho que amo você mais do que imaginava, pois bastou algo tão insignificante para perder a cabeça e fazer o que fiz...
Perdoe-me, peço-lhe de coração, não sei como lidarei com tudo sem você por perto, não é uma questão de me acostumar com sua presença, mas de precisar dela para eu poder sentir a minha própria existência.
Não pense que estou completamente dependente de você, não é isso, só quero deixar claro que quero você por perto e que, ao estar, tudo parece ter um sentido especial, contudo, meu amor, às vezes é preciso errar algumas vezes para acertarmos mais pra frente, um relacionamento não é algo tão simples como muitos acham por aí, tem seus altos e baixos, o problema é quando os baixos são mais comuns do que os altos, ai as coisas verdadeiramente se complicam.
Me ajude dando uma segunda chance, mas entendendo os meus porquês, sei que errei e talvez erre outras vezes, somos humanos e isso faz parte de nossa natureza, como amar e querer alguém faz, pedir perdão pelos erros também deveria fazer, digo deveria por que não são todos que nos pedem desculpas, algumas pessoas se sentem grandes demais para isso, mas eu não...
É preciso ter humildade para assumir nossos erros e também de bondade para nos dar uma segunda chance de fazermos o certo.
Pense nisso.