Palavras De - Mensagens

O meu pai é o melhor pai do mundo. Sempre deu boa assistência aos filhos.
Moderado no falar, enérgico no educar. Não tem estudo, mas passou um grande exemplo de vida.
Fazia com que os filhos tivessem respeito por ele e não temor. Não agredia nem física e nem moralmente.
Enquanto criança, os filhos viveram intensamente a infância, jamais ele roubou de nós esse direito, com palavras chulas e maliciosas.
As suas palavras de repressão, não passavam às vezes, de um simples olhar.
Estava mais pronto para ouvir do que para falar. Mas quando falava, tinha argumentos educativos em suas palavras.
A paciência sempre foi um marco na sua personalidade. Sempre sabia esperar o momento certo para corrigir.
Sabia que os filhos o entenderiam mais pela expressão do amor, do que pelos gritos, por isso era manso, tranquilo e sábio, quando queria tirar dos filhos, algo que não estava de acordo com boa educação.
Não deixou bens como herança, mas deixou exemplo que os filhos jamais esqueceram.
Este pai é o meu pai, mas poderia ser o pai de todos os filhos que não tiveram o privilégio de ter uma boa educação assim como eu.

Parabéns, querida!
Que dia tão especial. Seus primeiros 15 anos. É um grande motivo de festa, porque você está entrando numa etapa de mudança e de decisões. Você é e vai continuar sendo sempre nossa menina. A menina da família! Por isso não se preocupa não, porque em todos os seus desafios e em todas as fases de sua vida, a gente estará sempre apoiando você.

Você tem sido uma menina extremamente bonita, bela por dentro e por fora e isso é motivo de orgulho de seu espelho e de todo mundo que gosta de você de verdade. Bem sei que você não quer ouvir conversa furada, você quer é aproveitar sua celebração de debutante, mas as palavras são algo que perdura em nossos corações e memórias. Todas estas palavras tem origem no amor, no amor real de pessoa para pessoa, de familiar para familiar. Tenho certeza que você vai adorar encontrar estas palavras dentro de poucos anos.
Até lá, um beijo de toda a família, meu bem.
Feliz Aniversário.

Leia com bastante atenção estas singelas palavras escritas neste pedaço de papel, pois são palavras que revelam meu maior segredo guardado neste meu coração.Pensei que este segredo ficaria sempre guardado, porque sempre foi maior o meu medo de você se afastar de mim, porém o destino se encarregou de afastá-lo de mim por outras circunstâncias. Talvez você me odeie ou não, talvez me ignore ou não, mas somente obtive coragem pelo simples fato de que na vida temos que correr o risco.
Não pense que eu escrevo com a esperança de você me olhar com outros olhos, ou me amar, afinal de nada adiantaria, pois agora seria tarde demais. Só escrevi para desabafar, porque eu sempre soube que os seus sentimentos por mim nunca passaram de carinho de amigo.
O tempo foi meu melhor amigo, todavia me ensinou várias coisas dentre elas a de não ter esperanças com você e aceitar o seu verdadeiro carinho de amigo. Te agradeço pela sua amizade'por, e considerar sua amiga, pois por mais que eu te ame ter você ao meu lado, mesmo como um simples amigo sempre me fez muito feliz.
Um dia ouvi uma frase que ficou guardada na minha memória: "Um Grande amor a gente nunca esquece, apenas acostuma a viver sem ele" Vai ser difícil viver longe de você, mas sei que aprenderei assim com o aprendi a viver sem você, porque mesmo com esse amor guardado tanto tempo, jamais desistir de me envolver com alguém buscando ser feliz, assim como eu desejo que você seja.
No entanto independente do que você descobriu agora quero que você saiba que não importa o momento, nem as circunstâncias estarei sempre disposta a te ajudar, ouvir, oferecer um ombro amigo ou simplesmente jogar conversa fora.Afinal apesar de uma garota que tem um grande amor por você, existe uma que é sua eterna amiga que sempre vai te aconselhar, apoiar ou somente te abraçar quando sua necessidade for só de um abraço e não de palavras!

Quantas e quantas noites em claro acalentando meu choro... Quantas vezes ajudou-me com os deveres da escola mesmo depois de um dia de trabalho exaustivo... Ensinou-me que o mais importante na vida é o crescimento interior... Cultivar amigos sempre... Buscar sempre o que desejar, porque tudo se torna possível quando se tem vontade e coragem para lutar...
Quando achava que o mundo inteiro estava errado e contra mim, você, com a sabedoria de um mestre encontrava as mais belas palavras para me fazer entender a verdade... Quando te deixei, jamais esqueci das suas palavras dizendo: "filha lembre-se sempre que você tem duas casas"...
Para tudo, pai, deu-me base e estrutura de conhecimento, sobretudo a como agradecer as pessoas por menor que fosse o seu gesto... Mas você, meu pai, esqueceu de me ensinar como posso lhe agradecer por tudo isso!
Entendo que agora estou crescida precisarei aprender sozinha. Portanto vou começar a aprender a agradecer você com as palavras fluidas do meu coração:
Pai, obrigada pela vida, pela atenção, por me fazer enxergar a verdade, a aceitar o que sou e buscar meus objetivos. E principalmente obrigada por ter me dado a oportunidade de ser um pedacinho de você e por ser um pedaço de mim.
Amo-te mais do que possa imaginar e saibas que também sempre terás duas casas, sendo uma delas em meu coração...

Estive pensando em qual mensagem mandar pra você. Penso que deve ser uma que explique tudo o que eu sinto, e que demonstre o quanto você me faz feliz. Deve dizer o quanto é bom acordar ao seu lado e te ver dormindo. Tem que transparecer a ansiedade de te ver ao final de cada dia, e deve ofuscar os olhos de quem lê.
Tem que ser pura emoção e inocência! Levar às lágrimas assim como às gargalhadas. Tem que ser uma mensagem complicada, de difícil entendimento, como um enigma indecifrável. Um segredo nunca antes visto ou revelado.
Deve haver palavras lindas, pois você é linda. Mas que transmita simplicidade como a sua beleza divina. Tem que tocar o coração e confortar a alma! Aguçar os meus sentimentos mais selvagens e despertar o meu lado mais tenro e afetuoso.
Deixar claro como é perder noites e noites de sono, como quando não consigo dormir por pensar em você. Ou quando acordo assustado após um pesadelo onde te perdia, e te ligava de madrugada para ouvir sua voz, e provar que meus próprios sonhos estavam mentindo, por mais que eu soubesse que era só um sonho. Um sonho, como tantos outros sonhos lindos que já tive. Como o que vivo ao seu lado, do qual espero nunca acordar.
Mas infelizmente não sei onde encontrar uma mensagem assim e fico quieto. Pobre romeiro que sou, peregrino eterno do seu coração. Queria te dizer tantas coisas lindas, mas não tenho o dom das palavras. Nunca encontrarei as palavras certas, para lhe dizer tudo o que você causa em meu peito, e lhe dizer tudo o que eu faria para você nunca parar de sorrir...

Sou um autor desconhecido sim, quando nas manhãs onde todos dormem, estou aqui, colocando meus pensamentos em palavras, expondo minhas dores e minhas vivências muitas vezes como ferida ainda aberta.
Sou um autor desconhecido quando acordo no meio da noite com uma ideia e corro pra anotar para que amanhã isso não fique esquecido.
Sou ainda um autor desconhecido quando passeio por blogs e sites e reconheço minhas palavras, meus sentimentos e posso dizer o que senti no exato momento em que aquele meu filho foi gerado e veio ao mundo, mas não me vejo.
Sou um autor desconhecido quando choro sozinha, quando preciso brigar pra dizer que é meu o que não teria nascido se não fosse eu, porque as palavras não nascem do nada e cada texto, cada poema é coisa única.
Sou autor desconhecido quando acham que o que escrevi é tão bonito que uma simples mortal não teria escrito e então atribuem a autoria a alguém que todos já conhecem.
Sou autor desconhecido quando meus filhos se perdem de mim, quando são "adotados" por pessoas que gostariam de tê-los gerado.
Sou ainda, autor desconhecido quando, cansada, baixo os braços e me pergunto se vale a pena lutar se de qualquer maneira amanhã tudo recomeça.
Mas... desconhecida ou reconhecida, não desisto. Meus pedaços de mim espalhados por aí são e sempre serão pedaços de mim, que eu reconheço, que quem me conhece, reconhece, que eu abrigo e que ninguém pode tirar de mim.

A beira do mar espero que as ondas, Levem minha tristeza.
Minhas mágoas, Minhas angústias, Meu desamor Meus desejos, Meus sonhos roubados.
Estou me perdendo nessa realidade, Nem sei mais o que escrevo.
Quando fecho os olhos é a sua imagem que me vem, Sua imagem sorrindo para mim, Sorriso que não me deixa, Tento inutilmente arrancar essa imagem da mente.
E por mais que eu me esconda, revivo o passado, E ainda sinto o desejo.
Sem entender o que deu errado.
Se abre comigo, me fale o que se passa com você, Quero te entender, me conte seus sonhos, seus prazeres, Seus segredos, seus medos...
Eu sei que talvez todas as histórias terminam, e nem todas, Tem final que se espera.
Eu deveria entender que felicidade é feita de momentos.
E naqueles momentos eu fui feliz, Talvez fosse para ser assim, Acho que não era para você ser meu.
Mas minha alma não se contenta, em não tê-lo comigo, De tê-lo perdido, Esse amor é fogo que me queima, E ao mesmo tempo água que me invade, me afogando. Ou vento que me carrega e me lança.
Palavras, palavras, não expressam o amor que existe em mim, A noite está tão linda, o céu estrelado, e você não está aqui.
Preciso te ver, te olhar nos olhos, mais uma vez, E dizer o que meu coração, não aguenta mais guardar, Dentro dele, o quanto te amo, e te quero.
As minhas doces companheiras, Voltam a percorrer o meu rosto, vindas dos meus olhos, já sem vida.
No reflexo que vem do espelho, já não me reconheço.
Foi numa noite como essa que tive seu carinho, Que te senti meu.
Se algum dia puder ler essas palavras, Não me peça desculpas... Não se desculpe, por não ter sonhado como eu. Jamais entenderá.
Achei que o amor seria a fonte das alegrias da minha vida!
Que engano.
E agora nada mais me importa, Não te verei amanhã, E nem depois de amanhã, O que mais importa? Se não sou eu ao seu lado, Se seu sorriso não é mais para mim, Tanto faz, Não é o meu corpo, que o seu aquece, Seus beijos, não são mais para mim, Nada mais importa, Se não tenho você.

Ouvi dois amigos conversando e um deles se queixava da incompreensão das pessoas, das agressões verbais, dos desentendimentos. Isto o revoltava e ele dizia invejar a serenidade e o equilíbrio do interlocutor.
– Qual é o segredo? perguntou.
– Não existe segredo, mas somente paixão pela vida e esforços contínuos para aprender, respondeu o outro.
– Aprender o que?
– A aceitar as pessoas, mesmo que ela nos desapontem, quando não aceitam os ideais que escolhemos. Quando nos agridem e nos ferem com palavras e atitudes impensadas.
– Mas é muito difícil aceitar pessoas assim.
– É verdade. É difícil aceitá-las como elas são e não como gostaríamos que elas fossem. Mas qual é o nosso direito de mudá-las?
– E como você consegue?
– Estou aprendendo a amar. Estou aprendendo a escutar, mas não apenas com os ouvidos, também com os olhos, com o coração, com a alma, com todos os sentidos. Muitas vezes as pessoas não falam com palavras, mas com a postura. Fique atento para os que falam com os ombros caídos, os olhos e as mãos irrequietas.
Assim como você pode ler as entrelinhas de um texto, pode ouvir coisas entre as frases de uma conversa corriqueira, banal, que somente o coração pode ouvir. Não raro, há angústia e desespero disfarçados, insegurança escondida em palavras ásperas, solidão fantasiada na tagarelice. Aos poucos estou aprendendo a amar, e amando estou aprendendo a perdoar. Perdoando, apago as mágoas e curo as feridas, sem deixar cicatrizes nos corações magoados e tristes. Aprendo com a vida o valor de cada vida e procuro entender os rejeitados, os incompreendidos. Nem sempre consigo, mas estou tentando.
Quanto a nós, vamos tentar construir a paz, sem desânimo, com muito amor, muito amor no coração.

Ter você do meu lado é viver feliz sempre...
Pois uma vida inteira do seu lado não é o bastante para dar-te todo amor que sinto.
Vivo de sentimentos e sonhos, e me alimento de amor...
O amor que você me da, não alimenta a carne, mas sim o espírito e a alma...
Posso dizer com toda sinceridade que o amor que tenho por você, é feito de lágrimas de alegria e de dor.
Essas palavras foram feitas especialmente pra você, que me deixas-te feliz e contente.
Palavras para serem lembradas sempre, guardadas em seu coração, e em sua mente.
Trazidas do fundo da memória com sede de amor, lembradas com todo carinho, sem sentimentos de dor.
Sinto um amor tão grande, que minha vida não teria sentido sem ter você do meu lado.
Palavras pequenas, porem sinceras, mas resumidas em uma só frase... EU TE AMO...

Não me venha com meias palavras, com distorções, com desculpas por educação. Não tenho mais idade para isso, não tenho tempo para encenações. Se você acha que isso vai lhe fazer sentir melhor, leve as suas palavras com você e siga em paz, mas não quero voltar a lhe ver.

Desculpas sinceras me interessam, e só! Não quero frases ditas por dizer, não quero gestos superficiais. Só aceito sentimentos genuínos, palavras espontâneas, gestos naturais. Vá com a sua falsidade para bem longe de mim. Pior do que me magoar, é achar que vai em enganar com um sorriso simpático e um pedido de desculpas da boca para fora. Você pode precisar disso, mas eu não preciso. E se você acha que não errou, siga em paz com a sua razão.

Porquê tanto me fazes sofrer, se eu vivo só pra te fazer feliz...
Porquê tanto desconfias de mim, se minha vida gira em torno só de ti...
Porquê tanto raiva e rancor, se nossos corações estão cheios do mais puro
amor...
Porquê tantas palavras ruins saem da mesma boca que saem palavras tão
doces...
Porquê não olhas em meus olhos, se olhando nos meus olhos verá a pureza de
minha alma...
Porquê dizes que me ama tanto, mas dizes que conseguiria me esquecer...
Porquê, eu me pergunto. Mas as respostas não veem a mim...
Porquê?
Porquê palavras tão puras e verdadeiras se sincronizam nesse poema?
Porque?
Porque meu coração está transbordando de PORQUÊS?

Com o tempo nós vemos realmente quem é quem... Seus amores, seus amigos, seus problemas... Aprendemos que muitas palavras são apenas palavras, muitos sorrisos não eram verdadeiros e muitas luzes na verdade eram a escuridão em disfarce.
Com o tempo, vemos virtudes indo ralo abaixo, vemos pessoas virando o que realmente são e não o que fingiam ser, máscaras caem, perfumes perdem a validade e com o tempo percebemos quem apenas fala e quem realmente age... Com o tempo se cresce...
E há quem diga que envelhecer não é bom... Já eu acho uma Dádiva, pois reflete a verdadeira imagem das pessoas, de suas atitudes e de suas palavras, de quem realmente são...
" O tempo é senhor da razão"

Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras. Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras tornam-se suas atitudes. Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes tornam-se seus hábitos. Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos tornam-se seus valores. Mantenha seus valores positivos, porque seus valores... Tornam-se seu destino.
(...)

Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo.
(...)

A verdade reside em todo coração humano, e cada um deve procurar por ela lá, e ser guiado pela verdade assim que a veja. Mas ninguém tem o direito de forçar os outros a agirem de acordo com sua própria visão da verdade.
(...)

Nunca use violência de nenhum tipo. Nunca ameace com violência de nenhum modo. Nunca sequer tenha pensamentos violentos. Nunca discuta, porque isto ataca a opinião do outro. Nunca critique, porque isto ataca o ego do outro. E o seu sucesso está garantido.

Mahatma Gandhi

O fermento é uma substância que excita outras substâncias, e nossa vida é sempre um fermento espiritual com que influenciamos as existências alheias.

Ninguém vive só.

Temos conosco milhares de expressões do pensamento dos outros e milhares de outras pessoas nos guardam a atuação mental, inevitavelmente.

Os raios de nossa influência entrosam-se com as emissões de quantos nos conhecem direta ou indiretamente, e pesam na balança do mundo para o bem ou para o mal.

Nossas palavras determinam palavras em quem nos ouve, e, toda vez que não formos sinceros, é provável que o interlocutor seja igualmente desleal.

Nossos modos e costumes geram modos e costumes da mesma natureza, em torno de nossos passos, mormente naqueles que se situam em posição inferior à nossa, nos círculos da experiência e do conhecimento.

Nossas atitudes e atos criam atitudes e atos do mesmo teor, em quantos nos rodeiam, porquanto aquilo que fazemos atinge o domínio da observação alheia, interferindo no centro de elaboração das forças mentais de nossos semelhantes.

O único processo, portanto, de reformar edificando é aceitar as sugestões do bem e praticá-las intensivamente, por intermédio de nossas ações.

Nas origens de nossas determinações, porém, reside a ideia.

A mente, em razão disso, é a sede de nossa atuação pessoal, onde estivermos.
Pensamento é fermentação espiritual. Em primeiro lugar estabelece atitudes, em segundo gera hábitos e, depois, governa expressões e palavras, através das quais a individualidade influencia na vida e no mundo.

Regenerado, pois, o pensamento de um homem, o caminho que o conduz ao Senhor se lhe revela reto e limpo.

Emmanuel, O Espiritismo

Talvez nem eu nem você consiga entender porque somos tão felizes. Parece que desde o ventre fomos feito um para o outro, porque você consegue me perdoar, me consolar, me aconselhar e me dar forças nos momentos em que desfaleço pelas lutas de cada dia. Obrigado por você existir, quero sempre estar ao seu lado. Até que a morte nos separe. Cada amanhecer eu agradeço a Deus por ter me dado você. Como companheira serás para sempre a minha costela. Cada amanhecer eu te amo muito mais. Nada me tira esse amor que sinto por você, porque nasceste dentro de mim como as flores, entrem as pedras. Admiro muito o seu jeito de me fazer feliz. Quero sempre estar ao seu lado de mãos dadas para te livrar dos tombos desta vida. E para me saciar com os teus beijos, pois você me traz alegrias, emoções, segurança, fidelidade e muito amor. Aprendi o verdadeiro significado da palavra amor com você. Logo após que passamos a ser uma só alma e um só corpo não tenho palavras para dizer o que sinto, o que você significa para mim. Só sei dizer que te amo desesperadamente.

Às vezes penso no meu íntimo, como poderia um dia pagar tudo o que vocês fazem por mim, meus queridos pais. Como poderia, de alguma forma, compensar todo o esforço que sempre demonstraram, toda a dedicação que nunca deixou de existir para comigo. Mas por mais contas que se façam, por vários fatores que se meçam e se pesem, sei que a resposta será sempre a mesma: impossível.

Vocês ultrapassam sempre os deveres essenciais de pais. Não olham a meios, nem se poupam de trabalho, quando a questão é o meu bem estar. O vosso carinho é extremamente agradável como um cobertor numa noite fria. E as palavras, os inúmeros conselhos da vossa parte, que sempre me guiam, são uma provisão amorosa inigualável.

Não há palavra que melhor se adeque do que um grande e sincero obrigado. Tudo o que vocês me dão é tanto, que eu nunca saberei o quanto. Vos amo muito!

Mãe:

Me perdoe por todas as vezes que por falar sem pensar te magoei. Por muitas vezes ao invés de lhe dar as mãos, te virei as costas.

Por em alguns momentos não ser aquele filho que você sempre quis.

Hoje, depois de tudo percebo que ainda preciso mudar em algumas coisas, e que uma pessoa se fez essencial na minha vida: VOCÊ.

Obrigado por todos momentos dedicados a mim, pelas palavras, pelos conselhos, pelo amor, pela honestidade, pelo afeto, pela amizade.

Saiba que nunca deixarei de te amar, e mesmo não parecendo quero que um dia todos estejam felizes, sem problema algum.

Torço muito pela nossa família. Torço muito por você, que durante toda sua vida se mostrou uma pessoa capaz de conseguir tudo o que quer.

Me espelho muito em você, e és um exemplo a se seguir.

Hoje, depois dos momentos que passamos juntos, olho para trás e vejo que tenho uma pessoa em quem posso me apoiar sempre que estiver necessitando de amor e compreensão.

Muito mais do que mãe você é minha amiga, meu escudo contra todas as coisas ruins, pois a partir do momento em que transpassam a sua barreira de amor, enfraquecem, me poupando do mal.

Só uma palavra pode exprimir exatamente o quanto estou grato.
OBRIGADO.
Te amo muito...

O importante não foi o dia que te conheci, mas o dia que aprendi a compartilhar com você minhas alegrias e tristezas.
Quando descobri que nascia em mim o sentimento da amizade.
Pude perceber que nascia entre nós um sonho de uma bela amizade.
A palavra é complicada, mas quem sabe seu significado é só quem tem a capacidade de poder apreciar seus defeitos e qualidades.
A amizade quando verdadeira é um sentimento eterno que não tem fim.
A minha amizade por você é tão especial que não saberei explicar em meras palavras.
Sempre sinto vontade de dizer o quanto é importante contar com amigos como você.
Hoje você já faz parte da minha vida, agradeço a Deus por ter te encontrado e descoberto com você a verdadeira amizade.
Só te digo uma coisa, que minha amizade teve:
Um início, meio e nunca terá fim.

Me lembrei do seu dia, do seu aniversário, e fiquei pensando o que eu vou dar de presente, o que eu vou dizer, o que eu vou fazer, e depois de muito pensar cheguei a seguinte conclusão, o melhor que tenho a fazer é abrir meu coração e dizer que eu te amo.
Sabe maninho, a vida é um labirinto muito complicado e às vezes a gente se perde, e de uma força egoísta a gente só pensa em livrar a pele e sair lá na frente, e esquece de dizer as pessoas que nos são caras o quanto as amamos, pois bem maninho estou te dizendo agora com toda sinceridade do mundo, eu te amo.
Irmão, palavra bonita, agora bonita mesmo é quando nós sabemos o significado destas palavras, e nós dois sabemos, não é verdade?
Sabemos como conviver bem e dar um ao outro apoio e carinho necessários para que a vida do outro se torne mais mansa.
Te amo mano, parabéns pelo seu dia especial.
O Seu Aniversário!

A vida é muita curta pra viver o mesmo dia duas vezes, pra ficar repetindo as mesmas palavras. A vida e muito curta pra adiar os sonhos, ou simplesmente pra desistir deles. Nunca guarde uma palavra, uma lágrima, uma viagem, um abraço, um pedido de desculpa, um beijo, um sorriso, um amor pra amanhã. Porque simplesmente a sua vida está acontecendo hoje. O amanhã ainda e só uma promessa que pode ou não acontecer.

Foi em um simples papel que comecei a colocar os desabafos de meu coração
Palavras que respondiam os meus sentimentos, que denunciam minhas vontades.
Uma lágrima sem razão rolou dos meus olhos e caiu sobre a palavra amor
Ai percebi que: Os meus olhos choram por amor.
Lágrimas que nascem lá do coração, que a alma aprova, pois as lágrimas nos fortalecem.
Uma pessoa que não chora, tem mil motivos para chorar Segurar as lágrimas é o mesmo que pedir para parar o tempo.
O amor nos faz chorar, porque é o sentimento mais forte que existe na lei da vida.
Minha poesia ficou com uma marca, a marca de um amor expressado em uma Marca de Uma Lágrima.

Um viajante ia caminhando em solo distante, as margens de um grande lago de águas cristalinas. Seu destino era a outra margem.
Suspirou profundamente enquanto tentava fixar o olhar no horizonte. A voz de um homem coberto de idade, um barqueiro, quebrou o silêncio momentâneo, oferecendo-se para transportá-lo.
O pequeno barco envelhecido, no qual a travessia seria realizada, era provido de dois remos de madeira de carvalho. Logo seus olhos perceberam o que pareciam ser letras em cada remo. Ao colocar os pés empoeirados dentro do barco, o viajante pode observar que se tratava de duas palavras, num deles estava entalhada a palavra ACREDITAR e no outro AGIR.
Não podendo conter a curiosidade, o viajante perguntou a razão daqueles nomes originais dados aos remos. O barqueiro respondeu pegando o remo chamado ACREDITAR e remando com toda força. O barco, então, começou a dar voltas sem sair do lugar em que estava. Em seguida, pegou o remo AGIR e remou com todo vigor. Novamente o barco girou em sentido oposto, sem ir adiante.
Finalmente, o velho barqueiro, segurando os dois remos, remou com eles simultaneamente e o barco, impulsionado por ambos os lados, navegou através das águas do lago chegando ao seu destino, a outra margem. Então o barqueiro disse ao viajante:
- Esse porto se chama autoconfiança. Simultaneamente é preciso ACREDITAR e também AGIR para que possamos alcançá-la!