Mensagens de Pai

Dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data, criada em 1964 com o objetivo de valorizar a doação voluntária, é um ato simples e salva muitas vidas.
Atualmente, o Brasil conta com cerca de 3, 5 milhões de doadores de sangue, o que corresponde a 1,9% da população do país – índice abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 3%. Por este motivo, milhares de pessoas no mundo necessitam de reposição sanguínea durante procedimentos cirúrgicos ou ambulatoriais, em virtude de tratamento de doenças, acidentes, etc.
Essa reposição só é gerada graças ao ato de doação, um ato de solidariedade que abastece os estoques dos hemocentros.
É importante que a população colabore para regularizar, manter e aumentar os estoques de sangue.
Ao participar, o doador ajuda pessoas que precisam de transfusão. A doação respeita os critérios técnicos e não traz qualquer tipo de risco ao doador.

O dia mais belo?
HOJE
A coisa mais fácil?
ERRAR
O maior obstáculo?
O MEDO
O maior erro?
O ABANDONO
A raiz de todos os males?
O EGOÍSMO
A distração mais bela?
O TRABALHO
A pior derrota?
O DESÂNIMO
Os melhores professores?
AS CRIANÇAS
A primeira necessidade?
COMUNICAR-SE
O que mais lhe faz feliz?
SER ÚTIL AOS DEMAIS
O maior mistério?
A MORTE
O pior defeito?
O MAU HUMOR
A pessoa mais perigosa?
A MENTIROSA
O sentimento mais ruim?
O RANCOR
O presente mais belo?
O PERDÃO
O mais imprescindível?
O LAR
A rota mais rápida?
O CAMINHO CERTO
A sensação mais agradável?
A PAZ INTERIOR
A proteção mais afetiva?
O SORRISO
O melhor remédio?
O OTIMISMO
A maior satisfação?
O DEVER CUMPRIDO
A força mais potente do mundo?
A FÉ
As pessoas mais necessárias?
OS PAIS
A mais bela de todas as coisas?
O AMOR

Agora que estou a viver aqui no meu desterro forçado, nesta cidade distante, fico muito triste de ter que passar o Natal longe de ti. Enquanto estou aqui a trabalhar e a garantir os recursos para a nossa vida, penso em ti e sinto-me aliviado, sei que num futuro próximo estaremos novamente juntos.
Estou a escrever para desejar Feliz Natal, para ti e para os teus pais. Que os festejos sejam alegres e que tenhas momentos de paz junto deles. Eu por aqui vou levando como quer o destino, lutando muito para conter a saudades, mantendo o rumo que eu mesmo determinei para mim.
Sinto o coração apertado toda vez em que penso que estamos voluntariamente separados. Sinto uma alegria triste, em face da distância que nos separa. Mas toda a emoção é válida, e quando estivermos juntos novamente, vamos saber que a saudade é um privilégio de quem ama.
Só tenho que dizer obrigado Deus, por me dar o amor de uma garota como tu. Sei que estás a sentir-te muito só, embora sem reclamar, sofres também a minha falta. Não penses que sou egoísta, que não me preocupo contigo, na verdade vivo apreensivo e sinto muito pela tua ausência.
Na data maior da cristandade, no aniversário do nascimento de Jesus, embora distante, estou reafirmando o meu amor.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor
da própria história. É ser capaz de encontrar um oásis no recôndito
da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si
mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para
receber uma crítica, mesmo que injusta.
É beijar os filhos, curtir os pais
e ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem.

É ter maturidade para falar: "Eu Errei".
É ter ousadia para dizer: "Me
Perdoe". É ter sensibilidade para confessar: "Eu Preciso De Você".

Me parece que podemos, com maior razão, distinguir o amor em função da estima que temos pelo que amamos, em comparação com nós mesmos. Porque quando estimamos o objecto do nosso amor menos que a nós mesmos, temos por ele apenas uma simples afeição; quando o estimamos tanto quanto a nós mesmos, a isso se chama amizade; e quando o estimamos mais, a paixão que temos pode ser denominada como devoção. Assim, podemos ter afeição por uma flor, por um pássaro, por um cavalo; porém, a menos que o nosso espírito seja muito desajustado, apenas por seres humanos podemos ter amizade. E de tal maneira eles são objeto dessa paixão que não há homem tão imperfeito que não possamos ter por ele uma amizade muito perfeita, quando pensamos que somos amados por ele e quando temos a alma verdadeiramente nobre e generosa.

Quanto à devoção, o seu principal objeto é sem dúvida a soberana divindade, da qual não poderíamos deixar de ser devotos quando a conhecemos como se deve conhecer. Mas também podemos ter devoção pelo nosso príncipe, pelo nosso país, pela nossa cidade, e mesmo por um homem particular quando o estimamos muito mais que a nós mesmos. Ora, a diferença que há entre esses três tipos de amor se manifesta principalmente pelos seus efeitos; pois, como em todos nos consideramos juntos e unidos à coisa amada, estamos sempre dispostos a abandonar a menor parte do todo que compomos com ela, para conservar a outra.
Isto nos leva, na simples afeição, a sempre nos preferirmos ao que amamos; e, na devoção, ao contrário, a preferirmos a coisa amada e não a nós mesmos, de tal forma que não hesitamos em morrer para a conservar. Frequentemente se viram exemplos disso, nos que se expuseram à morte certa para defender o seu príncipe ou a sua cidade, e mesmo às vezes pessoas particulares às quais se tinham devotado por inteiro.

René Descartes

Semana passada levei meus filhos a um restaurante. Meu filho de seis anos perguntou se ele podia dar graças. Quando concordamos ele disse, – Deus é bom. Deus é maravilhoso. Obrigado pela comida. E eu ficarei ainda mais agradecido se mamãe nos der sorvete como sobremesa. E liberdade e justiça para todos! Amém!
Junto com as risadas dos outros clientes por perto, eu escutei uma mulher comentar, – É isso que está errado com esse país. As crianças de hoje não sabem nem como rezar. Pedir sorvete a Deus! Eu nunca vi isso!
Escutando isto, meu filho rebentou em lágrimas e me perguntou, – Eu fiz uma coisa errada?
Deus está zangado comigo?
Enquanto eu o abraçava e lhe assegurava que ele havia feito uma oração maravilhosa e que Deus com toda certeza não estava zangado com ele, um cavalheiro mais idoso se aproximou da mesa. Deu uma piscada para meu filho e disse: – Eu fiquei sabendo que Deus achou que foi uma grande oração.
– Mesmo? meu filho perguntou.
– Dou a minha palavra, o homem respondeu.
Então num sussurro teatral ele acrescentou (indicando a mulher cujo comentário havia desencadeado a coisa toda), – Que pena que ela nunca tenha pedido sorvete a Deus.
Às vezes, um pouco de sorvete faz bem para a alma.
Naturalmente, eu comprei sorvete para meus filhos no fim da refeição. Meu filho olhou fixamente para o seu por um momento e, então, fez algo de que me lembrarei o resto de minha vida.
Ele pegou o seu sundae e sem uma palavra, caminhou na direção da mulher e o colocou em frente a ela. Com um grande sorriso lhe disse, – Aqui, este é para você. Sorvete às vezes é bom para a alma. e a minha alma já está bastante boa.

Para que serve um amigo?
Para rachar a gasolina, emprestar a prancha, recomendar um disco, dar carona pra festa, passar cola, caminhar no shopping, segurar a barra...
Todas as alternativas estão corretas, porém isso não basta para guardar um amigo do lado esquerdo do peito.
Um amigo não racha apenas a gasolina: racha lembranças, crises de choro, experiências. Racha a culpa, racha segredos.
Um amigo não recomenda apenas um disco. Recomenda cautela, recomenda um emprego, recomenda um país.
Um amigo não dá carona apenas pra festa. Te leva para mundo dele, e topa conhecer o teu.
Um amigo não segura a barra, apenas. Segura a mão, a ausência, segura uma confissão, segura o tranco, o palavrão, segura o elevador.

Dúzias de amigos assim ninguém tem. Se tiver um (e às vezes ele pode ter até 4 patas), amém.

A gente lê muito adesivo em carro, em caminhão pelas ruas, né? Alguns são engraçados, outros trazem mensagens religiosas... Na maioria das vezes eu leio e esqueço.

Hoje eu estava vindo para cá e li no vidro de um carrão bonito, uma mensagem que me fez pensar e que eu queria dividir com vocês. A frase era assim:

"Nenhum sucesso profissional compensa um lar fracassado".

Eu acho que todo mundo tem que correr atrás do sonho, do sucesso profissional... A ambição, quando bem direcionada, é saudável, faz a gente feliz.

Mas tem gente que se envolve tanto com essa busca pelo sucesso, pela independência financeira, que acaba deixando coisas importantes de lado.

Então, não adianta nada a gente chegar lá em cima, no topo, se não tem base forte aqui embaixo pra nos sustentar. E a base de tudo é a casa da gente. E quando eu digo casa, eu quero dizer a família, os amigos e todas as pessoas envolvidas na nossa vida fora do trabalho.

Por isso, é importante ficar atento. No caminho em busca do sucesso, tenha o cuidado de plantar coisas boas. Faça amigos que lhe respeitem pelo que você é e não pelo que você tem. Cuide do seu amor com carinho.

E, mais importante de tudo: Esteja perto da família e torne-se indispensável dentro de casa. Faça de tudo para ter sucesso no trabalho. Mas lembre-se que, prestígio, poder, dinheiro... Tudo isso pode acabar um dia... Mas a casa da gente é pra sempre. Os filhos, os pais, os companheiros, os namorados, os amigos de verdade é que permanecem.

E quem tem isso, gente, tem todo o sucesso do mundo!

Ana Maria Braga

Todos os acontecimentos da vida guardam lições preciosas.
- Zíbia Gasparetto
Feliz Aniversário, afilhada!
Como sua madrinha, eu faço questão de te dar os parabéns e um abraço cheio de emoção!
Quando os seus pais me pediram para ser sua madrinha, eu senti o meu coração explodir de alegria.
E hoje, vendo como você cresceu e é uma mulher inteligente, educada, bonita, responsável e alegre, a minha alegria transborda!
Espero que você saiba aprender as mais importantes lições de todos os acontecimentos na sua vida!
Beijo!

Vocês estão construindo a família mais linda que conheço! Sou muito feliz por ter a nora e o filho mais encantadores e maravilhosos que algum dia pude desejar. E agora que vão ser pais, minha felicidade encontrou um nível mais elevado para viver!

Sinto que renasci, sabem? Saber que vem aí um bebê é como que repetir, de uma forma mais sábia, a educação e o apoio para um novo e poderoso amor que está nascendo! Agradeço por todas as coisas, meus queridos! Continuem assim, especiais!

Com frequência saudamos, damos a mão cordialmente, ou nos despedimos com um beijo ritual, porém raramente experimentamos "o abraço"
A emoção do abraço tem uma qualidade incomensurável. É a proximidade do outro, em um ato recíproco de dar e receber afeto. É o abraço uma matriz religiosa mais do que sexual. Leva-nos à fraternidade, a uma comunicação generosa, a uma consciência de pertencer a uma "Irmandade Universal".
O abraço é um meio supremo de perceber o outro, não só como um próximo, mas como um semelhante. Mediante o abraço é possível alcançar a fusão de duas identidades em uma identidade maior.
É fácil abraçar as pessoas estimadas e queridas, mas difícil um estranho. A afetividade é um estado de afinidades profunda entre os seres, capaz de originar sentimentos de amor, amizade, altruísmo, maternidade, paternidade, companheirismo, mas também sentimentos opostos como a ira, a insegurança, o ciúme.
A afetividade é um estado evolutivo superior que não está necessariamente ligado à sensibilidade e nem à inteligência. Pessoas inteligentes e sensíveis, podem não serem capazes de amar ou mesmo ter inconcebíveis níveis de violência.
Por isso, nestes "tempos" sugerisse que, para gradativamente, atingirmos esse nível de afetividade, esse estado evolutivo superior, comecemos a nos abraçar... Primeiro pais, irmãos, os amigos, parentes, depois os conhecidos... E assim por diante.
Só com muita afetividade, com muito amor pelo ser vivente pode-se conseguir um mundo melhor, menos exploração, menos fome, mais amor, e consequentemente mais VIDA!
Um grande abraço a nossa humanidade carente de amor e em especial a aqueles que lerem esse pequeno texto.

Um irmão pode ser a continuação de nós mesmos, como a nossa mão é a extensão de nosso braço.
Você é isso para mim, uma continuação do meu jeito de ser, de viver e de olhar o mundo.
Acho que conseguimos aprender o que nossos pais nos ensinaram com tanto amor.
Por isso mesmo, hoje comemoro com você o seu aniversário, como se fosse um pouco do meu.
Não quero com isso, roubar a sua vida, apenas dividir com você os momentos importantes, e por isso quis que você ouvisse essa mensagem no despertar do seu aniversário.
Você tem sido um irmão especial, maravilhoso, sempre presente e todas as preces que eu faço a Deus para protegê-lo ainda serão poucas.
Seu caminho haverá de ser sempre cheio de luz e a felicidade sua companheira do dia-a-dia. Quero que você seja sempre esse homem íntegro, forte e bondoso para ser sempre bem amado por todos.
Feliz Aniversário, te adoro muito.

Feliz dia das crianças! Hoje é dia de homenagear as crianças, as que ainda são, mas também as que já cresceram, pois um dia também foram crianças, e basta um pequeno esforço para recordar toda a mágica desse tempo.

Aos que hoje abandonaram essa criança ao passado, e se recusam a deixa-la regressar, eu digo que estão cometendo um terrível erro, pois crescer e amadurecer não deve significar ser sério, cínico e desapaixonado. E depois, não há nada melhor que por uma vida inteira carregar no coração o sonho e a ilusão de uma criança.

Hoje eu quero desejar um dia maravilhoso para todas as crianças que são o futuro deste país, lembrando a sua importância e que delas devemos cuidar, proteger e orientar. Mas quero também homenagear todos aqueles que através do tempo souberam manter a sua criança viva, e também a criança que todos nós fomos um dia.

Dinda Minha... Meus pais escolheram certo, pois não há no mundo uma madrinha melhor que a minha. Onde eu iria achar uma madrinha que faz papel de amiga, de irmã, de mãe, enfim, de tudo ao mesmo tempo?

Dinda, você é maravilhosa, em você eu encontro uma mistura de qualidades. Continue sempre essa tiazona, essa mãezona, pois assim vai ser mais fácil conquistar as coisas na sua vida.

Obrigada por ser minha protetora, e por fazer os papeis mais incríveis.
Eu te amo muito, e nunca quero te perder.

Queridos pais, enquanto muitos afirmam que o mundo está perdido e a maioria das pessoas demonstra falta de valores, vocês têm provado que há uma qualidade que ainda prevalece e merece nosso empenho: o amor.

Hoje vocês fazem cinquenta anos de um lindo casamento que resultou em uma família da qual me orgulho em pertencer. Vocês são um exemplo eu desejo que mais anos sejam acrescentados a essa união. Muitas felicidades!

Minha filha e meu genro, em breve receberão a maior de todas as bênçãos: um filho ou uma filha! Parabéns, meus queridos!

Meu coração transborda de alegria e emoção, pois vocês serão papais, mas eu serei avó. Por isso digo também obrigada, pois tornaram real um sonho durante muito tempo sonhado.

Sei que serão uns pais exemplares, pois o principal que é o amor, vocês têm de sobra. Mas peço a Deus que cubra de bênçãos todos vocês.

Desfrutem de cada instante, meus amores, e para o que precisarem já sabem que a vovó estará sempre disponível. Amo muito todos vocês!

A partir do momento que entendi o que realmente é o amor, passei a imaginar se era mesmo possível senti-lo de uma forma eterna, permanente, sem ser diminuído nem transformado. Tentava perceber se quando alguém dizia que amaria uma pessoa eternamente, tal sentimento poderia ser mesmo verdadeiro.

Então o tempo passou e aprendi que existem inúmeras formas de sentir o amor. Percebi que apesar da variação da intensidade, aquilo que sentimos pelos nossos pais, pelo animal de estimação ou mesmo pelo namorado, pode ser chamado de amor, mas o que muda é a relevância e o significado que cada um tem na sua vida.

Não devemos usar da hipocrisia e achar que amamos todas as pessoas do mesmo jeito, certamente existem aqueles que quando estão longe a falta é tão grande que chega a doer lá dentro do peito. Há outras que a dor não é tão grande assim e sobrevivemos muito bem com a sua ausência, mas isso não quer dizer que não há amor, apenas elas interferem na sua vida de maneiras diferentes.

Acredito que o amor eterno existe mesmo, que algumas pessoas passam pelas nossas vidas de uma forma tão intensa que o sentimento que temos por elas nunca será diminuído, muito menos esquecido. Só precisamos perceber quando esse sentimento nascer para não deixa-lo camuflado, pois seria inadmissível sentir um amor tão grande e não permitir que ele seja liberado.

Todo dia é um novo desafio a vencer. Desafios que, aos olhos de muitos, podem parecer tão simples e, para outros, tão complexos e insuperáveis.
Cada desafio nos ajuda a valorizar a nossa condição de humanos... Aceitar que temos direito a errar, aprender e superar – sem deixar que a luta diária se torne uma prisão.
Dinheiro não é tudo na vida e nem tudo tem preço.
É preciso resgatar a família e, de verdade, dedicar o tempo de que precisam nossos filhos, irmãos, esposas, maridos, mães, pais, avós...
Resgatar a verdadeira amizade, essa que não morre nunca, porque não tem compromisso nem laços e surge livre e espontânea, sem pedir nem exigir nada.
Resgatar a confiança das pessoas. Acreditar na palavra... Cultivar e propagar a honestidade.
Exigir o que é justo, fazer valer os seus direitos e respeitar os direitos dos outros.
Nunca foi tão necessário voltar a acreditar...
E não é só falar: É preciso assumir o compromisso pessoal de espalhar na sociedade um vírus e ver se, duma vez por todas, conseguimos uma mudança real para o Brasil que deixaremos aos nossos filhos e netos. Sabemos que o tempo é curto. Então é tempo de começar.

Com treze anos eu tinha asma e minha mãe me jogou dentro da piscina. E eu curei a minha asma. Aquilo foi uma coisa constante, ou seja, disciplina. Foi uma mistura de disciplina e estresse, muito bom, importantíssimo!
O segundo estresse foi quando eu tinha dezoito, quando os meus pais voltaram da Europa para o Brasil e eu continuei lá. A mesada que eu recebia não era suficiente para pagar as contas. Então eu fui vender seguros de porta em porta. Isso foi um aprendizado extraordinário. De novo, foi uma mistura de estresse e disciplina. Eu vejo que falta isso em muitos da classe média. Eu exponho meus próprios filhos ao estresse porque senão fica tudo muito fácil. Ninguém gosta de sair da zona de conforto. Faz a diferença vocês deixarem de lado o happy hour.
Quer ser diferente? Tem que trabalhar diferente. Tem que suar a camisa, sim.

Eike Batista

... O dia mais belo? Hoje.
... A coisa mais fácil? Equivocar-se.
... O maior obstáculo? O medo.
... O maior erro? Abandonar-se.
... A raiz de todos os males? O egoísmo.
... A distração mais bela? O trabalho.
... A pior derrota? O desalento.
... Os melhores professores? As crianças.
... A primeira necessidade? Comunicar-se.
... O que nos faz mais felizes? Ser útil aos demais.
... O maior mistério? A morte.
... O pior defeito? O mau humor.
... A pessoa mais perigosa? A mentirosa.
... O sentimento mais ruim? O rancor.
... O presente mais bonito? O perdão.
... O mais imprescindível? A oração.
... O caminho mais curto? O correto.
... A melhor sensação? A paz interior.
... O resguardo mais eficaz? O sorriso.
... O melhor remédio? O otimismo.
... A maior satisfação? O dever cumprido.
... A força mais potente do mundo? A fé.
... As pessoas mais necessárias? Os pais.
... A coisa mais bela de todas? O amor.

Vocês são tudo que preciso para ser feliz em minha vida! São meu exemplo de honra, de amo, de cuidado. Pais assim não existem como grão de areia; são raros.

Sinto uma grande alegria por poder dar minhas felicitações por suas bodas de ouro, por cinquenta anos de casamento. Foram fases de luta, de empenho, de suor, de nunca desistir e de união para construir o que de melhor existe no mundo: um lar com amor para vocês e seus filhos. Sejam felizes sempre!

Há beijo para tudo que é gosto.
Há beijo no rosto para filhos,
pais, amigos e conhecidos.
Há beijo selinho para
demonstrar mais carinho.
Há beijo roubado de amor revelado.
Há beijo estalado para
um amor recém conquistado.
Há beijo molhado para
amor já escaldado.
Há beijo choroso para
o amor acabado.
Há beijos secretos e
outros flagrados.
Há o primeiro e o último beijo
que para sempre serão recordados.
Há beijo de tudo que é jeito,
atrevido e desajeitado.
Há beijos com línguas entrelaçadas,
ou com dentes chocados.
Há beijo quente e beijo frio,
mas que causam arrepio.
Há beijo de verdade e beijo encenado.
Há beijo de tudo que é sabor,
mas beijo bom mesmo é beijo
dado com amor, seja lá como for!