Paciência - Mensagens

Conversando com um velho homem, um jovem desabafou:
– Há tanto tempo venho querendo conhecer uma garota e hoje, conseguindo falar-lhe por telefone, fiquei decepcionado. – Mas por que? Indagou o velho homem.
– Eu lhe perguntei timidamente como ela era e ela, rindo, respondeu: sou verde. – E por que a resposta o chocou?
– Ora, amigo, ela estava debochando de mim!
Ouvindo isso, o velho homem pôs-se a falar: – Meu jovem, você não entendeu que ela estava se comparando a uma árvore. – Árvore? Como assim?!?
– Menino, as mulheres são como as árvores: – Elas fincam raízes no solo dos nossos corações. – Têm paciência e capricho com o próprio crescimento. – Seus braços são poderosos e, ao abraçá-las, nossos espíritos recebem renovadas energias. – Elas amam e cuidam dos seus frutos, mesmo sabendo que um dia o mundo os levará para longe delas. – Outras – aquelas que não dão frutos – oferecem sua sombra àqueles que necessitam de descanso. – Quando açoitadas por fortes ventos da vida, elas emanam o perfume da força e da fé, acalmando-nos, por mais assustadora que seja a noite. – Sua seiva são as lágrimas de dor ou de alegria quando em presença do machado ofensor ou do regador daqueles que as amam. – Seus corações vão alto o suficiente para escutarem mais de perto os recados do céu. – Elas reverdecem as florestas dos homens, as ruas das cidades, as avenidas, os acostamentos de estradas e as beiras de rios. – Elas entendem o canto dos passarinhos e, mais do que ninguém, elas valorizam e protegem seus ninhos. – Suportam melhor a solidão e as vicissitudes que a Vida às vezes nos impõe. – No mundo, elas nascem em maior número para que o verde da esperança jamais empalideça. – Meu menino, todas as mulheres são árvores, todas as mulheres são verdes."
Ao final desse relato, refletiu o rapaz: – Eu tenho um triste jardim no peito: nele está faltando uma árvore.
E correu para o telefone mais próximo...

Um pássaro, mesmo sabendo voar, às vezes fere uma asa e precisa andar até a asa se recuperar para que o céu volte a ganhar.

Uma árvore, mesmo sem sair do lugar, às vezes tem um galho rompido pelo vento e precisa esperar para que em breve possa voltar a florescer.

Uma bailarina, mesmo sabendo rodopiar e saltar, às vezes tem um pezinho magoado e precisa por um tempo as sapatilhas aposentar.

Uma criança, mesmo tendo toda a energia, às vezes precisa parar para poder as baterias recarregar.

Há horas em que é preciso parar um pouquinho para se recuperar, é preciso ter paciência para reflorescer, e voltar a pular e rodopiar.

Desejo a você as melhoras e que logo, logo possa voltar a correr e brincar livremente! Fique bem!

A vida nem sempre é um mar de rosas. Mesmo para quem tudo parece estar no devido lugar, há momentos em que o caos se instala, sem que seja possível explicar como tudo aconteceu. O fato, é que a vida nos prega surpresas e quando menos percebemos, alguns acontecimentos podem mudar a nossa vida...

Nesses momentos, as coisas podem parecer confusas para você, a vida pode parecer complicada, os caminhos podem parecer tortuosos demais para seguir adiante, mas você sabe que nem sempre foi assim. Tenha paciência, tenham calma, respire fundo e não se desanime.

Não se deixe abater por uma fase ruim, não se entregue. Você é capaz de mudar tudo. Erga a cabeça, olhe pra frente, mire o horizonte. Você vai ver que estes obstáculos que parecem ser tão grandes são na verdade muito pequenos diante de todas as possibilidades que a vida tem para lhe oferecer.

Quando se sentir triste, confusa e desanimada, lembre de tudo que já viveu, das coisas boas e más, de tudo que já enfrentou na vida e de tudo que conquistou. Valorize o seu percurso de vida, as suas experiências, os seus conhecimentos e saberes. Lembre-se dos seus sonhos e dos seus objetivos. Mantenha a mente clara e calma, e siga em frente. Não se deixe desanimar nunca!

São uma tristeza e uma saudade infinitas as que ficam depois que dizemos o último adeus a uma mãe querida. A minha se foi, cedo demais, e junto com ela levou uma grande parte de mim! Comigo ficou a saudade, e um buraco no coração, um lugar vazio físico e metafísico, uma carência que companhia ou carinho alguns jamais sanarão.

As recordações do seu amor, da sua paciência, dos momentos vividos em conjunto, povoam meu pensamento, me empurrando ainda mais forte contra os braços terríveis dessa saudade incurável!

Mamãe querida, você se foi, seu corpo desistiu da sua alma maravilhosa, da sua sublime essência, mas para sempre você viverá através de mim. Eu te amo, eu para sempre te amarei! Enquanto meu corpo não desistir de mim, eu viverei para honrar você, na saudade de você, todos os dias recordando você!

É tão difícil compreender as emoções quando se rompe uma relação. Às vezes, temos certeza que tudo passou e de repente tudo volta. Como definir se o que sentimos é amor ou não é? Se é saudade ou solidão? Tristeza ou decepção? Posse ou desejo? Perda. Quando se perde um grande amor, muitas dúvidas emergem sob o fundo do sofrimento. Para alguns é um momento de intenso crescimento. Muito se pode aprender, uma aprendizagem que nos faz humildes diante da própria fragilidade.

Deparamo-nos com o que é a dor, a impotência diante dos sentimentos, a paciência necessária para esperar passar, pois a dor de amor não passa na velocidade da net, do gigas, dos chips, e o tempo que isso leva é indeterminado, é pessoal e singular.

Aceitar os altos e baixos, os enganos, os tropeços, as dúvidas, a falta de controle. Aceitar a não certeza, o não acesso ao que o outro sente e pensa, a incoerência do humano, a fraqueza, o medo, a culpa, o erro que não tem concerto, a marca da mentira e o que fazer com tudo isso?

O tempo não volta e as coisas não se apagam, por amor que tentamos, mas nada vai permanecer do jeito que está. A incerteza do futuro corrói, o medo do que virá, a ansiedade pelo novo e desconhecido, a prisão do passado, do familiar, que falta faz, será abstinência? Temos sim abstinência do outro a quem amamos e perdemos, somos forçados a esquecer quando ainda, ainda não estávamos preparados.

O choro que insiste em voltar, a vida que segue, e o tempo que insiste em passar, a confusão que não consegue chegar ao fim, tempos distintos, tempos diversos, tempo de cada um. Amor perdido, amor doído, amor esquecido, quando? Quando você está preparado para correr o risco de passar por tudo isso de novo e lembrar da abundância de felicidade num coração que ama, e é também amado...

Priscila Lima e Melissa Coutinho

Difícil é amar quando alguma coisa dá errado. Quando a casa está uma bagunça, quando as contas começam a crescer e o dinheiro diminuir, quando qualquer palavra vira ofensa, quando um silêncio se transforma em dúvida. Quando sobram palavras entaladas na garganta, quando falta um gesto que era pra ter marcado presença, quando o beijo é rápido, o olhar é vazio, o abraço é curto, as promessas falham. Quando o zíper da mala fecha e você não vai. Quando você espera por algo que nunca vem. Quando as expectativas começam a te sufocar. Quando os olhos ficam marejados ao lembrar do que podia ter acontecido, mas não aconteceu. Quando a porta bate, o tom de voz aumenta, a paciência se esgota, o humor não faz mais rir.

Aprendi...
ter paciência, mostrar amor da forma mais simples, e com a doçura e inocência de uma criança,
sorrir,
fazer careta,
dançar na chuva,
dividir uma bala,
Ser a primeira pessoa do dia a desejar uma bela manhã,
Fazer-se presente,
Procurar descobrir e desvendar os segredos, gostos, medos, sonhos... Afinal, a outra pessoa faz parte de você!
E, que nos momentos de estresse, de tensão, devemos nos calar para não ferir, sem intenção, a quem zelamos e temos grande apreço!
Enfim, aprendi que sempre, por mais difícil que seja, devo sempre dar o melhor de mim, acreditar, construir novos sonhos, compartilhar, e, se não der certo, a amizade continua, o carinho fica, feridas são fechadas; e sempre tendo a certeza que pessoas vão e vêm, mas levam consigo um pouco de nós e guardamos o que melhor nos marcou!
Assim eu vivo, caio, levanto, aprendo, passo, tento, não desisto e amo.
Oportunidades são únicas! Ninguém nos fará sofrer da mesma maneira, de tal maneira, ninguém nos amará da mesma forma!
Sou uma eterna aprendiz!

Esperar, esperar e esperar.
Desde pequeno aprendi a conjugar fielmente esse verbo.
Acredito que todos o relaciona com paciência, não sei se de fato é isso.
Sei somente que a ação da espera me deixa perdido, ansioso, angustiado e aflito.
Não admiro essas sensações, pois de tanto esperar começo
a questionar-me de tudo que me cerca.
Principalmente das coisas que me motivam.
E isso não é bom.
Ao escrever isso, lembro-me do trecho
de uma música que aborda muito bem esse tema:
"Espera no senhor, mesmo quando a vida pedir de ti mais do que podes dar,
e o cansaço já fizer teu passo vacilar.
Espera no senhor, mesmo se a solidão teu peito machucar
e te der vontade de ir embora e tudo abandonar".
Linda letra.
Sempre que a ouço percebo que tudo o que aprendi,
todo o tempo que esperei não foi em vão.
Incrível a revelação de DEUS através das palavras tatuadas em uma simples melodia.
E é assim que devo me convencer da ação do Criador sobre as minhas esperas.
Pois na velocidade de uma mão escrevendo um texto e na perfeição dos acordes inseridos em uma música, Ele se manifesta mudando o rumo da conclusão de uma história.

Nenhuma manhã, sem entusiasmo...
Nenhum trabalho, sem amor...
Nenhuma alegria, sem sinceridade...
Nenhuma falta, sem arrependimento...
Nenhuma dor, sem paciência e crescimento...
Nenhum lugar, sem presença de Deus...
Nenhuma ofensa, sem perdoar de coração...
Nenhuma refeição, sem agradecimento...
Nenhum divertimento bom, sem limite...
Nenhuma noite, sem exame de consciência...
Nenhum dia, sem progresso espiritual...
Nenhum amor, sem o amor próprio...

Nem sempre conseguimos silenciar as aflições para ouvir o nosso coração. Algumas vezes, é verdade, ele nos faz tropeçar, nos faz agir por impulso. Mas também é verdade que outras vezes não sabemos interpretar aquilo que ele quer nos dizer. Para ouvir o coração é preciso ser sincero consigo mesmo, é preciso ser honesto com as intenções.

O coração, muitas vezes, é mais sábio do que a razão. Há coisas que somente são compreendidas através dos sentimentos, e o órgão dos sentimentos é o coração. Você pode até tentar ignorá-lo, mas ele vai bater mais forte, até você lhe dar atenção. Mas para entender o coração, é preciso ter calma e paciência, é preciso, às vezes, calar a consciência.

Quando se sentir inquieto, confuso, silencie-se. Respire fundo. Entre em sintonia com o seu coração, concentre-se nas suas batidas. Só você sabe quais são as suas inquietações, por isso, só você pode entender o que lhe diz o seu coração.

Escute o seu coração. Depois, conte à razão o que ele lhe falou e tente entrar em um acordo.

Meu amor, minha amada esposa, mulher forte e corajosa, mãe carinhosa e dedicada. Em você se concentra o verdadeiro e mais profundo significado do que é ser mãe! Pois ser mãe é ser como você, e ter no corpo todo o encanto da criação, no ventre gerar vida, no coração amor infinito.

Ser mãe é ter como você, um coração tão grande quanto todos os oceanos multiplicados até ao infinito, uma paciência do tamanho do universo, e um sorriso permanente que acalma e conforta. Ser mãe é ser como você, sublime essência de proteção, amor incondicional e carinho que nunca esgotam.

Você está sempre presente, incansável, constante. Você sabe se impor quando é necessário, dar sem nunca exigir de volta. Você é mulher de infinitos encantos e fortalezas; esposa carinhosa e dedicada; mãe maravilhosa, protetora, atenta, exemplar. Você é aquela que melhor sabe honrar todos os nomes onde cabe o seu!

Querido professor, agora que nos preparamos para ir para a faculdade chegou a hora de nos despedirmos de você, algo que nos desperta alguma tristeza. Todos nós, seus alunos, sentiremos a sua falta, pois nunca houve professor que se igualasse a você.

Tanto as suas aulas como sua sabedoria imensa e paciência tão paternal, deixarão muita saudade! A paixão e dedicação que colocava no ensinamento de cada matéria, sempre foi motivação segura para a nossa aprendizagem.

Sua retidão como profissional e pessoa sempre nos serviram de inspiração. Saiba que agora que nossos caminhos se descruzam, e de hoje em diante, faremos tudo para honrar os seus ensinamentos. Um até breve, querido professor!

Estimado chefe, hoje quero lhe dedicar estas palavras de agradecimento, pois sinto que devo muito a você e nem sempre consigo expressar isso com justiça.

Você me deu uma oportunidade quando eu mais precisei, acreditou em mim e nas minhas capacidades, e por tudo isso lhe agradeço. Mas agradeço também por tudo que me ensinou, pela paciência que demonstrou no início e por nunca ter desistido de mim. Você é o melhor chefe do mundo, e para sempre terá minha gratidão!

1 copo cheio de romance
1 pitada de humor
2 colheres cheias de alegria
1 litro de compatibilidade
3 colheres de sopa de confiança
1 copo de respeito
3
4 copo de paciência.

Amor não acaba. Filmes acabam, balas acabam, dias acabam, beijos acabam, noites acabam, chocolate acaba, o assunto acaba, a paciência acaba, a vontade acaba – desejo diminui. Mas o amor não. Ele entra em coma, fica fraco, doente e, se for o caso, morre. Amor não é um sentimento, um fato, um objeto. Amor é uma vida, é algo que sai da compreensão humana, científica, racional. Amor não começa e acaba. Amor nasce e morre.

Quando o nosso coração é abençoado pela luz de Deus, a nossa vida está sempre iluminada e os nossos passos são sempre guiados para o caminho do bem.

Deus é amor, é paz, é força. Confie a sua vida ao Senhor e ele nunca lhe abandonará. Alimente a sua fé, e o seu coração nunca será tomado pelo desespero, por mais difíceis que sejam os desafios que apareçam no seu percurso.

Quem planta Deus no coração, aprende a semear a bondade, a humildade, a paciência, e a compaixão. Ame a Deus acima de todas as coisas, e esse amor voltará para a sua vida, e assim será capaz de amar ao próximo.

É o amor de Deus que nos une no mundo, é só o amor de Deus que é capaz de combater o mal em nós e em tudo que nos cerca. Tenha fé em Deus, tenha Deus no seu coração!

Hoje é meu dever lembrar um dia de grande importância em nossas vidas: o dia do nosso casamento. Mas lembrar esse momento é mais que obrigação, é uma oportunidade maravilhosa de recordar o momento mais especial e apaixonante que já vivi. Estamos de parabéns por mais um ano de casamento, por conseguirmos uma união forte que nos trouxe até estas bodas de papel.

O primeiro ano de casados requer adaptação, paciência e compreensão. São novas rotinas que precisam ser assimiladas junto de alguém com quem nunca compartilhamos o mesmo espaço. É um verdadeiro desafio aprender a viver como casal, mas felizmente tive a sorte de encontrar um homem que sabe como fazer de mim uma mulher feliz dia após dia.

Agradecer é pouco para retribuir tudo que você me dá. Por isso, quero dedicar todas as minhas forças e todo meu amor para que também se sinta completo comigo. É meu desejo caminhar ao seu lado e fazer com que esta nossa história jamais tenha fim. Eu e você, juntos para sempre!

Chegar aos cinquenta anos de casados é algo verdadeiramente significativo, pois não é qualquer casal que consegue tamanho feito. Parabéns aos dois!

Vocês são um exemplo para todos, pois souberam superar todos os obstáculos que surgiram durante esses cinquenta anos.

Jamais desistiram um do outro, e com paciência, amizade, companheirismo e muito amor, seguem juntos e assim será por muitos mais anos.

Muitas felicidades e celebrem essa data tão linda e importante, lembrando todos os dias o amor e a cumplicidade da sua união!

Minha mãe, minha amiga, certeza de conforto, companhia, apoio e amor incondicionais. Hoje eu quero lhe agradecer por tudo que você representa para mim, por tudo que já fez e faz por mim.

Pela vida que me deu, obrigada! Gerada no seu corpo, criada e nutrida nos seus braços e coração enormes e de infindável carinho, paciência e amor, sei ser a filha mais abençoada que existe no mundo.

Pela educação, por toda a atenção e dedicação que você me devotou, obrigada! Sou a pessoa que sou graças a você, e principalmente graças ao seu inestimável exemplo como mulher e mãe.

Pela amizade que juntas compartilhamos, obrigada! Você é a minha melhor amiga, uma amiga em quem sei poder confiar plenamente e que apenas quer o meu bem, a minha felicidade.

Mãe, você é especial, uma inspiração e um orgulho. Você é uma amiga maravilhosa, uma mulher incrível e eu a amo muito! Obrigada mãe, por fazer de mim a filha mais afortunada e feliz do mundo!

Mãe gera com o corpo,
Nutre e cuida com o coração.
Mãe é amiga em hora boa,
Protetora permanente,
Preocupação constante.

Mãe sabe pintar sorrisos,
Enxugar lágrimas.
Mãe é colo de infinita capacidade,
Peito de inabalável paciência,
Sorriso e lágrima de empatia e carinho.

Mãe é expressão criativa da natureza,
E na essência transporta
o que há de mais divino.
Mãe é vida, é sustento do mundo,
Pois no ventre carrega a mágica da criação.
Mãe é amor incondicional,
Que vive eterno e profundo
no seu enorme coração.

Uma nova etapa está começando para vocês que agora se casaram. Iniciam uma vida em conjunto, serão sonhos compartilhados, batalhas que juntos travarão, aventuras que juntos viverão. A vocês eu desejo toda a felicidade do mundo!

Que de hoje em diante saibam sempre caminhar lado a lado, que possam construir o lar e a família que juntos sonham. Que no seu casamento nunca falte a amizade, a paciência, o companheirismo e o amor, e que na sua casa reinem a paz e a harmonia!

Um bom professor deixa em cada um dos seus alunos uma marca indestrutível, um pedacinho do seu 'eu', da sua sabedoria, que não atrapalha, que muitas vezes não se consegue rastrear até ele, mas que está lá e cresce e evoluí com cada um dos alunos.

Esse bom professor é você, e por isso mesmo chega esta inevitável melancolia por saber que você se vai aposentar. Obrigado por tudo, professor!

A você, ao maravilhoso profissional e pessoa que você é e sempre foi, à sua infinita paciência, ao seu carisma, à sua sabedoria, muito obrigado. Esta é uma homenagem em forma de agradecimento que todos os que passaram pela sua vida profissional lhe quereriam prestar.

Agora se abre uma nova etapa na sua vida, e ninguém mereceu mais este descanso do que você, mas ficará para sempre a saudade de um professor que jamais será possível substituir. Obrigado por tudo, professor!