Vocês são os melhores do mundo, os amigos mais puros, os donos do meu coração! Na verdade, a vida me ensinou que só existe um gênero de amizade: a verdadeira.
E por essa razão consigo decifrar as atitudes que determinam o caráter de algumas pessoas. Felizmente tenho as mais especiais do meu lado. E vocês, meus verdadeiros amigos, são a razão de minha vida ser tão colorida e especial!
Fora da caridade não há salvação
Estes princípios, para mim, não são apenas uma teoria, eu os coloco em prática; faço o bem tanto quanto o permite a minha posição; presto serviço quando posso; os pobres jamais foram rejeitados em minha casa, ou tratados com dureza; a todo momento não foram sempre recebidos com a mesma benevolência?
Jamais lamentei meus passos e minhas diligências para prestar serviço; pais de família não saíram da prisão pelos meus cuidados? Certamente não me cabe fazer o inventário do bem que pude fazer; mas, num momento em que parece tudo esquecer-se, é-me muito permitido, creio, chamar à minha lembrança que a minha consciência me diz que não fiz mal a ninguém, que fiz todo o bem que pude, e isso o repito sem pedir conta da opinião; sob esse aspecto, a minha consciência está tranquila e de alguma ingratidão com a qual pude ser pago, em mais de uma ocasião, isso não poderia ser para mim um motivo para deixar de fazê-lo; a ingratidão é uma das imperfeições da Humanidade, e como nenhum de nós está isento de censuras, é preciso saber passar aos outros pelo que se nos passa a nós mesmos, a fim de que se possa dizer, como J. C.: "que aquele que está sem pecado, lhe atire a primeira pedra."
Continuarei, pois, a fazer todo o bem que puder, mesmo aos meus inimigos, porque o ódio não me cega; e eu lhes estenderia sempre a mão para tirá-los de um precipício, se a ocasião disso se apresentasse.
Eis como entendo a caridade cristã; compreendo uma religião que nos ordena retribuir o mal com o bem, com mais forte razão restituir o bem pelo bem. Mas não compreenderia jamais a que nos prescrevesse retribuir o mal com o mal.
Allan Kardec
Transforme dias difíceis em dias de vitória! Vire rostos fechados em rostos de felicidade. Conquiste alegria com abraços, ofereça seu afago sem medo, sem receio! Essa é sua arma! Essa é sua chance de brilhar!
O abraço deve ser oferecido, ele representa mudança no mundo, ele é sinônimo de calor. Ele, o abraço, é capaz de mover mundos, de jogar fora tristezas, de rasgar céus que são de ninguém. Abrace hoje! Abrace muito!
Quando achar que já não é capaz de suportar e seguir em frente, faça uma pausa. Pare, respire fundo, e descanse antes de prosseguir. Cabeça cheia, coração confuso e pés cansados não vão lhe levar a lugar algum.
Não basta ter força, é preciso saber exatamente aonde se quer chegar, e ter a convicção de que o futuro realmente vale a pena. Muitas vezes, é preciso ter mais forças para desistir do que para continuar, pois mudar de caminho exige muita coragem!
Ter força é saber cair, se levantar, e recomeçar. E nós só sabemos a força que temos, quando caímos e precisamos usá-la. Nós só sabemos do que somos capazes quando a vida nos coloca diante de obstáculos.
Ainda que muitas vezes os desafios nos façam temer e fraquejar, é preciso buscar força dentro de nós. A vontade de superar, de viver e de ser feliz deve sempre ser maior do que qualquer adversário.
Quem me dará a mão
Quando do mundo não restar nada...
Quem mostrará a luz
Quando meus olhos estiverem
Cansados da escuridão...
Quem me trará a água
Quando minha boca
Estiver seca de sede...
Quem me mostrará a esperança
Quando meu mundo estiver
Tomado de desilusões...
Quem irá me ouvir
E me dar bons conselhos
Quando o mundo se fizer de surdo e se calar...
Quem irá atender ao telefone
Quando minhas mãos tremerem ao discar o número...
Quem irá ouvir meus gritos de socorro
E virá me socorrer...
Somos fiéis a uma amizade
Poderemos estar no abismo
Mas jamais soltaremos as mãos.
Mãos unidas por um forte laço
Chamado AMIZADE
Dois Amigos,
Duas Almas
Seguindo
Um Mesmo Caminho.