Mensagens de Inveja

Uma Águia, saindo do seu ninho no alto de um penhasco, num fulminante voo rasante e certeiro, capturou uma ovelha e a levou presa às suas fortes e afiadas garras.

Uma Gralha, que a tudo testemunhara, tomada de inveja, decidiu que poderia fazer a mesma coisa.

Ela então voou para alto e tomou impulso. Então, com grande velocidade, atirou-se sobre uma Ovelha com a intenção de também carregá-la presa às suas garras.

Ocorre que suas garras, pequenas e fracas, acabaram por ficar embaraçadas no espesso manto de lã do animal, e isso a impediu inclusive de soltar-se, embora o tentasse com todas as suas forças.

O Pastor das ovelhas, vendo o que estava acontecendo, capturou-a. Feito isso, cortou suas penas, de modo que não pudesse mais voar.

À noite a levou para casa e entregou como brinquedo para seus filhos.

"Que pássaro engraçado é esse?", perguntou um deles.

"Ele é uma Gralha meus filhos. Mas se você lhe perguntar, ele dirá que é uma Águia."

Moral da História:
Não devemos permitir que a ambição nos conduza para além dos nossos limites.

Pai eu venho pedir em oração que o Senho tire a inveja dos meus caminhos, não tire as pessoas, mas a inveja das pessoas, ou até mesmo minha, se porventura sem saber estou com esse mal.

Nesta hora vou usar a autoridade que o Senhor me deu pela fé!
E digo a todo o mal que tenta se infiltrar em minha vida através de uma inveja!
Saia agora! Em nome de Jesus!

Inveja sai agora ! A inveja que tenta me fazer andar para trás! Trazendo, amarração, tristeza, e até mesmo doenças!

Inveja eu digo a você, vai embora! Agora dos meus caminhos! Em nome de Jesus Cristo!

Desde, já Pai, muito obrigado pela graça alcançada através desta oração!

Amém, e Amém

Pr. André Clébio

Infelizmente a inveja é algo muito comum, e também no local de trabalho ela aparece, pois tem o péssimo hábito de incomodar seja em que circunstâncias for.

Pessoas mesquinhas invejam por tudo e por nada, mas principalmente quando o sucesso bate na porta de alguém. Então se você sofre com a inveja no trabalho é porque está se dando bem. Mas não permita que isso incomode ou desestabilize você ou sua paz.

Seja mais forte e melhor que essa gente e ignore. Continue se concentrando no trabalho, dando o exemplo e talvez eles percebam que a única forma de alcançar o sucesso é através do trabalho duro, e não de fofocas e invejas.

O homem que não tiver virtude própria sempre invejará a virtude dos outros. A razão disso é que a alma humana se nutre do bem próprio ou do mal alheio, e aquela que carece de um, aspira a obter o outro, e aquele que está longe de esperar obter méritos de outrem, procurará se nivelar com ele, destruindo a sua fortuna.
As pessoas que são curiosas e indiscretas são geralmente invejosas; porque conhecer muito a respeito da vida alheia não pode resultar do que concerne os próprios negócios. Isso deve provir, portanto, de tomar uma espécie de prazer teatral a admirar a fortuna dos outros. Aliás, quem não se ocupa senão dos próprios negócios não encontra matéria para invejas. Porque a inveja é uma paixão calaceira, isto é, passeia pelas ruas e não fica em casa.

Francis Bacon

Vivo de bem com a vida o suficiente para não me preocupar minimamente com as fofocas das pessoas invejas. Sei que elas agem dessa forma apenas por frustração e isso só me dá pena, na verdade.

Digam o que disserem e independentemente das críticas que fizerem eu continuarei sendo quem sou. Talvez isso custe muito a todos os falsos que tentam denegrir minha imagem, mas pode ser que ao olharem para mim aprendam alguma coisa do meu caráter.

Sabe... hoje em dia não me incomodo mais com alfinetadas, indiretas, grosserias, palavras distorcidas, invejas, e esse montão de sentimentos contrários ao que eu acredito...
Tudo isso é um grande aprendizado, me coloca pra frente, me faz melhor... Cada um tem o seu caminho... Cada um recebe de acordo com suas escolhas...
Não perco mais o meu tempo tentando fazer entender que não quero briga, que não quero problemas, pelo contrário, a vida é preciosa demais pra viver de picuinhas, de sentimentos baixos. Prefiro resolver, prefiro entender, prefiro colocar pra frente...
É realmente chato quando percebemos um mal, mas me alivia saber que este mal não está em mim; porque eu faço tudo pelo melhor, para o bem...

Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.
Uma das fraquezas da mente que mais acometem-nos é o desânimo. Há pessoas que têm planos, sonhos muitos dos quais muito bons e nobres mas que, ao primeiro percalço, simplesmente desistem.
Mas, o que você faz para motivar-se? Fica vendo as últimas tragédias policiais na TV? Lê tudo que é previsão do fim do mundo e comentários da maldade humana? Qual foi o último pensador construtivo que você leu?
A primeira coisa a fazer é livrar-se dos entulhos mentais que abocanham a vontade e a criatividade: ociosidade, preguiça, incredulidade, complexo de inferioridade e pessimismo.
Automotivação é essencial para prosseguirmos em nossos objetivos. Você quer ser seu próprio patrão? Parabéns! Mas quais seus recursos e convicções, quando chegarem as exigências que esta nobre aspiração lhe exigirão?
Você quer uma promoção? Ótimo! Mas se seus motivos são meramente o de ostentar poder, status ou mais dinheiro, faltar-lhe-á as armas morais que todo verdadeiro líder deve possuir, quando tiver que enfrentar críticas, invejas e outros obstáculos inerentes à liderança.
Afinal, para onde levarão suas convicções? Se você não as tem, para lugar nenhum, ou melhor, para o fracasso!
Se você crê que pode ser útil à humanidade, que Deus lhe fez especial e único, que pode contribuir com seus semelhantes, então reflita:
1. O único derrotado é aquele que desistiu de lutar.
2. Motivação não se acha, se faz.
3. Por mais limitados que sejamos, precisamos da convicção de que fazemos diferença, para melhor, neste mundo.
4. Para alcançar grandes sonhos, não podemos dispensar as forças do amor, da fé, da esperança e juntarmos a elas a perseverança e diligência contínuas.
5. Não é só no trabalho profissional que encontramos grandes possibilidades de realizações. Seja voluntário em uma causa nobre, você certamente encontrará novos desafios!
6. Pare de ler mediocridades e concentre-se em absorver os pensamentos daqueles que mudaram (para melhor), o mundo.

Não estou aqui para, julgar ninguém, mas sim para tentar fazer o bem. Por isso, quero lhes pedir que você nunca deixe de fazer algumas dessas coisas que vou citar:
Nunca deixes de fazer o bem a quem merece, estando esse em tuas a capacidade de fazê-lo.
Nunca maquines o mal par o teu próximo, pois isso pode se voltar contra ti.
Nunca tenhas inveja de quem é violento, pois é ele quem tem inveja de ti.
Nunca abandones teus inimigos, ame-os, e ele te protegerá.
Nuca deixes a caridade apartasses dos teus olhos, guarde-as no intimo do teu coração, se isto te envergonhas, se não, então a demonstre-a.
E nunca, nunca deixes de amar, mesmo que acha dor e solidão, não maltrate teu coração.

A inveja é coisa de gente pequena, de gente que não vive bem com sucesso de outras pessoas. Você é minha grande desilusão! Julgava ter uma amiga, sabe? Acontece que você foi falsa e mesquinha, porque nunca se importou verdadeiramente comigo.

Na verdade, seu ciúme demonstra o quanto sua personalidade é triste. É que amiga não tem inveja, não conhece malvadez. Amizade é cumplicidade e satisfação com a felicidade e conquista do outro. Você é uma falsa amiga, contudo torço por seu bem-estar.

A inveja é o animal mais feroz que existe! Ela machuca; ela morde, ela deixa marca e retira o dom do sorriso perante a vida.

Amigas! Amigas invejosas, por que não descobrem o amor-próprio? A auto-estima? Por que motivo não se alegram com a alegria das outras pessoas? Vocês vão ser melhores pessoas no dia que se amarem e amarem os outros sem preconceito, sem inveja! Mudem, sejam melhores!

Não existe alegria na inveja nem felicidade em viver a vida das outras pessoas. Me desculpe, amiga, mas você está ultrapassando o limite do razoável. Por favor, se liga!

Você tem tudo para ser feliz, para se orgulhar do que vê quando olha no espelho, mas não, parece que a inveja – sentimento tão mesquinho, é mais forte que o amor que vive em seu coração.

Sim, porque ele toma conta do seu jeito de viver e isso é mau, é negativo e fecha todas as portas à paz e ao amor-próprio! Por favor, amiga, seja feliz de verdade!

Tem gente que não sabe ser feliz, que fica olhando os outros e o que é dos outros pelo canto do olho. Tem gente que veste sorriso falso, só fala palavra venenosa e tem o coração, não vermelho, mas verde de inveja.

Infelizmente todos nós já tivemos o azar de encontrar pessoas assim, pessoas que ao invés de ficar feliz com a conquista alheia, se sente diminuída por ela. O melhor a fazer é se afastar de gente que apenas carrega inveja e infelicidade no coração, desejando o melhor para essa pessoa, e que ela encontre o caminho da humildade e da gratidão.

A inveja está por todo lado. Parece uma doença contagiosa cada vez mais comum. As pessoas preferem criticar o seu próximo, em vez de estarem concentradas na sua própria vida. Pior que isso, os invejosos já não conseguem sequer observar em silêncio e sentem sempre necessidade de fofoca..

Não vou perder mais tempo me preocupando com o que falam de mim. A inveja que permaneça com quem a tem, que eu seguirei meu caminho sem dar justificações.

Ninguém vai substituir seu pai. Ninguém! Não precisa prolongar esse ciúme, essa inveja que está sentindo de seu padrasto. Além disso, meu coração tem um só nome, filha: o seu. É por isso que também ninguém vai tomar seu lugar!

Simplesmente preciso viver, sabe? Preciso ser feliz e ele completa minha carência, meu sentimento de mulher. Não tenha medo e principalmente jogue fora qualquer inveja que impossibilite seu bem-estar.

Sua inveja está destruindo nosso bem-estar! Não aguento mais escutar algumas coisas. E começo questionando se você também fala mal de mim nas minhas costas. Não esperava isso do seu caráter!

Você sempre foi uma pessoa muito querida, cheia de energia positiva e extremamente confiante. É por isso que não entendo o motivo de tanta inveja, de tanta soberba, de tanta avareza! Por favor, se liga! Viva sua vida e pare de dar atenção a quem está passando ao seu lado.

Perda de tempo
esforço a mais, em vão,
vendavais...
ódio mudo
contra-mão,
vento
que derruba tudo
ao chão.

Inveja é
luta desperdiçada
que arrebata o próprio vigor,
impedindo momentos
risonhos... amor.
A inveja puxa a vida
pra trás,
deturpa, divide,
produz tormentos,
ativa a ferida,
ainda mais,
acende lamentos,
tira a paz.

Ivone Boechat

Não há algo pior que inveja entre amigas! Na verdade, toda a inveja é suja, está repleta de avareza e de todos os outros sentimentos negativos e escuros. Sentimentos que não permitem que se caminhe livremente.

Acontece que entre amigas é pior ainda, aliás, isso é coisa que nem deveria existir na em uma relação assim. É que amizade é um sentimento puro onde só existe espaço para o bem e a felicidade. Eu vivo torcendo pela felicidade de todas as pessoas!

Eu sei o que você está passando! Não é fácil. É duro, difícil de aceitar! Toda essa inveja de que você está sendo alvo é sinal que as pessoas são capazes de todas as proezas, minha amiga.

Você tem tanto de maravilhoso que há sempre alguém com alergia ao sucesso e à felicidade alheia! Na verdade, nem todas as pessoas são capazes de sorrir perante seu sorriso, sua alegria. Isso é triste, mas é a vida real. Levante a cabeça e prossiga seu caminho sem olhar para ciúme ou inveja. Beijo!

O Buda estava um dia no jardim de Anathapindika, na cidade de Jetavana, quando lhe apareceu um Deva (espírito da natureza) em figura de brâmane e vestido de hábitos brancos como a neve, e entre ambos se estabeleceu o seguinte "duelo":

O Deva: - Qual é a espada mais cortante?
Ao que Buda respondeu:
- A palavra raivosa é a espada mais cortante.

- Qual é o maior veneno?
- A inveja é o mais mortal veneno.

- Qual é o fogo mais ardente?
- A luxúria.

- Qual é a noite mais escura?
- A ignorância.

- Quem obtém a maior recompensa?
- Quem dá sem desejo de receber é quem mais ganha.

- Quem sofre a maior perda?
- Quem recebe de outro sem devolver nada é o que mais perde.

- Qual é a armadura mais impenetrável?
- A paciência.

- Qual é a melhor arma?
- A sabedoria.

- Qual é o ladrão mais perigoso?
- Um mau pensamento é o ladrão mais perigoso.

- Qual o tesouro mais precioso?
- A virtude.

- Quem recusa o melhor que lhe é oferecido neste mundo?
- Recusa o melhor que se lhe oferece quem aspira à imortalidade.

- O que atrai?
- O bem atrai.

- O que repugna?
- O mal repugna.

- Qual é a dor mais terrível?
- A má conduta.

- Qual é a maior felicidade?
- A libertação.

- O que ocasiona a ruína no mundo?
- A ignorância.

- O que destrói a amizade?
- A inveja e o egoísmo.

- Qual é a febre mais aguda?
- O ódio.

- Qual é o melhor médico?
- O Buda.

O Deva então faz sua última pergunta: - O que é que o fogo não queima, nem a ferrugem consome, nem o vento abate e é capaz de reconstruir o mundo inteiro?

Buda respondeu:
- O benefício das boas ações.

Satisfeito com as respostas, o Deva, com as mãos juntas, se inclinou respeitosamente ante Buda e desapareceu.

Martin Claret

Eu consigo enfrentar todo tipo problemas, todo gênero de fraquezas e defeitos meus e das outras pessoas. Consigo ultrapassar tudo, menos uma coisa: a inveja.

E eu sei que você não está sendo transparente comigo e isso é injusto! Somos colegas de trabalho, deveríamos respeitar o que somos e quem somos, mas a sua inveja estraga tudo.

Eu não nasci ontem, sabe? Eu reconheço o pior de cada pessoa rapidamente. Mas não se preocupe: vou continuar com a minha postura profissional. E nada mais posso prometer.

Desconfiança é algo que maltrata muito o coração
Um sentimento de impotência algo se quebra
A desconfiança dói muito pra ambas as partes
Se ela vem de mentiras essa dor maltrata a alma
Você se sente perdida não entende o por que
Tudo perde o sentido, tudo passa a ser duvidoso
A mentira é plantada de forma cruel e traiçoeira
E mesmo que você não queira acreditar lá vem ela
A desconfiança sentimento que acaba com a gente
Só o tempo para mostrar que estávamos enganados
E que a inveja de alguns nos afasta de quem amamos
A inveja é coisa de pessoas frias sem amor no coração
Pessoas que sofrem com a felicidade dos outros
Por não saberem o que é amar e serem amados.

Meu trabalho é minha segunda casa. Acontece que tenho compartilhado essa residência com pessoas mesquinhas, ciumentas e invejosas! Todas deveríamos ser amigas, sabem?

Na verdade, vocês não conhecem amizade verdadeira, mas no mínimo poderíamos ser colegas. Mas não! Vocês preferem fazer guerra! Criticar é a prioridade. Mas será que não percebem que essa inveja não machuca? Essa inveja só demonstra minha importância!