1. Tome a decisão de reservar um período diário para a leitura da Bíblia. Pode ser no início ou no fim do dia. Certamente, você precisará da ajuda de Deus no sentido de confirmar e fortalecer tal resolução, diante de imprevistos. Busque-a, portanto!
2. Procure ter uma versão da Bíblia que apresente uma linguagem moderna, leve e de fácil entendimento.
3. Além de um lápis e um caderno para registro de ideias, reflexões e comentários pessoais, procure ter também um dicionário e uma concordância bíblica. O dicionário auxiliará na compreensão de palavras-chaves e a concordância facilita a descoberta de diversas passagens em que aparece uma mesma palavra.
4. Pedir a ajuda de Deus para entender o que se vai estudar é a primeira coisa que deve ser feita. Através do Espírito Santo, Ele iluminará a mente e guiará o pensamento.
5. A Bíblia deve ser lida sem pressa. Nada de correria. Palavras e pensamentos devem ser bem digeridos, com uma atitude mental positiva, e disposição para ouvir a voz de Deus. Concentração é fundamental. Se for necessário, a passagem deve ser lida mais de uma vez, até que o significado esteja claro e possa ser aceito.
6. Para quem nunca leu a Bíblia, uma boa sugestão é começar com uma parte que lhe seja mais agradável. Há quem indique, por exemplo, a primeira carta de João, no fim do Novo Testamento, passando-se para os evangelhos de Marcos, Mateus e Lucas. Depois o livro Atos dos Apóstolos e o Evangelho de João. Em seguida, o livro de Gênesis, os Salmos e os Provérbios.
7. Na medida do possível, estabeleça um local e um horário especiais para a leitura das Sagradas Escrituras. É claro que, em caso de viagem, isso pode ser flexibilizado, mas não suprimido. Lembre-se também que o estudo em grupo ou em dupla também representa um auxílio considerável. Dessa forma, as ideias podem ser discutidas, e as dúvidas serão mais facilmente dissipadas.
Todos os dias de manhã, quando acordo, paro e reflito, lembro que antes de acordar, eu estava sonhando com você...
Sonhando um sonho maluco, um sonho perfeito, um lugar que pra nos dois não existem barreiras nem se quer a distância,
O sonho é um lugar escolhido para nos encontrarmos e viajarmos além do horizonte...
Onde podemos nos ver, conversarmos, e admirarmos uns aos outros.
Você se tornou a energia da minha vida, quando sonho com você acordo e me sinto cada vez mais forte, é como se você me passasse uma energia positiva, que me motiva a nunca desistir dos sonhos...
Ao sonhar com você, me sinto como se já nos conhecêssemos há séculos, é como se nos encontrássemos todos os dias em um lugar encantado...
Mais ao mesmo tempo quando acordo e percebo que você não esta ao meu lado, lembro que foi apenas um sonho, ai a saudade aperta o coração e a vontade de estar ao seu lado aumenta cada vez mais...
A cada dia vai crescendo a esperança que existe dentro de mim a esperança de poder te abraçar e olhar nos fundos dos teus olhos e dizer:
''Eu te amo''
Enquanto isso continuo a sonhar...
''Não quero acordar deste sonho profundo''
Um velho trapezista de circo dedicava-se a formar jovens acrobatas. Um grupo de alunos, após vários meses de treinamento intenso, tinha agora que enfrentar o teste principal: seu primeiro salto no trapézio a 15 metros de altura. Um a um, os jovens foram superando aquela prova, até que o último aluno se posicionou na plataforma, aguardando o momento certo para o salto, em busca do trapézio que balançava suavemente na sua frente. E o tempo ia passando e o jovem continuava lá, olhando para um ponto qualquer à sua frente, imóvel como que congelado.
O velho professor, observando a hesitação do aluno, procurou ajudá-lo:
- Vamos lá rapaz... Pule!
Sem qualquer reação o jovem gaguejou:
- Eu não posso... Não posso pular... Eu me vejo morto lá embaixo estendido no chão.
Naquele instante o silêncio se fez sentir no picadeiro. Todos os presentes acompanhavam tensos aqueles momentos.
O velho trapezista subiu até então onde estava o jovem e calmamente disse-lhe:
- Se não tivesse certeza que você seria capaz de pular não pediria para fazê-lo. Você tem conhecimentos técnicos e competência para executar este movimento. Vou lhe dar um conselho... Preste atenção: primeiro atire seu coração e a mente naquela barra... o corpo irá atrás... Acredite!
Passados alguns segundos o jovem aluno se lança no espaço resoluto e agarra o trapézio, ouvindo então as palmas dos que o observavam naquele instante.
Assim como o aluno, quantas vezes nos sentimos "congelados" quando pensamos no pior. O velho professor quando pedia ao jovem para jogar o coração e a mente, estava na realidade dizendo:
- Atire na mente sua confiança, sua fé, sua determinação que a parte material vem na sequência.
Criar uma imagem mental positiva ajuda a "descongelar" o raciocínio.
Depois que vi a morte de perto
Percebi que era a hora de ficar esperto
Eu me achava um sujeito saudável
Com uma saúde inabalável
Um cara que corria todo dia
Além de tudo, fazia minhas "correria"
Pra mim estava tudo bem
A gente é forte com os amigos que a gente tem
Umas manchas pelo corpo
E muitas manchas na vida, que queria me ver morto
Era um cara que acreditava
E nas graças de Deus que eu alcançava
Mas ele não me deixa agora
Bem na hora que a saúde resolveu ir embora
Me vigiava noite e dia
Agora vai me dar uma força contra esta leucemia
Na corrente do meu sangue, vê só
Me pegou de jeito, sem dó
Num dia tava no médico, numa consulta
No outro dia no hospital, doença filha da puta
Mas o Senhor, ele não é omisso
Pra nos derrubar, precisa mais do que isso!
"Não importa qual a dificuldade que passamos na vida, sempre teremos uma força maior para nos acolher e nos ajudar em nossos momentos difíceis."
Pra nos derrubar, precisa mais do que isso!
Mesmo quando tudo parece estar desabando e há um clima de tristeza pairando em seu coração, existe sempre espaço para momentos de felicidade. Aproveite as coisas boas que acontecerem durante o dia e desfrute ao máximo os instantes vividos ao lado de quem você ama.
Nem tudo é assim tão mau quando olhamos nossos problemas na perspetiva certa. Sermos positivos é o ponto de partida para superarmos qualquer situação mais desfavorável.