Lágrimas - Mensagens

Queremos neste Natal, poder armar uma árvore dentro de nossos corações e nela colocarmos, no lugar de presentes, os nomes de nossos amigos.
Os que vivem longe e os que vivem perto;
os antigos e os mais recentes;
os que vemos todos os dias e os que raramente vemos;
os que sempre recordamos e os que às vezes esquecemos;
os das horas difíceis e os das horas alegres;
os que sem querer ferimos e os que sem querer nos feriram;
aqueles que conhecemos profundamente e aqueles que conhecemos superficialmente;
os que nos recordaram e os que recordamos, nossos amigos humildes e nossos amigos importantes, aqueles que nos ensinaram e os que deixaram-se ensinar por nós, uma árvore de raízes muito profundas para que os seus nomes nunca sejam arrancados de nossos corações.

Uma árvore de folhas muito largas para que os nomes vindos de todas as partes,
venham a se juntar aos existentes. Uma árvore de sombra muito agradável para que nossa amizade seja um momento de repouso na luta pela vida.

Que o espírito de Natal faça de cada lágrima um sorriso, da amargura a sabedoria e de cada coração uma casa aberta para receber a todos.

Christina Tourinho

Algo estranho me acompanha hoje.
Tudo parece tão vazio e sem graça.
Dentro de mim, uma sensação incompreensível Parece que me arrancaram algum pedaço...
O que está acontecendo?...
É o que me pergunto a cada momento.
No rádio, uma música triste...
Uma lágrima Vinda de algum lugar secreto, sem avisar Percorre minha face e molha o pedaço de papel...
Meu pensamento acompanha a melodia triste E voo para longe, para seus braços.
Flagro-me relembrando cada minuto em que estivemos juntos Como se pudesse te sentir por perto, mesmo que a distância nos separe...
Só então pude entender o que faltava para o meu dia ser perfeito: VOCÊ!

Amor começa com um sorriso Cresce com um beijo e acaba com uma lágrima.
Não chore por pessoas que não irão chorar por você.
Bons amigos são difíceis de encontrar Mais difíceis ainda de deixar E impossíveis de esquecer.
Você alcança as coisas que deseja O mesmo tanto que você batalhou por elas.
Ações falam mais alto que palavras.
A coisa mais difícil de enfrentar, É assistir a pessoa que você mais ama amar outra pessoa.
Não deixe o passado de segurar, você está perdendo coisas boas.
A vida é curta, Se você não olhar em volta e não aproveitar os momentos Você provavelmente irá perdê-los.
Um melhor amigo é como um trevo de quatro folhas: Difícil de encontrar e é sortudo quem tem.
Algumas pessoas fazem um mundo especial só de estarem nele.
Melhores amigos são os irmãos que Deus esqueceu de nos dar.
Quando dói olhar para trás, E você está assustado de mais para olhar para frente, Você pode olhar para o lado e o seu melhor amigo estará lá.
Não fique preocupado, Você nunca sabe quem está se apaixonando pelo se sorriso O que você faz quando a única pessoa que pode fazê-lo parar de chorar, É a pessoa que a fez chorar? Ninguém é perfeito até você se apaixonar por alguém.
Tudo da certo no final, Se ainda não deu é porque ainda não é o final.
Muitas pessoas entram e saem da nossa vida, Mas apenas amigos deixam marcas no seu coração Lembre-se: Cada minuto que você passa irritado, são 60 segundos de alegria perdida.
Espero que hoje a paz esteja com você. Espero que você confie em Deus, e saiba que você está exatamente onde você deveria estar.
Eu acredito que amigos são mais ou menos como os anjos que levantam nossos pés quando nossas asas esquecem como que se voa.

Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles. A amizade é um sentimento mais nobre que o amor, eis que permite que o objetivo dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.

Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todo os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências.

A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar! Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos.

Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure. E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.

Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado. Se todos eles morrerem, eu desabo! Por isso é que sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles. E me envergonho porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao bem-estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.

Às vezes mergulho em pensamento sobre alguns deles. Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer.

Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus verdadeiros amigos! A gente não faz amigos, reconhece-os!

Para não sofrer eu vou me drogar de outros, eu vou me entupir de elogios, eu vou cheirar outras intenções. Vou encher minha cara de máscaras para não ser meu lado romântico que tanto precisa de um espaço para existir ridiculamente. Não vou permitir ser ridícula, nem uma lágrima sequer, nem um segundo de olhar perdido no horizonte, nem uma nota triste no meu ouvido. Eu sei o quanto vai ser cansativo correr da dor, o quanto vai ser falso ignorar ela sentada no meu peito. Mas vou correr até minha última esquina. Vou burlar cada desesperada súplica do meu coração para que eu pare e sofra um pouquinho, um pouquinho que seja para passar. Suor frio da corrida, sempre com sorriso duro no rosto e o medo de não ser nada daquilo que você me fez sentir que eu era. Muita maquiagem para esconder os buracos de solidão. Muita roupa bonita para esconder a falta de leveza e de certeza do meu caminho.

Mãe querida que me deste a vida e me trouxeste ao mundo, que desde o primeiro dia me amaste e de mim cuidaste sem nunca reclamar ou exigir nada em troca. Mãe querida que para mim carregas no ser o verdadeiro significado da palavra amor, recebe esta humilde mas sentida homenagem de um filho que te ama muito!

Tu que sempre foste colo quando necessário, palavra de apoio no desespero, luz quando a escuridão imperava e orientação na desorientação. Tu que sempre tiveste um sorriso para oferecer, mesmo quando o teu coração pesava, uma lágrima para derramar quando os meus olhos secavam. Tu que sempre estiveste presente, atenta, cuidando e amando mesmo que no silêncio, mesmo que na distância.

Tu és a melhor mãe do mundo, eu o filho mais afortunado! Eu te amo muito, minha mãe, hoje e para sempre!

Eu te amo antes e depois de todos os acontecimentos, na profunda imensidade do vazio, e a cada lágrima dos meus pensamentos.
Eu te amo, em todos os ventos que cantam, em todas as sombras que choram, na extensão infinita do tempo, até a região onde os silêncios moram.
Eu te amo, em todas as transformações da vida, em todos os caminhos do medo, na angústia da verdade perdida, e na dor que se veste em segredo.
Eu te amo, em tudo que estas presente, no olhar dos outros que te alcançam, em tudo que ainda estas ausente.
Eu te amo, desde a criação das águas, desde a ideia do fogo, e antes do primeiro riso e da primeira mágoa.
Eu te amo perdidamente, desde a grande nebulosa, até depois que o universo cair sobre mim suavemente.

Começo a imaginar nós dois juntos e você toma todo o espaço em meus pensamentos. A felicidade consegue contagiar o meu coração, e eu não consigo controlar toda essa emoção... Se por um acaso o destino unisse a gente, minha felicidade estaria completa, eu me sentiria completa e faria você se sentir completo ao meu lado. Eu não deixaria nenhuma lágrima brotar dos seus olhos, a não ser que fossem de felicidade... Pode ter certeza, que o garoto mais amado do mundo seria você.

Prometo amar e cuidar e ser
fiel e ser mulher e ser capaz
e ser maior e ser amiga e ser
só sua e ser completamente
apaixonada e ser honesta e ser
promessa e ser jura e ser força
e ser risada e ser lágrima e ser
ousada e ser criança e ser velha
e ser modesta e ser mel e ser
mil e ser uma e ser o mundo
e ser oceano e ser sorriso e ser
sempre a esposa da sua vida!

Minha mãe, não há idioma no mundo capaz de expressar com justiça o amor e a gratidão que eu sinto por você. Desde o dia em que me trouxe ao mundo, você já fez tanto por mim que mil vidas não chegariam para a recompensar, mas como posso retribuo com tudo que tenho.

Se pudesse trocar por diamante cada lágrima que você verteu por mim, cada sacrifício que fez ou toda preocupação que sente por mim, você seria a pessoa mais rica do planeta.

Saber que existe alguém que me ama do jeito que você me ama é o maior privilégio e conforto que alguém pode ter. Agradeço por tudo, minha mãe. Amo você eterna e incondicionalmente.

Apareceu de repente,
Junto com o vento que trás o perfume da primavera,
Em tardes ensolaradas e por mim inesquecíveis
Dessas férias talvez inúteis
Onde se podia ver de longe o horizonte
No fim de um dia, de mais um maravilhoso dia.
Infelizmente foram poucas tardes que tiveram um assim marcante pôr do sol,
E mesmo que os dias têm vindo e indo,
Essas ainda serão lembradas no último pensamento do dia,
Assim como no clarão de um novo,
No gosto amargo de cada lágrima remoendo o concreto onde nós nos sentávamos,
E Em cada página da carta que você escreveu-me com únicas palavras
Porque por mais que eu siga em frente
Te encontro rindo no brilho de nossos faróis...
Você importa-se se eu não souber o que dizer?
É que ainda guardo a esperança de escrever-lhe de volta nesse outono
Com uma oculta mensagem
Das tardes onde eu disse, mas você jurou amar-me mais
E que começaram com um olhar, transformaram-se em beijos ao sol
E acabaram com a chuva que dessa vez veio tão cedo em fevereiro.

Andei procurando a definição da palavra ilusão. Várias fontes a trazem como uma confusão dos sentidos, seja visual, tátil, auditiva, olfativa ou gustativa. Esse é o significado ao pé da letra, no entanto, esse termo é utilizado, comumente, para expressar aquilo que não existe, mas que se acredita nele a todo instante.

Usar o imaginário, deixar um pouco de lado o senso da realidade, inventar a ponto de sentir um vão prazer, é assim que se vive iludido, criando sonhos, às vezes, tão frágeis como bolhas de sabão.

Creio que em pequenas porções, isso não faz mal a ninguém e vejo que, mesmo sem perceber, também tenho os meus momentos ilusórios, como agir com naturalidade diante das impossibilidades, fazer a voz soar normalmente mesmo quando uma lágrima a quer travar. Ao trazer no coração, intencionalmente, uma despreocupação de criança que me faz enxergar apenas o colorido e esquecer, por uns instantes, as tragédias e as dores do mundo.

Talvez não seja a melhor forma de viver, porém é um jeito simplista de metamorfosear a vida, deixá-la mais leve e quem sabe até fazer de muitos momentos um secreto e agradável encanto.

Néia Lambert e Denise Portes

Meu amor, como é bom sonhar contigo! É triste acordar, olhar para o lado, e não te ver. No sonho de hoje, tu apareces com uma toalha no teu corpo, saindo do banheiro e sorrindo para mim. Trocamos muitos beijos. As nossas bocas se buscavam com a volúpia mais ardente dos apaixonados.
Nessa hora eu acordei e não te vi, foi um desespero, até lágrima rolou no meu rosto, já que tudo era tão real. Mas no momento mágico, tu desapareceste e a tela do sonho para minha surpresa apagou.
Tenho sonhado muito contigo ultimamente. Não está bom esse tipo de vida que estamos levando. Os nossos encontros, geralmente realizados na frieza dos hotéis, com despedidas lacônicas, todo o fim de noite.
Está na hora de dar um jeito nas nossas vidas...
Precisamos viver mais soltos e naturalmente, a vida é curta e o nosso amor, nesse momento, é muito grande. Penso em desfrutar essa paixão com toda a intensidade, e quem sabe, ela possa evoluir para uma relação mais próxima e talvez mais duradoura.
O amor que sentimos um pelo outro parece ser grande o suficiente para nos dar coragem, aproximando-nos ainda mais. Sinto que podemos exibir essa paixão para todas as pessoas, sem constrangimento. É uma paixão forte, para ser vivida intensamente, pode até durar mais do que planejamos. Pensa nisso querida.

Teu sorriso me faz feliz.
Há de surgir uma estrela no céu cada vez que você sorrir...
Há de apagar uma estrela no céu cada vez que você chorar...
O contrário então também, que pode acontecer de uma estrela brilhar quando a lágrima cair...
Ou então de uma estrela cadente se jogar, só para ver o seu sorriso se abrir.

Amor, sinto que meu coração chora a cada instante sem sua presença.
Tento me aproximar, mas não consigo fazer com que me sintas perto de ti.
Assim torna-se impossível o sorriso despontar.
Sinto então a lágrima rolando em minha face, pela dor que a saudades causa.
Então minha alma grita por você, ao ponto de ouvir em seu coração minha doce voz dizendo:
Você sempre será meu grande amor.

O que é a felicidade?
Esta tem a ver com um permanente estado de insatisfação das pessoas.
Rir é uma boa solução para encontrar a felicidade, pois o sentido de humor é saber como dar a volta àquilo que parece estar a magoar-nos o coração e a alma, é saber como pincelar de rosa vivo um quadro cinzento escuro, transformar uma lágrima num sorriso etc...
O importante é acreditarmos sempre em nós próprios e nos levantarmos sempre depois de termos caído, pois como costumo dizer o que é visível no coração de uns é invisível aos olhos de outros e cada pessoa pode ser feliz é só acreditar nisso sempre com pensamento positivo, pois este atraí a boa sorte.

Tome a tua vida em tuas mãos,
e não entregue a direção dela a ninguém.
Por mais que te amem, por mais que desejem, o teu bem,
só você é capaz de sentir o que realmente sente,
e aquilo que você passa de impressão para os outros,
nem sempre corresponde ao que vai na sua alma.

Quantas vezes você já sorriu para disfarçar uma lágrima teimosa?
Quantas vezes quis gritar e sufocou o pranto?
Quantas vezes quis sair correndo de algum lugar
e ficou por educação, respeito ou medo?

Quantas vezes desejou apenas um beijo,
e ficou com a boca seca esperando o que não veio?
Quantas vezes tudo o que você desejou era apenas um abraço.
Um consolo, uma palavra amiga e só recebeu ingratidão?
Quantos passos foram necessários para chegar até onde você chegou?
Quantos sabem dar o valor que você realmente merece?

Criticar é fácil, mas usar o seu sapato ninguém quer,
vestir as suas dores ninguém quer,
saber dos seus problemas,
só se for por curiosidade,
por isso, não entregue a sua vida nas mãos de ninguém,
nada de acreditar que sem essa ou aquela pessoa,
você não vai viver...

Vá viver sim, o mundo continua girando,
e se você deixar, pode te trazer algo muito melhor.
Pegue a direção da sua vida e aponte rumo ao Sul,
lá onde a placa diz "caminho do sol",
bem na curva da felicidade, que te espera
sem pressa, para viver com amor e intensidade,
a paz, a harmonia e a felicidade.

Paulo Roberto Gaefke

Hoje é dia do teu aniversário. E como eu queria te dar um presente especial, maravilhoso, único, que expressasse quanto tu és importante para mim. Mas não sei o que dar! Flores? Para vê-las murcharem diante de tua beleza?
Pedras preciosas? Elas seriam totalmente ofuscadas pelo brilho claro do teu olhar e pela luz de teu sorriso.
Uma pérola? A perfeição dela não se compara à maciez da pele de teu rosto.
Um carro importado? Não precisamos disso para viajar enquanto sonhamos estarmos para sempre juntos.
Um pedaço do mar? Nem a mais linda praia é mais linda do que uma lágrima de felicidade rolando por teu rosto.
Ah, meu amor, quão difícil é te dar um presente.
A culpa é só tua: tua perfeição, teu sorriso, tuas mãos, o amor que me tens, tudo isso torna tão pequeno qualquer coisa que se possa comprar.
Mas como eu gostaria de poder dizer, de alguma forma, quanto te amo...

Valeu a pena? Sim, valeram a pena os dias de angústia, de cansaço, de tédio e exaustão. Valeram a pena todos os passos pelo caminho traçado. Cada momento vivido nessa louca correria em busca de um objetivo em comum, valeu a pena.
E agora que não mais irão de mãos dadas e juntos continuar a jornada de suas vidas? E agora que deixam, para também seguirem seus caminhos, os companheiros de longa data? E agora que a estrada se estende ao longe até se perder de vista? Caminhemos.
Navegar é preciso. Não podemos esquecer que, embora a alegria do presente exista, o futuro reserva outras a mais. Se antes a força do conjunto amparava as quedas, hoje estão preparados para aguentar as tramas da vida. Deixar para trás momentos plenos de união e companheirismo é doloroso, mas não podemos nos estagnar no tempo. É necessário seguir em frente, buscar nossos objetivos com muito esmero e dedicação, para encontrar o novo.
A amizade de tantos anos fica, assim como o respeito e as boas lembranças jamais serão esquecidas. O tempo não para e precisamos dar continuidade à vida. Nossos meninos, outrora indefesas crianças, agora estão diante do seu próprio tempo e suas escolhas hoje refletirão o amanhã.
Esta noite é especial para todos nós, professores, pais e amigos. Esta é a noite em que confirmamos que o esforço feito em prol de uma boa educação para nossos meninos valera realmente cada gota de suor, cada lágrima, cada sorriso na construção do caráter de cada um desses alunos da maior escola de todas, a vida.
O momento da formatura não é somente uma festa em homenagem a primeira de muitas conquistas, mas também marca um rito de passagem, quando a criança toma consciência do que é o estar no mundo e se prepara para a interação com ele.
Este é um dia especial para todos nós pela alegria desta etapa concluída com êxito, da perspectiva para o caminho vindouro. Não chegaram ainda ao fim, pois a jornada é longa, mas temos a certeza de que o caminho futuro reserva gratas surpresas.
Por isso afirmo a vocês: sim, valeu muito a pena.

A solidão não é uma situação física A solidão é um estado interior A melhor companhia que temos somos nós mesmos
Ela que nos torna melhor, mais agradável ao mundo exterior Cultivando a você mesmo você estará cultivando seu meio Que se tornará um solo fértil as simpatias... as companhias
De onde brotarão além das companhias, amizades, amores e paixões Além de cultivar sua sociedade com sua presença, não somente com a fortuita caridade que não precisa ser apenas material a caridade se estende pelo vasto campo da bondade
A caridade pode estar num sorriso de cumplicidade Assim como num sorriso de aproximação ou de compaixão Ou num olhar de aprovação ou no estender de uma mão Ou ainda na lágrima enxugada em carícia benta
Enfim na dação material ou na doação espiritual É tão vasto o campo da bondade, não só na amplitude como também na fertilidade Pois nela brotará sempre árvores que lhe darão bons frutos Mais frutos ainda do que os frutos pela caridade ofertados Enfim é muito mais prazeroso dar do que receber
Pois ao dar seu interior vai se iluminar E nunca mais vais sentir solidão em seu coração.

Sou peixinho
Nadando em minhas próprias lágrima
Num pequeno aquário
Sozinho
Limitado
Protegido
Mas deprimido

Às vezes me sinto um peixe fora d'água
Tão excluído
Tão diferente
Bobo
Perdido
Sem saber como agir
Assustado

Sou peixinho
Eles pensam que não tenho sentimentos
Então, o que é a tristeza?

Sou um peixinho
Mas estou afogando

Nessa horrível noite monótona e fervente

Encontro-me aqui...

Na mente apenas a lembrança do seu rosto,

Dos seus olhos...

Com o ardente desejo de seus lábios

Passo os tristes dias a sua espera...

Meu coração em desalinho,

Completamente perdido

Começa a se derrocar perante sua constante presença nos meus pensamentos.

Meu coração já bate a seu favor,

Já palpita veloz ao te sentir perto...

Há tempos sonhava com você,

Sem saber quem realmente tu és,

Quando chegarias.

E agora,

Entrego-te meu coração

Para não mais chegar a beira do abismo

Perguntando-se o verdadeiro significado do amor,

Se ele existe ou se é apenas mais uma invenção da mente fértil do homem...

A sensação de vazio eterno

Faz parte de um passado mórbido,

Tenebroso...

A dor da solidão consumia meus sonhos,

Meus desejos,

As lágrimas que caiam da minha alma

Faziam brotar um sentimento sombrio,

Capaz de me transformar em apenas mais um ser,

Sem sentimentos,

Mas você chegou,

E hoje...

A saudades já é devastadora...

Não nego que sinto falta de sua voz,

Da sua presença,

Mas você fez nascer dentro de mim

Um sentimento puro,

Incomparável...

E a ele me apego nessas noites insanas

Para suprir a dor da sua ausência.