Quando é que se reconhece a grandeza do ser humano? Não é quando ele dá esmola para o menino de rua, quando pára o carro em frente à faixa de pedestre ou quando oferece carona num dia de chuva.
Essas atitudes reforçam para nós mesmos a ideia de que, sim, somos gente fina. Mas é fácil ser gente fina reproduzindo atitudes padrão. Difícil é ser grande diante do assombro, diante do inesperado, diante do desconhecido.
Acho que entre todos os grandes gestos, o perdão é o maior deles. Em primeiro lugar, o perdão é fruto do erro de alguém, e quanto maior este erro, maior a grandeza de quem, atingido, se dispõe a passar por cima da própria dor e levar a vida adiante. E o perdão torna-se ainda mais digno porque ninguém se prepara para perdoar.
É mentira quando alguém diz: eu perdoo tudo. Este tudo não pode ser mensurado previamente Não se sabe de antemão o tamanho do golpe. Não se pode prever nossa reação diante do difícil reconhecimento de que alguém falhou conosco. É fácil desculpar um atraso, um esbarrão, um esquecimento, mas o tamanho do perdão é proporcional ao tamanho do erro: estes são exemplos de perdões fáceis, corriqueiros. Difícil é perdoar o trágico.
O Papa João Paulo II perdoou o turco que lhe deu um tiro anos atrás. O Papa é o representante maior de Deus na terra, não se espera dele outra atitude, ainda que tenha surpreendido muita gente. Mais surpresos ficamos com aqueles que não vestem nenhum tipo de batina e também perdoam os que tiraram a vida de seus irmãos, filhos, pais. Eles não aceitam, mas compreendem. Compreendem a miséria humana, compreendem as atitudes impensadas.
São considerados perdedores por causa disso. E nós, ganhamos o quê não compreendendo? – O perdão é prova de entendimento absoluto, principalmente de si mesmo. Não perdoar é isolar o outro, perdoar é entrar no jogo com ele, participar do problema, e não julgá-lo como se estivéssemos imunes à mesma fraqueza. O perdão é o gesto mais elevado que há. Tão elevado que poucos chegam lá.
Não sei porquê te quero,
mas sei que te quero.
não sei porque te espero,
mas sei te espero.
não sei se por me fazes tremer,
ou por elevares os batimentos do meu
pobre coração, não sei, só sei que te quero.
escuto vozes que me chamam, mas nelas, apenas
a tua voz me faz tremer.
não sei se por felicidade ou alegria,
só sei que quando ouço esta voz meu coração dispara, o tempo parece parar, e eu vivo momentos de felicidades,
não sei porquê te quero, sei apenas que quanto mais te vejo, mais te desejo, mais te espero e mais te quero. porque? não sei, sei apenas que te quero.
não sei porquê fui tomado por este desejo, mas sinto na boca o desejo louco de sentir o gosto gostoso do mel do teu beijo. e quanto mais sinto... mais te quero, não sei se sabes, mas sinto a tua pele macia toda vez que nos lençóis me envolvo, e sinto o seu cheiro ao redor como o exalar do cheiro de rosas ao florescer, e me entrego a este ambiente de tremor e felicidade, procurando encontrar a magia que o amor nos pode dar ate me dar conta que apenas te quero, mas que tu não estas aqui. restando-me apenas a imaginação e o coração que te quer sempre mais. não sei porquê, mas sei que te quero.
Não há dificuldade que nos faça parar nem problema que nos faça desistir quando temos ao nosso lado amigos que nos dão um apoio incondicional. Eu tenho a sorte de ter os melhores comigo e a eles devo muitas das vitórias que já alcancei na minha vida.
Agradeço de coração todas as palavras de incentivo, bem como gestos que me deram muita força em momentos que precisava. Vocês me deixaram uma marca que o tempo não poderá apagar e eu espero um dia poder retribuir tudo que fizeram por mim.
A primeira coisa que lembro da minha infância é da casa da Vovó.
Minha vovó era sempre um amor de pessoa. Não magoava ninguém e queria o bem e a união de todos.
Todos os dias vovó lembrava de nós.
E o café nos finais de semana? Não tinha comida mais saborosa do que da nossa vovó. Era muita fartura e a casa sempre cheia e todos sorrindo reunidos.
Mas eu me pergunto: Por que os bons se vão? Os avós deveriam ser eternos. Mas são. Em nossos coração serão eternos.
Choro de saudades de lembrar daquele cabelinho parecendo um algodão doce de tão branquinho. Ai que saudades de você vovó.
Natal é o nascimento de Cristo. Ano Novo é o nascimento de uma nova esperança. Que o seu Natal seja brilhante de alegria e iluminado de amor. Feliz Natal e que o seu Ano Novo seja cheio de esperança.