As raízes são um importante suporte, uma sustentação para a sanidade mental de uma pessoa." Overrated.
Todo mundo comemora alguma coisa.
Muitos comemoram as mesmas coisas mesmo pertencendo a diferentes culturas, nacionalidades, por exemplo, Natal, Páscoa, casamentos, aniversários, a chegada de um novo ano (não necessariamente no mesmo dia).
Na nossa casa estamos sempre buscando motivos pra festejar momentos que consideramos belos e simbólicos e que, no que nos dizem respeito, não coincidem necessariamente com os festejos religiosos ou datas comemorativas tipo dia dos nossos aniversários ou outras oficiais do país onde vivemos. Esta circunstância nos aproxima da idéia de valorizarmos as tradições sejam brasileiras (por causa da mamãe), sejam italianas (eles) e também por que não inventarmos nós novas celebrações em família?
-O motivo pra comemorar somos nós quem criamos.
Bem, é por isso que resolvi registrar no blog alguns desses momentos vívidos em família, não expondo em detalhes tudo o que sucede na rotina diária das crianças e nossa, mas apenas fatos, ou eventos que parecem significativos para o progresso pessoal delas e nosso também, utilizando ainda a blogosfera como instrumento facilitador do nosso contato com os parentes e amigos distantes.
A pedagogia montessoriana em alguns pontos e de modo mais completo aquela steineriana consideram as celebrações das tradições como parte integrante da vida familiar e escolar, enquanto momentos significativos de reconhecimento e relacionamento com as raízes da própria comunidade. Algumas destas recorrências têm origem muito antiga e ocorrem ao longo do ano em harmonia com os ciclos da natureza e mudanças de cada estação.
Assim, o simples fato de comemorar seja lá o que for e pelo motivo que for nos permite de aprender sempre e cada vez mais sobre as nossas heranças pessoais, espirituais e culturais na tentativa de construirmos juntos uma memória para a próxima geração. Afinal de contas cada comemoração nos faz lembrar de que não somos seres isolados e nem podemos pretender ser, pois todos pertencemos mesmo sem querer voluntariamente a uma comunidade grande ou pequena que seja.
O mestre encontrou-se com os discípulos certa noite e pediu para que acendessem uma fogueira, para que pudessem conversar.
-"O caminho espiritual é como o fogo que arde adiante de nós." - disse ele. -"Um homem que deseja acendê-lo, tem que se conformar com a fumaça desagradável que torna a respiração difícil e arrancar lágrimas do rosto. Assim é a reconquista da fé. Entretanto, uma vez o fogo aceso a fumaça desaparece e as chamas iluminam tudo ao redor nos dando calor e calma."
-"E se alguém acendê-la para nós?" - perguntou um dos discípulos. -"E se alguém nos ajudar a evitar a fumaça?"
-"Se alguém fizer isto, é um falso mestre. Que pode levar o fogo para onde tiver vontade ou apagá-lo na hora que quiser. E como não ensinou a acendê-lo, é capaz de deixar todo mundo na escuridão..."
Tuas palavras seduzem-me
em um breve instante de silêncio,
teus olhos fascinam-me na escuridão,
teu silêncio diz-me tudo que preciso ouvir,
Sonho constantemente com tua presença
Tua presença cria-me um mundo de sonhos!
Sofro de um mal, um mal sem cura
minha dor é meu remédio
e também minha loucura: AMOR!
Olá! Lembrei-me do seu aniversário e percebi que o grande dia ainda está por vir.
De qualquer forma vim desejar um feliz aniversário para você!
Que Deus abençoe muito sua preciosa vida!
Muitas felicidades!
Sempre desejei saber se era capaz de amar como o senhor ama, disse o discípulo de um mestre Hindu.
"Não existe nada além do amor", respondeu o mestre.
E acrescentou: "É ele que mantém o mundo girando e as estrelas suspensas no céu".
"Sei disso. Mas como vou saber se meu amor é grande o suficiente?"
"Procure saber se você se entrega ou se você foge das suas emoções, mas não faça perguntas como essa, porque o amor não é grande nem pequeno.
É simplesmente o amor.
Não se pode medir um sentimento como se mede uma estrada. Se você tentar medi-lo, estará enxergando apenas o seu reflexo, como o da Lua em um lago numa noite clara: não estará percorrendo seu verdadeiro caminho!"