Vários grupos dedicados a obras assistenciais espíritas reuniram-se aparentemente por acaso, numa madrugada de sábado, na varanda do Grupo Espírita da Prece. Um desses grupos estava trabalhando, no momento, para erguer uma creche naquela cidade. Na ocasião, comentavam-se as lutas para se conseguirem, por doações, os recursos necessários à obra.
Atento à conversa daquela turma de trabalhadores cristãos, o Chico afável declarou:
- Nós não podemos esquecer da importância dos amigos. Devemos estar com eles de braços unidos!... Sem amigos, não conseguiríamos realizar os objetivos elevados que nossa doutrina propõe!
O Chico deixou sua atitude séria e, com alegria, falou:
- Mas há um porém: só se conseguem as coisas, apanhando. E muito! Mas que importa isso?!...
E, bem-humorado, continuou:
- É assim: o primeiro que encontramos nos dá um beliscão. O segundo nos cutuca e o terceiro nos dá um tapa. Mas vem o quarto e nos ajuda! Vocês viram!... É preciso apanhar três vezes para sermos ajudado numa. Que importa tomarmos um ou dois tapas na cara? Só pode acontecer ficarmos com a cara inchada... Mas, se, depois, ele nos levantar uma parede, estará tudo bem!
E o Chico, sorrindo, encerrou a lição:
- A vida é igual uma escadaria e só subimos com muita pancadaria!...
Aceite-me como eu sou, porque não tenho garantias e nem tenho a pretensão de ser alguém perfeito.
Toda a perfeição não posso ter.
Eu sou como você. Sou da espécie humana.
Sou capaz de errar. O erro, não é falha de caráter e errar faz parte da Natureza Humana.
Eu vivo, eu sorrio e eu também aprendo.
Meu conhecimento é incompleto.
Estou na busca o tempo todo, nas horas acordadas e nas horas de sono.
Eu tenho um longo caminho a ser percorrido, assim como você também tem.
Aprendemos nossa lições pelo caminho.
Atingiremos a sabedoria.
Assim, por favor, aceite-me como sou!
Porque eu sou só eu. Apenas eu.
Não há ninguém igualzinho a mim no mundo.
Esta é a única garantia que dou.
É assim que eu me sinto.
Eu tenho um coração.
Ele é tudo que eu sou.
Apenas eu.
Meu Jesus, os profetas Vos anunciaram como o Príncipe da Paz. Os anjos anunciaram paz aos homens, por ocasião do vosso nascimento. Morrestes na cruz para consolidar a paz entre Deus e os homens.
"A paz esteja convosco!", dissestes aos Apóstolos, no dia da ressurreição. Aos mesmos Apóstolos ordenastes: "quando entrardes em alguma casa, dizei: a paz esteja nesta casa".
Senhor, fazei entrar a paz em nossa família. Que haja união, compreensão e amor. Dai-me, especialmente a mim, o espírito de humildade e paciência para com a minha esposa (ou esposo), amor e carinho para com meus pais e sogros, dedicação aos meus filhos e bondade para com todos em casa.
Fazei que os irmãos se tratem como verdadeiros irmãos. Ajudai-nos a conservar a paz na família para merecermos a paz definitiva no céu.
Amém.
Meu amor, meu namorado, eu te amo pela pessoa que você é, pela pessoa que eu sou com você e principalmente pela sublime felicidade que eu sinto do seu lado!
Você é o meu primeiro pensamento quando abro os olhos a cada manhã, e nesse mesmo instante me invade o coração a extrema felicidade que a simples ideia da sua existência me provoca. Eu te amo, e sou tão imensamente feliz do teu lado que palavras não existirão jamais, capazes de expressar tamanho êxtase!
Hoje sinto uma alegria que parece não caber dentro do meu peito.
Passaram-se os anos, mas consegui ver sua formatura.
Não importa para mim quanto dinheiro gastei, quanto tempo trabalhei, o que importa na verdade é saber que hoje você está recebendo seu diploma universitário e isso vai ficar marcado na minha mente.
A partir desse momento você está apto a dar sua contribuição para a nação.
Faça jus ao suor que derramei para ver você ser o que é hoje e exerça sua profissão com sabedoria, dignidade e competência.
Faça aos outros o que gostaria que fizessem por você e lembre-se que no céu tem um ser que te guia, Deus e na terra alguém que te ama, eu.
Parabéns filho, que Deus te dê vida e saúde para que seja sempre um vencedor.