Filhos - Mensagens

Meu filho, sei que você já ouviu eu dizer isto mais que uma vez, mas a realidade é que quando um dia você for pai, compreenderá o que é amar verdadeiramente um filho. Nossas brigas têm sido constantes e às vezes fico triste por você não reconhecer todo o esforço que faço pelo seu bem estar. Apesar disso, no meu coração sinto uma sensação de dever cumprido, porque tudo o que eu dei para você, foi simplesmente o melhor de mim.

Gostaria que tudo fosse diferente entre nós. Não pense que fico feliz em sentir você distante, ou que as críticas que me faz me são indiferentes. Na verdade, eu valorizo muito sua opinião e levo em conta os seus sentimentos na nossa relação, mas não posso obrigar você a pensar de outra forma. Sei que não sou a melhor mãe do mundo, e que algumas vezes também fui injusta nas minhas palavras, mas acredite que eu não hesitaria em dar minha vida por você.

Amor, Hoje quando fui ao médico para uma consulta de rotina, voltei para casa feliz com a boa notícia que recebi. Não falei nada pra ti por telefone porque queria elaborar a notícia e comunicá-la por esta cartinha caprichada, que eu escrevi e que há de te fazer muito feliz.
Desde quando estamos juntos, tu sempre sonhaste ter um filho. Afinal seu grande sonho vai se realizar: eu estou grávida. Pode providenciar o champanhe e os charutos, pois em alguns meses vai nascer aquele, ou aquela, que tanto esperamos.
A surpresa desta mensagem certamente será recebida com a alegria que tu, como eu, esperávamos desde sempre. A espera do resultado do exame que fiz, proporcionou duas etapas: Fiquei ansiosa enquanto aguardava, e depois fiquei feliz, muito feliz, com o resultado.
Ainda ontem, quando conversamos, tu dizias que só faltava um filho, para completar a nossa felicidade. O nascimento dessa criança vai abençoar a nossa união e coroar o nosso amor. A espera com fé reafirma a nossa devoção. O final será feliz!

Até conhecer você, nunca acreditei que houvesse amor que realmente fosse eterno. Minha natureza me obrigava a duvidar de quase tudo, e a acreditar apenas quando enxergava com meus próprios olhos.

Mas aí você chegou, e mesmo antes de conhecer você eu já o amava mais que minha vida, meu filho. Agora que você nasceu essa certeza de amor eterno tornou-se ainda mais real, pois no simples brilho dos seus olhos eu vejo toda mágica da vida, tudo que há de mais belo no universo.

Você é meu sonho, minha realização e minha esperança em um futuro melhor. Você é meu grande amor, meu filho, e esse amor é indestrutível, incondicional e eterno!

Meus pais amados, se há algo que faz diferença na formação da personalidade e na vida de uma pessoa é o amor que ela recebe. Vocês me educaram com amor, se dedicaram à minha educação como ser humano, me deram amor. Vocês fizeram de mim a pessoa que hoje sou, e eu só tenho motivos para agradecer.

Mesmo nos momentos em que vocês precisaram ser duros, vocês fizeram isso com amor e respeito. Vocês nunca usaram de autoridade comigo para me ensinar nada pela dor, vocês sempre usaram as vias do amor. E isso fez de mim uma pessoa compreensiva e com sensibilidade para com o outro.

Mais do que a educação formal que vocês me ofereceram e que sempre se esforçaram para que fosse a melhor, a formação humana foi o que de mais importante vocês fizeram por mim. Eu só posso retribuir tentando ser o melhor filho que pais como vocês merecem ter.

Sou e serei eternamente grato por tudo que vocês dedicaram a mim. Eu tenho muito orgulho de ser filho de vocês e muita admiração pelos pais que tenho. Obrigado por tudo. Amo muito vocês!

Lá está ele, olhar triste a contemplar o céu Erguido está o instrumento de tortura Olhos suplicantes numa triste amargura A neblina da tarde torna-se um espesso véu
Algozes zombam do homem na cruz E ele ao Pai clama o sincero perdão Numa súplica ardente a olhar a luz No auge do sofrimento Ele é só coração
Pai, meu Pai, perdoa-lhes, eles não sabem Eles não sabem meu Pai o que fazem, perdão E dos céus ele espera uma mensagem O Homem na cruz é só amor, é só emoção
Profundas feridas na pele, respiração arfante Grossas gotas de sangue caem, será que em vão? Espinhos perfuram sua pele, a dor é excruciante E Ele ao Pai implora que os perdoe de coração
Posto Ele foi ao meio de ladrões, de meliantes O Filho do criador, que ao mundo trouxe só amor Que aos enfermos curou é Ele o Mestre, o viajante O homem na cruz que ali está dilacerado em dor
A mãe chora pelo divino filho que tanto amou Ao apóstolo amado Ele entrega sua mãe querida No extremo da dor a gratidão ao ventre que o gerou E lágrimas jorram dos olhos, agora a despedida
As trevas à noite invadem e trovões anunciam o fim Ele se vai por amor, o céu Ele olha e contempla a luz Nas mãos do Pai, o espírito entrega, morreu por ti e por mim Erguido no alto a olhar por nós sempre estará o Homem na cruz

Mãe, mamãe, mãezinha, ou mainha... O importante é pronunciar Palavra esta entre todas singular Como é maravilhoso chamar!
Mãe um presente Divino Nobre valor e tão sublime Que por todos se redime De modo particular. Em cada filho um mistério Ela tem a desvendar Para que saiba sempre
que muito amor receberá.
Pressa tem em afagar Aquele que procurar O seu colo aconchegante, Uma mãe sempre terá.
Mãe do filho desajeitado, Formalizado, apressado Arredio, aconchegado... Sereno, impaciente Equilibrado, inteligente Precavido, delinquente...
O amor que a mãe sente Por toda essa gente De tal modo pertinente Sempre igual será.

Era hora de ir para a cama, e o Coelhinho se agarrou firme nas longas orelhas do Coelho Pai.
Ele queria ter certeza de que o Coelho Pai estava ouvindo.

- Adivinha quanto eu te amo? - disse ele.
- Ah, acho que isso eu não consigo adivinhar - respondeu o Coelho Pai.
- Tudo isso - disse o Coelhinho, esticando seus bracinhos o máximo que podia.

Só que o Coelho Pai tinha os braços mais compridos. E disse:
- E eu te amo tudo isto !

Huuum, isso é um bocado, pensou o Coelhinho.

- Eu te amo toda a minha altura - disse o Coelhinho.
- E eu te amo toda minha altura - disse o Coelho Pai.

Puxa, isso é bem alto, pensou o Coelhinho. Eu queria ter os braços compridos assim.

Então o Coelhinho teve uma boa ideia. Ele se virou de ponta cabeça, apoiando as patinhas na árvore.

- Eu te amo até as pontas dos dedos de meus pés!

- E eu te amo até as pontas dos dedos dos teus pés - disse o

Coelho Pai balançando o filho no ar.

- Eu te amo a altura de meu pulo! - riu o Coelhinho saltando, para lá e para cá.
- E eu te amo a altura do meu pulo - riu também o Coelho Pai e saltou tão alto que suas orelhas tocaram os galhos das árvores.

- Eu te amo toda a estradinha daqui até o rio - gritou o Coelhinho.
- Eu te amo até depois do rio até as colinas - disse o Coelho Pai.
É uma bela distância, pensou o Coelhinho.

Ele estava sonolento demais para continuar pensando.
Então ele olhou para além das copas das árvores, para a imensa escuridão da noite.

Nada podia ser maior do que o Céu.

- Eu te amo ATÉ A LUA! - disse ele, e fechou os olhos.
- Puxa, isso é longe disse o Coelho Pai. Longe mesmo!
O Coelho Pai deitou o Coelhinho na sua caminha de folhas. E então se inclinou para lhe dar um beijo de Boa Noite.
Depois, deitou-se ao lado do filho e sussurrou sorrindo:
- Eu te amo até a lua...IDA E VOLTA !

Quando Ketu completou doze anos de idade, foi mandado para um mestre, com o qual estudou até completar vinte e quatro. Ao terminar seu aprendizado, voltou para casa cheio de orgulho.
Disse-lhe o pai:
- Como podemos conhecer aquilo que não vemos? Como podemos saber que Deus, o Todo Poderoso, está em toda parte?
O rapaz começou a recitar as escrituras sagradas, mas o pai o interrompeu:
- Isso é muito complicado; não existe uma maneira mais simples de aprendermos sobre a existência de Deus?
- Não que eu saiba, meu pai. Hoje em dia sou um homem culto, e preciso desta cultura para explicar os mistérios da sabedoria divina.
- Perdi meu tempo e meu dinheiro enviando meu filho ao mosteiro reclamou o pai.
E pegando Ketu pelas mãos, levou-o a cozinha. Ali, encheu uma bacia com água, e misturou um pouco de sal. Depois, saíram para passear na cidade.
Quando voltaram para casa, o pai pediu a Ketu:
- Traga o sal que coloquei na bacia.
Ketu procurou o sal, mas não o encontrou, pois já se havia dissolvido na água.
- Então não vê mais o sal? perguntou o pai.
- Não. O sal está invisível.
- Prova, então, um pouco da água da superfície da bacia. Como está ela?
- Salgada.
- Prova um pouco da água do meio: como está?
- Tão salgada como a da superfície.
- Agora prova a água do fundo da bacia, e me diz qual o seu gosto.
Ketu provou, e o gosto era o mesmo que experimentara antes.
- Você estudou muitos anos, e não consegue explicar com simplicidade como o Deus Invisível está em toda parte disse o pai.
Usando uma bacia de água, e chamando de sal a Deus, eu poderia fazer qualquer camponês entender isso. Por favor, meu filho, esqueça a sabedoria que nos afasta dos homens, e torne a procurar a Inspiração que nos aproxima.

Espero que fiques feliz com a notícia que vou te dar agora... Acho que vais ficar mesmo, pois dizem que o nascimento de um filho é o momento de maior emoção na vida de uma pessoa, apesar da responsabilidade que este fato alvissareiro acarreta.
No entanto, quando o nosso rebento chegar, deixa que apenas a alegria tome conta do teu espírito e não povoe o teu pensamento com preocupações exageradas, pois desde sempre provas suficientes de que és capaz de superar as dificuldades do dia a dia.
Foste sempre capaz de oferecer o que tens de melhor às pessoas que te rodeiam e mostraste-te sempre alheio às dificuldades, principalmente quando se tratou de proporcionar conforto e bem estar às pessoas queridas. Tenho certeza de que vais ser capaz de oferecer ainda mais ao teu, ao nosso querido filho.
Além disso, deves ficar muito feliz por dar ao mundo um descendente teu, porque é de pessoas boas e generosas como tu que o mundo está carente!
Assim, a boa notícia é que vais ser pai – e que eu vou ser mãe e isto deixou-me muito feliz, pois sei que está a chegar ao mundo mais um ser humano especial.

Se sou bebê,
Por favor, me toque. Preciso do seu afago de uma maneira que talvez nunca saiba. Não se limite a me banhar, trocar a minha fralda e me alimentar, Mas me embale juntinho de você, beije meu rosto e acaricie meu corpo. Seu carinho gentil e confortador me transmite segurança e amor.
Se sou criança,
Por favor, me toque. Ainda que eu resista e até o rejeite, Insista, descubra um jeito de atender minha necessidade. Seu abraço de boa noite adoça meus sonhos. Seu carinho de dia me diz o que você sente de verdade.
Se sou seu adolescente,
Por favor, me toque. Não pense que eu, por estar quase crescido, já não precise saber que você ainda se importa. Necessito de seus braços carinhosos, de uma voz terna. Quando a vida fica difícil, a criança em mim volta a precisar.
Se sou seu amigo,
Por favor, me toque. Nada como um abraço afetuoso para eu saber que você pensa em mim. Um gesto de carinho quando estou deprimido garante que sou amado, E me reafirma que não estou só Seu gesto de conforto talvez seja o único que eu consiga.
Se sou seu parceiro sexual,
Por favor, me toque. Talvez você pensa que sua paixão basta, Mas só seus braços detém meus temores. Preciso de seu toque terno e confortador, para me lembrar que sou amado apenas porque eu sou.
Se sou seu filho adulto,
Por favor, me toque Embora eu possa até ter minha própria família para abraçar, Ainda preciso dos seus braços quando me machuco. Como filho adulto, a visão é diferente, Eu os estimo mais ainda.
Se sou seu pai idoso,
Por favor, me toque, Do jeito que me tocaram quando era bem pequeno. Segura minha mão, sente-se perto de mim, dê-me força E aqueça meu corpo cansado com sua proximidade. Minha pele, ainda que enrugada, adora ser afagada, Não tenha medo,
Apenas me toque.

Meu filhote querido, a sua mamãe coruja que durante tantos anos se acostumou a guardá-lo e protegê-lo debaixo das asas, agora vai ver você voar. O meu coração fica apertado só de imaginar você longe de mim, mas ao mesmo tempo sinto orgulho de saber que você é capaz de levantar voo e desbravar o céu.

Meu filho, você embarca agora em uma grande aventura, em uma experiência que certamente será inesquecível. Eu vou ficar aqui torcendo por você, acompanhando de longe e com muito amor e carinho a sua viagem.

Poucas coisas na vida trazem tanto crescimento como estar fora do nosso ninho, fora da nossa zona de conforto. E você, como eu sei, já gosta de alçar voos, agora sim é que vai tomar gosto. Nem o céu é o seu limite! E eu só posso me orgulhar.

Vai com Deus, meu filho! Se cuida, e saiba que estarei aqui lhe esperando para cuidar da suas asas cansadas, para o acarinhar quando você voltar e deixá-lo preparado para continuar voando. Voa longe, voa alto meu filhote. Eu te amo!

De todas as formas de respeito, a humildade é mais encantadora de todas. Não dá como ser grande, como ser íntegro e como ter sucesso na vida sem ser humilde, meu filho. Você tem feito muita coisa errada em sua vida. Muita coisa, mesmo! Acontece que cada dia é um novo dia onde um mundo de novas sensações e conquistas acontecem. Não perca tempo e faça por ser uma pessoa melhor a cada jornada. Deite fora essa rebeldia sem sentido e abrace a vida com simplicidade.

Eu conheço você como ninguém. Eu sei que você não é um cara desobediente nem indisciplinado. Você é uma pessoa com um coração lindo e que tem ainda tanto para oferecer ao mundo. Essas bobagens, essa rebeldia é tolice, filho. A vida tem tanto para descobrir e você anda aí se escondendo debaixo dos braços das árvores para ela não encontrar você, mas não tenha medo. Se liga para a vida! Seja mais humilde, sorria para o seu semelhante, se alegre com a presença dos outros em seus dias e encontre seu caminho. Seu pai estará sempre aqui.

Um camponês seguia com o filho pela plantação, para ver se o trigo estaria maduro em breve.
- Papai, por que algumas espigas se inclinam tanto para o solo e outras se erguem tão para o céu? – disse o menino. – As que se elevam, decerto, são melhores e as que estão arriadas não prestam.
- Veja, filho – respondeu o pai -, estas espigas que modestamente se inclinam estão cheias de bons grãos. As que estão orgulhosamente voltadas para o céu estão secas e não servem para nada.
As aparências podem nos enganar todos os dias, todas as horas.

Boa viagem, filho! As saudades já estão apertando e você ainda nem partiu. É natural! Sempre estive acostumada a ter você junto a mim e sempre pudemos recorrer um ao outro em quaisquer situações. É por isso que a distância vai custar bastante, mas vai recompensar indubitavelmente.

A recompensa vai ser estrondosa porque vamos fortalecer nossos laços, vamos aprender a conviver de uma nova forma. Será difícil mas tenho certeza que vai ser muito enriquecedor, principalmente para você que vai amadurecer ainda mais, meu filho! Este seu tempo fora será algo muito especial.

É muito importante lembrar que esta nova experiência é temporária – em breve estaremos juntos. Não se trata de muito tempo, por isso você se vai sentir com um pé lá, um pé cá! Quando chegar o dia de seu ansiado regresso, meu abraço vai esconder você em meu carinho, meu beijo vai ser ainda mais gostoso e nosso amor será uma fortaleza, meu amor!

Um dia um pai olhando TV estava com seu filho na sala
estudando.
O menino perguntou: - Pai olha este meu desenho.
O pai, entretido com a TV respondeu: -fique quieto, não estás vendo que estou assistindo o noticiário? Preciso estar por dentro da bolsa de valores, amanhã terei de aplicar muito dinheiro, preciso acertar no investimento.
E o menino, desolado foi para seu quarto, fechou a porta e deitou. Com o passar das horas, seu pai percebeu a ausência do menino, foi até seu quarto e qual foi sua surpresa:
O menino estava contando sua mesada.
O pai surpreso perguntou para seu filho que estava fazendo?
O menino respondeu: -contando meu dinheiro, papai.
E o pai perguntou: -Para que você precisa de dinheiro, afinal, lhe dou tudo que precisa: escola, dentista, brinquedos, comida...
E o menino respondeu: -para pagar uma hora de diálogo com você, papai assim não terás prejuízo.

No parque, uma mulher sentou-se ao lado de um homem. Ela disse: - Aquele ali é meu filho, o de suéter vermelho deslizando no escorregador.
- Um bonito garoto – respondeu o homem. E completou: – Aquela de vestido branco, pedalando a bicicleta, é minha filha.
Então, olhando o relógio, o homem chamou a sua filha.
- Melissa, o que você acha de irmos?
- Mais cinco minutos, pai. Por favor. Só mais cinco minutos!
O homem concordou e Melissa continuou pedalando sua bicicleta, para alegria de seu coração.
Os minutos se passaram, o pai levantou-se e novamente chamou sua filha:
- Hora de irmos, agora?
Mas, outra vez Melissa pediu: - Mais cinco minutos, pai. Só mais cinco minutos!
O homem sorriu e disse: - Está certo!
- O senhor é certamente um pai muito paciente – comentou a mulher ao seu lado.
O homem sorriu e disse:
- O irmão mais velho de Melissa foi morto no ano passado por um motorista bêbado, quando montava sua bicicleta perto daqui. Eu nunca passei muito tempo com meu filho e agora eu daria qualquer coisa por apenas mais cinco minutos com ele. Eu me prometi não cometer o mesmo erro com Melissa. Ela acha que tem mais cinco minutos para andar de bicicleta. Na verdade, eu é que tenho mais cinco minutos para vê-la brincar...
Em tudo na vida estabelecemos prioridades.
Quais são as suas?
Lembre-se: Nem tudo o que importante é prioritário, e nem tudo o que é necessário é indispensável!
Dê, hoje, a alguém que você ama mais cinco minutos de seu tempo.

Feliz Dia das Mães para você!
Obviamente não poderiam faltar meus votos de dia feliz nesta data que tão bem representa todo o seu percurso na vida de meu marido, de seu filho.

Você foi, é, e sempre será uma Mãe fabulosa, não somente para seu filho, sabe? Acredite que me sinto muito acarinhada por você. Entre nós não tem muito aquela relação de sogra e nora, destaco sim a amizade que nos une!

Está claro que isso me deixa bastante confortável. Agradeço todas as suas ações e todas as suas palavras em todos os momentos. Dia de muita paz para você!
Mega Beijo.

Muitas vezes escutei dizerem que quando nasce uma criança, com ela nasce uma mãe, mas apenas senti a verdade dessas palavras quando pela primeira vez olhei seu rostinho e senti sua pele macia. Nesse momento senti que explodia de alegria, e soube que jamais haverá um amor maior que o que sinto por você, filho!

Ainda não o conhecia, meu filho, mas já estava apaixonada por você. Mas quando por fim apertei você nos meus braços, todo meu mundo mudou, e eu me transformei por completo.

Jamais existirão palavras capazes de expressar com justiça o que eu senti e sinto, mas pretendo passar minha vida inteira demonstrando meu amor por você. Sinto que recebi uma bênção maior que a própria vida e a felicidade já não me cabe no peito. Eu amo tanto você, meu adorado bebê!

Ser pai é diferente de parecer pai, e isso eu aprendi com você, meu amado pai. Você me ensinou que ser pai é tanto saber impor e disciplinar quanto saber brincar e permitir ao seu filho.

Ser pai é ser voz grossa de autoridade e ser carinho e beijo de amor. É ser firme e ao mesmo tempo coração mole. É ser ruga constante de preocupação e sorriso de ternura. É ser sabedoria que ensina, mas que também está disposta a aprender com seu filho.

Ser pai é ser o que você é e sempre foi, meu pai, diariamente dando o exemplo de vida de um grande homem, generoso, honesto, persistente e lutador. Feliz dia dos pais, meu pai! Você é a minha inspiração e eu amo você com todo o meu coração!

– Me mostra, papai! Disse a garotinha. – Você quer ver o mundo, não é? Ele perguntou. – Eu tenho muita esperança, papai!
O pai da menina lembrou-se do tempo em que era criança e seu pai o colocava sobre os ombros. – Eu quero que você veja como é distante onde você pode ir na vida, filho. Ele dizia.
E estando confortável e seguro, ele olhava ao redor e sorria. – Espero que eu possa ir tão distante, papai! Dizia apontando lá longe. – Meu filho, você pode ir tão distante e ainda mais! Seu pai o garantia.
E então está, agora, com a própria filha. – Papai aquela montanha é o mais longe que eu posso ir? Ela perguntou. – Meu amor, aquela montanha pode bloquear sua vista agora, mas eu prometo que você subirá sobre ela um dia. A vida está cheia de montanhas. Alguns as veem como barreiras intransponíveis. Outros as veem como degraus que os coloca onde jamais sonharam.
– Mas aquela montanha é tão grande! Espero conseguir subi-la! Diz a jovem criança. – Deus fez aquela montanha tão grande para que você se torne forte o suficiente para ir em busca de seus sonhos. Ele poderia fazer sua viagem mais fácil e plana. Mas que valor teria tal viagem? Qualquer um pode viajar por um caminho fácil. Mas são os grandes escaladores de montanha que têm a admiração da maioria.
– Espero que eu não caia! – Mas aí você recomeça de onde caiu ou começa tudo novamente desde lá de baixo. De um jeito ou de outro, cada passo em direção ao topo é necessário. O importante não é a quantidade de passos dados, mas sim cada passo dado.
A criança suspirou profundamente. – Quando eu começo a subir? Ela perguntou. – Você já está pronta, porque você pode ver em sua mente. Veja-se no topo daquela montanha. Ele pediu. – Eu posso ver! Ela disse excitada.
– E o que vê? Ele perguntou. – Você sempre perto de mim, papai!
E assim é a vida. Para fazer chegar, você deve se ver lá. Para começar você precisa ver onde termina. E para apreciar a viagem, você precisa apreciar aqueles que o ajudaram a chegar.
A esperança é algo com asas, que o levanta o suficientemente alto para ver a verdade.

Quando olhei para os seus olhos e o tive em meus braços pela primeira vez, imediatamente o meu mundo se transformou. De repente senti como se a minha vida já não me pertencesse. Senti a alma cheia de amor e o meu coração fora de mim.

Entendi, finalmente, o que é o amor incondicional. Percebi que amor se dá sem se pedir nada em troca. Meu filho, você é o meu maior presente, você é a minha vida! Com você tenho me redescoberto, tenho reaprendido a viver.

Ser mãe é uma missão maravilhosa, com muitos desafios, mas que nos fazem crescer muito. Eu te amo muito meu filho! Você é a minha razão de viver e dá sentido à minha existência!

Piriá e e Smilinguido estavam conversando sobre uma história do Livro da Vida que o mestre tinha contado.
E Piriá disse que já pensou como o filho mais novo da história, que foi embora de casa, porque queria viajar e conhecer o mundo, conhecer novas formigas.
O rapaz na história gastou todo o dinheiro que o seu pai havia dado, e começou a passar fome! Como ninguém o ajudou resolveu voltar para casa para trabalhar como empregado de seu pai, mas ao chegar em casa seu pai ficou tão feliz que fez um festa para comemorar a volta do seu filho!
O Smilinguido perguntou o que tinha feito o Piriá mudar de ideia e ele disse que ainda gostava muito de aventuras, mas que se sentiu igual ao rapaz não quando saiu de casa mas quando voltou, pois ao chegar em casa Piriá recebeu um abraço caloroso de quem o ama, teve comida e uma cama quentinha para dormir, viu seus amigos...
E Piriá entendeu que às vezes queremos coisas que não são tão boas quanto imaginamos. é melhor ficar feliz com o que temos.

Cristina Welzel da Silva