Nasrudin conversava com um amigo:
Então, Mullah, nunca pensaste em casamento?
Muito. respondeu Nasrudin Em minha juventude, resolvi conhecer a mulher perfeita. Atravessei o deserto, estive em Damasco e conheci uma mulher espiritualizada e linda; mas ela não sabia nada das coisas do mundo. Continuei a viagem e fui a Isfahan; lá encontrei uma mulher que conhecia o reino da matéria e do espírito, mas não era bonita. Então resolvi ir até o Cairo, onde, finalmente, jantei na casa de uma moça bonita, religiosa e conhecedora da realidade material.
E por que não casaste com ela?
Ah, meu companheiro! Infelizmente ela também procurava um homem perfeito.
Sinto saudade! Uma saudade que dói fisicamente. Uma saudade que machuca minha mente. Queria tanto ter você aqui junto de mim, meu pai!
Queria mais um abraço; precisava de mais um aperto de mão, de mais uma palavra de orientação. Você foi cedo demais, aliás, sua ida seria sempre injusta e cedo demais! Um dia estaremos juntos novamente – eu prometo! Até lá, meu pai!
Uma gota trapezista
faz piruetas na pia
salta da torneira
rodopia na louça
escorrega e cai no ralo
que era uma rede furada
desceu cano abaixo
a pobre coitada.
Primeiro: Para lhe dar um OI bem caprichado!
Segundo: Para desejar que sua estrelinha brilhe o tempo todo.
Terceiro: Para que você se lembre de mim assim como eu me lembro de você
O nosso namoro já tem algum tempo. Estamos a nos entender, pois a nossa aproximação se deu pela forte atração que sentimos mutuamente. A tua beleza tão natural, sem retoques nem artifícios, e a tua irradiante simpatia, acabaram por me fazer cativo do teu amor.
Da tua parte, senti muita firmeza na tua atitude, a te aproximares sem preconceito e a demonstrares sem frescura, embora com muita sutileza, que te interessavas por mim.
Nesse dia, em pouco tempo já estávamos a desenvolver animadas e inteligentes conversas, onde ficou evidente que o namoro tinha futuro. Hoje somos namorados, mais do que isso, estamos apaixonados.
Vejo em ti a pessoa maravilhosa que se revela, a cada dia que passa. És gentil e carinhosa, além de bela e sábia, fazes tudo para ver-me feliz. Começo a perceber que fomos feito um para o outro, tudo está cor-de-rosa no nosso caminho.
Amo-te, sonho em viver muito tempo ao teu lado. Quero ser apenas uma pessoa contente, de bem com a vida, e desfrutar esse amor que um belo dia, acredito por vontade de Deus, nos atingiu em cheio.