Quem nunca teve ou tem enormes problemas na vida? É bem provável que estamos nesta vida para nos tornarmos pessoas melhores. Mas, sejamos francos: como é complicado vencer momentos iníquos, não é mesmo? Nunca sabemos o que nos espera depois da próxima esquina. A única certeza que temos é que há algo nos esperando após a curva.
Quando o céu está para Brigadeiro e o mar para Almirante, logo surgem tempestades com potencial para causar grandes estragos. O que fazer, já que não podemos evitar a vontade da mãe natureza? Preparemo-nos para superá-la com o menor desgaste possível.
Como conseguir isso mais facilmente? Entendendo que o problema em si quase nunca é problema. Na maioria das ocasiões, o problema é a forma como o encaramos. Precisamos perceber, também, que muitas vezes a nossa vida é colocada de cabeça para baixo, para que possamos aprender a viver de cabeça para cima.
Você pode ir embora e nunca mais ser a mesma.
Você pode voltar e nada ser como antes.
Você pode até ficar, pra que nada mude, mas aí é você que não vai se conformar com isso.
Você pode sofrer por perder alguém.
Você pode até lembrar com carinho ou orgulho de algum momentos importante na sua vida: formatura, casamento, aprovação no vestibular ou a festa mais linda que já tenha ido, mas o que vai te fazer falta mesmo, O que vai doer bem fundo, é a saudade dos momentos simples:
Da sua mãe te chamando pra acordar, Do seu pai te levando pela mão, Dos desenhos animados com seu irmão, Do caminho pra casa com os amigos e a diversão natural, Do cheiro que você sentia naquele abraço, Da hora certinha em que ele sempre aparecia pra te ver, E como ele te olhava com aquela cara de coitado pra te derreter.
De qualquer forma, não esqueça das seguintes verdades: Não faça nada que não te deixe em paz consigo mesma.
Cuidado com o que anda desabafando.
Conte até três (tá certo, se precisar, conte mais).
Antes só do que muito acompanhado.
Esperar não significa inércia, muito menos desinteresse.
Renunciar não quer dizer que não ame.
Abrir mão não quer dizer que não queira.
O tempo ensina, mas não cura.
Eu sei que com você vai dar certo. Mesmo com as brigas, com as minhas implicâncias, mesmo com os desentendimentos. Vai dar certo porque eu sei que é você que eu quero, porque só tem você na minha vida, porque você está em todos os meus planos para o futuro. Vai dar certo porque nos amamos, e ninguém vai conseguir destruir o que sentimos um pelo outro. Eu sei que não.
Diz um provérbio japonês que, quanto todos estavam elogiando a cauda do Pavão, os pássaros protestaram:
"Mas olhem para as patas dele."
O invejoso é sempre aquele que estraga prazeres, que tem sempre um "mas" para diminuir o outro, como se o bem do outro ferisse ou viesse diminuir o seu.
Quando a gente está com vontade de dizer um "mas", é melhor pensar bem: por que estou querendo dar uma de diferente, de contraditório?
Tem alguma vantagem, ou é apenas para manifestar a minha pontinha de inveja, de mal-estar?
Tenho na mente
Entre o céu e o mar
A louca paixão
De sempre te amar
Ontem e hoje
Rindo e chorando
Onde estiver estarei te amando...