Minha querida irmãzinha, quando você chegou ao mundo todos esperávamos você com muito entusiasmo e ansiedade.
E se no início eu sentia acima de tudo curiosidade em relação a você, com o tempo e à medida que a fui conhecendo, a curiosidade foi dando lugar a outros mais fortes e mais nobres sentimentos, nomeadamente a amizade e o amor.
Hoje considero você uma grande amiga, mas para sempre será minha irmã caçula, minha menina pequena que eu tanto amo!
Ir mais além.
Vencer um desafio,
Procurar a superação,
Escapar por um fio,
E torná-se campeão,
Superá-se em cada gesto,
Conquistar o infinito,
Ir mais além do que o certo,
Ultrapassar o mais bonito,
Ir além da superação
E conquistar o impossível,
Ir além da imaginação
Para vencer o invencível.
Rômulo Raulino
Um dia sonhei que tinha você nos meus braços – dormindo, e que depois acordava e no conforto do meu abraço pegava minha mão e sorria. Não foi um sonho isolado, ele se repetiu uma ou duas vezes e confesso que senti uma felicidade diferente no meu coração.
Fora do sonho passei a sentir sua falta. E foi aí que entendi que estava sonhando com os olhos abertos, e por isso me apaixonei por você! Aceita viver meu sonho de verdade?
Por ti vivo nessa solidão
que por vezes me anula os dias e noites.
Clausulo de amar,
até que és minha breve razão de existência.
Ignorar meu amor...
triste o que dizer?
Pois a lembrança de tua pele ainda que tatuada
sobre a minha,
sobrevive à morte,
viver portanto sem ti...
São dores mortificadas, lágrimas secas,
gritos ao vento...
Viver por sem a tua carne...
É um caminho sem volta...
Os amigos cada vez mais se veem menos. Parece que era só quando éramos novos, trabalhávamos e bebíamos juntos que nos víamos as vezes que queríamos, sempre diariamente. E, no maior luxo de todos, há muito perdido: porque não tínhamos mais nada para fazer.
Nesta semana, tenho almoçado com amigos meus grandes, que, pela primeira vez nas nossas vidas, não vejo há muitos anos. Cada um começa a falar comigo como se não tivéssemos passado um único dia sem nos vermos.
Nada falha. Tudo dispara como se nos estivera – e está – na massa do sangue: a excitação de contar coisas e partilhar ninharias; as risotas por piadas de há muito repetidas; as promessas de esperanças que estão há que décadas por realizar.
Há grandes amigos que tenho a sorte de ter que insistem na importância da Presença com letra grande. Até agora nunca concordei, achando que a saudade faz pouco do tempo e que o coração é mais sensível à lembrança do que à repetição. Enganei-me. O melhor que os amigos e as amigas têm a fazer é verem-se cada vez que podem. É verdade que, mesmo tendo passado dez anos, sente-se o prazer inencontrável de reencontrar quem se pensava nunca mais encontrar. O tempo não passa pela amizade. Mas a amizade passa pelo tempo. É preciso segurá-la enquanto ela há. Somos amigos para sempre mas entre o dia de ficarmos amigos e o dia de morrermos vai uma distância tão grande como a vida.
Miguel Esteves Cardoso