Se há pessoas que não estudam ou que, se estudam, não aproveitam, elas que não se desencorajem e não desistam; se há pessoas que não interrogam os homens instruídos para esclarecer as suas dúvidas ou o que ignoram, ou que, mesmo interrogando-os, não conseguem ficar mais instruídas, elas que não se desencorajem e não desistam; se há pessoas que não meditam ou que, mesmo que meditem, não conseguem adquirir um conhecimento claro do princípio do bem, elas que não se desencorajem e não desistam; se há pessoas que não distinguem o bem do mal ou que, mesmo que distingam, não têm uma percepção clara e nítida, elas que não se desencorajem e não desistam; se há pessoas que não praticam o bem ou que, mesmo que o pratiquem, não podem aplicar nisso todas as suas forças, elas que não se desencorajem e não desistam; o que outros fariam numa só vez, elas o farão em dez, o que outros fariam em cem vezes, elas o farão em mil, porque aquele que seguir verdadeiramente esta regra da perseverança, por mais ignorante que seja, se tornará em uma pessoa esclarecida, por mais fraco que seja, se tornará necessariamente forte.
Confúcio
Isso aconteceu num voo da British Airways entre Johannesburgo e Londres.
Uma senhora branca, de uns cinquenta anos, senta-se ao lado de um negro.
Visivelmente perturbada, ela
chama a aeromoça:
- Qual é o problema, senhora? - pergunta
a aeromoça:
- Mas você não está vendo? - responde
a senhora.
Você me colocou do lado de um negro!
Eu não consigo ficar do lado desse
tipo de pessoa.
Me dê outro assento - diz a senhora, transtornada.
- Por favor, acalme-se - diz a aeromoça.
Quase todos os lugares deste
voo estão tomados.
Vou ver se há algum lugar disponível.
A aeromoça se afasta e volta alguns
minutos depois.
- Minha senhora, como eu suspeitava, não há nenhum lugar vago na classe econômica.
Eu conversei com o comandante e ele me confirmou que não há mais
lugar na executiva.
Entretanto, ainda temos um assento
na primeira classe.
Antes que a senhora pudesse fazer qualquer comentário, a aeromoça continuou:
- É totalmente inusitado a companhia conceder um assento de primeira classe
a alguém da classe econômica, mas,
dadas as circunstâncias, o comandante
considerou que seria escandaloso
alguém ser obrigado a sentar-se ao
lado de pessoa tão execrável.
E dirigindo-se ao negro, a aeromoça complementa:
- Portanto, senhor, se for de sua vontade, pegue seus pertences, que o assento da primeira classe está à sua espera.
E todos os passageiros ao redor que, chocados, acompanhavam a cena, levantaram-se e bateram palmas.
Por vezes, quando pensamos que o amor tem tudo para nos fazer felizes, ele acaba se tornando na nossa maior decepção. É triste ver sonhos serem desfeitos de um dia para o outro, mas não podemos permitir que acontecimentos assim nos deixem paralisados.
No lugar de alguém especial que escolheu abandonar nossa vida, podem nascer sonhos, aventuras e novos sentimentos para descobrir. Você não pode desistir da luta pela sua felicidade, principalmente por culpa de alguém que nem merece seu amor.
Você se mudou há pouco tempo, mas já sinto tanto a sua falta! É engraçado como só nos damos conta da importância da presença das pessoas no nosso cotidiano quando elas já não estão mais por perto. Você já estava tão integrado na minha vida que nem imaginava o que seria viver sem você... Mas agora você se mudou e sinto um vazio.
A cidade ficou maior, mais cinza e sem graça. Sinto saudades de você em todos os lugares que vou, porque você sempre estava comigo. Eu sempre soube da sua importância na minha vida, mas não pensava que seria tão difícil viver longe de você. Que vontade de o roubar para perto de mim de novo!
Meu amigo, sinto muito a sua falta, mas sei que você está bem e feliz onde escolheu viver. Eu fico aqui apenas torcendo para que nos possamos ver o máximo de vezes possível e para que a nossa amizade continue viva, firme e forte. Te adoro, amigo!
Eu prometo ser seu porto seguro e guardar no fundo do meu coração nossa união e você. Prometo amá-la fielmente, renunciando a todas as outras na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, não importa o rumo que nossa vida tomar. Eu a protegerei e a respeitarei, e confiarei em você. Partilhei das suas alegrias e tristezas, e a confortarei quando preciso. Prometo cuidar de você, apoiar suas esperanças e seus sonhos e mantê-la segura ao meu lado. Tudo o que é meu agora vai passar a ser também seu. Dou-lhe minha mão, meu coração e meu amor a partir deste momento, até que a morte nos separe.